Roteiro na Lituânia: dicas para viagens de até 15 dias

Roteiro na Lituânia: dicas para viagens de até 15 dias

Elaborar um roteiro na Lituânia permitirá que você conheça muitos pontos turísticos e cidades do país, e ainda consiga desfrutar de férias inesquecíveis.

Devido à pequena dimensão do país, em comparação com o Brasil, se você ficar mais tempo pela Lituânia conseguirá conhecer as principais cidades, visitar os melhores museus e ainda aproveitar refeições deliciosas.

Vale lembrar que, como as estações do ano na Lituânia são bem marcadas e o frio é intenso durante o inverno, existem atividades exclusivas que são oferecidas durante as diferentes estações do ano.

Então, é preciso confirmar se o que você quer fazer estará disponível durante a sua viagem e traçar o melhor roteiro na Lituânia. Veja as dicas de roteiros pelo país e programe a sua próxima viagem por esse paraíso báltico.

Planeja sua viagem => Hotéis na Lituânia

Seguro viagem Europa »

 

Roteiro na Lituânia

O que fazer em 7 dias na Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas

A primeira dica de roteiro na Lituânia é para quem tiver a oportunidade de ficar 7 dias nesse belo país da Europa. Mais detalhes sobre as cidades da Lituânia, você consegue neste artigo. Veja também o mapa da Lituânia e entenda como funciona a divisão das regiões turísticas.

Voltando para o roteiro, a chegada provavelmente será por Vilnius, a capital do país, então aproveite os 3 primeiros dias para conhecer os pontos turísticos de Vilnius.

Em seguida, vá até Trakai e fique por pelos menos 2 dias, a cidade possui opções para o inverno e para o verão. E por fim, vá até a segunda maior cidade do país, Kaunas e fique lá por mais 2 dias.

Para se organizar, veja os passeios guiados em Vilniu, o que fazer em Trakai e o que fazer em Kaunas.

Roteiro de 7 dias na Lituânia
Igreja de Santa Ana, em Vilnius, capital da Lituânia.

Dias 1 a 3 – Vilnius: Algumas opções de atividades são visitar a Cripta da Catedral e Torre do Relógio, Museu da Ocupação, excursão para o Parque Nacional de Dzukija, Parque de São Bernardino, voo de balão sobre Vilnius ou Trakai, Museu da Ilusão, Museu Nacional da Lituânia, Užupis, Muralha da Defesa.  

O tour com o ônibus turístico em Vilnius pode te apresentar a cidade no geral para, depois, você voltar nos lugares que mais curtiu.

Vilnius ainda possui uma pista de ski, para quem gosta de praticar enquanto viaja. Se estiver visitando a cidade durante o Natal, aproveite as diversas feiras existentes. Veja os hotéis em Vilnius.

Dias 4 e 5 – Trakai: As dicas para aproveitar essa pequena cidade medieval são conhecer o castelo, desfrutar de caminhadas ao longo do lago Galvė.

Aproveite e agende sua entrada do Castelo de Trakai ou mesmo uma aula de gastronomia lituana em Trakai.

Se a visita for durante o verão aproveite para fazer alguma atividade aquática. Mas, se a visita for durante o inverno, se divirta fazendo uma caminhada sobre as águas congeladas do lago e tirando lindas fotos do castelo coberto de neve. Pesquise também os hotéis com baixo custo em Trakai.

Países da Europa
Kaunas | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Dia 6 e 7 – Kaunas: Como Kaunas fica a apenas 1 hora de viagem de Vilnius, dá para aproveitar bem a cidade chegando cedo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os horários de ônibus e trens são muitos ao longo do dia e ir até Kaunas é bastante fácil. Para agilizar agende uma excursão para Kaunas de Vilnius.

Faça tour a pé por Kaunas, caminhando da Avenida Laisvės até o Castelo de Kaunas, depois vá até algum dos museus da cidade. E para o segundo dia não deixe de conhecer o Nono Forte e um pouco mais da história da Lituânia.

Um passeio bem divertido neste roteiro na Lituânia é o tour fantasma pela Cidade Velha de Kaunas. Veja os hotéis em promoção em Kaunas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

O que fazer em 10 dias na Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas
  • Klaipėda
  • Anykščiai

Se o seu roteiro na Lituânia permite viajar por 10 dias já para incluir outros destinos. Assim, sugiro que mantenha os 3 dias em Vilnius, 2 dias em Trakai e 2 dias em Kaunas, e acrescente mais 3 dias em Klaipėda ou Anykščiai.

Embora os destinos estejam no mapa do roteiro de 10 dias na Lituânia, recomendo escolher um de acordo com a estação do ano.

Klaipėda fica a cerca de 4 horas de viagem de Vilnius, indo de trem ou ônibus, então você gastará quase 1 dia para se deslocar entre uma cidade e outra.

Apesar de ser a 3ª maior cidade do país, é bem pequena e mais recomendada durante o verão. O inverno tem o seu charme também, mas as opções de atividades serão mais limitadas.

   

E, a menos que você queira ver blocos de gelo sobre o mar, durante o inverno, troque a visita de Klaipėda por Anykščiai, que além de próximo a Vilnius (são apenas cerca de 115 km) você poderá aproveitar para esquiar e tomar chocolates quentes.

O local dispõe de infraestrutura para o esporte, com aluguel de roupas e acessórios e aulas.

Roteiro de 10 dias na Lituânia
Castelo de Trakai.

Após os sete primeiros dias de viagem seguindo o roteiro anterior, damos continuidade com a sugestão de roteiro para o verão e para o inverno.

Dias 8 a 10 – Klaipėda: A principal atração de Klaipėda fica por conta da praia e conhecer o mar báltico. Para chegar até a praia será necessário pegar a balsa e fazer uma pequena caminhada por um parque (por uns 10 minutos), então se você gosta de trekking, esse é um excelente lugar.

Com o calor fica ainda melhor fazer um passeio de caiaque em Klaipeda ou um passeio de canoa artesanal em Klaipeda.

E ainda, aproveite para conhecer o Parque de esculturas e procurar as diversas estátuas espalhadas pelas suas ruas estreitas. Veja ainda os hotéis em Klaipeda.

Dias 8 a 10 – Anykščiai: Caso você viaje para a Lituânia no inverno e queira esquiar, ao invés de ir para o litoral visite a cidade de Anykščiai, e passe os dois últimos dias da viagem.

Há disponível vagas para excursão de Vilnius para Anykščiai. Pesquise também os hotéis em Anykščiai.

Veja => Curiosidades da Lituânia

 

Roteiro de 15 dias pela Lituânia

  • Vilnius
  • Trakai
  • Kaunas
  • Druskininkai
  • Klaipėda
  • Neringa

Quem consegue passar 15 dias na Lituânia consegue acrescentar 3 cidades ao roteiro da Lituânia de base – aquele primeiro de 7 dias no país.

Sugiro que mantenha os 3 dias em Vilnius, 2 dias em Trakai e 2 dias em Kaunas, e acrescente 2 dias em Druskininkai, 3 dias em Klaipėda, 3 dias em Neringa.

Durante o verão, reorganize o roteiro incluindo Druskininkai e Neringa. Já, durante o inverno, você pode aproveitar para ir esquiar em Anykščiai, ou mesmo desfrutar mais alguns dias em Vilnius e Kaunas. As duas cidades têm muitas opções de atividades e atrações.

Assim como no roteiro anterior, todas as cidades citadas foram colocadas no mapa para que você possa conhecê-las, ver as distâncias entre cada cidade e, assim, organizar seu roteiro na Lituânia da melhor forma para você e seus acompanhantes de viagem.

Roteiro de 15 dias na Lituania
Druskininkai | Foto: Hans Põldoja, via Wikimedia Commons.

Dias 8 e 9 – Druskininkai: Essa é a “cidade spa” da Lituânia, sendo excelente para você relaxar em qualquer época do ano.

Logo, se você gosta de spas, essa é sem dúvida uma parada obrigatória. Druskininkai fica a cerca de 130 km de Vilnius, e o acesso pode ser feito somente por ônibus.

Druskininkai ainda abriga um excelente museu que conta todas as histórias do folclore lituano e sua relação com a feitiçaria, o Museu Druskininkai. Aproveite para descansar antes de seguir viagem. Para isso, veja os hotéis em Druskininkai.

Dias 10 a 12 –Klaipėda/Anykščiai: A principal atração de Klaipėda é o o mar báltico. Para chegar até a praia será necessário pegar a balsa e fazer uma pequena caminhada por um parque (por uns 10 minutos). Na cidade, você pode observar as diversas estátuas espalhadas pelas suas ruas estreitas.

   

Já no inverno vá para Anykščiai, e passe os dois últimos dias da viagem por lá. Um dos cartões postais de Anykščiai é a igreja de São Matias, a mais alta da Lituânia com torres medindo 79 metros de altura. A igreja tem mais de 500 anos e vitrais do artista Anorte Mackelaite.

Cidades turísticas da Lituânia
Colina das cruzes, em Siauliai.

Dias 13 a 15 – Neringa: Ela fica a apenas cerca de 60 km de Klaipėda e você ir para lá de ônibus. O local possui uma paisagem única, com a praia banhada pelo mar báltico de um lado e dunas e floresta de pinheiros do outro. Como é uma colônia de férias muito apreciada pelos lituanos, pode ficar bem cheia durante o mês de agosto.

Para organizar sua viagem, pesquise entre os hotéis bem avaliados em Neringa. Uma opção para Neringa durante o inverno, seria passar mais um dia em algum dos destinos que você mais gostou.

Vilnius também dispõe de pista de ski, então se você gosta do esporte aproveite para visitar a pista que fica em Liepikalnis, próximo ao aeroporto.

Lá é possível alugar todo o equipamento necessário à prática do esporte e ainda contratar um instrutor, se assim o desejar.

Incrível => Excursão de Klaipeda para Curlândia

 

Roteiro na Lituânia: dicas

Montar um roteiro na Lituânia depende, claro, de quantos dias você tem disponível para visitar o país, quais os seus gostos e destinos preferidos e ainda a estação do ano, uma vez que algumas atrações e destinos são mais recomendados em determinada época do ano.

Claro que a capital, Vilnius, Trakai e Kaunas, que são cheias de pontos turísticos e ótimos destinos de férias em qualquer época do ano estão inclusas em todas as opções de roteiro.

Depois, você pode ajudar as outras cidades de acordo com o que você quer fazer na Lituânia.

Veja esse vídeo do site oficial de turismo da Lituânia sobre o que fazer no país:

Mas, se mesmo assim ainda tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *