Onde ficar em Vilnius: melhores bairros e hotéis para se hospedar

Onde ficar em Vilnius: melhores bairros e hotéis para se hospedar

Como o centro da cidade é relativamente pequeno, escolher onde ficar em Vilnius dependerá mais se você prefere um lugar mais agitado para se hospedar, mais tranquilo, melhor localizado ou mais próximo à natureza. A capital da Lituânia, é um destino ideal para quem é apaixonado por museus, muralhas e colinas.

Em relação à hospedagem, há diversas opções de hotéis, pousadas e até mesmo apartamentos compatíveis com vários orçamentos de viagem e tipos de conforto. Portanto, para te ajudar, apresento os melhores bairros para ficar hospedado em Vilnius e as melhores opções em cada localidade.

Neste artigo, te mostro as melhores opções de onde ficar em Vilnius, com os melhores bairros da cidade; além de dicas de hotéis baratos, com custo-benefício e os melhores em cada um deles.

Planeja sua viagem => Internet na Lituânia

Seguro viagem para Lituânia »

 

Onde ficar em Vilnius

  1. Užupis
  2. Senamiestis (Old Town)
  3. Antalkanis
  4. Žvėrynas
  5. Šnipiškės

Os melhores lugares para se hospedar em Vilnius são, sem dúvida, os bairros mais centrais, como Užupis, Senamiestis, Antalkanis, Žvėrynas e Šnipiškės.

Nessas localizações, você estará próximo de tudo na capital da Lituânia, além de ter uma excelente rede de transporte público, táxis e motoristas de aplicativos para te levar para os lugares mais distantes deste país no norte da Europa.

CLIQUE AQUI para encontrar hotéis em oferta em Vilnius »

 

Melhores regiões de Vilnius para turistas

1. Užupis

Onde ficar em Vilnius
Užupis | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

O bairro conhecido como República de Užupis é, sem dúvida, uma excelente opção de hospedagem em Vilnius. Ele fica bem próximo à chamada cidade velha, ou Senamiestis. E é um bairro boêmio, com muitos bares e restaurantes, ideal para quem gosta da vida noturna.

A história de Užupis começa quando os artistas locais decidiram declarar a independência de Vilnius. Tudo não passa de uma brincadeira é claro, mas a ideia foi tão bem elaboradora que há uma constituição, bandeira, presidente e ministro. E se você quiser ainda pode ter o seu passaporte carimbado.

Além dessa história peculiar, o bairro ainda abriga obras de arte por todos os lugares. Andando pelas ruas é possível encontrar esculturas, grafites, quadros e tudo que você imaginar. O bairro transpira arte.

Hotéis em Užupis

Hotel econômico | Filaretai Exclusive: este também é um apartamento localizado a cerca de 1,5 km do centro. Nele é possível alugar bicicletas e aproveitar ao máximo todos os parques da cidade, além de instalações confortáveis e bem localizado.

Hotel com custo-benefício | Old Town River Apartments Vilnius: trata-se de mais um apartamento em que você pode ficar localizado próximo do centro, são somente 1,4 km, ou seja, 10 a 15 minutos de caminhada. O local fica bem no centro do bairro e cercado pelos melhores restaurantes e bares.

Hotel luxo | Hills Park Luxury Apartment: esta opção de hospedagem, apesar de estar localizada um pouco mais distante do centro de Vilnius (cerca de 1,5 km) ele fica localizado em uma região tranquila e próxima ao parque Kalnų. O local é na verdade um apartamento, de 94 m² e muito bem equipado.



Booking.com


Imperdível => Excursão para o Parque Nacional de Dzukija 

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

2. Senamiestis ou Cidade Velha

Se hospedar em Senamiestis ou Cidade Velha
Edificações em Senamiestis | Foto: Creative, via Wikimedia Commons.

O bairro central, também chamado de Senamiestis ou Cidade Velha, não é apenas o coração de Vilnius, mas também um local reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Para quem optar por um hotel nessa região estará cercado por restaurantes típicos, museus, belíssimas paisagens além de poder utilizar uma boa rede de transporte público e de tudo o que Vilnius tem a oferecer.

Hotéis em Senamiestis

Hotel econômico | Vilnius Home Bed and Breakfast. Este fica localizado a cerca de 850 metros da Catedral. Possui acomodações com banheiro compartilhado. O café da manhã é servido diariamente com deliciosas panquecas.

Hotel com custo-benefício | Senatoriai. Este hotel também está localizado bem próximo à catedral e à Aveninda Gedimino. Possui quartos amplos e excelentes opções de café da manhã típico lituano.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Hotel luxo | Hotel PACAI. Esta opção fica localizada a 900 m do centro da cidade. O prédio possui um estilo barroco e foi construído em 1677. Ainda é possível desfrutar de um restaurante com pratos feitos com ingredientes locais.



Booking.com


Incrível => Tour guiado em Vilnius

 

3. Antalkanis

Antalkanis - um dos melhores bairros onde ficar em Vilnius
Rio Neris | Foto: Algirdas, via Wikimedia Commons.

Se você gosta de ter contato com a natureza, realizar trilhas, correr, passear de bicicleta, e ainda curtir esportes aquáticos, então Antalkanis é, sem dúvida o melhor bairro onde ficar em Vilnius. Este é o maior bairro de Vilnius, possui quatro lagos e diversos parques. Além disso, o bairro inteiro está situado ao longo do Rio Neris.

Hotéis em Antalkanis

Hotel econômico | Para essa opção de onde ficar em Vilnius será necessário caminhar cerca de 2 km para chegar até o centro e 600 m do Parque Pavilnių Regioninis. A pousada Nileja possui funcionários bastante prestativos e amigáveis, que lhe darão ótimas dicas pela cidade.

Hotel com custo-benefício | Saules Namai. Essa é a opção de hospedagem com melhor custo-beneficio em Antalkanis. O local é uma espécie de pousada charmosa, com um estilo meio rústico. Está localizada a 2 km do centro de Vilnius e a menos de 300 m do Parque Pavilnių Regioninis, com café da manhã incluso.

Hotel luxo | Mindaugas & Jolanta Apartment. Este apartamento de luxo está localizado a 2,8 km do centro e a cerca de 300 m do Parque Pavilnių regioninis. O apartamento é equipado com tudo que você precisa durante a sua hospedagem e ainda é possível realizar caminhadas gradáveis no parque.



Booking.com


Vale a pena => Passeio ao Monte das Cruzes em Vilnius

 

4. Žvėrynas

Žvėrynas - um dos melhores bairros onde ficar em Vilnius
Casas em Žvėrynas | Foto: Luxetowiec, via Wikimedia Commons.

Este talvez seja o bairro mais caro de Vilnius para morar. Ele é repleto de casas, além de muitos espaços verdes. E se por um lado ele fica mais distante do centro de Vilnius, por outro ele fica bem próximo do Parque Vingio, o maior da cidade, e palco de muitos eventos durante o verão. Se você prefere ficar hospedado em um lugar mais tranquilo e próximo à natureza, então essa talvez seja uma boa opção.

Hotéis em Žvėrynas

Hotel econômico | Guesthouse Ameda. Localizada a 2,4 km do centro e cerca de 800 m do Parque Vingio, essa é uma pousada de gerência familiar, que oferece conforto por um bom preço para quem quer ficar próximo ao parque.

Hotel com custo-benefício | Nikole apartamentai. Essa opção de hospedagem em Vilnius é na verdade uma casa, totalmente equipada, localizada a 2,4 km do centro e são somente 800 m até o Parque Vingio. Estes locais é uma ótima opção para casais.

Hotel luxo | Adam’s Residence. Este fica a 1,9 km do centro e a apenas 500 m do Parque Vingio. Não é um hotel, mas sim um apartamento luxuoso, totalmente equipado, de forma a proporcionar uma estadia inesquecível.



Booking.com


Imperdível => Voo de balão de ar quente em Vilnius

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

5. Šnipiškės

Šnipiškės - um dos melhores bairros onde ficar em Vilnius
Prédios ao longo de Šnipiškės | Foto: Šarūnas Šimkus, via Wikimedia Commons.

Este é um bairro localizado bem próximo ao centro histórico de Vilnius, e praticamente dividido em duas partes. A primeira delas é repleta de edifícios altos e pessoas em ternos, e a outra possui casas de madeira no mais tradicional estilo lituano.

Hotéis em Šnipiškės

Hotel econômico | Ibis Vilnius Centre. Essa é uma opção modesta, proporcionando conforto, praticidade e boa localização, apenas 900 m do centro. É uma ótima opção para conhecer a cidade e não gastar muito com estadia.

Hotel com custo-benefício | Holiday Inn Vilnius. Este fica localizado a apenas 850 m do centro de Vilnius e próximo aos centros de negócio. É uma localização bastante privilegiada se você está passando pela cidade para negócio e ainda quer aproveitar um pouco do que Vilnius tem a oferecer.

Hotel luxo | Top Europe Exclusive Penthouse Apartments. Este é um apartamento de cobertura com uma vista excepcional de Vilnius. Fica a apenas 1,1 km de distância do centro e localizado próximo aos maiores centros de negócios da cidade. Totalmente equipado e proporcionando uma excelente estadia para os hóspedes.



Booking.com


Aventura => Excursão de bike em Vilnius

 

Saiba onde ficar em Vilnius?

A cidade de Vilnius é, sem dúvidas, um lugar bastante tranquilo, mas alguns bairros afastados muito além do centro podem ser menos seguros para estrangeiros.

Esse é o caso dos bairros Stotis, Naujininkai, Naujamiestis e Naujoji Vilnia. Por isso mesmo recomendei os bairros mais centrais e turísticos neste artigo, assim você pode circular tranquilamente pelo atrativos turísticos.

Outros bairros são excelentes para quem quer morar no país, mas durante uma viagem eles ficam longe do centro, e não são atendidos por tantas linhas de ônibus, o que pode dificultar a circulação pela cidade. Nesse caso posso citar os bairros: Santariškės, Visoriai, Bajorai, Jeruzalė, Baltupiai.

Uma última dica é que você reserve o hotel escolhido com antecedência, pois estas propriedades possuem alta demanda de procura, principalmente na alta temporada; portanto é ideal garantir as suas diárias  com planejamento e conforto.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo roteiro em Vilnius, com tudo o que fazer na cidade em cada um dos dias da sua viagem.

Ainda tem dúvidas sobre onde ficar em Vilnius? Ou tem outras sugestões de hospedagem? Escreva nos comentários.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *