Tudo o que fazer em Vilnius, capital da Lituânia

por Carolina Romeiro

Tudo o que fazer em Vilnius, capital da Lituânia

Saiba tudo o que fazer em Vilnius. Uma cidade pequena, charmosa e com tanta história que com certeza fará você se apaixonar por ela.

Para não perder nenhum ponto turístico ou passeio o importante é pesquisar e fazer um roteiro de viagem. Vilnius é uma cidade bastante segura, e você poderá andar pelas ruas do Centro com muita tranquilidade.

Apesar de ser a maior cidade da Lituânia, seus pouco mais de 600 mil habitantes, deixam o local com um clima de cidade do interior.

Veja a seguir as dicas sobre o que fazer em Vilnius, desde como circular pela cidade, os locais para aproveitar as melhores refeições, bem como os principais passeios, sugestões de hotéis e mais.

Planeja sua viagem => Onde ficar em Vilnius

Seguro viagem Lituânia »

 

O que fazer em Vilnius

Como ir do aeroporto de Vilnius para o Centro

Turismo em Vilnius
Aeroporto de Vilnius | Foto: Phillip Capper, via Wikimedia Commons.

O transporte entre o Aeroporto Internacional de Vilnius (Oro Uostas) e o centro é bem fácil e você poderá fazer sem problema algum. E você ainda pode escolher entre os táxis ou ônibus da Lituânia, na Europa.

Para ir de ônibus para o Centro, ao desembarcar no aeroporto siga para fora do prédio e vá para a direita, onde há um ponto de ônibus atendido por 2 linhas diferentes: 3G Oro Uosta-Centras-Fabijoniškės, e a linha 88 Oro uostas–Centras–Europos aikštė.

Se você for ficar hospedado próximo à catedral, a linha 88 é a melhor opção. Já quem for ficar próximo à Šnipiškės, área de negócios da cidade, então o 3G é a melhor opção. Os detalhes dos itinerários podem ser consultados no site do Transporte em Vilnius.

Se você pegar um táxi do aeroporto até a catedral ele sai por cerca de 10-15 euros. Mas, se você tiver um aplicativo de celular para transporte, a corrida sai por menos 10 euros.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

Como se locomover em Vilnius com transporte público

Transporte público na Lituânia
Trolebus em Vilnius | Foto: Cmapm, via Wikimedia Commons.

Se locomover pela cidade é simples e fácil através dos ônibus e trólebus, não há metrô e nem trams. A melhor forma de se orientar pelas rotas é utilizando o aplicativo Trafi (disponível para iOS e Android, além de website) ou pelos sites do transporte público da cidade.

A passagem unitária custa 1 euro, mas se você for ficar mais tempo, vale a pena considerar adquirir o cartão de transporte ou mesmo o Vilnius City Card, que possibilita o uso do transporte e ainda garante descontos em diversos museus pela cidade.

Se você preferir utilizar o cartão do transporte, há diversas opções de passagens: 1 hora custa 0,90 euros, e é possível pegar quantos ônibus forem necessários durante esse período. O de 30 minutos custa 0,65 euros. O ticket de 24 horas custa 5 euros e o de 72 horas sai por 8 euros.

Vale ressaltar que tanto o ticket comprado com o motorista, quando os cartões devem ser validados. As fiscalizações são frequentes, e se você não estiver com o ticket válido durante a sua viagem você terá que pagar uma multa no valor de 16 euros.

Imperdível => Excursão para o Parque Nacional de Dzukija 

 

Restaurantes em Vilnius: onde comer e comidas típicas

Gastronomia da Lituânia
Cepelinai | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

A culinária lituana é uma das atrações locais, sem dúvida. Ela consiste basicamente em batatas, carne de porco e sour cream. Experimente pratos como Cepelinai (Didžkukuliai), as panquecas de batata (bulviniai blynai), Pão frito (Kepta Duona) e Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai).

Veja no artigo mais sobre as comidas típicas da Lituânia. Para experimentar a culinária em um ambiente diferenciado o restaurante Etno Dvaras é a melhor opção. Ao chegar ao local peça para ficar na parte inferior do restaurante, que possui filiais em Kaunas e Klaipėda.

Outra opção é o restaurante Stikliai Tavern, onde você irá desfrutar os mais deliciosos pratos lituanos em um ambiente caseiro.

Se você gosta de animais então uma visita ao Kačių kavinė durante a sua viagem é obrigatória. O local é um restaurante e café que possui muitos gatos para você se divertir enquanto relaxa com uma xícara de café.

Não há quem não goste de pizza, certo? Então, se essa for a sua paixão e você quiser se deliciar com uma boa pizza durante a sua estadia, há duas excelentes opções: Užupio Picerija, que fica em Užupis, próximo à constituição; e a outra opção é o restaurante Pomodoro.

Incrível => Tour guiado em Vilnius

 

Baladas em Vilnius: boates, bares e vida noturna

Vida noturna em Vilnius
La Birra | Foto: Divulgação/Facebook.

Os bares e restaurante em Vilnius ficam bem cheios às sextas e sábados à noite. O ideal é reservar uma mesa, garantindo que você consiga aproveitar melhor a sua viagem. As reservas muitas vezes podem ser feitas no ou página do Facebook do restaurante.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O bar e restaurante Būsi Trečias tem aquele clima de taverna. Toda a decoração é em madeira, a comida servida é excelente e as opções de bebidas apesar de poucas são de ótima qualidade – veja os coquetéis de cerveja, nos mais inusitados sabores.

Para quem não quiser gastar muito durante a viagem,  o bar e restaurante Plus plus plus Gastrobaras se tornará o seu lugar favorito.

Os preços são os menores da cidade, as cervejas custam apenas 1,65 euros, e é possível pedir diversos aperitivos por 2 euros.

Para experimentar uma variedade de cervejas artesanais, a melhor opção em Vilnius é o bar Craft and draft. O local parece nem ter fachada, mas ele está localizado na parte subterrânea do prédio.

A boate CocaInn abre às 23 horas e a entrada até a meia noite é de graça. A festa vai até às 6 horas, então é diversão garantida.

O bar La Birra é uma ótima opção para quem gosta de bar e de dançar. A noite inicia na parte superior do bar, e a partir das 22 horas a parte inferior se torna em uma danceteria. Esse é sem dúvida o melhor dos dois mundos. Ele fica na R. Vilniaus.

Vale a pena => Passeio ao Monte das Cruzes em Vilnius

 

Arredores de Vilnius: cidades perto para visitar

Cidades da Lituânia
Castelo de Trakai.

Os arredores de Vilnius também devem ser incluídos na lista do que fazer quando visitar a cidade. Há cerca de 30 minutos da estação de trem (Stotis) que fica próxima ao Centro, é possível chegar em Trakai, um dos mais famosos cartões postais da Lituânia.

A segunda maior cidade do país está a apenas 1 hora de trem de Vilnius. Ela foi a capital do país durante muito tempo, fica às margens dos rios Neris e Nemunas. Outra opção é visitar o Open-Air Museum. Ele fica a 25 km de Kaunas e 79 km de Vilnius.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O acesso ao local pode ser feito de carro ou trem, mas como o museu é bem grande, então vale a pena acessar o local por carro.

Essa é uma viagem ao passado e às pequenas vilas existentes pelas diferentes regiões do país. Para conhecer mais destinos, leia o artigo cidades da Lituânia.

Agende => Excursão guiada para o Castelo de Trakai

 

Compras em Vilnius

Shoppings na Lituânia
GO9 | Foto: Divulgação/Facebook.

Muitas pessoas gostam de fazer compras. Vilnius não é exatamente a capital das compras, mas dispõe de muitos shoppings. No centro há o GO9, apesar de pequeno ele fica localizado na Av. Gedimino, 9 e próximo à catedral.

Aliás, a Av. Gedimino inteira possui muitas opções de lojas. Outras duas opções são os shoppings Europa e Prekysbos Centras CUP, eles ficam na Av. Kontitucijos, literalmente um de frente para o outro. Basta atravessar a avenida.

Outros dois grandes shoppings são o OZAS e o Akropolis, estes ficam a cerca de 5 km do Centro e próximos um do outro.

E se você é daqueles que gostam de visitar o mercado municipal, há duas opções, o Halės Market e o Kalvarijų turgus, que ficam próximo à estação de trem e na Av. Kalvarijų, respectivamente.

Aventura => Excursão de bike em Vilnius

 

Roteiro em Vilnius

Roteiro em Vilnius
Igreja de Santa Ana, em Vilnius.

Um excelente roteiro para Vilnius precisa começar na catedral. Aproveite para fazer um pedido na placa Stebuklas. Em seguida suba a torre do Relógio da Catedral. É uma experiência única e a vista lá de cima é muito bonita.

Se tiver a oportunidade, aproveite para conhecer as criptas da catedral. Depois vá até a Colina das Três Cruzes, assim você terá uma vista panorâmica da cidade.

Na descida, passe pelo parque de São Bernardino (aproveite para tomar um sorvete, descansar um pouco e simplesmente apreciar o rio Neris).

Como a igreja de Sant’Anna fica bem perto do parque, conheça esse cartão postal da cidade. Continue até a R. Pilies e vá até os Portões da Cidade (Gates of Dawn). No próximo dia, visite algum museu. O Palácio do Grão-Duque da Lituânia é muito bonito.

A torre de Gediminas também é um lugar diferenciado, e que apesar da exposição ser pequena, você terá uma visão de 360° da cidade.

Outro museu muito impressionante é do Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade, que fica em um prédio utilizado como sede da KGB nos tempos de governo soviético.

Saiba mais => Aluguel de carro na Lituânia

 

Quanto gasto em Vilnius

Quanto gasto por dia na Lituânia
Com 65 euros por dia você faz duas refeições e tem troco.

A passagem aérea para Vilnius não é das mais baratas, mas o restante da viagem provavelmente ficará mais barato do que para outros destinos europeus.

As refeições custam entre 10 e 20 euros, dependendo do prato que você escolher e se optar por beber algo.

Pratos com carne e peixe costumam ser mais caros. Os pratos típicos são mais em conta e ficam por cerca de 6 euros ou menos. Se você gosta de tomar cerveja, geralmente há duas opções de tamanho 0,3 e 0,5 ml. O custo fica entre 3 e 5 euros nos bares e restaurantes.

Os refrigerantes são pequenos em comparação com os padrões brasileiros, e custam cerca de 2,50 euros.

Ou seja, com cerca de 65 euros por dia é possível fazer duas refeições e ainda sobrar algum dinheiro para um café, passeio em algum museu ou aquele sorvete saboroso. Aliás, os lituanos adoram tomar sorvete.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Imperdível => Voo de balão de ar quente em Vilnius

 

Passeios em Vilnius

Passeios em Vilnius
Passeio de balão em Vilnius | Foto: Get your Guide/Divulgação.

Além dos pontos turísticos, Vilnius oferece diversas opções de passeios com guias profissionais e experientes, garantindo uma experiência única durante a sua estadia na cidade.

É possível fazer passeio de balão de ar quente, tours guiados pela cidade durante à noite, conhecendo ainda histórias e lendas locais que são de arrepiar.

Conheça quais são esses passeios no artigo passeios em Vilnius e programe já a sua viagem.

Útil => Aplicativos de viagem para Europa

 

Onde ficar em Vilnius

Hotéis na Lituania
Bairro Užupis em Vilnius | Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

Vilnius possui muitos hotéis, apartamento e pousadas. Além de uma vasta opção de bairros, cada um com a sua identidade e facilidades.

Alguns bairros apesar de mais afastados do centro de Vilnius proporcionam mais tranquilidade e um maior contato com a natureza.

Outros são ideais para quem está viajando a negócios ou prefere ficar mais próximo de algum centro de compras.

Veja no artigo onde ficar em Vilnius algumas dicas de hospedagem pela cidade e o mais importante é escolher o local que melhor se adeque ao seu estilo como viajante e ao seu orçamento.

Caminhada => 5 horas de Vilnius a Trakai

 

Pontos turísticos de Vilnius

tudo sobre Vilnius
Torre Gediminas, um dos pontos turísticos da capital.

Escolher o que fazer em Vilnius é o que vai tornar a sua experiência na cidade inesquecível, além fazer com que você conheça um pouco mais a respeito da história local.

No artigo com os principais pontos turísticos de Vilnius há uma lista com os locais mais turísticos da cidade.

Vilnius está cheia de prédio históricos, museus, bairros únicos e bastante peculiares, além de parques enormes que são excelentes para quem gosta de ter contato com a natureza e praticar um pouco de esportes.

Dúvida => Qual moeda levar para a Lituânia

 

Dicas do que fazer em Vilnius

Agora você já conhece os encantos da capital da Lituânia e ainda algumas opções de passeios nos arredores de Vilnius. Por isso, tenho certeza de que ficou com mais vontade de conhecer a cidade.

Sabendo o que fazer em Vilnius te ajuda a escolher as atividades que tenham mais a ver com seu perfil e, com isso, montando um roteiro personalizado e maravilhoso.

Se ainda estiver com alguma dúvida, deixe a sua mensagem nos comentários. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *