Aluguel de carro na Lituânia: preços, documentos e dicas

por Carolina Romeiro

Aluguel de carro na Lituânia: preços, documentos e dicas

O aluguel de carro na Lituânia é uma excelente opção para você que quer conhecer o maior número de lugares dessa nação báltica. Como o país não é muito extenso, será possível viajar curtas distâncias e conhecer até mesmo as pequenas vilas tão únicas e cheias de charme.

Veja neste artigo algumas dicas de como escolher o melhor carro e as regras de trânsito neste país da Europa, tipos de documentos necessários para assim você viajar mais tranquilo e curtir ainda muito a sua viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis para ficar na Lituânia

Seguro viagem para a Lituânia: precisa contratar? »

 

Como alugar carro na Lituânia?

Assim como em boa parte da Europa, o aluguel de carro na Lituânia é bastante fácil, existem diversas agências de aluguel de veículos em Vilnius (capital do país), já no aeroporto.

Mas, para a sua comodidade, você pode deixar o carro reservado ainda no Brasil, antes mesmo de embarcar, utilizando o site da RentCars.

A seguir, dou algumas dicas de aluguel de carro na Lituânia, regras de trânsito e estacionamento pelo país.

 

Brasileiro pode dirigir na Lituânia?

É preciso de documento para efetuar aluguel de carro na Lituânia
Ideal é tirar a Carteira de Habilitação Internacional.

Brasileiros podem dirigir na Lituânia sem problema algum, para isso é preciso apresentar carteira de motorista internacional, carteira de motorista original e o passaporte. A idade mínima para dirigir no país é de 18 anos.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro na Lituânia »

 

Como é o aluguel de carro na Lituânia?

O pagamento do aluguel é feito tanto em dinheiro como em cartão de débito ou crédito. É importante perguntar para a agência se há alguma taxa adicional e se o seguro contra terceiro está incluído no valor. Se você alugar seu carro com a RentCars ainda consegue outras vantagens no pagamento.

 

Reservo no Brasil ou só na Lituânia?

Não tem nada melhor do que viajar com a tranquilidade de já ter tudo reservado antes de chegar ao destino. Com o aluguel de carros é a mesma coisa.

Assim, ao chegar no novo país você precisará se preocupar apenas em conhecer o lugar e se divertir.

Portanto, você pode deixar tudo planejado antes de embarcar e pegar o seu carro já no aeroporto. É possível contratar todo o serviço através do site da RentCars.

Vale lembrar que se for pagar na hora o pagamento deverá ser feito em euro, portanto fique atento às taxas de conversão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Qual é o melhor lugar para pegar meu carro?

Como efetuar aluguel de carro pelo Rentcar
Simule pelo site e retire o seu carro no aeroporto.

Pensando em planejamento, o melhor lugar para pegar o seu carro alugado na Lituânia é no aeroporto. Ao chegar em uma cidade nova é possível ficar um pouco perdido, sem conseguir se localizar muito bem.

Mas, se optar por pegar o carro no aeroporto você evita gastar tempo procurando uma locadora de veículos que tenha o modelo que você quer e que caiba dentro do orçamento. Além do que, você também não vai ter gastos com táxis.

Encontre => Carro ideal para sua viagem na Lituânia

 

Que tipo de carro escolher?

Não há nenhuma recomendação específica para qual tipo de carro escolher para a sua viagem na Lituânia. Portanto, tudo vai depender de quantas pessoas viajarão no carro e do tamanho das malas que vocês estiverem carregando.

Sem dúvida alguma, vale mais a pena alugar um carro mais econômico, assim você economiza no combustível, já que o litro da gasolina custa cerca de 1,20 euros.

Uma boa opção podem ser os carros híbridos, que ajudam a economizar ainda mais, só é preciso ficar atento, já que os recarregadores de carros elétricos ainda não são muito numerosos, apesar de terem aumentado nos últimos anos.

 

   

Pedágios na Lituânia

Aluguel de carro na Lituânia tem custo de pedágio?
Veículos pequenos ficam isentos de pedágios.

Na Lituânia não há cobrança de pedágio (ou vignette) para veículos de passeio, somente para veículos com capacidade a partir de oito passageiros (sem contar o assento do motorista), veículos de carga, caminhões e ônibus. Portanto, se você estiver viajando com poucas pessoas não precisará se preocupar com isso.

Mas, se você estiver viajando com um grupo de amigos, e precisar alugar um carro maior, o valor que você precisará pagar é de 6 euros para utilização de um dia; a taxa para uma semana é de 14 euros, e de 28 euros para a taxa mensal. O pagamento pode ser feito online ou nos postos autorizados.

Compare => Preços do aluguel de carro na Lituânia

 

Cuidados ao alugar um carro na Lituânia

É preciso tomar alguns cuidados ao alugar um carro na Lituânia, já que alguns itens são obrigatórios durante alguns meses do ano. Antes de sair com o carro, confirme se ele tem todos os itens de segurança obrigatórios, tais como: vestes refletivas, triângulo, kit de primeiros socorros e extintor de incêndios.

Além disso, os pneus de inverno devem ser utilizados obrigatoriamente entre 10 de novembro e 1 de abril. Vale então checar para ter certeza que o veículo alugado possui os pneus certos.

 

As estradas da Lituânia são boas?

Aluguel de carros pagamento em dinheiro na Lituânia
País tem malha rodoviária boa e conservada.

O país possui estradas bem sinalizadas e bem conservadas, as melhores do leste europeu. Então, pegar a estrada não vai ser nenhum problema. A Lituânia possui uma malha rodoviária composta de 4 autoestradas principais conectando Vilnius, Kaunas, Klaipėda, Panevėžyz e Palanga. Pequenas estradas asfaltadas dão acesso às cidades menores.

Apenas em algumas regiões do mapa da Lituânia, como nos arredores de Klaipėda, as estradas menores são de mão dupla e não possuem acostamento, apenas árvores contornando a estrada. Elas foram construídas pelos Alemães durante a Segunda Guerra Mundial e continuam operando até hoje.

Durante os meses de inverno, principalmente entre janeiro e fevereiro, é possível encontrar bastante gelo nas estradas.

Então, se você não está acostumado a dirigir nessas condições é melhor evitar. Além disso, algumas estradas ainda podem ficar temporariamente fechadas após tempestades de neve. O que pode durar pouco tempo, já que a Lituânia possui um eficiente sistema de limpeza de neve das vias.

Já durante o verão, é possível encontrar algumas estradas fechadas para reparo, já que o clima favorece esses trabalhos, dito isto, é possível encontrar alguns congestionamentos.

 

Regras de trânsito na Lituânia

Assim como no Brasil, os lituanos também dirigem na direita e os cintos de segurança são obrigatórios para todos os passageiros do veículo. Crianças só podem viajar no banco da frente a partir dos 12 anos. O uso de celulares é liberado apenas se você estiver com as mãos livres, caso contrário, você poderá arcar com multas de até 90 euros.

Os lituanos possuem punições severas para quem dirige após ingerir bebida alcoólica, nenhuma quantidade é tolerada. Portanto, se você vai dirigir não beba nada, e se quiser beber, melhor voltar pro hotel de táxi ou de ônibus.

Os limites de velocidade variam bastante, dentro das cidades ele é de 50 km/h, 70 km/h nas estradas de terra e 90 km/h nas estradas asfaltadas.

Já nos autopistas principais o limite varia conforme a estação do ano: 110 km/h durante o inverno e 120 km/h ou 130 km/h durante o verão, dependendo da estrada. Ultrapassar o limite de velocidade pode deixar a sua viagem mais cara, com multas entre 12 euros e 550 euros.

Caso o veículo quebre, é necessário que você vista o colete refletivo antes de descer do veículo e coloque o triângulo entre 25 e 50 metros atrás do carro, deixando claro aos motoristas que dirigem na mesma mão que você que há um veículo parado ali. Será necessário entrar em contato com o seguro para que eles orientem como seguir.

Em caso de acidentes, a notificação à polícia é obrigatória, bem como à empresa em que o aluguel de carro foi realizado. Se deixar de fazer isso, corre-se o risco de ter de arcar com a conta do conserto sozinho. O número de emergência é 112.

   

Outra regra é que os faróis devem estar acesos enquanto você rodar pelas estradas, mesmo durante o dia no período de 1º de novembro a 1º de março e durante a primeira semana de setembro, que é o início do ano escolar.

Escolha => Modelos de carro para alugar na Lituânia

 

Tem bastante estacionamento na Lituânia?

Estacionamento para aluguel de carros na Lituânia
Veículos podem ser estacionados na rua.

Nas cidades da Lituânia é possível estacionar o carro nas ruas, mas pode ser um pouco difícil de achar vaga, embora ainda assim você precisará ir até o parquímetro mais próximo e pagar pelo tempo que for utilizar, assim como é feito no Brasil.

Existem diferentes zonas de estacionamento e os preços e tempo mínimo de permanência variam conforme a zona, são elas:

  • Azul – 12 minutos – 0,50 euros
  • Vermelha – 12 minutos – 0,30 euros
  • Amarela – 10 minutos – 0,10 euros
  • Verde – 20 minutos – 0,10 euros

Você pode encontrar mais informações a respeito das áreas em que é possível estacionar através do site www.parking.lt/lt.

Existem ainda os estacionamentos subterrâneos em Vilnius, chamados UniPark (www.unipark.it). O preço desse estacionamento varia conforme a região da cidade. Em alguns casos as 2 primeiras horas são de graça e as horas adicionais 1 euro, em outros cada hora sai por 0,50 euros.

E uma última informação importante sobre estacionamento: é proibido estacionar a 15 metros de pontos de ônibus e a 5 metros de cruzamentos. Fique atento, pois estacionar no lugar errado pode render multas entre 20 euros e 40 euros.

 

Regiões boas para dirigir carro na Lituânia

Como a Lituânia é um país pequeno, quando comparado com o Brasil, se você estiver com um carro, vale a penas explorar o máximo do país que conseguir. Em apenas 4 horas é possível cruzar o país e ir de Vilnius a Klaipėda. Para aproveitar ao máximo a capital, saiba onde é melhor ficar em Vilnius.

Kaunas, a segunda maior cidade fica a cerca de 1 hora de viagem. Portanto, se não quiser passar muito tempo por lá, dá para ficar apenas durante um dia e seguir viagem para o próximo destino.

Aproveite também para conhecer outras regiões e cidades da Lituânia. Veja também as dicas para sua primeira vez na Lituânia, que te ajudará a planejar roteiros pelo país.

Agora que você já viu que é simples o aluguel de carro na Lituânia, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e deixar aqui o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *