Lituânia

Lituânia

Fazer turismo na Lituânia irá te surpreender. pois trata-se de um país quem tem pouco menos de 3 milhões de habitantes, mas que possui muitas belezas naturais e um história muito rica.

Além das diversas paisagens belíssimas, conhecendo as cidades da Lituânia você poderá será transportado diretamente para a Idade Média, sobretudo ao caminhar pelos centros históricos das diversas regiões do país.

Se deseja descobrir onde fica a Lituânia, saiba que o país faz parte da Europa Setentrional (norte) e faz fronteira com Letônia, Belarus e Polônia.

Um roteiro muito comum entre os turistas na região incluí Lituânia, Letônia e Estônia. Se considerarmos as distâncias entre as capitais, De Vilnius a Riga, a distância é de 293 km; enquanto de Vilnius a Tallin é de 601 km.

Ficou interessado em fazer turismo na Lituânia? Então, veja neste artigo os links para todos os posts sobre a Lituânia com dicas sobre o clima, moeda, curiosidades, população, idioma, capital e cidades turísticas e programe as suas próximas férias para conhecer esse pequeno país báltico.

Planeje sua viagem => Hotéis na Lituânia

Seguro viagem Lituânia »

 

Mapa turístico da Lituânia

tudo sobre a lituania
Mapa da Lituânia. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Vilnius
  • Cidade mais populosa: Vilnius
  • Língua oficial: Lituano
  • Governo: República semipresidencialista
  • Área Total: 65 200 km²
  • População: 2 821 674 hab.
  • Moeda euro (EUR)

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

Informações e história da Lituânia

bandeira da lituania significado
Na Bandeira da Lituânia, amarelo representa a luz, o verde a esperança e o vermelho simboliza a coragem.

Essa história remete a 1009, pois os lituanos fazem parte dos povos bálticos desde então possuem muitas histórias envolvendo os países vizinhos. Confira as principais curiosidades da Lituânia.

No século XIII estabeleceu-se o Grão-Ducado da Lituânia e, devido a este período de muito sucesso econômico, no século XV o país era considerado o maior estado europeu. Isto se deve ao fato de terem conquistado grande parte da Europa Oriental (Ucrânia, Bielorrússia, Eslováquia e Polônia).

Em 1569, por uma união ocorrida entre a Lituânia e a Polônia, fundou-se a República das Duas Nações, que acabou em 1795, quando ocorreu a partição da Polônia, quando o país passou para o domínio do Império Russo.

Este período terminou até o século XX. Em 1918 a Lituânia teve a sua independência restaurada, que durou até o início da II Guerra Mundial.

Após uma ocupação pela Alemanha Nazista, o país passou a ser ocupado pela União Soviética. Somente em 1991 é que ocorreu a restauração da soberania lituana, após conturbados 50 anos sob o regime comunista.

A Restauração da Independência é hoje um dos principais feriados da Lituânia, comemorada todo dia 11 de março com shows e desfiles militares.

 

Guia do Turismo na Lituânia

o que ver na lituania

O mapa da Lituânia é dividido em 5 regiões etnográficas, com suas peculiaridades de relevo, fauna, flora e atrações. Há muito o que explorar e o que descobrir neste país do norte da Europa.

Estes lugares turísticos da Lituânia variam desde as cidades mais importantes, como a capital Vilnius e Kaunas, os destinos litorâneos como Kalipeda e Palanga, a “cidade-spa” de Druskininkai, os resorts de esqui de Anykščiai e muito mais!

lituania clima
Estações do ano na Lituânia são bem definidas.

As quatro estações do ano são muito bem definidas na Lituânia, sendo que cada uma delas possui o seu encanto.

Portanto, a escolha de quando ir para a Lituânia dependerá do quanto você gosta de frio e se você quer aproveitar as atividades ao ar livre que o país proporciona.

Na primavera (março a junho) as árvores ganham flores e folhas e o colorido é percebido em todos os lugares; apesar das temperaturas estarem aumentando, no início de abril ainda pode fazer um pouco de frio e até mesmo nevar nos anos de inverno mais rigoroso. Mas é um período bacana para fazer turismo na Lituânia.

Em seguida vem o verão (junho a setembro), com altas temperaturas, dias longos e com até 18 horas de luz.

As atividades incluem aproveitar trilhas em parques, nadar nos lagos e rios do país ou desfrutar das praias da Lituânia, nas regiões de Klaipėda, Nida ou Palanga. As chuvas podem acontecer, mas elas passam rapidamente.

neve na lituania
Temperatura no inverno pode chegar a -20 ºC.

Durante o outono (setembro a dezembro), você se surpreenderá com o país, principalmente em outubro. As árvores ganham folhas de tons marrons, dourados e amarelados; andar pelos parques e áreas florestais do país nesta época é encantador.

Quanto ao inverno, vale lembrar que em dezembro as temperaturas já podem estar bem baixas e nevar bastante. Se você escolher passar o Natal na Lituânia, poderá aproveitar as feiras por todo o país.

Nessa época, os dias possuem poucas horas de luz, amanhecendo às 8 horas e com o sol se pondo às 16 horas. Nos anos de inverno rigoroso, pode nevar quase todos os dias.

Esta época é ótima para quem gosta de esquiar na Europa e praticar snowboarding, sendo que Anykščiai é o principal destino dos lituanos no inverno, com resorts e estações fantásticas.

melhores passeios na lituania

Algumas dicas da Lituânia são importantes para que você possa curtir ainda mais o turismo na Lituânia e desfrutar ao máximo tudo o que o país tem para oferecer.

A moeda oficial do país é o euro, sendo que provavelmente seja melhor trocar o dinheiro no Brasil. Saiba mais detalhes no artigo qual moeda levar para a Lituânia.

Já o idioma local é o lituano, uma das línguas mais antigas do mundo. Relatos históricos apontam os primeiros registros do lituano em 1500 a.C. Algumas palavras são muito semelhantes ao português, mas outras são praticamente impossíveis de entender e pronunciar.

Palavras básicas em lituano:

  • Labas – Olá
  • Labas rytas – bom dia
  • Laba diena – olá
  • Labas vakaras / Labanakt – boa noite
  • Viso / Viso gero – tchau
  • Ačiū – obrigado
  • Taip – sim
  • Ne – não
  • Prašom – De nada
  • Atsiprašau – com licença
  • Vaistinė – farmácia
  • Išeiti – saída
  • Įėjimas – entrada
  • Alus – cerveja
  • Oro uostas – aeroporto
  • Stotis – estação
  • Vynas – vinho

Com relação a internet na Lituânia, ficar conectado às suas redes sociais é bem simples, já que o país possui um dos serviços de conexão mais rápidos do mundo.

Redes de wi-fi gratuitas estão disponíveis em muitos lugares, além disto, se você quiser comprar um chip de uma operadora local também é bem fácil e barato. Com cerca de 5 euros você consegue ficar conectado durante a sua viagem.

Outro ponto fundamental para o seu roteiro é o aluguel de carro na Lituânia. Fazer turismo no país de trem ou ônibus é bem simples e possível, mas circular entre as cidades de carro é uma praticidade que eu adoro. Assim, você consegue se programar e aproveitar as férias sem se preocupar.

Há uma grande diversidade de cidades para fazer turismo na Lituânia. Por isso, na lista do artigo de passeios na Lituânia há opções em diferentes cidades. Veja alguns dos principais destinos para visitar durante a sua viagem.

Para ajudar a você escolher quais cidades incluir no seu roteiro de turismo na Lituânia leia os artigo sobre as cidades da Lituânia, com mais opções de destinos fantásticos.

 

Tudo sobre o que fazer na Lituânia

A Lituânia possui passeios que irão agradar aos mais diferentes tipos de viajantes e ainda vão tornar a sua viagem inesquecível.

Para experimentar um pouquinho desse país, confere o vídeo do site oficial de turismo da Lituânia:

 

Vilnius

vilnius lituania
Vilnius é a capital da Lituânia.

Vilnius, capital da Lituânia, é passagem obrigatória durante a sua viagem, já que abriga o aeroporto internacional. Aproveite e conheça os pontos turísticos de Vilnius e também dicas de hotéis para saber onde ficar em Vilnius.

A cidade oferece um centro, chamado de cidade velha, que é muito charmoso, repleto de história, cafés e restaurantes maravilhosos. Há uma grande variedade de passeios que podem ser realizados em Vilnius.

O melhor é aproveitar esses passeios com guias que contarão mais a respeito da história local e ainda darão dicas de estabelecimentos para você aproveitar ainda mais a cidade.

A minha sugestão é que você reserve pelo menos 3 dias de viagem para a capital da Lituânia. Por menor que Vilnius seja, ela tem muito a oferece aos turistas. Saiba de tudo isso clicando no link abaixo com todos os posts sobre a capital Vilnius:

Leia todos os posts sobre Vilnius aqui

 

Outras cidades turísticas da Lituânia

vale a pena lituânia
Kaunas | Foto: Christine und Hagen Gra, via Creative Commons.

Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia e antiga capital. Fica a apenas 1 hora de viagem de Vilnius e conta com muitos museus e atrativos. Não deixe de conhecer a cidade e, para isso, veja os melhores hotéis em Kaunas.

Se conseguir, fique na cidade pelo menos 2 dias. Mas caso o tempo de viagem seja curto, dá para conhecer os principais passeios em Kaunas em 1 dia só. Saiba tudo sobre a cidade, as opções de o que fazer em Kaunas e monte um roteiro de viagem que seja a sua cara.

Klaipėda é a terceira maior cidade do país, localizada a cerca de 4 horas de viagem de Vilnius. Como fica na região litorânea, você irá aproveitar mais durante verão. Além da praia, uma grande atração é conhecer a cidade procurando pelas estátuas espalhadas pelas ruas estreitas do Centro Histórico.

Além de curtir a praia em si, há diversos outros atrativos para você aproveitar o destino, entre as praias da Lituânia.

pontos turisticos da lituania
Castelo de Trakai é um dos principais pontos turísticos da Lituânia.

Outra cidade muito turística é Trakai é onde está localizado o famoso castelo de Trakai. Para acessar o local de Vilnius é muito fácil, pois você levará somente meia hora para chegar. Dá para conhecer o lugar em um único dia.

Entretanto, se você conseguir ficar por por pelo menos 2 dias, conseguirá aproveitar mais o lugar e os esportes aquáticos disponíveis no local. Por isso, veja alguns dos hotéis em Trakai, como o Esperanza Resort e o Prie Žiedo.

Por fim, Anykščiai, cidade que entra na dica para os meses de inverno, fica a apenas 115 km de Vilnius e possui muitas pistas de esquis. Vale a visita se é um grande fã destes esportes.

Falando em esportes, o basquete é o preferido dos lituanos. Se você também curte, se programe para assistir a uma partida durante a sua visita ao país.

 

Tudo sobre o turismo na Lituânia

Esse artigo sobre turismo na Lituânia mostra um pouco das maravilhas do país que, aos poucos, vem conquistado cada vez mais viajantes do mundo inteiro ,encantados pelas suas paisagens, cultura e pontos turísticos da Europa Setentrional.

Além de tudo que foi dito no artigo, há mais informações para você organizar seu roteiro de turismo na Lituânia. Descubra os tipos de visto para a Lituânia, as comidas típicas da Lituânia e qual é o custo de vida na Lituânia.

Para finalizar, confira minhas dicas de roteiro na Lituânia para viagens de até 15 dias.

Se ainda estiver com alguma dúvida sobre o turismo na Lituânia, deixe o seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

:
Lituânia

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Lituânia
Kaunas
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Lituânia
Trakai
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Lituânia
Vilnius
conhecer destinos >
Background Tickets
Lituânia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *