Visto para Lituânia: conheça todos os tipos de permissões

Visto para Lituânia: conheça todos os tipos de permissões

O processo para conseguir um visto para Lituânia não precisa ser complicado, como em muitos outros países até mesmo da Europa.

De qualquer forma, é importante conhecer todos os tipos e qual melhor se aplica a sua condição de viagem ao país.

Se você é brasileiro e vai viajar a turismo, por um período menor do que 90 dias, em um intervalo de 180 dias, não precisa se preocupar com visto para Lituânia, já que o país faz parte do Espaço Schengen.

Mas, se você pretende estudar, trabalhar ou mesmo morar no país, precisará de um visto ou da permissão de residência. Veja a seguir quais são as condições e os documentos necessários para cada uma dessas permissões e visto para Lituânia.

Planeje sua viagem => Hotéis nas principais cidades da Lituânia

Como ter um seguro viagem para a Europa »

 

Tipos de visto para Lituânia

Visto para Lituânia
Visto para Lituânia: veja os requisitos para cada tipo

Os vistos na Lituânia não são tão numerosos como em muitos outros países da Europa. Na verdade, o país apresenta apenas um tipo de visto, que é o Visto Nacional (ou National Visa). Os demais são permissões de residência: temporária e permanente.

Veja a seguir os requisitos para cada um desses documentos e quem pode ter cada um deles e entenda como funciona o Tratado Schengen, que libera a necessidade de visto de turismo para brasileiros.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

Visto Nacional (ou National Visa)

Passaporte lituano
Esse visto custa 60 euros e a decisão é comunicada em até 15 dias.

O Visto Nacional tem validade de 1 ano e é chamado também de Visto Nacional de Múltipla Entrada, já que te dá o direito a sair do país quantas vezes você precisar. A única exigência é que você não se ausente por mais de 90 dias, a cada 180 dias. Esse visto custa 60 euros. Os documentos necessários para solicitar este visto são:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Formulário solicitando o visto, que deve ser preenchido eletronicamente, impresso e assinado para entregar no consulado ou embaixada;
  • Passaporte válido, que tenha sido emitido há menos de 10 anos, com pelo menos duas páginas em branco e que seja válido por pelo menos 3 após o término da validade do visto;
  • 1 foto colorida (35 x 45 mm);
  • Apresentação de uma carta de intermediação, submetida eletronicamente pela empresa que está contratando ou pela universidade em que você irá estudar;
  • Cópia do contrato de trabalho;
  • Documentos comprovando que você tem dinheiro ou terá um salário suficiente para sobreviver na Lituânia durante o período e retornar para o seu país de origem ao término do contrato. Essa quantia é equivalente a 1 salário mínimo por mês (o que para 2019 é equivalente a 400 euros ou 2,45 euros por hora);
  • Documento confirmando que você tenha seguro saúde (com apólice equivalente a 6000 euros) que seja válido na Lituânia e nos demais países do Espaço Schengen pelo período de permanência no país.
visto para países da Europa
Pesquisadores precisam do Visto Nacional de Múltipla Entrada.

Esse visto é concedido a pesquisadores, professores, trainees, estudantes, profissionais de diferentes áreas. Quem o solicita também tem o direito de levar membros da família durante o período em que estiver no país.

O mesmo tipo de visto e com a mesma validade é automaticamente concedido para o membro da família que viajar junto com você. Mas é preciso ficar atento! Para cada membro que viaja com você, é preciso comprovar que você tem o equivalente a 1 mês de salário.

Assim, se viajar com o seu marido ou esposa, será preciso comprovar que você tem 800 euros por mês para as despesas. Além do que, a mesma documentação deve ser apresentada para os membros da família, junto a certidão de casamento ou de nascimento, original apostilada e traduzida para o lituano.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

   

Permissão de Residência Temporária

Preço dos vistos Lituânia
Custo e os prazos desse documento são um pouco diferentes do visto.

Para a Permissão de Residência Temporária, a validade será de no máximo 2 anos. Ela também te dá o direito de se ausentar do país por um período de 90 dias a 180 dias. O custo e os prazos desse documento são um pouco diferentes do visto, dependendo da sua urgência.

Se optar pelo trâmite convencional, ao entregar a documentação, é preciso pagar 86 euros e a decisão será tomada em até 3 meses. Uma vez aprovado, é necessário pagar mais 28 euros e o cartão de residência ficará pronto em 10 dias úteis.

Caso você necessite fazer a solicitação em caráter de urgência, a taxa para processamento da documentação é de 172 euros, com decisão tomada em até 1 mês e meio.

Sendo aprovada, também é possível solicitar o cartão de residência com urgência, o custo é de 56 euros e fica pronto em 5 dias úteis.

Para solicitar a renovação da permissão de residência, os valores são os mesmos, o que muda apenas são os prazos.

Após entrega da documentação, a decisão é tomada em até 2 meses ou em até 1 mês em caráter de urgência. Assim como visto, a permissão de residência é concedida aos mesmos profissionais e para membros da família.

Documentos para visto Lituânia
Para solicitar a renovação da permissão de residência, os valores são os mesmos.

Os documentos necessários para solicitar a permissão de residência temporária são:

  • Formulário solicitando a permissão de residência, que deve ser preenchido eletronicamente, ser impresso e assinado para entregar no consulado ou embaixada;
  • Passaporte válido, que tenha sido emitido há menos de 10 anos e que seja válido por pelo menos 3 após o término da validade do visto;
  • 1 foto colorida (40 x 60 mm);
  • Apresentação de uma carta de intermediação, submetida eletronicamente pela empresa que está contratando ou pela universidade em que você irá estudar;
  • Cópia do contrato de trabalho;
  • Documentos comprovando que você tem dinheiro ou terá um salário suficiente para sobreviver na Lituânia durante o período e retornar para o seu país de origem ao término do contrato. Essa quantia é equivalente a 1 salário mínimo por mês (o que para 2019 é equivalente a 400 euros ou 2,45 euros por hora);
  • Documento confirmando que você tenha seguro saúde (com apólice equivalente a 6 mil euros) que seja válido na Lituânia e nos demais países do Espaço Schengen pelo período de permanência no país;
  • Documento comprovando o seu local de residência no país. É preciso que seja feita uma declaração oficial, pelo dono do imóvel que você alugou, que você realmente mora naquele endereço e que tem um espaço mínimo de 7 metros quadrados por pessoa morando no local;
  • Atestado de antecedentes criminais. Recomenda-se que ele seja apresentado apostilado (conforme apostilamento de Haia) e traduzido para o Lituano;
  • Lista de países que você visitou ou que teve permissão de residência;
  • Documento confirmando que está vivendo legalmente no país (pode ser o carimbo da entrada no espaço Schengen, visto nacional ou mesmo outra permissão de residência, no caso de renovação).

 

Permissão de Residência Permanente

Permissão de Residência Permanente Lituânia
Veja as condições para a Permissão de Residência Permanente.

A Permissão de Residência Permanente é concedida para pessoas nas seguintes condições:

  • Que sejam descendentes de lituânos;
  • Para descentes de pais que tenham a residência permanente na Lituânia;
  • Para quem viveu na União Europeia por 5 anos, sendo que dois deles foram passados na Lituânia;
  • Para quem viveu no país por 5 anos ininterruptamente e que possui permissão de residência temporária;
  • Para membros da família de quem a cidadania lituânia restaurada ou que seja descendente de lituânos.

 Os documentos necessários para a solicitação da Permissão de Residência Permanente são:

  • O formulário preenchido eletronicamente
  • Formulário solicitando a permissão de residência, que deve ser preenchido eletronicamente, ser impresso e assinado para entregar no consulado ou embaixada;
  • Passaporte válido;
  • Documentos confirmando o direito a ter a residência permanente, que incluem: certidões de nascimento, casamento de parentes lituânos, uma declaração dizendo que você se considera lituâno;
  • Documento comprovando a condição legal de viver no país, como visto ou permissão de residência.
Como entrar na Lituânia
Verifique todas as etapas e documentos necessários.

Para essa solicitação, é preciso pagar 43 euros para o prazo normal de avaliação, que é de 4 meses e 86 euros para solicitação de urgência, cujo processo leva 2 meses para ser avaliado.

   

Caso seja concedida a residência permanente, é preciso efetuar o pagamento do cartão, que é de 28 euros para prazo normal (10 dias úteis) ou 56 euros (5 dias úteis).

 

Tudo sobre visto para Lituânia

Independente do país que você deseja viajar, é sempre importante checar as condições que permitem que você viva lá legalmente.

Ficar ilegalmente no país, deixa você sujeito a ser deportado e não poder retornar por um longo período ou até mesmo para o resto da vida.

Além do que, a deportação pode dificultar que você consiga vistos e permissões de residência em outros países, fazendo com que você perca algumas oportunidades de fazer viagens incríveis, estudos ou mesmo de trabalho.

O melhor lugar para conseguir qualquer tipo de informação a respeito de documentação para viajantes é sempre no Consulado, Embaixada ou no Departamento de Imigração do País.

O único Consulado da Lituânia no Brasil está localizado em São Paulo. Para mais informações, o site do Departamento de Imigração Lituâno também deve ser consultado.

E você, ainda tem dúvidas de como conseguir o visto para a Lituânia? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Valmor Machado

    Parabéns ao autor deste blog. Ontem, 30/Agosto/2019, meu filho Felipe Machado se apresentou com a Banda N.O.H.A. de Praga na praça central de Vilnius para 14 mil pessoas num lindo show e, dizendo que hoje,01/09, estaria turistando na cidade, eu lhe disseque aqui de Florianópolis estaria turistando com ele. Digo isso porque, graças a esse maravilhoso blog, não só turistei, como até passeei bem mais que ele pelo centro de Vilnios e pelas. belas praias da Lituania, conhecendo ruas, prédios, museus, histórias e cenários deslumbrantes desse belo país. Obrigado autor e, quando voltar a visitar meu filho em Praga, vou incluir Lituania no meu roteiro pra visitar tambem. Abraço

  2. Polly Batista

    Olá, Valmor! Que maravilha! Parabéns pelo seu filho! Agradeço por compartilhar seu relato!