10 passeios na Lituânia: tours guiados e excursões imperdíveis

por Carolina Romeiro

10 passeios na Lituânia: tours guiados e excursões imperdíveis

Para quem é amante da natureza, escolher quais passeios na Lituânia irá fazer pode ser bastante difícil.

Isso porque o país possui diversos parques nacionais e regionais, com lindas e densas florestas de pinheiros, que são ideais para aproveitar os longos dias de verão.

Enquanto alguns desses lugares são famosos pontos turísticos da Lituânia, como Trakai e Curonian Spit, que fica próxima à fronteira com Kaliningrado.

Outros são pouco explorados por turistas, como o Parque Nacional de Aukštaitija. Neste artigo, eu separei algumas dicas para você conseguir fazer turismo pela Lituânia com guias especializados e de forma confiável.

São muitas opções de passeios que irão agradar aos mais diferentes tipos de viajantes e ainda vão tornar a sua viagem inesquecível.

Confira agora quais são as minhas recomendações de passeios na Lituânia. Desta forma, quando você viajar para a Lituânia não precisa se preocupar apenas com o que fazer em Vilnius ou Kaunas, mas sim se encantar com tudo o que você pode fazer na Lituânia.

Planeja sua viagem => Hotéis na Lituânia

Seguro viagem Europa »

 

Melhores passeios na Lituânia

passeios na Lituânia
Lituânia tem diversas opções de passeios.
  1. Colina das Cruzes
  2. Trakai
  3. Caminhada no Parque Nacional Aukštaitija
  4. Passeio noturno de bicicleta
  5. Caminhada no Parque Regional de Gražutės
  6. Excursão Peregrina
  7. Parque Nacional Dzūkija e Grūtas Parque
  8. Anykščiai, descubra o campo lituano
  9. Museu Etnográfico ao Ar Livre de Rumšiškės
  10. Curonian Spit

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia»

 

Tours guiados na Lituânia

1. Colina das Cruzes

O que fazer na Lituânia
Colina das Cruzes é um lugar impressionante.

A Colina das Cruzes é um importante local para os cristãos e representa uma manifestação espontânea de fé. Está localizada a 12 km da cidade de Šiauliai e a 220 km de Vilnius. Por isso, abre a lista de passeios na Lituânia, na Europa.

Os primeiros relatos escritos do local datam de 1850, entretanto, acredita-se que as primeiras cruzes foram colocadas lá em 1831.

Neste período, algumas pessoas haviam morrido em uma rebelião, e o governo czarista não permitiu que elas fossem homenageadas adequadamente.

Com o passar do tempo, o número de cruzes no local só foi aumentado. E já no começo do século XX a Colina das Cruzes era vista como um local sagrado. Durante o regime comunista o local se tornou um símbolo de resistência para os lituanos.

O resultado é que em 1961 todas as cruzes foram completamente destruídas. Entretanto, aos poucos, as pessoas foram colocando outras cruzes e, entre 1973 e 1975, cerca de 50 mil delas eram destruídas anualmente pelo governo.

O acesso à Colina chegou até a ser bloqueado e o local era constantemente vigiado pela KGB.

A fama mundial veio em 1993, com a visita do Papa João Paulo II ao local. As cruzes colocadas ali são um símbolo de devoção e resistência.

Atualmente, não se sabe o número de exato de cruzes no local, entretanto, ele é maior do que 200 mil, e continua crescendo diariamente.

Sem dúvida alguma, a Colina das Cruzes é um local único, histórico e muito bonito para você conhecer durante a sua viagem para a Lituânia.

Para conhecer todos os detalhes deste impressionante capítulo da história do país, faça o tour guiado para a Colina das Cruzes em Šiauliai. Esse tour sai de Šiauliai, e para chegar a partir de Vilnius é possível tanto de trem quanto de ônibus.

 

2. Trakai

dicas de trakai
Castelo medieval de Trakai | Foto: Oleg Krivolapov, via Wikimedia Commons.

Trakai é provavelmente um dos lugares mais turísticos da Lituânia. Dessa forma, há diversos passeios na Lituânia que tem a cidade como destino.

Isso porque, além de ter um castelo medieval muito bem conservado, é também um dos únicos lugares dentro do país onde é possível se deparar com a cultura do grupo étnico caraíta, e ainda oferece diversos lagos e muitos lugares para aproveitar um lindo dia de verão.

Trakai fica a apenas 30 minutos de viagem de Vilnius, sendo um destino perfeito tanto durante o inverno quanto durante o verão.

Falando assim, fica fácil de entender o porquê essa é praticamente uma visita obrigatória para quem está na Lituânia. E posso garantir a você, o lugar é realmente deslumbrante.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para a sua visita ficar ainda mais especial, você fazer um tour guiado para Trakai saindo de Vilnius. O tour tem duração de 4 horas e você terá o transporte entre as duas cidades incluído no seu tour. O ingresso do castelo não está incluído.

 

3. Caminhada no Parque Nacional Aukštaitija

Parques na Lituânia
Parque é grande e um ótimo lugar pra ter contato com a natureza local.

Dentre as diversas atividades que você pode fazer, recomendo que você escolha os passeios na Lituânia que possam ser feitos ao ar livre. Afinal de contas, o país possui muitos parques, com diversas trilhas.

Portanto, se você é um amante da natureza e quer ter alguns momentos únicos durante a sua viagem, desfrutando e conhecendo as belezas locais, pode fazer uma caminhada no Parque Nacional Aukštaitija na Lituânia.

O parque fica próximo à cidade de Ignalina, são cerca de 10 km de distância. O passeio se inicia na vila de Puziniškis e dura o dia inteiro. Um almoço preparado na fogueira está incluído.

Como o passeio é longo, no total são 10 km de caminhada nas trilhas da floresta, o uso de sapatos e roupas adequadas é fundamental. Além disso, por mais que a trilha não seja de grande dificuldade, é recomendado que você tenha o mínimo de preparo físico.

 

4. Passeio noturno de bicicleta

Passeios na Lituânia
Passeio acontece ao redor do Lago Smalvos | Foto: Juste, via Wikimedia Commons.

Já pensou em escolher entre os passeios na Lituânia um que te permitisse conhecer a floresta durante à noite? Se não pensou deveria considerar essa possibilidade, pois ficará marcada na sua memória para sempre. O passeio noturno de bicicleta ao redor do Lago Smalvos te proporcionará essa experiência.

Neste passeio guiado estão incluídas as bicicletas com faróis e capacetes. A duração do passeio é de 2 horas. Como as bicicletas possuem pneus bastantes largos, é importante que os participantes do tour tenham condicionamento físico adequado.

Além disso, é fundamental ficar atento a todas as instruções de segurança dadas pelo seu guia. E não se esqueça de usar roupas apropriadas para a atividade e recomenda-se que você leve pelo menos uma jaqueta impermeável.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para participar do passeio é necessário ir até a cidade de Visaginas. Ela fica a 150 km de Vilnius, próximo à fronteira com a Letônia e com a Bielorrússia. É possível ir de Vilnius a Visaginas de trem ou de ônibus. Recomendo utilizar o trem, as viagens são muito mais confortáveis dessa forma.

 

5. Caminhada no Parque Regional de Gražutės

Passeios na Lituânia
Floresta de pinheiros onde acontece o passeio | Foto: Anaiptol, via Wikimedia Commons.

Outro passeio na Lituânia pelas densas florestas de pinheiro que eu recomendo é a caminhada no Parque Regional de Gražutės na Lituânia. O passeio começa e termina na Estação Ferroviária de Visaginas e o translado até o parque está incluído, são cerca de 30 km.

A duração total do passeio é de 5 horas, que são suficientes para fazer cerca de 10 km de caminhada dentro do parque, com direito a parada para um almoço preparado na churrasqueira.

É importante lembrar que por mais que as trilhas não tenham um alto grau de dificuldade, é importante estar fisicamente preparado.

Além disso, levar água ou qualquer outro item que você queira consumir durante o dia, frutas são as mais indicadas. O uso de roupas confortáveis também é muito importante.

 

6. Excursão Peregrina

Igrejas na Lituânia
Basílica da Virgem Maria em Siluva | Foto: Zairon, via Wikimedia Commons.

Apesar da Lituânia ter sido a última nação pagã da Europa e ter se convertido ao Cristianismo somente no final do século XIV, hoje em dia o país possui muitos devotos e ainda atrai turistas religiosos. Assim, entre os passeios na Lituânia há aqueles com a temática religiosa.

Nesse passeio de peregrinação na Lituânia você terá a oportunidade de conhecer importantes locais religiosos, tais como o Santuário Peregrino da cidade de Siluva, onde a Virgem Maria fez uma aparição cerca de 4 séculos atrás.

Em seguida irá visitar a Basílica da Natividade da Virgem Maria; a Capela da Aparição, que marca o exato local da aparição. Depois, irá visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos de Tytuvėnai e o complexo do mosteiro Bernardino.

E a última parada será na Colina das Cruzes. O passeio começa e termina e Vilnius, tem a duração de 1 dia e o transporte está incluído.

 

7. Parque Nacional Dzūkija e Grūtas Parque

Parques na Lituânia
Grūtas Parque | Foto: Helmi Davidsson, via Wikimedia Commons.

Ainda tenho mais uma dica de passeio na Lituânia para aproveitar as belezas naturais do país e conhecer um pouco mais sobre a sua história, no tour pelo Parque Nacional Dzūkija e Grūtas Parque.

Esse passeio tem a duração de 1 dia e sai a partir de Vilnius. Você terá um guia privado o tempo todo e o transporte também está incluído. A primeira parada será na cidade de Merkinė, onde você irá visitar a área conhecida como três Cruzes e que tem uma cúpula com uma pirâmide dentro.

O local é dito ter um efeito de limpeza. Depois você seguirá para o pântano Cepkeliai, o maior da Lituânia, e terá oportunidade de caminhar um pouco pelas pontes de madeira.

Ainda durante a manhã, você passará pelo Grūtas Parque que tem como principal atração inúmeras estátuas soviéticas, como uma espécie de museu a céu aberto. Estas estátuas estavam em diversas cidades lituanas durante o regime soviético e agora podem ser vistas em um único lugar.

Depois você seguirá para o Mosteiro Liskiava Ensemble, com última parada na cidade termal turísticas de Druskininkai.

 

8. Anykščiai, descubra o campo lituano

tour em Anykščiai
Igreja de Anykščiai | Foto: Juliux, via Wikimedia Commons.

A Lituânia possui muitas joias escondidas, por isso, sugiro uma excursão ao campo lituano de Anykščiai. Essa pequena e pacata cidade localizada a 90 km de Vilnius é cercada de uma beleza natural incrível e muitos lugares para você visitar fazendo um dos passeios na Lituânia.

Uma vez lá, você irá visitar a igreja de São Mateus, o Apóstolo. Ela fica bem no meio da cidade e é a que possui as torres mais altas de todo o país. Em seguida o tour continua com visita a alguns museus locais, desta forma você poderá conhecer melhor o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Depois do almoço, a visita seguirá para o Caminho do Treetop, que é um caminho de 300 metros no nível da copa das árvores, ou seja, a aproximadamente 21 m do chão. Ao final desse caminho você poderá subir em uma plataforma de observação e aproveitar a vista maravilhosa de toda a área verde.

O passeio tem a duração de um dia, todo o translado entre Vilnius e Anykščiai, além dos ingressos das atrações estão incluídos no pacote. Apenas o almoço fica por conta do visitante.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

9. Museu Etnográfico ao Ar Livre de Rumšiškės

o que fazer na lituânia
Museu ao ar livre | Foto: Pudelek, via Wikimedia Commons.

O Museu Etnográfico ao Ar Livre de Rumšiškės é um dos maiores museus deste tipo na Europa. Lá estão reproduzidas vilas inteiras representando as quatro etnias da Lituânia. Você pode realmente andar nas vilas, entrar nas casas, ver como as pessoas viviam (e ainda vivem) em algumas regiões do país.

Esta é sem dúvida alguma uma excelente oportunidade para ter uma experiência única de conhecer e se aprofundar na cultura e tradições locais nas cerca de 88.000 exposições.

O Museu fica a cerca de 80 km de Vilnius, próximo à Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia. Neste passeio de um dia você estará acompanhado de um guia e o transporte a partir de Vilnius está incluído.

 

10. Curonian Spit

Praias de Curonian Spit
Praia em Curonian Spit | Foto: Kyle Taylor, via Creative Commons.

Que tal aproveitar a sua viagem e fazer um dos melhores passeios na Lituânia que te leve para conhecer as lindas praias que o país possui?

A região da Curonian Spit, que faz fronteira com Kaliningrado é um lugar bastante único, que além de praias ainda tem uma região com lindas dunas. O local é também uma reserva natural bem preservada.

Se você quiser conhecer esta maravilha você tem duas opções de ponto de partida, a partir de Vilnius, e a partir de Klaipėda. Para conhecer a Curonian Spit a partir de Vilnius o passeio terá duração total de 14 horas.

Isso porque, são entre 3 e 4 horas de viagem entre Vilnius e Klaipėda, e depois mais cerca de 1 hora até a reserva. Sem contar as travessias de balsa que são necessárias. Já, para quem preferir conhecer a Curonian Spit a partir de Klaipėda o passeio terá a duração de 6 horas.

Conectado => Internet na Lituânia

 

Passeios na Lituânia: aproveite ainda mais

Os passeios guiados são uma excelente forma para você conhecer melhor a história do local, entender os costumes e ter uma experiência personalizada durante a sua viagem.

É por isso que para aproveitar ainda mais os passeios na Lituânia é importantíssimo que você, ou algum companheiro de viagem, falem pelo menos o básico de inglês ou russo. Isso porque estes são os idiomas de todos os passeios que eu recomendei.

Assim você conseguirá entender todos os detalhes históricos que os guias irão te contar e, dessa forma, o passeio fica muito melhor.

Além disso, é fundamental ficar atento à estação do ano que você irá visitar o país.

Como os invernos costumam ser bastante rigorosos, com temperaturas em torno de -10°C, mas que podem chegar aos -20°C ou ainda mais baixas.

Ainda, os dias são bastante curtos, com poucas horas de luz. Com isso, nem todas as atividades estão disponíveis durante esta época.

Por outro lado, algumas atividades podem ficar ainda mais interessantes durante o inverno. O mais importante para enfrentar a estação é estar preparado e utilizar roupas que te mantenham aquecido.

Depois de conferir os passeios na Lituânia, descubra também os pontos turísticos de Vilnius, a capital do país, e ainda todas as dicas para um roteiro na Lituânia.

O que achou do meu artigo sobre os passeios na Lituânia? Caso você tenha ficado com alguma dúvida é só deixar o seu comentário abaixo que te ajudo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *