Sagrada família em Barcelona: ingresso, dicas e fotos

Sagrada família em Barcelona: ingresso, dicas e fotos

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Já visitou a Sagrada Família em Barcelona? A basílica criada 1882 é o ponto turístico mais visitado da Espanha, e um dos lugares mais memoráveis da cidade. Ela é tão grandiosa que pode ser vista a quarteirões de distância, e mesmo ainda estando em construção, visitá-la foi umas melhores experiências que tive no país.

Os arquitetos do Templo Expiatório da Sagrada Família misturaram elementos da natureza e da religião, e caminhar em seu interior é ter a impressão de estar em uma floresta em plena Europa. As cores vívidas usadas nos vitrais são refletidas nas colunas internas, e por todo o lugar há elementos que simbolizam a vida de Jesus na Terra, tudo pensado em detalhes.

Já em seu exterior, como você já deve ter visto em fotos da igreja Sagrada Família em Barcelona, há 3 grandes fachadas: a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória. Cada uma tem um significado diferente e, mesmo apenas uma delas tendo sido concluída durante a vida de Gaudí, todas refletem suas ideias. Preparei este artigo para você que quer saber mais sobre a Sagrada Família por dentro, por fora, sobre sua história, como comprar o ingresso e tickets de tours guiados e dicas importantes ao conhecê-la.

Planeje sua viagem => Roteiro de 5 dias em Barcelona

Onde é melhor se hospedar em Barcelona »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Barcelona, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

História da Sagrada família em Barcelona

catedral sagrada família Barcelona
Em 19 de março de 1882 é colocada a pedra fundamental.

A história da Sagrada Família começa em 1866, graças a Josep Maria Bocabella i Verdaguer.

Ele acaba de fundar a Associação Espiritual dos Devotos de San José, e esta promove desde 1874 a construção de um templo dedicado à Sagrada Família.

Em 1881 são feitas várias doações, e o terreno da basílica é comprado pela associação. Em 19 de março de 1882 é colocada a primeira pedra em uma cerimônia solene presidida pelo bispo Josep Urquinaona e a construção começa a partir daí.

Os ideais do então arquiteto responsável, o diocesano Francisco de Paula del Villar e Lozano, tornam o projeto da catedral uma construção em estilo neogótico. Porém, pouco depois ele abandona o trabalho e é substituído por Gaudí.

CLIQUE AQUI e compre tickets da Sagrada Família em Barcelona »

 

 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Barcelona:

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Barcelona!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.

 

 

Antoni Gaudí

igrejas mais bonitas do mundo

Já são 137 anos desde que Antoni Gaudí assumiu a construção na Sagrada Família em Barcelona. Ele foi um dos arquitetos mais ousados e criativos, um marco no modernismo catalão. Confira um passeio mostrando o melhor das obras Gaudí.

A obra era financiada por doações privadas, e após receber uma grande quantia anônima, Gaudí decidiu mudar o projeto para um mais inovador, rejeitando o antigo projeto neogótico.

Sendo assim, em 1892 começam as fundações da Fachada da Natividade. Em 1894 é concluída a fachada da abside e em 1899, o Portal da Roser, que é um dos acessos ao claustro da fachada Natividade.

Em 1909, Gaudí constrói no ângulo sudoeste do templo as Escolas Provisórias da Sagrada Família, destinadas aos filhos dos trabalhadores da Sagrada Família e filhos do bairro.

 

Origens

guia da Sagrada Família

Em 1881, e graças a várias doações, a Associação Espiritual dos Devotos de San José comprou um terreno de 12.800 m² entre as ruas de Marina, Provença, Sardenha e Maiorca para construir o templo.

A primeira pedra é colocada em 19 de março de 1882, festival de San José, em uma cerimônia cerimonial presidida pelo bispo da cidade, Josep Urquinaona.

A partir daí começa a construção, que tem início com a cripta abaixo da abside, segundo um projeto neogótico do arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar e Lozano.

Quando Antoni Gaudí assume à obra, a mais imponente de toda a Espanha, ele projeta em 1911 a fachada da paixão. A partir de 1914 ele decide se dedicar apenas à construção da Sagrada Família em Barcelona, já que antes disso ele havia se dedicado a outros projetos paralelamente.

Em 1923, Gaudí projeta as últimas partes da basílica, cuja construção caminha lentamente.

Infelizmente, em 1926 ele morre atropelado por um bonde, tendo visto concluída apenas a primeira torre sineira da Fachada da Natividade.

Após a morte de Gaudí, seu colaborador Doménec Sugrañes assume a direção das obras até 1938. Em 1930 as torres da fachada da Natividade são concluídas, e em 1933 são finalizados o Portal da Fé e o Cipreste Central.

Outras datas importantes para a Sagrada Família

  • 1926: há um incêndio na cripta, nas Escolas Provisórias da Sagrada Família e na antiga oficina de Gaudí, o que acaba destruindo os desenhos e fotografias originais da basílica, além de modelos de gesso em escala.
  • Entre 1939 e 1940: outro colaborador de Gaudí, o arquiteto Francesc de Paula Quintana i Vidal, restaura a cripta e alguns dos modelos danificados, o que ajuda a seguir o plano original do projeto.
  • 1952: há o primeiro evento na Sagrada Família em Barcelona, um Congresso Eucarístico Internacional. Ainda nesse ano a Fachada da Natividade é iluminada pela primeira vez. Para conferir como é a iluminação atualmente, agende um tour noturno pela Sagrada Família.
  • 1954: começam as fundações para a Fachada da Paixão, e em 1955 é realizada uma iniciativa para levantar fundos para continuar a construção da basílica.
  • 1961: é criado um na cripta para mostrar aos visitantes aspectos históricos, técnicos, artísticos e simbólicos do templo. As quatro torres sineiras que podem ser vistas da cripta são erguidas em 1976.
  • 1958: a fachada da Natividade começa a ser esculpida, entre eles o conjunto escultural que representa a Sagrada Família.
  • 1986: a fachada da Paixão vai tomando forma ao serem esculpidas suas esculturas, processo que demoraria 20 anos.
  • 2000: começam as fundações da fachada Glória, e em 2001 é finalizada a janela central da fachada Paixão. É criado um vitral dedicado à ressurreição, e são concluídas as quatro colunas do centro do cruzeiro.
  • 2002: são realizadas várias atividades na Sagrada Família em Barcelona, pela iniciativa da prefeitura em dedicar o ano à memória de Gaudí, comemorando 150 anos de seu nascimento.
  • 2006: a fachada da Glória segue em desenvolvimento segundo os modelos originais, e nos anos seguintes os cofres da catedral são finalizados.
  • 2010: ocorre a dedicação do templo pelo SS Bento XVI.

Atualmente, 70% da Catedral da Sagrada Família em Barcelona já está finalizada, com previsão de término em 2026.

Apesar da perda de vários desenhos de Gaudí, as obras da Catedral continuam segundo a vontade original dele.

Agende => Excursão guiada com Sagrada Família + Parque Guell

 

Mais do templo expiatório Sagrada Família

Fotos da Sagrada Família

A previsão de término das obras é para 2026.

Quando estiver finalizada, haverá 18 torres, sendo a maior delas com 170 metros de altura e dedicada a Jesus. Isso quer dizer que esse será o maior templo religioso do mundo.

As outras 17 torres também têm significados particulares: 12 delas representam os apóstolos e as outras 4 representam os evangelistas.

A estimativa da capacidade da Sagrada Família é de ter em seu coro 1.500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Além disso, a igreja poderá receber até 14 mil pessoas de uma vez.

 

Sagrada Família por dentro

Dicas Sagrada Família

Gaudí

A dedicação de Antoni Gaudí à basílica foi tão grande, que ele colocou uma cama em seu escritório e passou os últimos anos de sua vida morando no local.

Seu corpo está enterrado na Cripta, e há duas esculturas dedicadas a ele, uma na Natividade e outra na Paixão. Também na cripta está enterrado o corpo do idealizador da Sagrada Família, Josep Maria Bocabella.

 

Estátuas

A Sagrada Família em Barcelona por dentro tem apenas 4 estátuas: Jesus, José, Maria e um São Jorge. A trajetória de Jesus na Terra é retratada a cada passo no interior e exterior da basílica, o que é bem explicado no guia de áudio.

Embora esteja a alguns anos de sua conclusão, a Sagrada Família é um dos pontos turísticos mais importantes de Barcelona, e o tour mais procurado entre os passeios da Espanha. São milhares de pessoas passando no lugar todos os dias.

 

As três portas

Há 3 entradas na Sagrada Família: o Portal de la Esperanza, De la Caridad, e De la Fe. Essas três portas formam o Pórtico da Basílica.

A porta da Esperança fica na fachada da Natividade e retrata a esperança e José, pai de Jesus. Em cima da porta há uma estátua de José e Jesus.

Ainda na Natividade fica a porta da Caridade onde está gravada toda a genealogia de Jesus. Acima da porta há esculturas que mostram a coroação de Maria.

Na porta da Fé no lado esquerdo há várias cenas dedicadas à Maria e passagens bíblicas em que ela se destaca. À direita da porta podemos ver Jesus em sua adolescência trabalhando na oficina de marcenaria do pai.

 

Natureza

Ao desenhar a Sagrada Família, Gaudí estava em uma fase naturalista. Nesse estilo ele usava estruturas baseadas em árvores, esqueletos humanos ou outras formas da natureza.

Para que quem entrasse na basílica tivesse a sensação de estar em uma floresta, por isso ele fez que as colunas estruturais atingissem o teto como se fossem galhos saindo do tronco.

Gaudí usava espelhos na base de suas maquetes para visualizar como seria visto no teto.

 

El beso de Judas

Na fachada da Paixão há uma estátua demonstrando o conhecido beijo de Judas, ato realizado antes da prisão de Jesus e sua morte. Ao lado da estátua há um quadro mágico com 16 números que em qualquer posição somam 33, a idade de Jesus ao morrer.

 

Mais demorada que as pirâmides

Enquanto as famosas e enormes pirâmides do Egito demoraram em média 20 anos para ser construídas, a Sagrada Família a supera em mais de 1 século, já que sua construção teve início em 1882.

 

As Escolas da Sagrada Família

Essa iniciativa de Gaudí serviu por vários anos como escola para as crianças do bairro e filhos dos trabalhadores. Hoje ela é um lugar de exposição da Sagrada Família.

Barato => Cartão de acesso ilimitado ao transporte em Barcelona

 

Ingresso da Sagrada família em Barcelona

Visitar a Sagrada Família

A Sagrada Família é um lugar muito visitado. Em minha viagem à cidade já havía comprado o ingresso previamente, mas como fui no final do dia tive que ficar alguns minutos na fila. Porém, há ingressos sem fila para a Sagrada Família em Barcelona.

Como é um lugar que ainda está em construção, você ficará lado a lado com colaboradores e arquitetos, mas isso não tira o encanto do passeio.

Para não enfrentar filas e ter acesso a torres, guias de áudio, e outras áreas exclusivas da Catedral, o mais fácil é entrar no site da Get Your Guide  e comprar um dos passeios ou entradas especiais.

Tipos de ingressos para a Sagrada Família 

Você pode escolher um ingresso simples, ou um que dê acesso ao museu, a uma das torres ou até a um guia. Comprar o ingresso previamente no site também é uma forma de economizar, já que pessoalmente na Catedral o valor cobrado é maior. Confira as opções:

Ao entrar na Sagrada Família em Barcelona com o ingresso, você pode ir diretamente ao lado da fachada da Natividade.

Apenas com o celular você pode apresentar o ingresso aos funcionários, sem necessidade de imprimi-lo.

 

Dicas para ir à Sagrada família em Barcelona

igrejasde Barcelona

Roupa

Ao começar os preparativos para visitar a Sagrada Família em Barcelona, minha primeira dica é prestar atenção na roupa.

Embora ainda esteja em construção e seja vista como um dos principais lugares turísticos de Barcelona, a Sagrada Família é um templo religioso e ocorrem eventos desse tipo no local.

Sendo assim, roupas transparentes, regatas, decotadas ou com ombro ou barriga exposta não são bem vistos. Evite usar também saias ou shorts curtos que não cubram pelo menos metade da coxa. Bonés e chapéus também não são indicados.

Caso você esteja com uma dessas roupas e não tenha tempo de voltar ao hotel para se trocar, use um casaco ou lenço para cobrir o que estiver à mostra.

 

Torres

Ao comprar um ingresso com direito à torre da Sagrada Família, você pode escolher uma delas para subir.

Infelizmente, em minha visita as torres não estavam abertas para os turistas, mas todos que eu conheço dizem que as vistas a partir delas são incríveis.

Não há um consenso sobre qual vale mais a pena conhecer. Na verdade, cada uma mostra um ponto de vista da cidade, então será uma experiência única.

O grande ponto positivo da torre da Fachada da Natividade é que ela foi a única completamente desenhada e concluída por Gaudí. A torre da Paixão, por outro lado, tem vistas para o mar.

Para subir às torres é usado um elevador, e para descer, uma escada em formato de caracol, mais um elemento da natureza usado por Gaudí.

Oportunidade => Ingresso antecipado para o Parque Güell

 

Chegando à Sagrada Família em Barcelona

A basílica fica no bairro Sagrada Família, na rua Mallorca, 401.

Para chegar, é só parar na estação de metrô de mesmo nome, que fica ao lado da igreja. As linhas que passam são a L5 azul e L2 roxa. Para saber mais, leia o post completo sobre o como usar o transporte público de Barcelona.

 

Museu

Outra dica valiosa é comprar um ingresso com acesso ao museu na Cripta, onde ficam os desenhos originais de Gaudí e maquetes do projeto, além de outros objetos usados pelo arquiteto durante a idealização e execução da basílica.

 

Horários de funcionamento

A Sagrada Família abre todos os dias do ano, e os horários variam entre 09:00-14:00 e 09:00- 20:00.

O recomendado é olhar no site o calendário de atividades antes de montar seu roteiro.

Minha dica é visitar a Sagrada Família em dias de semana, ou chegar com antecedência ao horário de abertura para evitar filas.

 

Curiosidades da Sagrada família

Curiosidade da Sagrada Família na Espanha

  • Donativos. A Sagrada Família em Barcelona tem suas construções sustentadas por donativos, doações e o valor arrecadado das visitas.
  • Reconhecimento. A Basílica foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2005. Mais precisamente, a Fachada da Natividade e a Cripta.
  • Segurança. Para entrar na Sagrada Família em Barcelona é preciso passar por um detector de metais, e mostrar bolsas ou mochilas pelo raio-X como no aeroporto. Inclusive, descubra como ir do aeroporto de Barcelona para o hotel.

 

 

Tudo sobre a Sagrada Família em Barcelona

A Sagrada Família em Barcelona é uma obra fantástica, e para mim foi um privilégio conhecê-la.

Ao entrar na Catedral, sua grandiosidade deixa qualquer um perplexo, e se não fosse pelo guia de áudio da Catedral da Sagrada Família, ficaríamos horas perdidos sem saber o que contemplar primeiro.

Além de ser uma bela obra, a Sagrada Família é um símbolo do Modernismo e uma lembrança constante da genialidade e ousadia de Gaudí.

Não se esqueça de comprar o ingresso mais completo possível no Get Your Guide, e aproveitar o máximo da Sagrada Família em Barcelona.

Não perca a oportunidade de visitar também as outras obras de Gaudí, como a Casa Batló e o Parque Güell, e já incluir os dois passeios em seu roteiro.

Gostou das dicas da Sagrada Família em Barcelona? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque o #queroviajarmais.

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Barcelona – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Barcelona? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões em Barcelona

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Barcelona. Se possível, ainda em dezembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Barcelona

Ter um chip de celular em Barcelona com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Barcelona.

Seguro viagem recomendado em Barcelona

Contratar um seguro viagem para Barcelona é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais