O que fazer em Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia

O que fazer em Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia

Já sabe o que fazer em Kaunas, na Lituânia? Se está em dúvida irei lhe ajudar a saber tudo sobre a tradicional e segunda maior cidade da Lituânia. Assim, você montará um roteiro em Kaunas para curtir muito durante suas férias.

Para começar, vou falar onde exatamente fica Kaunas. A cidade está localizada bem no centro do país, pertinho da capital, Vilnius. Inclusive, Kaunas foi a capital da Lituânia desde o século XV.

Mesmo nos diferentes períodos de guerra vividos nesse paraíso báltico, a cidade sempre fez parte da Lituânia e ainda é chamada por alguns locais de a “verdadeira” capital do país, com traços marcantes de tradições e arquitetura.

Saiba tudo sobre a cidade, as opções de o que fazer em Kaunas e monte um roteiro de viagem que seja a sua cara. Tenho certeza que você irá adorar Kaunas, na Lituânia. Vamos lá?

Planeja sua viagem => Hotéis em Kaunas

Seguro viagem Europa »

 

O que fazer em Kaunas

Turismo na Lituânia
Kaunas | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Saiba agora sobre o que fazer em Kaunas, onde fica a cidade e como chegar nesta região da Lituânia. Conheça os principais pontos turísticos, veja dicas de locomoção, hospedagens e restaurantes que esta cidade do norte da Europa tem a oferecer. Por fim, leia uma sugestão de roteiro para dois dias na cidade:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Kaunas »

 

Onde fica Kaunas e como chegar

Como chegar em Kaunas.
Aeroporto de Kaunas, Lituânia | Foto: Grobuonis, via Wikimedia Commons.

Kaunas fica a 100 km de Vilnius, atual capital do país. E a melhor forma de viajar entre as duas cidades é de trem ou de ônibus. As estações ficam ao lado da outra, portanto, fica a sua escolha. A viagem até Kaunas dura cerca de 1h20.

A passagem custa 10 euros na segunda classe e 12 euros na primeira classe. A diferença entre as classes é que na primeira classe há wi-fi disponível, tomadas para carregar aparelhos eletrônicos, além de assentos mais espaçosos e confortáveis.

A outra opção para chegar a Kaunas é de ônibus. Existem diversas companhias que fazem esse trajeto. As passagens custam cerca de 14 euros. A viagem leva entre 1h20 e 1h40, dependendo das paradas que o ônibus fizer ao longo do percurso.

Tanto para ônibus quanto para trens, há muitos horários disponíveis todos os dias da semana. As passagens podem ser adquiridas online, com antecedência.

Os detalhes de valores e horários podem ser consultados nos sites das companhias Traukinio Bilietas, do trem, e Autobusu Bilietai, que é do ônibus.

Útil => Aplicativos de viagem para Europa

 

Pontos turísticos de Kaunas

Avenida Laisvės

O que fazer em Kaunas, Lituânia.
Avenida Laisves, em Kaunas | Foto: Stewartward, via Wikimedia Commons.

Essa avenida é uma espécie de calçadão, com diversos restaurantes, bares e lojas. Ela se estende da Igreja do Arcanjo Michael até o correio central.

Próximo também estão os principais museus da cidade. Esse é o maior calçadão do leste europeu, com 1,6 km. Sem dúvida, é um passeio recomendado.

  • Horário de funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Preço: de graça.

Tour => Excursão turística a pé em Kaunas

 

Castelo de Kaunas

O que fazer em Kaunas, Lituânia: pontos turísticos.
Castelo de Kaunas | Foto: Pudelek, via Wikimedia Commons.

Uma das dicas sobre o que fazer em Kaunas é conhecer o Castelo de Kaunas. Ele foi construído no século XIII e foi o primeiro bastião de defesa com paredes duplas na Lituânia. Por infelicidade, pouco restou do castelo atualmente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O lado externo da construção pode ser acessado livremente. Se você quiser pode ver uma pequena exposição em uma das torres que restou, além de alguns artefatos intrigantes da época medieval.

  • Endereço: Pilis g. 17, Kaunas.
  • Horário de funcionamento: setembro a maio, de terça à sexta-feira das 10 às 18 horas e aos sábados das 10 às 17 horas. De junho a agosto, de terça-feira a sábado das 10 às 18 horas e aos domingos das 10 às 16 horas.
  • Preço: Adultos 2,50 euros/ estudantes 1,20 euros.

Dica => Excursão para Kaunas de Vilnius

 

Museu de História Natural Tadas Ivanauskas

O que fazer em Kaunas: museu tadas ivanauskas.
Museu Tadas Ivanauskas | Foto: Troica, via Wikimedia Commons.

O Museu de História Natural de Kaunas recebe o nome do celebrado zoologista Tadas Ivanauskas (1882-1971). A exibição consiste em três andares, com mais de 170 mil peças.

Só para exemplificar, há esqueletos, chifres, animais taxidermizados, borboletas e muitos espécimes bem preservados de várias partes do mundo.

  • Endereço: Laisvės alėja 106, Kaunas.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Fechado às segundas-feiras e feriados nacionais.
  • Preço: Adultos 3 euros/ estudantes 2 euros.

Diferente => Tour fantasma pela Cidade Velha de Kaunas

 

Museu do Diabo

O que fazer em Kaunas: museu do diabo.
Museu do Diabo | Foto: Usien, via Wikimedia Commons.

O Museu do Diabo existe atualmente graças ao artista e colecionador Antanas Žmuidzinavičius (1876-1966).

Ele acumulou mais de 2 mil imagens de diabos, feitas com diferentes materiais e originários de diversas partes do mundo.

Além disso, o museu conta ainda com máscaras e até mesmo objetos utilizados no dia a dia, todos com a mesma temática, o diabo. A exposição se estende por três andares.

  • Endereço: V. Putvinskio g. 64, Kaunas.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Fechado às segundas-feiras e feriados nacionais.
  • Preço: Adultos 4 euros/ estudantes 2 euros.

Chip => Quanto custa internet na Europa

   

 

Nono forte

O que fazer em Kaunas: nono forte.
Nono Forte, em Kaunas | Foto: Gintulis, via Wikimedia Commons.

Se você gosta vivenciar o que aconteceu no passado de uma cidade, o Nono Forte é, sem dúvidas, o lugar mais indicado para você ir quando estiver em Kaunas.

O local abriga uma prisão e foi palco do assassinato de mais de 30 mil judeus assassinados pelos nazistas e seus cúmplices lituanos entre os anos de 1941 e 1944.

Um grande memorial criado em 1984 marca o local onde as pessoas foram enterradas e pode ser visitado de graça.

Mas, se você quiser conhecer melhor o local, você deve comprar os ingressos para conhecer o museu e visitar a prisão.

É possível ir de ônibus, mas você terá de andar um pouco. Por isso, o mais indicado é pegar um táxi; a corrida vai sair por cerca de 15 euros.

Não há muitos táxis ao redor, então, a menos que você utilize um aplicativo, o mais indicado é combinar um horário para o taxista ir te buscar.

  • Endereço: Žemaičių plentas 73, Kaunas.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Fechado às segundas-feiras e feriados nacionais.
  • Preço: Adultos 3 euros/ estudantes 1,50 euros.

Dica => Como usar Whatsapp na Europa

 

Vytautas Museu de Guerra

O que fazer em Kaunas: Vytautas museu de guerra.
Vytautas museu de guerra, Kaunas | Foto: Stewartward, via Wikimedia Commons.

O Vytautas Museu de Guerra foi criado para que o visitante conheça a história militar da Lituânia ao longo dos séculos.

Com muitos artefatos únicos, destacando destroços do avião que levava os pilotos Darius e Girėnas atravessando o atlântico e que caiu em julho de 1933. Até mesmo o uniforme utilizado pelos pilotos está em exibição.

  • Endereço: Donelaičio 64, Kaunas.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. Fechado às segundas-feiras e feriados nacionais.
  • Preço: Adultos 3 euros/ estudantes 1 euros.

Romântico => Tour história de amor em Kaunas

 

Como se locomover em Kaunas

Transporte público em Kaunas.
Transporte público em Kaunas | Foto: August BigHead, via Wikimedia Commons.

O transporte público em Kaunas funciona de forma similar a Vilnius, somente com ônibus, trólebus e mini-ônibus como transporte público.

Todos os pontos de ônibus possuem as informações das linhas que passam pode ele, e os horários para todos os dias da semana.

Mas você pode utilizar o aplicativo Trafi (disponível para iOS e Android, além de website) ou pelos sites de transporte público de Kaunas. A passagem unitária comprada diretamente com o motorista custa 1 euro.

Existem diversas opções de passagem, dependendo do tipo de transporte que você for utilizar e das trocas de veículos que precisará fazer.

Todos os valores de passagens podem ser consultados no site Kauno Autobusai, responsável pelo transporte público na cidade.

Uma dica: nem pense em andar de ônibus sem pagar, já que as fiscalizações são frequentes e as multas variam entre 16 e 30 euros. Portanto, ao entrar no ônibus, compre sua passagem ou valide o seu cartão, assim você evita problemas desnecessários.

Dúvida => Qual moeda levar para Lituânia

 

   

Onde ficar em Kaunas

Onde ficar em Kaunas.
Ruas de Kaunas | Foto: Modris Putns, via Wikimedia Commons.

Com toda a certeza, as melhores opções de hospedagem ficam na região central da cidade, próximo à cidade velha (ou Senamiestis). As estações de trem e de ônibus ficam entre 15 e 20 minutos a pé do centro.

A distância pode ser percorrida tranquilamente, no entanto, se você preferir pode pegar um ônibus, um táxi ou utilizar esses aplicativos de transporte, que são bem comuns na Lituânia. Veja três dicas de hospedagem para a cidade de Kaunas:

  • BEST BALTIC Kaunas: O hotel fica no Centro e possui uma charmosa combinação de graça e elegância, além de uma fachada bastante moderna. Ao mesmo tempo, está próximo da Avenida Laisvės, onde estão os melhores restaurantes, edifícios históricos e pontos turísticos.
  • Park Inn by Radisson Kaunas: Também próximo à Avenida Laisvės e a cerca de 1 km de Shopping Akropolis. Além de quartos confortáveis com wi-fi, ar condicionado e TV a cabo, o hotel dispõe de academia e sauna. O local ainda conta com spa, centro de bem-estar com solário, sala de massagem e banho turco.
  • Hotel Metropolis: este hotel também está bem localizado no centro de Kaunas. Ele fica em um antigo prédio do século XIX. Os quartos são individualmente decorados, com banheiros privados e banheiras. Além disso, fica próximo a todos os principais pontos turísticos da cidade.

Como ter? => Internet na Lituânia

 

Restaurantes em Kaunas

O que fazer em Kaunas: melhores restaurante.
Restaurantes de Kaunas | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Agora que você já sabe o que fazer em Kaunas, é provável que também queira saber algumas dicas de bons restaurantes em Kaunas, que ofereçam as melhores comidas típicas da Lituânia.

  • Etno Dvaras: Esse é o restaurante mais recomendado para você experimentar os pratos típicos lituanos. Entre eles estão a Šaltibarščiai (sopa fria de beterraba) e os famosos cepelinai (espécie de almôndega de batata recheada). Localizado na Rotušės Aikštė 4.
  • Charlie Pizza: Essa pizzaria e restaurante, além de servir diversos pratos, ainda serve pizzas deliciosas. O atendimento é muito bom. Localizado na Laisvės 68.
  • Avilys: Essa dica é para quem gosta de cerveja artesanal. Esse restaurante possui suas próprias cervejas, não filtradas e não pasteurizadas, até mesmo saborizadas com mel. Além disso, oferecem diversos pratos da culinária mundial, aperitivos e deliciosos sorvetes. Localizado na Vilniaus 34.

Organização => Roteiro de viagem na Europa

 

Roteiro em Kaunas para 2 dias

O que fazer em Kaunas: roteiros.
Seminário de Padres é outra opção de passeio | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Para você que vai passar dois dias em Kaunas, a primeira dica é explorar bastante a cidade. Caminhe pela Laisvės, curta o clima da cidade e, sem dúvida, aproveite para tirar ótimas fotos.

Em seguida, vá até o castelo e conheça o seu interior e a pequena exposição apresentada para os visitantes.

Nesse meio tempo, descanse um pouco em frente aos rios Neris e Neman. Logo após o almoço, aproveite para conhecer algum dos museus indicados.

Já no segundo dia, a dica do que fazer em Kaunas é ir visitar o Nono Forte. O lugar é grande, por conseguinte, é recomendado chegar cedo.

É bom levar alguma coisa para comer, porque não há restaurantes por perto. Por fim, depois de terminar o passeio, você pode voltar para o centro da cidade para almoçar e ir a outro museu.

Transfer => Aeroporto de Kaunas para Vilnius

 

Tudo sobre o que fazer em Kaunas

Kaunas é uma cidade muito bonita e tradicional. Por isso, ela é com certeza uma das cidades da Lituânia que valem a visita. Já entenda quando ir para Lituânia e ainda o mapa da Lituânia, para você conhecer bem as regiões turísticas do país.

Aproveite para curtir ao máximo a sua viagem com as dicas da Lituânia. Espero ter facilitado a organização do seu passeio por Kaunas,

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que fazer em Kaunas, pode deixar o seu comentário abaixo!

Até + !!!

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *