Roteiro de trem pelo Mediterrâneo: França, Espanha e Itália

por Wéverton Rodrigues
5/5 - (3 votes)

Roteiro de trem pelo Mediterrâneo: França, Espanha e Itália

Nesse artigo, apresento um roteiro de trem pelo Mediterrâneo com os melhores destinos gastronômicos da Europa. Viajar de trem é uma das melhores formas de se conhecer os encantos do Velho Mundo.

A praticidade e a eficiência desse meio de transporte te permite conhecer vários destinos incríveis, além de saborear belíssimos pratos no percurso, já que a região é famosa por sua dieta.

Portanto, não deixe de aproveitar essa expressão máxima da civilização europeia que dispõe, não somente de muito charme, mas, também de modernidade.

O trem é realmente uma forma bastante tradicional e divertida de explorar o mundo. Na Europa, você não precisa despachar as malas, por exemplo, o que economiza tempo e trabalho.

O limite máximo de peso ajuda bastante no controle. Leve sua bagagem nos compartimentos das cabines. Portanto, sem perder mais tempo, vamos conhecer o roteiro de trem pelo Mediterrâneo.

Chip => Quanto custa internet da Europa?

Como fazer um seguro viagem Europa »

 

Roteiro de trem pelo Mediterrâneo: destinos

  • Barcelona
  • Montpellier
  • Marselha
  • Nice
  • Milão
  • Roma
  • Nápoles

 CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na Europa »

 

Barcelona

roteiro de trem pelo mediterrâneo europa
Barcelona é uma das principais cidades turísticas da Espanha.

Capital cultural da Catalunha, Barcelona é uma das principais cidades turísticas da Espanha e do mundo. Ela se destaca pelo clima avant-garde e hospitaleiro. Dona de construções modernas e cozinha criativa, ela não poderia deixar de figurar neste roteiro de trem pelo mediterrâneo.

Recomendo o artigo detalhando os principais Pontos turísticos de Barcelona. Antes de destacar a culinária, é válido citar outros belos aspectos da cidade.

Além disso, você não pode deixar de conhecer Camp Nou, estádio do Barcelona FC, e a Sagrada Família, marco icônico da cidade. Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a obra arquitetônica de Antoni Gaudí atrai milhares de visitantes.

O arquiteto também foi responsável pelo Parque Güell. O local ostenta fantásticos pavilhões, escadas e vista magnífica da cidade. Não deixe de conhecer também a Casa Batlló, um ícone turístico. Algumas construções da Era de Ouro da Catalunha e ruínas romanas também podem ser exploradas.

roteiro de trem pelo mediterrâneo barcelona
Cidade é dona de construções modernas e cozinha criativa.

Visite o Barri Gòtic, o bairro mais antigo, e a Torre Agbar, iluminada com mais de 4.500 telas de LED à noite. Veja ainda os museus em Barcelona. E, com certeza, não poderia deixar de falar da gastronomia local com as melhores indicações de lugares para comer em Barcelona e os pratos típicos da cidade.

Barcelona oferece a La Rambla, rua mais famosa de lá, onde é possível provar as famosas e deliciosas tapas, o excelente vinho Penedés, o Pa amb tomàquet (fatia de pão com tomate) e a deliciosa Gambes al’allet (camarão com alho).

Além disso, não deixe de visitar o Mercat de la Boqueria, mercado popular de alimentos frescos. Você também pode visitar o El Portal de l’Angel, uma grande passarela de pedestres com muitas lojas novas e elegantes para conhecer.

Quem gosta de fazer compras em Barcelona, pode se dirigir ao Gràcia, a 1 quilômetro ao norte do centro, no extremo norte do Passeig de Gràcia.

 

Montpellier

Mapa Europa turismo
Uma das cidades mais importantes da França.

Partindo de Barcelona, você poderá desembarcar em Montpellier, o próximo destino do roteiro de trem pelo Mediterrâneo. O bilhete de trem entre as cidades custa 39 euros.

Uma das cidades mais importantes da França está em plena expansão e é um ótimo destino para se conhecer a art de vivre. Ideal para férias, Montpellier é uma cidade-piloto do urbanismo ecológico na França.

Ao andar pela cidade, você poderá conhecer as praças da Place de la Comédie, o chafariz Trois Grâces e a Opéra-Comédie. Além disso, na Place Saint-Roch, você encontrará uma igreja do século XIX.

Não deixe de conhecer o bairro de Sainte-Anne e o Musée Fabre. Nesse último, você poderá observar a mistura de espaços contemporâneos e construções antigas. Além disso, tem o bairro neoclássico de Antigone, concebido pelo arquiteto catalão Bofill.

Para chegar à área do Porto de Marianne, basta você pegar um bonde. No local, poderá descobrir a prefeitura e o Centro de Design. Por fim, conheça ainda o Castelo de Flaugergues. Para conhecer a cidade, recomendo o passeio a vila medieval de Montpellier.

Trem para Montpellier
Cidade é um dos principais centros gastronômicos da Europa.

A cidade é um dos principais centros gastronômicos da Europa. A região de Languedoc-Rossellón, cuja capital é Montpelllier, é muito rica em gastronomia. Ela possui a maior área de vinhedos da Europa.

Na Place du Marché aux fleurs, você poderá curtir uma boa cozinha no terrace de Tamarillos. As opções são ainda mais diversificadas na zona Odysseum ou na rua medieval. Ao visitar a cidade, não deixe de provar um belo croissaint ou pão au chocolat das boulangeries.

Além disso, há opções como os Vinhos Grès de Montpellier, as azeitonas locais Lucque, as ostras da lagoa Prévost em Villeneuve-Lès-Maguelone, Grisettes, pequenos doces redondos feitos com mel e alcaçuz e Tielles, pernas de polvo com especiarias.

Conheça, ainda, o Al Andalus, o Australien Bar, o Cafe D’Arts e o Le Panama Cafè, bares e cafés da cidade que você precisa conhecer. Não deixe de visitar Montpellier, a queridinha dos estudantes na França e, assim,  desfrutar deste belo destino culinário presente na Europa.

 

Marselha

Trem para Marselha
Centro possui muitas opções interessantes.

Partindo de Montpellier, o próximo destino do roteiro de trem pelo mediterrâneo é Marselha (Marseille). O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 15 euros. A mais antiga cidade francesa, Marselha só fica atrás de Paris em questões de importância.

Ao sudeste da França, é uma das cidades da Provence, e se destaca por seu porto, clima ensolarado e belo litoral. Ela é uma cidade da beleza natural. Seus parques e seus calanques (espécie de vale, típico da região mediterrânea) provam isso muito facilmente. Não deixe de conhecer as belas igrejas românicas do histórico bairro Panier.

Conheça os pontos turísticos de Marselha e faça passeios em uma excursão de segway por Marselha. Há a famosa Catedral de Notre Dame de la Garde, de onde você poderá contemplar a bela vista do alto da colina.

Em seguida, não deixe de conhecer a Abadia de Saint Victor, o Porto Velho, onde poderá observar o vai e vem dos barcos de pesca nos terraços ensolarados. No Porto Velho, visite também o mercado de peixes e observe a variedade de espécies à venda.

   
Tour por Marselha
Se a sua preferência é por livros, não deixe de conhecer a Le Cours Julien.

Você ainda pode passar na prefeitura, conhecer os belos museus de Marselha, a Place du Moulin e a igreja Accoules. Ah! E não deixe de admirar a beleza das praias de Corniche.

O Centro possui muitas opções interessantes. As ruas Paradis, Grignan, Montgrand e Sainte, por exemplo, são para pedestres. Além disso, na rua Saint-Ferreol, você encontrará belas opções de moda.

Se a sua preferência é por livros, não deixe de conhecer a Le Cours Julien e Place Jean Jaurès. Não posso deixar de destacar a culinária local. Existem ótimas opções, como o Bouillabaisse.

Esse cozido à base de peixe, servido com alho e molho de açafrão, é uma especialidade local e uma ótima forma de começar a provar os sabores de Marselha.

E nada como desfrutar uma taça de rosé provençal em um terraço, antes de ir para Rue La Maronnaise, ou tomar coquetéis em um bar à beira-mar!

 

Nice

Trem para Nice
Capital da Riviera Francesa, este é o lugar certo para quem gosta de arte.

Partindo de Marselha, você poderá desembarcar em Nice. O bilhete de trem entre as cidades custa 24 euros. Capital da Riviera Francesa, este é o lugar certo para quem gosta de arte, ainda mais se você admira o estilo de vida Dolce Vita.

Dinâmica e cosmopolita, ela é um verdadeiro convite para os aventureiros. A cidade antiga, por exemplo, é a área mais pitoresca. Ela ainda possui uma arquitetura barroca e lá estão os seus maiores atrativos de viagem.

Há belos lugares para você visitar, como o famoso mercado de flores, a Place Rossetti, as fachadas trompe-l’oeil. Além disso, há o Saleya Cours. Descubra por lá belos produtos locais. Passe no Museu do Perfume. Ele também fica na cidade antiga e é uma ótima opção. Se preferir faça tudo isso durante um passeio de bicicleta em Nice.

Vá também ao parque do Morro do Castelo, você irá se encantar com a vista deslumbrante da cidade velha, a Baie des Anges e o porto. A gastronomia chama a atenção.

A Socca (panqueca de grão de bico) e a Pissaladière (creme de anchova à base de torta, com uma leve camada de cebolas e azeitonas) são duas das ótimas opções para experimentar. Os pratos estão sempre acompanhados do Cailletier, uma árvore especial de oliva, típica de Nice.

Não deixe de experimentar o Vin de Bellet. Nice é uma capital moderna e, com certeza, a sua bela gastronomia é motivo suficiente para você conhecê-la em um roteiro de trem pelo mediterrâneo.

 

Milão

roteiro de trem pelo mediterrâneo Milão
Ela é a capital da moda da Europa e está localizada no noroeste do país.

Partindo de Nice, no roteiro de trem pelo Mediterrâneo, você poderá desembarcar em Milão. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 9 euros. Segunda maior cidade da Itália, ela é a capital da moda da Europa e está localizada no noroeste do país.

Ela dispõe museus, lojas de fábrica, igrejas e muitos outros monumentos. Opção é o que não falta para você conhecer. Veja onde se hospedar em Milão, com dicas de melhores bairros para ficar.

Não deixe de visitar lugares como a Basílica Saint Ambrose. Ao passear pelas ruas medievais do bairro, você encontrará um belo exemplo do puro estilo românico. Em seguida, vá até a basílica de San Lorenzo, que possui incríveis mosaicos de ouro.

Já na La Sala delle Asse, haverá a Pietà Rondanini, obra-prima de Michelangelo. A área de Navigli é um local para quem curte mais o estilo urbano. Você poderá encontrar a arte gótica espalhada do Broletto: do maior e mais famoso dos palácios medievais da região da Lombardia até o Duomo.

Como chegar em Milão
Prove os pratos de Milão com um delicioso vinho italiano.

Sobre a gastronomia de Milão, conheça pratos como o Risotto alla milanese (principal característica é o açafrão), ossobuco (também com açafrão), polenta, queijo mascarpone (à base de leite de vaca e bastante cremoso), cotoletta alla milanese (bife à milanesa).

Além da mondeghili (bola de carne frita e preparada com carne, linguiça, cebola, aipo, ovos, queijo parmesão, cenoura e farinha de rosca) e outras opções.

Prove os pratos de Milão com um delicioso vinho italiano e sinta realmente como é estar em uma das melhores cidades. Conheça Milão a partir de um belo roteiro de trem e desfrute seus sabores.

 

Roma

roteiro de trem pelo mediterrâneo roma
Roma é um dos destinos mais populares do país.

Partindo de Milão, você chegará em Roma. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 9 euros. Capital da Itália, Roma é um dos destinos mais populares do país. A antiga capital do Império Romano dispõe muitas opções para os viajantes.

A cidade ficou marcada pelos restos do Império Romano, riquezas barrocas e pelo Renascimento. O que não falta são restaurantes, bares e lojas. Além disso, a vida noturna local é bastante agradável e oferece muitas opções para você se divertir.

   

Conhecida como uma das cidades mais interessantes do mundo para se conhecer, algumas dicas de pontos turísticos de Roma as fontes de Roma são essenciais. O Vaticano, a Capela Sistina, a Praça e a Basílica São Pedro e as relíquias da Roma antiga, como o Fórum Romano e o Coliseu.

Não deixe de ir também à Praça de Espanha (jogue uma moeda na Fontana di Trevi), ao Panteão e à Piazza Venezia. Está última está localizada no centro da cidade antiga. Ao sair da estação Termini, contemple a majestosa Basílica de Santa Maria Maggiore.

Tour de trem em Roma
Você poderá provar doces levemente queimados e caramelizados.

Para destacar a gastronomia local, não poderia deixar de começar pelo Forno del Ghetto (Padaria Queimada), uma das únicas que preservam tradicional cozinha judaica italiana. Você poderá provar doces levemente queimados e caramelizados.

Além disso, não deixe de provar especialidades locais, como a trippa alla Romana (tripas em molho de tomate e queijo Pecorino), a saltimbocca alla Romana (escalopes de vitela envolvidos em farinha, folhas de sálvia e presunto, fritos em óleo bem quente), as alcachofras, e o quarteto indispensável: carbonara, amatriciana, cacio e pepe, gricia.

Muitas dessas opções podem ser encontradas nas trattorias dos bairros de Trastevere e Testaccio. Não cometa o pecado de acompanhar esses pratos maravilhosos sem a presença de um bom vinho. O Frascati é uma ótima opção. Não deixe de provar, ao final da refeição, o gelato Romano (sorvete).

 

Nápoles

roteiro de trem pelo mediterrâneo napoles
Ela é a terceira maior cidade do país.

Partindo de Roma, você poderá desembarcar em Nápoles. O bilhete de trem entre as cidades italianas custa apenas 19 euros. Terceira maior cidade do país, ela está localizada na sombra do majestoso Monte Vesúvio e é uma das mais antigas do mundo.

Ela possui passagens antigas, pátios secretos e cultos antigos. Se você deseja conhecer um destino muito agradável, Nápoles é uma ótima opção. No mês de maio, a busca é ainda maior: o festival Maggio dei Monumenti populariza ainda mais o local.

A arquitetura barroca do Centro Histórico chama bastante atenção com belas estátuas do lado de fora do Palácio Real. Mas, além do centro, você pode fazer um piquenique no Jardim Botânico de Portici, onde você vai encontrar o majestoso Palácio Portici e mais de 1.000 espécies de plantas.

Dicas Nápoli
Gastronomia da cidade é realmente impressionante.

De Nápoles você ainda pode fazer um excursão para o Monte Vesúvio. A gastronomia da cidade é realmente impressionante. Apesar de destacar coisas como massas, frutos do mar e peixes, são as comidas de rua que mais chamam atenção.

A pizza Margherita é imperdível! Prove também pratos como a Sfogliatella, Spaghetti alle vongole, Pasta e patate, Frittatina di pasta, ‘O cuoppo, Parmigiana de berinjela, Frittatine, Montanara, Mozzarella de Búfala, entre outros. Não deixe de se refrescar com belas bebidas geladas como Bellini, Spritz, Negroni, Limoncello, entre outras.

 

Aproveite o roteiro de trem pelo mediterrâneo

Neste artigo, a intenção foi trazer para você um roteiro de trem pelo Mediterrâneo. Essa, com certeza, será uma das melhores e maiores experiências da sua vida. A jornada te levará a lugares com inúmeras possibilidades de sabores: são iguarias e tradições culinárias.

Elas que irão te mostrar o valor de conhecer a cultura gastronômica dos mais diferentes lugares. É fato que toda essa aventura em terras espanholas, italianas e francesas será inesquecível e, com certeza, esse roteiro de trem será inspiração para você explorar os belos pontos da Europa e colecionar belas memorias.

Não posso deixar de recomendar o Eurail Global Pass, um serviço que oferece as melhores opções de passagens de trem pela Europa. Dessa forma, viaje de forma ilimitada e tenha a liberdade de escolher o destino. Além de ter opções de trem onde quiser, não haverá limite de distâncias.

O preço é fixo e você só precisa se dirigir à estação mais próxima. Ele ainda oferece descontos em hotéis, museus, ferry, entre outros. Você também poderá contar com o Eurail Travel Pack, um mapa de viagem e guia do usuário. Tenha certeza de que o Eurail Global Pass é seu passe para a liberdade e muita aventura.

Ele é válido em trens que circulam nos 31 países abrangidos pelo passe Global. Caso queira reservar uma passagem, por exemplo, o formulário de reservas do website dará conta do recado. Não se esqueça que pelo Tratado de Schengen, o seguro viagem se tornou obrigatório.

Quer fazer o roteiro de trem pelo mediterrâneo? Ficou com alguma dúvida? Conte os seus planos nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *