Início / Oceania

Oceania

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalA Oceania já foi tratada como o “fim do mundo” devido à distância da Europa e das Américas. A sorte (nossa!), é claro, é que hoje em dia há diversas rotas para o continente. O que faz com que o turismo na Oceania seja super viável e não pare de crescer.

E esse crescimento também é “culpa” da descoberta das paisagens paradisíacas existentes por muitos viajantes, que voltam do continente simplesmente anestesiados com tamanha beleza. Dessa forma, a Oceania é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo.

A Oceania é formada por 20 mil ilhas e atóis. No total, a região tem 9 milhões de km² de paisagens paradisíacas, tradições de civilizações aborígenes e cultura europeia, e cidades cheias de atrativos. Veja neste artigo os principais destinos turísticos da Oceania.

Planeje-se => Internet durante uma viagem

Melhor seguro viagem para a Oceania »

 

Turismo na Oceania

Turismo na Oceania
Praia do Taiti.

A Oceania é formada por 16 países, sendo o Austrália o maior em extensão territorial e Nauru o menor país da região. E é dividida em várias regiões: a parte do continente da Austrália e da Nova Zelândia é chamada de Australásia; já as ilhas ao sul como Bora Bora e o Taiti formam a Polinésia.

Há ainda a Micronésia, formadas pelas Ilhas Marianas, Ilhas Carolinas, entre outras; e a Melanésia, onde está Fiji, Nova Caledônia, e outras ilhas. Confuso? Espere até ler sobre o clima na região. Na Oceania, há grandes variações climáticas com regiões tropicais, deserto e até picos nevados.

Banhadas pelos oceanos Pacífico e Índico, as ilhas da Oceania eram originalmente habitadas por aborígenes, papuas e outras tribos. Embora a região tenha sido colônia britânica por muitos anos, outros países também chegaram a colonizar algumas ilhas.

O resultado é uma mistura de idiomas como bislamá, castelhano, chamorro, fidjiano, francês, havaiano, indonésio, inglês, maori, marquesano, marshalês, nauruano, palauense, Rapanui, taitiano, toquelauano, entre outros.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

O que fazer na Oceania

Austrália

Roteiro de viagem pela Oceania
Great Road é a estrada que corta a costa da Austrália.

A Austrália não é apenas a maior ilha da Oceania e principal país do continente Austrália, é também a maior ilha do mundo. Com quase 7,7 milhões de km² não era para ser diferente. Mas, não é isso que mais impressiona na Austrália e, sim, a diversidade de atrações belíssimas no país. Confira os hotéis em oferta na Austrália.

As praias australianas são lindas e com opções de águas calmas até grande ondas na lista dos melhores lugares do mundo para surfar, além de outros esportes aquáticos. Por isso, a costa leste do país é uma das regiões mais procuradas pelos viajantes.

Isso sem falar na Gold Coast, na Grande Barreira de Corais que cerca a Austrália e é uma visão maravilhosa para quem mergulha na região e a Great Road, estrada que corta toda a costa do país e rende fotos inacreditáveis. Prefere ficar “seco”? Então, o grande deserto australiano é a sua opção.

Na região central da Austrália, há passeios entre cânions e cordilheiras como no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, onde está o monólito Uluru. Ou ainda a Great Walks of Australia, que reúne dez trilhas da Austrália.

Entre as cidades imperdíveis no país estão Sydney, populosa e famosa por cartões-postais como a Ópera House, da Hardour Bridge, do  Royal Botanic Gardens, entre outros; a super turística Melbourne; Brisbane, que mescla prédios antigos com modernos arranha-céus; Adelaide, que tem parte deserto e parte costa litorânea; Perth, que fica no lado oeste e é cheia de atrativos ao ar livre; além da capital australiana, a cidade de Camberra.

Descubra => Melhores passeios guiados na Austrália

 

Nova Zelândia

Dicas de viagem na Oceania
Vulcão White Island, na Baía de Plenty.

A Nova Zelândia é conhecida como o país dos esportes radicais e também cenários dos filmes das trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Quem se lembra dos filmes, já vai saber que a praia, deserto, campo e neve, tudo reunido nos 268,6 mil km² da Nova Zelândia. Para mim, é país mais lindo que existe.

O turismo na Nova Zelândia é dividido entre as duas ilhas principais: norte e sul. É na ilha norte que estão cidades  importantes como Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia e Wellington, a capital, há praias maravilhosas, vulcões, gêiseres, lagos coloridos. Já no sul, tem ilhas menores, como Stewart Island, picos nevados, glaciares, focas e baleias e alguns fiordes. Veja as opções de hotéis da Nova Zelândia.

Para os fãs dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit há várias atrações no país: o cenário da Hobbiton ainda existe em Matamata; para ver os cenários de Valfenda vá para Wellington; e se quiser chegar perto do “olho que tudo vê” em Mordor, vá ao Parque Nacional de Tongariro.

Se você é um viajante dos esportes radicais como bungee jump, escalada, trekking, pode fazer a Milford Track, uma trilha com rota por tribos Maori, florestas, montanhas, fiordes e outras paisagens belíssimas. Também dá para caminhar nas áreas vulcânicas ou apenas observar as baleias.

Prático => Tours guiados na Nova Zelândia

 

Fiji

O que fazer na Oceania
Praia do arquipélago de Fiji.

Fiji é um arquipélago com 333 ilhas no meio do Oceano Índico. Tem uma ótima infraestrutura turística, com muitos hotéis de luxo e no sistema all-inclusive, por isso, tem fama de lugar caro. Mas, nada que uma boa pesquisa de promoções de passagens e hotéis não resolva, porque vale a pena visitar o arquipélago e ficar em um dos hotéis bem avaliados de Fiji.

Sabe por quê? É que nas ilhas há muitas estrelas-do-mar, corais imensos, conchas e um mar azul cristalino, areia branquinha, temperatura agradável, além de muitas florestas, trilhas e uma vida noturna bem animada. Acho que é suficiente para querer visitar Fiji, que está na lista dos países mais lindos do mundo que conheci na minha viagem de volta ao mundo.

Além de nadar e relaxar nas areias da praia, algumas das atrações de Fiji são o mergulho com tubarões, surfar ou ainda praticar outros esportes aquáticos como canoagem. Alguns dos arquipélagos mais bacanas, mesmo sendo pequenos, são o Arquipélago das Mamanuca (Ilhas de Mana e Modriki) e o Arquipélago das Yasawa (Ilha de Matacavalewu e Drawaqa).

E, embora as praias sejam o ponto forte de Fiji, há ainda trilhas pelas florestas e solo vulcânico, que são ótimas atividades para conhecer o país.

Economia => Passeios com guias em Fiji

 

Turismo na Oceania

Com 16 países e mais de 20 mil ilhas e atóis, a Oceania tem muitos mais a oferecer em termos de turismo. Há outras praias fantásticas, florestas, montanhas e muito mais no Tahiti, na Tasmânia, Papua Nova Guiné, Bora Bora, Ilhas Marianas, Ilhas Carolinas e muitos mais.

Embora seja longe para nós, brasileiros, saiba que vale muito a pena viajar para conhecer os países da Oceania. E, como são muitos destinos turísticos você sempre irá querer voltar, afirmando que ainda faltam muitos lugares para se conhecer na região.

Outras informações sobre o turismo na Oceania, você pode encontrar no site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens (RBBV), que reúne artigos de diversos blogueiros brasileiros de viagem.

Já viajou para a Oceania? Conte qual é seu destino favorito na região. Ainda não conhece? Comente qual deles você sonha em conhecer.

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!