13 curiosidades da Lituânia sobre cultura, costumes e fatos

13 curiosidades da Lituânia sobre cultura, costumes e fatos

As curiosidades da Lituânia não se limitam apenas a fatos históricos, interessantes e diferentes, há também aqueles ligados às tradições e costumes da população, que o país faz questão de manter e passar para as próximas gerações.

Por isso, a minha lista de curiosidade é bastante variada passando por cervejas, áreas verdes, tradições natalinas, internet e outros temas que você nem imagina.

Conheça algumas das principais curiosidades desse pequeno país báltico, com menos de 3 milhões de pessoas, mas  uma culinária maravilhosa, invernos gelados e paisagens magníficas.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis na Lituânia

Seguro viagem para a Lituânia »

 

13 curiosidades da Lituânia

  1. Duas independências
  2. Basquete
  3. Árvore antiga
  4. Idioma
  5. Pagão
  6. Internet
  7. Verde
  8. Cervejas
  9. Essência
  10. Natal
  11. Páscoa
  12. Cegonha
  13. República independente

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

1) País possui duas independências

Historia da Lituânia
Curiosidades da Lituânia: país comemora a independência e a restauração da independência.

Uma das principais curiosidades da Lituânia, é que o país passou por muitas guerras e ocupações em seu território ao longo da história. Como o país nem sempre foi independente, as duas ocasiões em que isso aconteceu são celebradas por todo o país.

A primeira delas acontece em 16 de fevereiro, quando o país se tornou independente do Império Alemão em 1918, após a I Guerra Mundial. A segunda é, na verdade, a comemoração da restauração da independência em 11 de março.

Nesta segunda data, em 1990, o país conseguia retomar a sua independência contra o domínio da antiga União Soviética, que esteve à frente do país por 50 anos.

 

2) Esporte nacional é o basquete

Basquete na Lituânia
Curiosidades da Lituânia: Basquete é o esporte preferidos dos lituanos.

O futebol pode até ser um dos esportes mais populares pelo mundo, mas na Lituânia é diferente. O basquete é dito como a segunda religião do país. Atualmente, o time de basquete da Lituânia é considerado como o terceiro melhor do mundo.

E essa paixão nacional foi muito importante durante o período do governo soviético, pois o povo Lituano continuou jogando basquete e vendo essa como uma tradição a ser mantida, uma identidade que ninguém poderia tirar deles.

 

3) Fica no país uma das árvores mais antigas da Europa

Dicas da Lituania
Curiosidades da Lituânia: Árvore mais antiga do país | Foto: VietovesLt, via Wikimedia Commons.

Uma das árvores mais antigas da Europa, e a mais antiga da Lituânia, com cerca de 1.500 anos, o carvalho Stelmužė está localizado na região noroeste da Lituânia, Aukštaitija. A frondosa e famosa árvore tem 23 metros de altura e aproximadamente 3,5 metros de diâmetro e são necessárias de 8 a 9 pessoas para abraçar a árvore.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

4) Lituano é um dos idiomas mais antigos do mundo

Roteiro pela Lituania
Curiosidades da Lituânia: Maior palavra do idioma | Foto: Vilensija, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas acreditam que o grego, latim, celta ou eslavo são as línguas mais antigas, mas elas não estão nem perto do lituano, que seria tão antigo quanto o sânscrito, cujos primeiros registros datam de 1500 a.C. O lituano pertence ao grupo dos idiomas chamados de Indo-europeus, que seria a mãe de todos os idiomas falados na atualidade.

Uma curiosidade da Lituânia é que a maior palavra do idioma é nebeprisikiškiakopūsteliaujantiesiems que tem 37 letras e cujo significado seria: um grupo de pessoas que costumavam ir para a floresta para colher grama, mas que não estão mais fazendo isso. Essa palavra pode não fazer muito sentido nos dias atuais e raramente é usada.

 

5) Último país pagão da Europa

Turismo religioso na Lituânia
Curiosidades da Lituânia: país tem muitas igrejas, mas foi o último país pagão da Europa.

Atualmente, a religião oficial do país é o cristianismo, por isso, você encontrará uma grande quantidade de igrejas por todo o país. Somente o centro velho da capital da Lituânia, Vilnius, possui mais de 30 igrejas. Às vezes, na mesma quadra, você tem 3 igrejas juntas.

E quem vê essa quantidade enorme de igrejas não imagina que a Lituânia foi o último país pagão da Europa. Que durou até o final do século XIV, início do século XV. E o país ainda mantém muitas tradições relacionadas a essa época, como:

  • Celebração do Užgavėnės, que é celebrado na terça-feira de carnaval, e que simboliza o dia de espantar o inverno;
  • Diversas esculturas de madeira de deuses pagãos;
  • Um museu do diabo, que está localizado em Kaunas e possui muitas esculturas, de todas as formas e tamanhos;
  • Celebração do midsummer, que nada mais é do que o dia de São João, e é o dia mais longo do ano.

 

6) Uma das melhores internets do mundo

Internet na Lituânia
Internet é uma das mais rápidas do mundo.

Outro fato curioso é que internet na Lituânia possui uma conexões mais rápidas do mundo. A velocidade de download pode chegar a 30 Mbps.

   

Além disso, é possível encontrar conexões de wifi gratuitas em muitos lugares pelas cidades, praticamente todos os cafés, restaurantes, bares, ônibus, ruas e praças.

Recentemente, o país introduziu a tecnologia de Local Breakout (LBO), que oferece internet móvel para viajantes a baixos preços, evitando assim os altos custos de roaming.

 

7) Um dos países mais verdes da Europa

Ecoturismo na Lituânia
Vilnius, a capital do país, possui muitos parques.

Apesar de pequeno, o país possui cerca de 1/3 do seu território coberto por florestas. Vilnius é uma das capitais do mundo com o maior número de parques, e eles são enormes. Com tanta área verde já dá para imaginar a quantidade de atividades oferecidas durante o verão para aquelas pessoas que gostam de atividades ao ar livre. E para visitar o país na melhor estação, leia qual a melhor época para viajar na Lituânia.

 

8) Cervejas premiadas

Bebidas na Lituânia
Cervejas da Lituânia | Foto: José Antonio Alonso, via Wikimedia Commons.

As cervejas lituanas possuem toque de frescor único, sendo bastante apreciadas pelo mundo todo. Há diversas cervejarias em todo o país que ganharam muitos prêmios ao longo dos anos. Somente em 2015, 16 marcas de cervejas lituanas foram premiadas no World Beer Awards.

 

9) País possui uma essência nacional

Fatos curiosos da Lituania
Lituânia possui uma essência exclusiva do país.

A Lituânia talvez seja o único país do mundo que tenha a sua essência nacional, “The Scent of Lithuania”. Essa essência foi criada em 2010, sendo amplamente discutida em todas as mídias. O aroma inclui toques de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar, conferindo ao perfume um arome doce e fresco ao mesmo tempo.

 

10) Tradições natalinas

Natal na Lituânia
Lituânia possui tradições natalinas | Foto: Guillaume Speurt, via Wikimedia Commons.

Assim como no Brasil, as tradições natalinas na Lituânia são totalmente familiares. Essa é a época em que toda a família se reúne para o jantar da véspera de natal, em que são servidos pelo menos 12 pratos vegetarianos (apesar de peixe ser permitido e muito apreciado em inúmeros pratos). Saiba mais em feriados na Lituânia.

Tradicionalmente, o primeiro prato precisa ser de wafers feitos com a mesma receita da sagrada comunhão na igreja.

 

11) Celebrando a páscoa

Tradições na Lituânia
Pintar ovos de cores diversas é tradição da Páscoa.

Uma das curiosidades da Lituânia é que, quem deixa os ovos de páscoa e os doces para as crianças, é a “Avó da Páscoa”. E, antes de se deliciar com os pratos do almoço de páscoa (que em geral possuem muita carne), um ovo cozido é dividido em pedaços suficientes para todos os membros da família presentes na reunião, simbolizando a harmonia entre a família.

Além disso, não há troca de ovos de chocolate durante a páscoa. A tradição é pintar as cascas dos ovos, nas mais variadas cores e padrões. E as crianças saírem à caça desses ovos no domingo de páscoa. E saiba quais são os pratos típicos da Lituânia.

 

   

12) Terra da cegonha

Datas da Lituânia
Lituânia é conhecida como terra da cegonha.

Anualmente, o país é visitado por centenas de casais de cegonhas, que fazem os seus ninhos enormes em postes, troncos de árvore. Acredita-se ainda que, se o casal de cegonhas fizer o ninho na sua casa ou propriedade, que isso é um sinal de sorte. O país celebra o dia da cegonha em 25 de março.

 

13) República Independente de Užupis

Bairros de Vilnius
República Independente de Užupis | Foto: Simonas stuopys, via Wikimedia Commons.

Para quem viaja a Vilnius, uma parada obrigatória é na República Independente de Užupis. Esse é um bairro na capital do país, que logo após o fim do governo soviético era o mais barato da cidade (e também menos seguro).

Sem dinheiro, muitos artistas acabaram indo morar lá. Depois de algum tempo, por uma brincadeira que se iniciou em uma mesa de bar, eles decidiram declarar a independência de Vilnius. E, por falar em dinheiro, confira qual moeda levar para a Lituânia.

A coisa é tão organizada que há uma placa indicando a entrada da república, você pode ter o seu passaporte carimbado se quiser, tem festa da independência (celebrada dia 1º de Abril), tem embaixadores dos mais diversos assuntos (e você pode se tornar um se quiser), tem até mesmo uma constituição.

E a criatividade não acaba por aí. Como há muitos artistas morando em Užupis é possível encontrar as mais diversas obras de arte pelas ruas, como esculturas, grafites e estátuas.

 

Fatos interessantes da Lituânia

Se você achou as curiosidades da Lituânia interessantes, saiba que elas são apenas um aparte do que torna o país um destino fantástico para se conhecer. Para que você entenda do que eu estou falando, conheça as cidades para visitar Lituânia.

E, para ajudar na organização do seu roteiro de viagem, veja também os artigos sobre, com dicas sobre o clima, o fuso horário e muito mais, e este explicando

Agora que você já conhece algumas das curiosidades sobre a Lituânia, que tal compartilhar esse artigo com os seus amigos e familiares?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Antonio Felix Dilinski

    Parabéns pelo artigo. Muito útil e singular no conteúdo. Gostei muito. Como me comunicar no país? A língua inglesa pode ser usada facilmente? Um abraço a todos.

  2. Polly Batista

    Oi, Antonio. Tudo bem?! Nos lugares mais turísticos você se comunicará bem em inglês. Indico um celular com um app de tradução e você traduzirá qualquer língua! Boa sorte!