Vilnius

Fazer turismo em Vilnius é simplesmente uma delícia, pois a cidade é a capital da Lituânia, um dos três países bálticos, além de ser repleta de museus, igrejas e um centro histórico muito charmoso. Isso tudo garante uma experiência inesquecível para os todos os viajantes. Quem optar por passar as férias em Vilnius, assim como eu fiz, com certeza não se arrependerá e ficará com um gostinho de quero mais.

Mesmo porque, devido aos invernos rigorosos que o país possui, a cidade se transforma a cada estação do ano. Neste artigo, acompanhe os principais links de todos os posts sobre Vilnius com dicas de turismo, clima e temperatura, principais pontos turísticos, além de onde ficar e para quantos dias montar um roteiro.

Tenho certeza que, depois de se informar sobre a capital Vilnius, pensará seriamente em passar suas próximas férias na Lituânia.

Planeja sua viagem => Onde ficar em Vilnius

Seguro viagem Lituânia »

 

Mapa turístico de Vilnius

Para quem está acostumado com as grandes metrópoles, talvez ache que Vilnius é uma cidade do interior, pois no mapa da Lituânia ela não fica no centro. Sua localização é ao leste, bem próximo a fronteira com Belarus.

Com cerca de 600 mil habitantes, a capital da Lituânia conta com tesouros escondidos e muitas histórias para contar.

Grande parte deles, declarados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Por isso, Vilnius é uma das cidades da Lituânia que valem muito a pena conhecer.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Vilnius »

 

Informações históricas de Vilnius

vilnius lituânia
Vilnius é a capital e cidade mais populosa da Lituânia.

Segundo a lenda da fundação de Vilnius, o Grão Duque da Lituânia, Gediminas, estava caçando na floresta sagrada do vale de Šventaragis. Após terminar um dos dias de caça, ele acampou nas proximidades para pernoitar.

Durante à noite, teve um sonho que o inspirou a fundar a cidades. Ele sonhou com um grande lobo de ferro no topo de uma colina; o uivo do dele e das centenas de outros lobos enchiam todos os campos.

Quando acordou, pediu que o padre pagão Lizdeika interpretasse o seu sonho e, de acordo com ele, o lobo representava um castelo. Assim, Gediminas estaria destinado a ser o governante da Lituânia.

E a cidade que seria fundada se tornaria a capital do país. A primeira vez que ela foi mencionada em um documento histórico foi em 1323, pelo próprio Gediminas, que era o Grão Duque da Lituânia naquela época.

Mas, a história de Vilnius é bastante conturbada e trocou de mão diversas vezes. Durante um período fez parte do Acordo Polonês-Lituano, em seguida fora integrada a Rússia Imperial e Soviética e esteve sob o domínio dos alemães.

o que fazer em vilnius
Centro histórico de Vilnius.

Ao término da II Guerra Mundial, o país já estava sob domínio da antiga União Soviética. A independência veio somente em 1991, sendo que muitos eventos pré-independência ocorrem em Vilnius.

O primeiro deles foi a proteção à torre de rádio e TV, que seria tomada pelo governo soviético e que culminou com a morte de 16 pessoas.Já o segundo foi onde se iniciou o Caminho Báltico, que era um protesto que envolvia os três países bálticos pedindo a independência.

Este protesto reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas, que de mãos dadas formaram uma corrente de 650 km que ia de Vilnius a Tallin (capital da Estônia), passando por Riga (capital da Letônia). Hoje a independência é um dos principais feriados na Lituânia, festejada todo dia 11 de março.

Imperdível => Excursão para o Parque Nacional de Dzukija 

 

O que fazer em Vilnius

Vilnius é uma cidade pequena, com ar de interior e cheia de surpresas nas suas ruas estreitas. A cada esquina um novo prédio histórico surge à sua frente. Caminhar pelo centro da cidade talvez seja a melhor forma de conhecer melhor essa magnífica capital.

Confira as belezas de Vilnius nesse vídeo do site oficial de turismo da Lituânia:

 

Tudo sobre o turismo em Vilnius

que roupa levar para lituania
Leve roupas de frio, independente da época do ano que for visitar a Lituânia.

A Lituânia possui as quatro estações do ano bem definidas. Dito isto, a escolha da melhor época para fazer turismo em Vilnius dependerá apenas das suas preferências pessoais. De qualquer forma, saiba mais sobre quando ir para a Lituânia.

Durante os meses de primavera (março a junho) é possível conhecer uma cidade colorida, com flores brotando em todos os jardins. No final do mês de abril é época das sakuras, as famosas cerejeiras japonesas. Você poderá tirar belas fotos no Chiune Sugihara Sakura Park.

Enquanto que no verão (junho a setembro) você poderá aproveitar para fazer muitas atividades ao ar livre. Os dias são bem longos (chegam a ter quase 18 horas de luz) e a temperatura agradável. Leia também sobre as praias da Lituânia.

lituania clima
Inverno em Vilnius é bastante rigoroso.

O outono (setembro a dezembro) chega para deixar os turistas ainda mais encantados. O colorido da estação traz um charme e um brilho para a cidade que definitivamente farão você se apaixonar.

Neste período, a temperatura já começa a cair, e a partir de novembro já pode nevar. Portanto, se viajar nesta época não esqueça as roupas de frio. E finalmente, durante o inverno (dezembro a março) as temperaturas caem drasticamente.

Nesta época pode chegar a -20°C., os dias são curtos e pode nevar quase que diariamente, ou seja, dá para aproveitar para esquiar. Sem mencionar que a cidade toda coberta de neve é um convite a experimentar algumas comidas típicas  da Lituânia.

Se você tiver coragem, pode observar a beleza da cidade nevada em uma caminhada na neve de Vilnius até Trakai. Encara o desafio?

Incrível => Tour guiado com um local em Vilnius

 

voo para Vilnius
Voo low cost de Berlim é a forma mais prática de chegar em Vilnius.

Para fazer turismo em Vilnius, saiba que não há voos diretos entre a Lituânia e o Brasil, você precisará fazer escala em algum outro país europeu. Mas, antes de organizar essa rota, não esqueça de entender mais sobre o visto para Lituânia.

Os principais países para escala são Portugal, Alemanha, França e Inglaterra. Dependendo do roteiro pela Europa que você escolher, é possível acessar o país de trem e de ônibus, mas fica bem mais complicado.

Este acesso de trem é bastante limitado e há a necessidade de trocar de trem diversas vezes ao longo do percurso. Já na opção de viajar de ônibus, o trecho entre Berlim e Vilnius, por exemplo, dura cerca de 20 horas, em poltronas nada confortáveis.

Portanto, ao planejar a sua viagem, considere a possibilidade de chegar a Vilnius de avião. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de começar a sua viagem.

E ainda tenho outra dica: se estiver viajando com pouca bagagem, pode optar por algumas empresas aéreas low cost na Europa, o que deixa a sua viagem mais barata.

E para aqueles que vão ficar alguns dias em Vilnius e seguir conhecendo o país, ainda há a facilidade de alugar um carro na Lituânia e já retirá-lo no aeroporto.

Vale a pena => Passeio ao Monte das Cruzes em Vilnius

 

Dicas para montar seu roteiro

museu do genocidio lituania
Museu do Genocídio possuí placas com nome das vítimas do aldo de fora | Foto: Bernt Rostad, via Wikimedia Commons.

Por ser a capital do país, fazer turismo em Vilnius é bastante fácil e a diversidade de atrações é bem grande. A cidade possui muitas atrações variadas, para agradar a todas as pessoas.

Saiba tudo sobre os principais pontos turísticos de Vilnius e também sobre o que fazer em Vilnius. A cidade possui muitas opções de passeios, como os diversos museus.

Os principais são o Museu da Ocupação e da Luta pela Liberdade (Museu do Genocídio); o Museu da Torre de Gedimino (ou Gedimino Tower); o Museu de Arte Moderna; e o Palácio do Grão Duque da Lituânia.

Mas, se você prefere ficar em contato a natureza, então está na capital certa, pois Vilnius é considerada a capital mais verde da Europa. A cidade possui 3 grandes parques, sendo que o maior deles é o Vingio, palco de muitos eventos durante a primavera e o verão.

É possível ainda alugar bicicletas e patinetes para circular pela cidade e chegar até os parques. Para quem gosta de esportes, durante é verão é possível passear de barco, caiaque e stand up paddle pelo rio Neris, que cruza a cidade de Vilnius.

atrativos de Vilnius
Gedimino Tower é um dos ponto turísticos de Vilnius | Foto: Mantas Volungevicius, via Wikimedia Commons.

Durante este período, há ainda um pequeno conjunto de quadras esportivas e pista de skate na beira do rio Neris. Você pode, inclusive, fazer o passeio Snowshoe de turismo para Neris Park e Kernave da Unesco para conhecer melhor o parque.

E não deixe de ir conhecer o bairro de Užupis, declarado independente em 1997. Para facilitar ainda mais a programação da sua viagem, preparei uma lista de passeios em Vilnius. Assim você se programa antes mesmo de arrumar as malas.

Há opções como ônibus turístico em Vilnius, tour a pé pelos destaques de Vilnius e até, para os mais corajosos, um tour assombrado a pé por Vilnius ou um passeios nas catacumbas de Vilnius.

O país não possui muitos feriados, mas alguns eventos valem a pena de serem vivenciados. Um deles é a comemoração do mid summer, celebrado no em 23 de junho, que é o dia mais longo do ano.

Neste dia as pessoas se reúnem em diversos parques pelo país e celebram com muita música típica e coroa e flores.

Recomendo que leia o artigo roteiro em Vilnius, onde conto tudo o que fazer na cidade em até 3 dias de viagem.

Imperdível => Tour gastronômico em Vilnius

 

onde se hospedar em Vilnius
Centro histórico possuí ótimas opções para se hospedar.

Se você estiver fazendo uma viagem de poucos dias, em cerca de 2 a 3 dias você já consegue conhecer o essencial da cidade. Mas se quiser visitar museus, restaurantes e até mesmo conhecer outras cidades da Lituânia, recomendo que fique pelo menos 5 dias na cidade.

Com relação a hospedagem, não haverá nenhuma dificuldade em encontrar hotéis em Vilnius. A cidade possui uma boa rede hoteleira, com propriedades em diferentes bairros, capazes de atender a todos os tipos de clientes.

A variedade vai desde hospedagem mais simples como pousadas, passando por apartamentos com ótima estrutura e localização, chegando nos hotéis de luxo existentes pela cidade.

Conforto => Traslado do aeroporto de Vilnius

 

Faça turismo em Vilnius

A Lituânia é um país da Europa Setentrional que vem crescendo muito no turismo, portanto é cada vez mais comuns as ruas da capital Vilnius estarem repletas de turistas, especialmente na alta temporada.

Outro ponto bastante importante para fazer turismo em Vilnius é com relação à internet, pois o país é conhecido por ter uma das conexões mais rápidas do mundo.

Portanto, para ficar conectado durante as suas férias, pode utilizar as redes de Wi-Fi gratuitas disponibilizadas por restaurantes, nas praças públicas e até mesmo dentro do transporte público.

Mas, se preferir, pode adquirir um chip e utilizar internet a vontade no seu smartphone.

E você, deseja fazer turismo em Vilnius? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe o seu comentário abaixo!

Até + !!!

 

Background Tickets
Vilnius

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Vilnius

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Vilnius

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *