Início / América Central

América Central

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalO turismo na América Central é cheio de cor, praias paradisíacas e calor praticamente o ano inteiro. Mas, apesar do forte dos países da região, banhados em sua maioria pelo Mar do Caribe, ser as belas praias, a América Central tem mais a oferecer.

Com colonizações distintas, os países que formam a América Central têm idiomas, costumes e histórias diferentes. Além do fato de ser dividido em continente e muitas ilhas, sendo a maioria formada por ação vulcânica e outras por barreiras de corais, resultando em paisagens diferentes.

A América Central é querida dos viajantes brasileiros e um dos destinos mais frequentados por viajantes de todo o mundo. Quer saber mais? Leia este artigo e fique por dentro dos pontos turísticos mais bacanas de alguns dos países da região.

Planeje-se => Internet durante uma viagem

Seguro para Caribe e América Central »

 

Turismo na América Central

Tudo sobre a América Central
Panamá é um dos 20 países da América Central.

O continente da América Central é limitado ao norte pela Península de Yucatán, no México, e ao sul pela Colômbia. É banhado pelos oceano Pacífico e Atlântico, além do Mar do Caribe, onde estão localizadas a maior parte de suas ilhas.

Embora pareça um continente bem pequeno, quando comparado com as Américas do Norte e do Sul, a América Central tem 742,2 mil km² e abriga 20 países, tanto no continente quanto nas ilhas. O maior país da América Central em extensão é a Nicaraguá e o menor é São Cristovão e Nevis.

É localizada na Placa Tectônica Caribeana, “vizinha” das placas Norte-Americana, Sul-Americana, de Nazca e de Cocos. O encontro de tantas placas aumenta a intensidade de atividades sísmicas, como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Por isso, mesmo com o clima tropical e quente o ano inteiro é preciso ficar de olho no calendário e na previsão do tempo na hora de planejar sua viagem.

Citei acima a América Central foi colonizada por diferentes países. Por isso, há vários idiomas oficiais como o inglês, o espanhol, o francês e o holandês. Além de influências nos costumes e culturas que acabaram se misturando com a cultura das civilizações antigas da região, como os Maias, Chorotegas, Toltecas, entre outras. Conheça toda a riqueza do continente América Central.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

O que fazer na América Central

Barbados

Turismo na América Central
Bathsheba Beach, em Barbados.

Barbados é um pouco diferente dos outros países da América Central. Embora suas paisagens combinem com aquilo que a gente espera de lugares banhados pelo Mar do Caribe – praias de águas claras, areia branca e muito calor – sua formação e colonização o tornaram como um “filho único” no continente, além do fato do país ser o ponto mais oriental da América Central.

A ilha de Barbados não foi formada pela ação vulcânica e, sim, pela movimentação de pedras de corais. Isso quer dizer que o solo é diferente e não há formações rochosas ou buracos deixados pelos vulcões, por outro lado, a beleza da fauna e flora subaquática por conta dos corais é maravilhosa. Veja um pouco de toda essa beleza nos tours guiados em Barbados.

Além disso, Barbados é o único país da região que foi colônia britânica. O resultado disso é o inglês como idioma oficial e alguns costumes como tomar o chá da tarde às 17 horas e adorar esportes como o críquete. Isso tudo, só torna Barbados ainda mais especial.

 

Mais sobre Barbados

Destinos turísticos na América Central
Hotel a beira-mar em Barbados.

Entre os pontos turísticos mais conhecidos do país estão as belas praias, como Miami Beach, Silver Sands, Crane Beach, onde os viajantes podem aproveitar para tomar sol ou praticar esportes como surf, stand up padle, kite e windsurf, Bathsheba Beach.

Há ainda passeios para mergulho em cavernas subaquáticas e navios naufragados, tour de catamarã e até safári que são super recomendados para os viajantes. Outro destaque é a gastronomia local que mistura várias influências, principalmente europeias e africanas, e abusa da grande oferta de frutos do mar, como lagostas, caranguejos e atum.

Dicas =>  Hotéis em Barbados

 

Cuba

Dicas de viagem para a America Central
Centro Histórico de Havana.

Cuba é daqueles países envolto em muitas lendas e mistérios. Fechada para o comércio e para o turismo por muitos anos, Cuba tinha fama de país atrasado e cheio de deficiências. Mas, com a abertura das portas do país para o turismo na década de 1980, tudo mudou.

Aos poucos, os viajantes foram descobrindo um país cheio de história e muitos atrativos turísticos interessantes e assim, gradualmente Cuba passou a integrar a rota de destinos mais procurados e isso não para de crescer. Para você ter uma ideia, confira os principais passeios guiados em Cuba.

Havana, a capital e cidade mais populosa da ilha, é uma aula de história sobre Cuba, inclusive sendo declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não deixe de conhecer o Centro Histórico da cidade, seus prédios e carros antigos. Vá à Plaza de la Revolución, palco de muitos atos políticos e onde o ex-ditador Fidel Castro fazia seus discursos, ao Memorial José Martí, que homenageia o político, filósofo, jornalista e poeta cubano, e ao Capitólio de Havana que foi sede do governo, antes da revolução, e hoje sedia a Academia Cubana de Ciências. E o Malecón, um belo e longo calçadão a beira-mar.

 

Mais sobre Cuba

Roteiro de viagem pela América Central
Balneário de Varadero.

Além de Havana, Cuba tem várias praias paradisíacas. São mais de 300 praias pelos quase 600 quilômetros de costa. O Balneário de Varadero é um dos mais famosos, mas há outras também lindas como Cayo Coco, Cayo Guilhermo, Cayo Levisa, Playa Jibacoa, Cayo las Brujas, Playa Pilar, Playa Santa Lucia, Guardalavaca, Playa Ancón, Playa Girón, Playa Sirena.

Além de outras cidades como a Isla de la Juventude, onde está o antigo presídio, hoje museu, onde Fidel Castro foi preso; Trinidad, com estilo colonial e ruas de pedras; Cienfuegos, considerada uma das mais bonitas do país; Santa Clara, onde fica o mausoléu que guarda os restos mortais de Che Guevara e de outros guerrilheiros; e Santiago de Cuba, onde está o Castelo de San Pedro de La Roca (ou Castelo do Morro).

Descubra =>  Onde ficar em Cuba

 

El Salvador

Dicas de países da América Central
Centro de San Salvador | Foto: Idea SV, via Wikimedia Commons.

El Salvador é um país bem pequeno, mas cheio de atrativos turísticos imperdíveis e uma boa infraestrutura para o turismo. Apesar disso, o turismo é bem recente no país, que passou por anos de guerra civil, além de ter sofrido grande destruição com terremotos ainda na década de 1990.

Além das belezas naturais, uma vantagem de El Salvador são as poucas distâncias entre os atrativos turísticos. Em 4 horas você percorre El Salvador de ponta à ponta. Assim, dá para conhecer muito do país em apenas uma viagem ou mesmo se você estiver em conexão para outro destino. Para facilitar, conheça os melhores passeios em San Salvador.

San Salvador, a capital, é conhecida como a Terra dos Vulcões ou como o Farol das Américas, já quem tem mais de 700 em seu território, sendo alguns ainda considerados ativos. Os pontos turísticos mais importantes da cidade são o Monumento al Divino Salvador del Mundo e o Centro Histórico, o Palácio Nacional, ex-gabinete do governo, e a Catedral Metropolitana.

 

Mais sobre San Salvador

Roteiro de viagem em El Salvador, na América Central
Vulcão Chaparrastique, em El Salvador.

Nos arredores de San Salvador ficam alguns dos pontos turísticos incríveis, como os vulcões e sítios arqueológicos dos maias. No Parque El Boquerón é possível fazer uma trilha até a boca de um dos vulcões com 1,8 mil metros acima do nível do mar, assim como em Tazumal. Ou visitar lagos de origem vulcânica, como o Ilopango e o Coatepeque.

El Salvador também é a Terra do Surf, uma vez que já foram realizadas muitas competições internacionais do esporte nas praias do país. O país tem duas zonas de surf: a noroeste, a partir da cidade de La Libertad e a leste, conhecida como Leste Selvagem. A praia mais famosa entre os surfistas é El Tunco, mas se você quer fugir da badalação vá para a praia vizinha, a El Sunzal.

Não deixe de conhecer as rotas Azul (ou Anil) e das Flores. A Rota do Anil é dedicada à técnica artesanal do tingimento de tecidos na cor azul anil (também conhecida como índigo) usada pelos maias e a Rota das Flores percorre áreas de serra, entre os povoados de Ahuachapán, Sonsonate, Concepción de Ataco.

Economia => Ofertas de hotéis em El Salvador

 

Panamá

Dicas de viagem pelo Panamá, na América Central
Vista da Cidade do Panamá.

O Panamá fica no istmo (estreita faixa) que liga a América Central e do Norte à América do Sul, fazendo fronteira com a Colômbia e com a Costa Rica. O Canal do Panamá (que liga os oceanos Pacífico e Atlântico) e o chapéu do Panamá (feito de palha) são alguns dos símbolos do país, também conhecido pelas florestas tropicais e pela modernidade de sua capital. Veja tudo isso nas opções de passeios turísticos no Panamá.

A Cidade do Panamá é conhecida como a Dubai da América Latina, pelos seus enormes e modernos arranha-céus, e também como mini-Miami, por conta das ruas e ruas cheias de lojas. A infraestrutura turística é bem ampla e há ainda um calçadão em volta da orla onde viajantes e moradores caminham, passeiam de bicicleta e patins.

Além das praias da Cidade do Panamá, há outras praias bem bonitas no país como a Las Lajas, indicada para bodysurf, o arquipélago de Bocas del Toro, Santa Catalina, uma das mais famosas para o surf, a Ilha Coíba, que é a maior ilha da América Central, já foi sede de um presídio e, atualmente, é onde está o Parque Nacional Coíba.

 

Outras atrações do Panamá

Turismo nos países da América Central
Praia no arquipélago de San Blás.

E de Casco Viejo, cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pelos prédios históricos com arquitetura europeia e americana. Outro destino turístico é Gatun Lake, um lago artificial no sul do Colón que forma a maior parte do Canal do Panamá. Em volta do lago há uma floresta tropical onde se pode praticar arvorismo, fazer trilhas , tirolesa e outros esportes de aventura.

E ainda tem San Blás, um arquipélago com mais de 360 ilhas com muito verde, praias belíssimas e muito ouro, que foi alvo de disputa com os índios locais e hoje é um território indígena autônomo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Panamá

 

Dicas de turismo na América Central

Além dos países citados, a América Central tem muito mais a oferecer. A Costa Rica, por exemplo, está na nossa lista dos melhores lugares do mundo para surfar e a Guatemala, entre os lugares mais bacanas para fazer intercâmbio de espanhol.

Por isso, um roteiro pelo subcontinente é riquíssimo de destinos maravilhosos para se conhecer. E que valem várias viagens para a região.

Caso você queira outras informações sobre os país da América Central, vá até o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e procure no índice sobre a região os artigos de vários blogueiros brasileira.

Já conhece a América Central? Conte nos comentários qual o seu país favorito e os pontos turísticos imperdíveis.

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *