Roteiro na Lituânia: dicas para viagens de até 15 dias

por Carolina Romeiro

Roteiro na Lituânia: dicas para viagens de até 15 dias

Elaborar um roteiro na Lituânia permitirá que você conheça muitos pontos turísticos e cidades do país, e ainda consiga desfrutar de férias inesquecíveis.

Devido à pequena dimensão do país, em comparação com o Brasil, se você ficar mais tempo pela Lituânia conseguirá conhecer as principais cidades, visitar os melhores museus e ainda aproveitar refeições deliciosas.

Vale lembrar que, como as estações do ano na Lituânia são bem marcadas e o frio é intenso durante o inverno, existem atividades exclusivas que são oferecidas durante as diferentes estações do ano.

Então, é preciso confirmar se o que você quer fazer estará disponível durante a sua viagem e traçar o melhor roteiro na Lituânia. Veja as dicas de roteiros pelo país e programe a sua próxima viagem por esse paraíso báltico.

Planeja sua viagem => Dicas de hotéis na Lituânia

Melhor seguro viagem para a Lituânia »

 

Roteiro na Lituânia

*

*Vídeo do site oficial de turismo da Lituânia sobre o que fazer no país

 

O que fazer em 7 dias na Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas

A primeira dica de roteiro na Lituânia é para quem tiver a oportunidade de ficar 7 dias nesse belo país da Europa. Mais detalhes sobre as cidades da Lituânia, você consegue neste artigo. Veja também o mapa da Lituânia e entenda como funciona a divisão das regiões turísticas.

Voltando para o roteiro, a chegada provavelmente será por Vilnius, a capital do país, então aproveite os 3 primeiros dias para conhecê-la.

Em seguida, vá até Trakai e fique por pelos menos 2 dias, a cidade possui opções para o inverno e para o verão. E por fim, vá até a segunda maior cidade do país, Kaunas e fique lá por mais 2 dias.

Roteiro de 7 dias na Lituânia
Igreja de Santa Ana, em Vilnius, capital da Lituânia.

Dias 1 a 3 – Vilnius: Algumas opções de atividades são visitar a Cripta da Catedral e Torre do Relógio, Museu da Ocupação, Parque Nacional de Dzukija, Parque de São Bernardino, voo de balão sobre Vilnius ou Trakai, Museu da Ilusão, Museu Nacional da Lituânia, Užupis, Muralha da Defesa.  

Vilnius ainda possui uma pista de ski, para quem gosta de praticar enquanto viaja. Se estiver visitando a cidade durante o Natal, aproveite as diversas feiras existentes.

Dias 4 e 5 – Trakai: As dicas para aproveitar essa pequena cidade medieval são conhecer o castelo, desfrutar de caminhadas ao longo do lago Galvė.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se a visita for durante o verão aproveite para fazer alguma atividade aquática. Mas, se a visita for durante o inverno, se divirta fazendo uma caminhada sobre as águas congeladas do lago e tirando lindas fotos do castelo coberto de neve.

Países da Europa
Kaunas | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Dia 6 e 7 – Kaunas: Como Kaunas fica a apenas 1 hora de viagem de Vilnius, dá para aproveitar bem a cidade chegando cedo.

Os horários de ônibus e trens são muitos ao longo do dia e ir até Kaunas é bastante fácil.

Faça um tour a pé por Kaunas, caminhando da Avenida Laisvės até o Castelo de Kaunas, depois vá até algum dos museus da cidade. E para o segundo dia não deixe de conhecer o Nono Forte e um pouco mais da história da Lituânia.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato na Lituânia »

 

O que fazer em 10 dias na Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas
  • Klaipėda
  • Anykščiai

Se o seu roteiro na Lituânia permite viajar por 10 dias já para incluir outros destinos. Assim, sugiro que mantenha os 3 dias em Vilnius, 2 dias em Trakai e 2 dias em Kaunas, e acrescente mais 3 dias em Klaipėda ou Anykščiai.

Embora os destinos estejam no mapa do roteiro de 10 dias na Lituânia, recomendo escolher um de acordo com a estação do ano.

   

Klaipėda fica a cerca de 4 horas de viagem de Vilnius, indo de trem ou ônibus, então você gastará quase 1 dia para se deslocar entre uma cidade e outra.

Apesar de ser a 3ª maior cidade do país, é bem pequena e mais recomendada durante o verão. O inverno tem o seu charme também, mas as opções de atividades serão mais limitadas.

E, a menos que você queira ver blocos de gelo sobre o mar, durante o inverno, troque a visita de Klaipėda por Anykščiai, que além de próximo a Vilnius (são apenas cerca de 115 km) você poderá aproveitar para esquiar e tomar chocolates quentes.

O local dispõe de infraestrutura para o esporte, com aluguel de roupas e acessórios e aulas.

Roteiro de 10 dias na Lituânia
Castelo de Trakai.

Após os sete primeiros dias de viagem seguindo o roteiro anterior, damos continuidade com a sugestão de roteiro para o verão e para o inverno.

Dias 8 a 10 – Klaipėda: A principal atração de Klaipėda fica por conta da praia e conhecer o mar báltico. Para chegar até a praia será necessário pegar a balsa e fazer uma pequena caminhada por um parque (por uns 10 minutos), então se você gosta de trekking, esse é um excelente lugar.

E ainda, aproveite para conhecer o Parque de Esculturas e procurar as diversas estátuas espalhadas pelas suas ruas estreitas.

Dias 8 a 10 – Anykščiai: Caso você viaje para a Lituânia no inverno e queira esquiar, ao invés de ir para o litoral visite a cidade de Anykščiai, e passe os dois últimos dias da viagem.

 

Roteiro de 15 dias pela Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas
  • Druskininkai
  • Klaipėda
  • Neringa

Quem consegue passar 15 dias na Lituânia consegue acrescentar 3 cidades ao roteiro da Lituânia de base – aquele primeiro de 7 dias no país.

Sugiro que mantenha os 3 dias em Vilnius, 2 dias em Trakai e 2 dias em Kaunas, e acrescente 2 dias em Druskininkai, 3 dias em Klaipėda, 3 dias em Neringa.

Durante o verão, reorganize o roteiro incluindo Druskininkai e Neringa. Já, durante o inverno, você pode aproveitar para ir esquiar em Anykščiai, ou mesmo desfrutar mais alguns dias em Vilnius e Kaunas. As duas cidades têm muitas opções de atividades e atrações.

Assim como no roteiro anterior, todas as cidades citadas foram colocadas no mapa para que você possa conhecê-las, ver as distâncias entre cada cidade e, assim, organizar seu roteiro na Lituânia da melhor forma para você e seus acompanhantes de viagem.

Roteiro de 15 dias na Lituania
Druskininkai | Foto: Hans Põldoja, via Wikimedia Commons.

Dias 8 e 9 – Druskininkai: Essa é a “cidade spa” da Lituânia, sendo excelente para você relaxar em qualquer época do ano.

Logo, se você gosta de spas, essa é sem dúvida uma parada obrigatória. Druskininkai fica a cerca de 130 km de Vilnius, e o acesso pode ser feito somente por ônibus.

   

Druskininkai ainda abriga um excelente museu que conta todas as histórias do folclore lituano e sua relação com a feitiçaria, o Museu Druskininkai. Aproveite para descansar antes de seguir viagem.

Dias 10 a 12 –Klaipėda/Anykščiai: A principal atração de Klaipėda é o o mar báltico. Para chegar até a praia será necessário pegar a balsa e fazer uma pequena caminhada por um parque (por uns 10 minutos). Na cidade, você pode observar as diversas estátuas espalhadas pelas suas ruas estreitas.

Já no inverno vá para Anykščiai, e passe os dois últimos dias da viagem por lá. Um dos cartões postais de Anykščiai é a igreja de São Matias, a mais alta da Lituânia com torres medindo 79 metros de altura. A igreja tem mais de 500 anos e vitrais do artista Anorte Mackelaite.

Cidades turísticas da Lituânia
Colina das cruzes, em Siauliai.

Dias 13 a 15 – Neringa: Ela fica a apenas cerca de 60 km de Klaipėda e você ir para lá de ônibus. O local possui uma paisagem única, com a praia banhada pelo mar báltico de um lado e dunas e floresta de pinheiros do outro. Como é uma colônia de férias muito apreciada pelos lituanos, pode ficar bem cheia durante o mês de agosto.

Uma opção para Neringa durante o inverno, seria passar mais um dia em algum dos destinos que você mais gostou.

Vilnius também dispõe de pista de ski, então se você gosta do esporte aproveite para visitar a pista que fica em Liepikalnis, próximo ao aeroporto.

Lá é possível alugar todo o equipamento necessário à prática do esporte e ainda contratar um instrutor, se assim o desejar.

 

Roteiro na Lituânia: dicas

Montar um roteiro na Lituânia depende, claro, de quantos dias você tem disponível para visitar o país, quais os seus gostos e destinos preferidos e ainda a estação do ano, uma vez que algumas atrações e destinos são mais recomendados em determinada época do ano.

Claro que a capital, Vilnius, Trakai e Kaunas, que são cheias de pontos turísticos e ótimos destinos de férias em qualquer época do ano estão inclusas em todas as opções de roteiro e nelas estão os passeios mais famosos da Lituânia.

Depois, você pode ajudar as outras cidades de acordo com o que você quer fazer na Lituânia.

Mas, se mesmo assim ainda tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *