Cidades da Lituânia: 11 destinos para você se encantar pelo país

Cidades da Lituânia: 11 destinos para você se encantar pelo país

Visitar as diferentes cidades da Lituânia pode ser uma verdadeira viagem no tempo. É que esse pequeno país Báltico possui um charme e uma autenticidade que encantam a todos os visitantes, além de bastante história para contar.

Com pouco menos de 3 milhões de habitantes, o país possui uma das capitais mais verdes do mundo, por conta dos diversos parques. Com invernos bastante rigorosos e com bastante neve, é no verão onde o verde e a alegria predominam nas ruas.

Fora as belezas naturais, a Lituânia, que completou 100 anos de independência em 2018, tem diversos pontos turísticos históricos como ruelas, castelos e igrejas. Inclusive, o Centro Histórico de Vilnius, capital do país, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1994. Veja a seguir quais cidades da Lituânia valem uma visita nas suas próximas férias.

Planeje sua viagem => Hotéis na Lituânia

Seguro viagem Europa »

 

Cidades da Lituânia que valem a visita

  1. Vilnius
  2. Kaunas
  3. Klaipeda
  4. Kernavė
  5. Neringa
  6. Palanga
  7. Trakai
  8. Anykščiai
  9. Druskininkai
  10. Siauliai
  11. Rumsiskes

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

O que fazer nas cidades da Lituânia

Vilnius

Cidades da Lituania
Igreja de Santa Ana.

A primeira cidade da lista é, sem dúvida, a capital da Lituânia, Vilnius. Ela é dona de um charme e uma atmosfera sensacional, além de ter cartões postais muito bonitos como a catedral e a torre do relógio. Vilnius também está repleta de igrejas e construções com os mais diversos tipos de arquitetura.

A igreja de Santa Ana, construída em 1500, possui uma arquitetura gótica única de tijolos vermelhos que fazem com que ela se destaque entre os prédios e igrejas da cidade. São tantas igrejas que dá para fazer um roteiro na cidade para conhecê-las. Inclusive, algumas paradas do ônibus turístico em Vilnius ficam próximas.

Se você gosta de visitar museus e conhecer mais sobre a história das cidades que visita, Vilnius proporciona isso também. Desde janeiro de 2019, a entrada em muitos deles é gratuita no último domingo do mês. Dá para conhecer muitos atrativos gastando pouco.

Vilnius ainda abriga os melhores restaurantes para você experimentar a comida típica lituana, que tem como base carne de porco e batata. E um bairro alternativo, cheio de arte e história, o Uzupis.

Planeje sua viagem => Hotéis em Vilnius

 

Kaunas

Passeios em Kaunas
Você poderá passear pelas charmosas ruas de Kaunas. | Foto: August BigHead, via Creative Commons

Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia. Ela está localizada a cerca de 105 quilômetros da capital e ir de Vilnius para Kaunas é bastante fácil: você pode utilizar ônibus, trem ou mesmo alugar um carro, a viagem dura aproximadamente 1 hora ou você pode programar uma excursão para Kaunas de Vilnius.

A cidade possui um calçadão enorme, repleto de bares e restaurantes, e que é uma delícia para caminhadas durante o dia. Há ainda de um pequeno parque à margem do rio Neman, que é um excelente lugar para um piquenique ou mesmo para relaxar, quando você está sozinho.

Próximo ao Centro há um local que considero bastante impressionante, que vale a visita se você gosta de história, é o Nono Forte. O espaço era uma prisão utilizada durante a II Guerra Mundial e durante o governo da antiga União Soviética. Tudo isso, você tem como incluir em um tour a pé por Kaunas.

Economia => Hotéis em promoção em Kaunas

 

Klaipeda

Cidades turísticas da Lituania
Estátuas em Klaipeda | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Se você é daqueles que curtem praia, Klaipeda é o seu destino na Lituânia, durante o verão é claro. A cidade fica a 310 quilômetros da capital. Para chegar, você pode ir de trem ou ônibus, a viagem leva cerca de 4 horas. Se preferir ir de carro também é possível, e talvez a viagem seja mais rápida.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Klaipeda é a terceira maior cidade do país e é onde está o porto da Lituânia. Para chegar até a praia basta pegar uma balsa (5 minutos de percurso), fazer uma pequena caminhada dentro do parque (10 minutos) e pronto, você estará na praia. Uma vez na praia, existe um passeio de caiaque e outras atividades.

Uma das curiosidades mais interessantes é que há diversas esculturas espalhadas pela cidade inteira, e achá-las pode ser um grande desafio. É uma verdadeira caça ao tesouro.

Veja => Hotéis em Klaipeda

 

Kernavė

Cidades mais bonitas da Lituania
Igreja em Kernavė | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

A cidade de Kernavė está localizada a 35 quilômetros a noroeste de Vilnius. É conhecida por conta do rico sítio arqueológico local que inclui fortalezas, aldeias e outros monumentos.

Kernavė foi uma das cidades da Lituânia muito importantes durante a Idade Média, onde estão preservados vestígios agrícolas e cinco fortalezas de colina que tinham como finalidade sua proteção. Vale a pena contratar uma excursão até Kervane.

Descubra => Onde se hospedar em Kernavė

 

Neringa

Cidades de praia na Lituania
Tradicional casa de Neringa | Foto: Otto Magnus, via Wikimedia Commons.

Neringa também uma cidade litorânea da Lituânia e para chegar a ela é preciso primeiro passar por Klaipeda. Ela fica localizada a 340 quilômetros de Vilnius, fazendo fronteira com Kaliningrado, na Rússia. A paisagem do local é simplesmente deslumbrante, uma vez que mistura floresta de pinheiros, campos verdes, dunas e praia.

É possível praticar diversos esportes ao ar livre como windsurf, caminhadas na floresta, ciclismo, dentre outros. Neringa é um destino perfeito para quem gosta de férias na praia, inclusive, por conta do seu pôr do sol que é simplesmente maravilhoso.

   
   

Dica => Hotéis bem avaliados em Neringa

 

Palanga

Museus da Lituânia
Museu do Âmbar | Foto: Kévin Veau, via Wikimedia Commons.

Outra opção de cidade litorânea na Lituânia é Palanga. Localizada ao norte de Klaipeda, cerca de 332 quilômetros de Vilnius, Palanga é um dos lugares mais badalados do litoral do país durante o verão, que vai de junho a setembro.

E, se você não quiser ficar apenas na praia, ainda tem a opção de conhecer o Museu de Âmbar da cidade. Por falar em âmbar, essa resina fóssil é muito tradicional na Lituânia sendo utilizada como gema em jóias, assim como diversos mineras. É possível encontrar o âmbar em diversas lojas e sendo vendido nos mais diferentes formatos.

Pesquise => Hotéis em Palanga

 

Trakai

Dicas de Trakai, na Lituânia
Castelo de Trakai.

Trakai fica nos arredores de Vilnius, aproximadamente 50 quilômetros de distância, podendo fazer um bate-volta com meia hora de viagem. Por lá está localizado o famoso Castelo de Trakai, um dos mais preservados da região e aberto a visitação. Aproveite e agende sua entrada do Castelo de Trakai.

Além do interior do castelo, que abriga também um museu com peças históricas, você ainda conhecerá mais do povo que vivia ali. O local ainda é palco de festivais medievais e concertos de música clássica. Vale a pena conferir se a sua visita irá coincidir com algum desses eventos, com certeza uma oportunidade única.

Em Trakai é possível encontrar os remanescentes da comunidade Karaim, uma tribo turca que construiu a cidade em torno do castelo. O lugar é excelente para visitação durante o inverno, quando o castelo parece saído de um conto de fadas.

Mas, também no verão, quando acontecem muitas atividades ao ar livre, como sobrevoos de avião, passeios de barcos e pedalinhos.

Barato => Hotéis com baixo custo em Trakai

 

Anykščiai

Turismo na Lituânia
Igreja de São Matias | Foto: Juliux, via Wikimedia Commons.

Essa cidade da Lituânia fica a 115 quilômetros de Vilnius e é um conhecido resort de ski do país. Durante o verão é um destino excelente para quem gosta de fazer caminhadas na floresta, já que há diversas trilhas no entorno da cidade. Confira uma excursão de Vilnius para Anykščiai.

Um dos cartões postais de Anykščiai é a igreja de São Matias, a mais alta da Lituânia com torres medindo 79 metros de altura. A igreja tem mais de 500 anos e vitrais do artista Anorte Mackelaite.

Opções => Hotéis em Anykščiai

 

Druskininkai

Roteiro na Lituânia
Druskininkai | Foto: VietovesLt, via Wikimedia Commons.

Se gosta de spas e quer simplesmente descansar em um dos lugares mais tranquilos da Lituânia, então Druskininkai é para você. A cidade fica a 130 quilômetros de Vilnius, sendo conhecida no país como “cidade spa”. Isso por conta do grande número de estabelecimento, favorecidos pelas águas termais, famosas pelas suas propriedade medicinais.

Druskininkai ainda abriga um excelente museu que conta todas as histórias do folclore lituano e sua relação com a feitiçaria, o Museu Druskininkai. Vale destacar que a Lituânia foi um país pagão até o final do século 14, quando a religião oficial do país passou a ser o cristianismo.

Saiba mais => Tipos de hospedagem em Druskininkai

 

   
   

Siauliai

Dicas de passeios em Siauliai, Lituania
Colina das cruzes.

Siauliai está a 215 quilômetros de Vilnius e abriga um dos principais cartões postais do país, a colina das cruzes. Fazendo jus ao nome, o local consiste em uma colina repleta de crucifixos, nos mais distintos formatos e tamanhos, e feitos com diferentes materiais. Consulte um passeio saindo de Vilnius para Siauliai.

A colina é um símbolo de resistência da época que o país era governado pela União Soviética. Por diversas vezes o governo destruiu o local, mas as pessoas continuaram a visitar a colina e a colocar as suas cruzes. Além da colina, a cidade tem outros atrativos: no Centro há cafés, ruas arborizadas, uma linda catedral e o Museu da Bicicleta.

Pesquise => Hotéis em Siauliai

 

Rumsiskes

Onde ir na Lituania
Museu a céu aberto em Rumsiskes.

Rumsiskes fica a 90 quilômetros de Vilnius e 20 quilômetros de Kaunas (a segunda maior entre as cidades da Lituânia, que citei mais acima). A principal atração da cidade é o seu museu, o Rumsiskes Open-air Museum, considerado o maior museu ao ar livre da Lituânia. Você pode chegar lá por meio de uma excursão de Vilnius até Rumsiskes.

É onde estão representadas as principais regiões da Lituânia, com suas diferentes culturas. Há pequenas cidades inteiras montadas e você pode circular pelas ruas, entrar nas casas, ver como era a vida das pessoas nas pequenas vilas. No museu há também restaurantes típicos oferecendo a mais tradicional cozinha lituana.

Dica => Melhores preços de hotéis em Rumsiskes

 

Dicas sobre as cidades da Lituânia

A Lituânia é um excelente destino de férias. E são vários motivos para minha afirmação: é um país com muitas belezas naturais, muita cultura e história, sem contar a gastronomia típica, que é deliciosa.

O custo de vida no país também não é dos mais caros quando comparado com outros destinos europeus mais conhecidos como França, Itália ou Alemanha. Assim, sua viagem não terá um custo tão alto.

Além disso, as cidades da Lituânia oferecem atividades em todas as épocas do ano e para todos os gostos dos viajantes.

E o acesso às diferentes cidades é feito por trem ou ônibus de forma bem simples, fora que você tem como bônus a paisagem no caminho! Olha só esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Lituânia:

Ficou com vontade de planejar a próxima viagem para a Lituânia? Conte nos comentários quais cidades da Lituânia você mais se interessou.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *