Eventos e feriados na Lituânia: 10 festas e celebrações para curtir

por Carolina Romeiro

Eventos e feriados na Lituânia: 10 festas e celebrações para curtir

Se por um lado os feriados na Lituânia não são tão numerosos quanto no Brasil, e poucos apresentam grandes celebrações, os eventos que ocorrem ao longo do ano são diversos e é possível aproveitar cada um.

Como o país é relativamente pequeno quando se comparado com à imensidão brasileira, e as cidades também não possuem uma população tão grande assim, todos os eventos que ocorrem nos centros acabam se tornando grandes acontecimentos. Veja quais são os principais feriados na Lituânia e aproveite para programar a sua viagem.

Internet => Onde ficar em Vilnius

Seguro viagem Europa »

 

Feriados na Lituânia

Feriados na Lituânia
Conheça os maiores feriados na Lituânia.
  1. Celebração do Ano Novo
  2. Restauração do Estado
  3. Kaziukas Fair
  4. Morės blynvakaris
  5. Restauração da Independência
  6. Desfile de Navios e Barcos
  7. Solstício de Verão (Mid summer)
  8. Páscoa
  9. Equinócio de outono
  10. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

Celebração do Ano Novo

Eventos na Lituânia
Ano Novo na Lituânia | Foto: Dmitrijus Jarašius, via Wikimedia Commons.

O primeiro evento do ano é a festa de ano novo. Sempre há uma pequena queima de fogo na praça da Catedral e na Colina das Três Cruzes. A recepção de 2019 teve ainda show de laser na torre da Catedral. A celebração nas ruas da Lituânia não é tão grande assim, afinal de contas, é inverno na Europa e as temperaturas do lado de fora são sempre congelantes. Inclusive, confira quando ir para a Lituânia.

Mas há diversas festas pelas cidades, nos bares, casas noturnas e concertos de música clássica, basta escolher o que você prefere.

Chip => Quanto custa usar internet na Europa

 

Restauração do Estado

Um dos maiores feriados na Lituânia é o da Declaração da Independência, que é celebrado em 16 de fevereiro. Nessa data, no ano de 1918, o documento foi assinado pelo Conselho da Lituânia. Na época, o país fazia parte do Império Alemão, que se viu enfraquecido após a Primeira Guerra Mundial.

Em Vilnius, a capital do país, o transporte é gratuito para todo mundo. A principal avenida da cidade (Gedimino propektas) fica fechada e fogueiras são acendidas ao longo dela. Além disso, há diversas apresentações de músicas e danças típicas lituanas. Um palco também é erguido na praça da Catedral com show de diversas bandas e queima de fogos ao final do evento.

Esse é um feriado em que haverá muita gente circulando pelo centro da cidade, então, se você não é o tipo de pessoa que gosta de multidões, melhor evitar passear pela cidade velha nessa data.

Passeio => Excursão de Vilnius para Anykščiai

 

Kaziukas Fair

Feiras na Lituânia
Kaziukas Fair | Foto: Sirex, via Wikimedia Commons.

Próximo ao dia de São Casemiro (4 de março), ocorre a maior feira de artesanato e comida típica da Lituânia, a Kaziukas. Ela sempre ocorre no primeiro final de semana de março. Por falar nisso, confira quais são as comidas típicas da Lituânia.

Durante essa feira, comerciantes do país todo se dirigem para a capital, Vilnius, para divulgarem e venderem os seus produtos. É possível encontrar absolutamente de tudo: peças em madeira e metais, itens de decoração diversos, itens para casa, cerâmicas, livros, barracas vendendo as delícias panquecas e zepellinis, embutidos e queijos diversos.

O evento dura 3 dias, começando na sexta-feira à noite e terminando no domingo no fim do ano. A feira é bastante interessante, principalmente se você quiser voltar com aquela lembrancinha diferenciada para os seus amigos e parentes. Mas se prepare, porque a quantidade de pessoas é proporcional ao tamanho do evento.

Tour => Excursão de Vilnius para Siauliai

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Restauração da Independência

Datas especiais na Lituânia
Restauração da Independência | Foto: mikrimas, via Wikimedia Commons.

No dia 11 de março é celebrada a Restauração da Independência na Lituânia. Ele marca a restauração do Estado independente em 1990, quando o país se viu livre do governo da Antiga União Soviética. O evento é marcado por shows e celebrações militares. Geralmente menores do que as celebradas durante o dia da Restauração do Estado.

Agende => Passeio para o Castelo de Trakai

 

Morės blynvakaris

Esse é uma festa tradicional para “espantar o inverno”. O evento ocorre no mesmo dia que o carnaval no Brasil, portanto, não há uma data fixa para a celebração. A festa é repleta de comidas típicas, chá de ervas e espetos de batata frita. Há danças típicas, com pessoas vestindo máscaras que servem para espantar o monstro do inverno.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Há ainda competição de máscaras feitas por crianças. Essas máscaras ficam expostas durante o evento. Como é uma festa menor, ela não atrai tanto turistas como a Kaziukas, e você pode encontrar praticamente as mesmas coisas, com menos gente. Esse é um evento imperdível se você estiver visitando a Lituânia nesta época do ano.

Útil => Como usar internet na Lituânia

 

Desfile de Navios e Barcos

Se você gosta do mar e de tudo relacionado a ele, então provavelmente se interessará pelo Desfile de Navios e Barcos que ocorre na em Klaipeda, sempre no terceiro sábado de maio. Além do desfile, há também uma regata e queima de fogos ao final do evento. E antes de viajar, saiba mais sobre qual moeda levar para a Lituânia.

 

Solstício de Verão (mid summer)

Mid Summer na Lituânia
Esse é o dia mais longo do ano, com mais de 17 horas de luz.

Os lituanos simplesmente amam o calor, o sol e ainda mantém algumas tradições do tempo em que eram um povo pagão. A celebração do solstício de verão ocorre no dia 24 de junho, mesmo dia de São João no Brasil. Esse é o dia mais longo do ano, com mais de 17 horas de luz.

O dia nasce pouco depois das 4 e meia da manhã e se põe às 10 da noite. Mas, devido a inclinação da terra e à proximidade do polo em que a Lituânia está localizada, há claridade no céu desde antes das 4 da manhã até 11 da noite.

Ou seja, tem muito tempo para aproveitar a festa e, principalmente, as praias da Lituânia. Há diversas celebrações e festas em parque por todo o país, basta escolher uma e aproveitar a tradição. Além disso, a capital abriga diversos eventos e concertos durante esse período. Diversão é o que não falta no verão.

Prático => Aluguel de carro na Lituânia

 

Páscoa

A Páscoa é um dos mais esperados feriados na Lituânia. Durante essa época do ano, diversos ramos secos e coloridos são colocados pelas casas e os famosos ovos pintados são servidos no almoço do domingo. Não há ovos de páscoa de chocolate à venda em nenhum lugar, apenas alguns tímidos coelhos e chocolate.

Esse é uma data bem familiar, assim como ocorre no Brasil, e durante o período as igrejas ficam lotadas. Apenas no centro de Vilnius são mais de 30 delas! E para conhecer outras regiões do país, confira as mais bonitas cidades da Lituânia.

Saiba mais => Como usar WhatsApp no exterior

 

Equinócio de outono

Outono na Lituânia
Outono na Lituânia | Foto: Artiom P, via Wikimedia Commons.

Essa é mais uma das celebrações dos tempos pagãos da Lituânia. No dia 22 de setembro, há uma pequena apresentação no equinócio de outono, ou seja, o dia e a noite tem o mesmo tempo de duração. A festa ocorre na região central de Vilnius, às margens do rio Neris.

Centenas de velas são acessas e posicionadas para formar desenhos e há sempre uma torre ou estruturas de madeira para colocar fogo. Enquanto uma narrativa (em lituano) sobre a história do país é apresentada.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O evento dura cerca de 1h, e vale a pena, é muito bonito e emocionante. Mas é bom chegar com uns 30 minutos de antecedência ao local, pois muita gente se acumula para ver as velas e a torre pegando fogo.

Não perca => Pontos turísticos de Vilnius

 

Natal

Natal na Lituânia
Natal na Lituânia | Foto: Guillaume Speurt, via Wikimedia Commons

O feriado lituano de Natal, assim como no Brasil, é celebrado com a família. A tradicional ceia ocorre no dia 24 de dezembro, mas as festividades se estendem até o dia 26. É um dos poucos feriados na Lituânia que são prolongados.

Durante esse período, a calmaria ganha a cidade, quase nada acontece e até mesmo as baladas e bares ficam fechados. Alguns restaurantes disponibilizam ceias para os clientes, mas elas podem ser bem caras e é preciso fazer a reserva com antecedência.

Mas, o clima natalino começa bem antes da festa propriamente dita. Todos os anos uma imensa árvore natal é montada na praça da Catedral e há uma grande festa com música ao vivo para acender as luzes da árvore.

Ao redor dela, há um mercado de Natal, com algumas opções de presentes, vinho quente, crepes, biscoitos de gengibre, luvas e gorros de lã, enfim, tudo para te manter aquecido durante o gelado inverno lituano.

Economia => Seguro viagem barato

 

Como aproveitar os feriados na Lituânia

O país não tem muitos feriados, mas há diversas celebrações ao longo do ano para você aproveitar ao máximo o seu roteiro na Lituânia.

E para você conhece mais sobre o país, veja esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Lituânia sobre como aproveitar os feriados na Lituânia. Prepare-se!

Ainda tem alguma dúvida do que aproveitar as festas e feriados na Lituânia? Deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares nas redes sociais 😉

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *