Espanha

Espanha

Quer saber tudo sobre o turismo na Espanha? Bom, começo falando que é um dos países mais visitados do mundo, sempre figurando entre o terceiro e quarto lugar recebendo mais de 50 milhões de turistas todos os anos.

E a Espanha com muito mérito merece tanta atenção. Por sua posição geográfica no mapa mundi, a apenas alguns quilômetros distante da África através do Estreito de Gibraltar, a região é porta de entrada para a Europa, o que historicamente proporcionou a passagem de diversos povos.

Essa mistura de povos, naturalmente, deixou suas marcas na gastronomia, costumes e tantos outros aspectos da cultura. Aqui no blog você descobrirá o que fazer na Espanha, dicas, curiosidades e tudo sobre as melhores cidades, províncias e destinos turísticos espanhóis.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Espanha

Seguro viagem Espanha »

 

Mapa da Espanha

cidades da espanha
Mapa da Espanha | Foto: Trinaliv , via Wikimedia Commons.
  • Capital: Madrid
  • Cidade mais populosa: Madrid
  • Língua oficial: espanhol (ou castelhano)
  • Governo: Monarquia constitucional
  • Área:  Total 504 030 km²
  • Fronteiras: Portugal, França, Andorra, Gibraltar e Marrocos
  • População:  46 524 943 hab.
  • Moeda Euro (EUR)
  • Clima: Mediterrânico e Oceânico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Espanha »

 

Turismo na Espanha

dicas da espanha

Tanta mistura de culturas proporcionou um cenário fantástico para um incrível roteiro na Espanha, uma vez que dentro de um único país existem tantas diferenças.

Desde o imenso respeito às tradições da Andaluzia, estado ao sul que mantém intactos muitos hábitos regionais, passando pelo separatista País Basco (veja aqui as dicas de viagem para País Basco), até a região da Catalunha, onde está localizada Barcelona (a cidade mais visitada), você encontrará tudo o que espera para uma viagem, e muito mais!

Neste blog você encontra post com mais detalhes sobre as regiões do mapa espanhol para um roteiro de trem pela Espanha.

O transporte ferroviário é o mais usado pelos nativos e ideal para viagens longas, pois os trens são confortáveis e têm uma estrutura própria para isso. Mas se você preferir ter mais independência, alugue um carro na Espanha e visite as cidades espanholas mais bonitas aventurando-se num roteiro de carro pela Espanha.

Ao viajar, você deve conhecer o clima da Espanha e e escolher os meses do verão espanhol para relaxar nas praias da Espanha e aproveitar um pouco dos 300 dias ensolarados por ano, na rota conhecida como Costa do Sol.

Quer mais? Então, inclua alguns dias nas Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, onde estão as paradisíacas Menorca, Maiorca e a badalada Ibiza. Prefere mais sossego? Faça “nada” nas Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico.

Caso escolha fazer passeios pela Espanha nos meses do inverno espanhol, saiba que é possível até ver neve em cidades como Sória, Ávila, León, Segóvia e Burgos.

Entretanto, se você procura uma verdadeira imersão na cultura hispânica, comece a viagem para descobrir como os mouros influenciaram na arquitetura, visitando as mesquitas de Córdoba e Giralda, em Sevilha, além da fortaleza de Alhambra, em Granada.

E se a intenção for realmente imergir na cultura, conhecer as comidas típicas espanholas, a moeda da Espanha e os eventos e festas nos feriados espanhóis são coisas fundamentais, além das curiosidades da Espanha.

Para se dar bem durante sua trip, descubra os artigos que detalham sobre o transporte para viajar pela Espanha e como acessar a internet espanhola, sem pagar caro ou perder tempo.

Se ainda não se convenceu, veja as dicas de viagem para a Espanha.

 

Morar, trabalhar e estudar na Espanha

espanha cultura

Por conta de tantas belezas, a ideia de morar na Espanha, mesmo que seja por um pequeno período, mexe com a cabeça de muita gente. O país está entre os melhores para se viver em qualidade de vida, e é o destino de muitos europeus quando se aposentam.

Se você está pensando em se mudar para a Espanha, saiba como tirar o visto espanhol, escolha umas cidades mais baratas da Espanha para morar e veja as oportunidades de emprego na Espanha assim como escolas e universidades espanholas.

Descubra também o custo de vida nas cidades espanholas e se realmente vale a pena fazer intercâmbio na Espanha.

A ideia é que você tenha um panorama da realidade do imigrante no país e planeje-se com bastante antecedência e cuidados para que tudo ocorra bem. Leia todos esses posts e você terá informações suficientes para tomar a decisão.

 

O que fazer na Espanha

Minha experiência na Espanha é basicamente na Andaluzia, onde conheço bem e posso indicar várias opções de roteiro. O turismo nessa região é sensacional, com cidades que estão entre as mais procuradas do país, como Granada, Málaga e Sevilha.

Porém, são nas cidades menores que escondem os maiores encantos, onde poderá realmente conhecer o jeito andaluz de viver.

Para te animar ainda mais, dá só uma olhada nesse vídeo lindo sobre o país, feito pelo site oficial de turismo da Espanha.

 

Madrid

turismo em madrid
A capital Madrid

Ao lado de Barcelona, Madrid é a principal porta para os turistas que chegam a Espanha. Na minha última visita fiquei 10 dias na cidade, o que rendeu uma série de dicas imprescindíveis de viagem.

Para começar, procure dicas dos melhores bairros para ficar, melhores hotéis em Madrid. Além de dicas de como ir do aeroporto ao centro de Madrid e como se locomover em Madrid.

Falando nisso, muitas cidades na Europa oferecem um cartão turístico de transporte e atrações,  e em Madrid não é diferente, na cidade existe o Madrid Card. Esses são informações básicas que você encontrará nos posts sobre a capital.

Descubra o que fazer em Madrid e saiba que 3 ou 4 dias não são suficientes para conhecê-la. Uma das minhas dicas preferidas é fazer um passeio de teleférico ao pôr-do-sol em Madrid, que é apenas um dos pontos turísticos imperdíveis de Madrid.

Mas há muitos outros, como a Gran Vía, Museo del Prado, Palácio Real, Estádio do Real Madrid, Puerta del Sol, Plaza Mayor entre outros. A ideia é fazer os melhores passeios em Madrid e, se sobrar tempo, ainda dá para fazer um roteiro com as cidades para conhecer num bate-volta de Madrid.

Tudo isso intercalado com refeições deliciosas nos restaurantes em Madrid e suas comidas típicas.

Vale muito a pena conhecer Madrid. Minha sugestão de roteiro em Madrid é de, no mínimo, 5 dias de viagem. Veja abaixo todos os posts relacionados ao destino e aproveite!

Saiba mais sobre viajar para Madrid aqui

 

Barcelona

turismo em barcelona
Barcelona

Junto a Madrid, Barcelona (em breve) é o destino turístico mais procurado da Espanha. A cidade é super agitada, com turistas por todos os lados, motivados em grande parte a conhecer as obras de Gaudí. Para começar a planejar sua viagem é interessante pesquisar onde ficar em Barcelona, além dos melhores hotéis de Barcelona.

Uma vez na cidade, saiba que é bem fácil se locomover, seja você turista ou esteja planejando morar. O transporte público de Barcelona é bastante eficiente, inclusive com boas opções para ir do aeroporto de Barcelona ao centro.

Entre as diversas opções do que fazer em Barcelona minhas preferidas são: as obras modernistas projetadas por Antonio Gaudí, como Park Güell e Casa Milà e Casa Batló. Sem falar da atração mais simbólica da cidade, a Sagrada Família e os museus como o de Picasso e o Centro de Exposições Gaudí.

Se você é daquelas pessoas que não perde uma festa, a vida noturna de Barcelona também é incrível. Já se você é daquelas pessoas que não perde uma comprinha, saiba que dá para fazer compras em Barcelona em lugares baratos, já que a cidade é uma maravilhosa vitrine que combina tradição e modernidade.

E não pense que os bons de prato foram esquecidos! Quando o assunto é gastronomia, a capital da região da Catalunha, está muito bem posicionada entre as cidades com maior variedade e qualidade da culinária.

Para conhecer bem o destino, sugiro um roteiro de viagem para Barcelona com 1, 2, 3, 4 ou 5 dias.

 

Granada

o que fazer em granada
Granada na Espanha

Além de ser uma cidade com espírito jovem devido aos estudantes que frequentam uma das universidades locais, Granada (em breve), também tem muito história pra contar, além de pontos turísticos fantásticos, como Alhambra um complexo de palácios data do século IX e é símbolo da dominação muçulmana de Granada, que durou até o século XV.

Para saber mais sobre o que fazer em Granada saiba que ela é considerada um acervo histórico no sul da Espanha. A cidade que foi o último refúgio dos mouros antes de serem expulsos no século XV e que foi alvo de constantes ataque de Napoleão em 1812.

Ela foi quase totalmente destruída e hoje em dia montar um roteiro em  Granada é essencial para conhecer mais essa história e as guerras contras os povos vindos da África.

Sua localização é fantástica! Granada está aos pés da principal estação de esqui do país, Sierra Nevada. Ela possui pistas de esqui para praticantes de todos os níveis, e também é rota de visita para turistas, que aproveitam a badalada vida noturna da cidade, com ótimos bares, pubs e restaurantes.

Além disso, Sierra Nevada foi declarada pela Unesco com reserva da Biosfera em 1986. Tudo isso, você pode aproveitar ficando nos melhores bairros e melhores hotéis  de Granada.

O acesso à cidade é fácil e pode ser feito por diferentes meios de transportes, considerando seu roteiro e suas preferências. Justamente, pois os meios de transporte em Granada funcionam muito bem.

E uma vez estando em Granada, aproveite para fazer os melhores passeios guiados na cidade e se tiver mais tempo, visite os seus arredores como Motril, Montefrío e Málaga. São imperdíveis!

 

Ilhas Baleares: Ibiza, Maiorca, Menorca e Formentera

festas em ibiza
A bela Ibiza, Espanha

Se você gosta de praia, essa região da Espanha, é para você! Ibiza (em breve) é o sonho de solteiros e jovens casais que gostam de festas e baladas. É um dos principais destinos de férias da Espanha, até mesmo da Europa. Vale a pena montar um roteiro de até 4 dias em Ibiza para aproveitar melhor o destino.

Além de festas na praia, clubes à beira-mar e casas noturnas, Ibiza também oferece lazer para quem procura praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego.

Então, se vai viajar para a Espanha já comece a planejar os passeios que quer fazer nesse paraíso. Não deixe de ver o que fazer em Ibiza, a badalada ilha da Espanha.

Também descubra como é o clima em Ibiza, quando ir e melhor época do ano para viajar, além de onde ficar em Ibiza neste guia das melhores praias para se hospedar.

Outra opção das Ilhas Baleares é Maiorca, as praias desse destino a são conhecidas por sua areia branca, águas azuis cristalinas, grandes rochas e paisagens de tirar o fôlego.  Há uma infinidade de atividades e passeios guiados para fazer na ilha.

Basta escolher as melhores regiões para ficar e os hotéis mais luxuosos para passar dias incríveis na ilha.

praias da espanha
Ilha Formentera

Menorca é outra ilha que quero indicar como destino imperdível na Espanha, essa é a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares. As praias de Menorca mantém seu aspecto original, com águas cristalinas e areia fina de diferentes cores em cada região.

Os passeios em Menorca são diversos e se adaptam a qualquer bolso e preferências, desde os amantes de mergulho até os que buscam paz e tranquilidade longe dos grandes centros.

Descubra onde ficar em Menorca e desfrute dos hotéis de primeira linha, que oferecem o melhor em atendimento e infraestrutura.

As praias da Ilha Formentera são os destinos ideais para quem quer se desconectar de tudo e relaxar. Você pode optar por escolher praias menos movimentadas, como Platgetes des Caló, ou mais urbanizadas, como a Playa de Ses Illetes, onde a vida noturna é agitada e você tem acesso a praticamente qualquer coisa que precisar.

 

San Sebastián

turismo em san-sebastian
San Sebastián é chamada de Donostia na língua basca.

San Sebastián (em breve) ou Donostia (em basco) é uma cidade situada no País Basco, no norte da Espanha e uma das mais famosas do país, tendo sido eleita a Capital Européia da Cultura em 2016.

Está rodeada pela Baía da Concha, chamada pelos bascos de “pequeno Rio de Janeiro”, por ter formato de meia-lua, lembrando a Baía de Guanabara. E há ótimos hotéis em San Sebastian com essa vista.

Planeje o que fazer em San Sebastián e não deixe de conhecer os principais pontos turísticos de San Sebastián e provar os pratos típicos da culinária basca. Se você curte gastar uma graninha nas viagens, veja esse guia de compras em San Sebastián.

E, para aproveitar a noite, não deixe de pesquisar sobre tudo o que rola na vida noturna em San Sebastián com dicas de baladas, bares, sidrerias e jazz.

Para começar a organizar sua viagem, os primeiros passos é selecionar onde se hospedar em San Sebastián e como se locomover em San Sebastián utilizando o transporte público.

Se você ficou interessado na região, vale a pena ver os melhores hotéis no País Basco com opções diversas. Minha sugestão de roteiro em San Sebastián é de até 5 dias.

 

Valência

turismo em valencia
Valencia

Valência (em breve) é mais uma cidade que é a cara da Espanha. Recomendo que todos os viajantes planejem uma visita, começando pela escolha de onde ficar em Valência. Se você é mais exigente, pode ficar nos melhores hotéis de Valência.

Não deixe de pesquisar também sobre como chegar em Valência, já que existem várias opções e você precisa analisar qual é a mais adequada de acordo com seu roteiro. Uma vez na cidade, veja como é o transporte público em Valência.

Para se organizar melhor, liste tudo o que fazer em Valência. São diversos locais de interesse, que mostram o lado antigo e moderno da cidade, vale a pena estudar o mapa dos pontos turísticos do lugar. E bater perna em busca dos melhores lugares para fazer compras como mercados, shoppings e feiras de rua.

E saiba que à noite em Valência, que é super movimentada. Para comer bem, descubra onde comer a melhor paella valenciana, prato típico que é a cara dessa região espanhola. Além de procurar os restaurantes e pratos típicos de Valência.

Como sou um defensor do planejamento e organização, sugiro ver todas dicas de viagem para Valência e montar um roteiro de até 5 dias nesse destino.

 

Sevilha

turismo em sevilha
Sevilha

Sabe aquelas cidades que a gente não esquece? Sem falar em todas as belezas, Sevilha (em breve) é pura alegria. Seu ritmo peculiar que vai além da siesta, aquela soneca pós o almoço, fácil de perceber ao ver as pessoas pelas ruas, bares e praças ao redor da cidade.

Não deixe de conhecer os melhores pontos turísticos de Sevilha e o quando ir para o destino espanhol, que são: Praça da Espanha, Real Alcázar, Catedral de Sevilha, Torre Giralda entre outros lugares. 

Uma das vantagens do destino é que dá para ficar em Sevilha bem localizado e percorrer tudo a pé. Um roteiro em Sevilha com muitas dicas de viagem na Andaluzia não pode faltar também o Bairro Santa Cruz, uma visita ao Metropol Parasol e um passeio pelo Rio Guadalquivir.

E, claro, que se tratando da Espanha, os restaurantes em Sevilha são uma experiência à parte. Como em boa parte da Espanha, as paellas e tapas são o carro chefe da gastronomia local.

E antes de finalizar minhas dicas da cidade, sugiro que você conheça os arredores de Sevilha em cidades como Córdoba, Cádiz e Ronda.

 

Santiago de Compostela

turismo em santiago compostela
Santiago de Compostela

Certamente você já ouviu falar do caminho de Santiago de Compostela (em breve). O percurso é feito por Portugal, França ou pela Galícia – na Espanha, por milhares de turistas que buscam uma experiência diferente, emocionante e inesquecível.

Mas antes de vivenciá-la, você deve ver as principais dicas dessa aventura, como previsão do tempo, hospedagem, vestuário e as diversas preparações que exige uma caminhada de tantos quilômetros.

Quem deseja trilhar o Caminho de Santiago de Compostela de bike também deve estar preparado para o desafio de pedalar pelo menos 200 quilômetros até a famosa catedral, passando por lindas paisagens e encontrando várias curiosidades.

As mulheres também são público frequente e, cada dia mais, aventuram-se pelas terras espanholas em busca de um encontro com a natureza e momentos de reflexão.

Santiago de Compostela é um destino místico e fantástica para explorar na Espanha! Sonho em fazer o caminho de Santiago de Compostela, a pé ou até mesmo de bike, como fez o Tony do Caminhos Peregrinos.

 

Outros destinos da Espanha

turismo em toledo
Toledo

Toledo é uma pequena cidade medieval na Espanha, a 70 quilômetros de Madrid. Seus principais pontos turísticos são: Palácio de Alcázar, Catedral de Toledo, Muralhas de Toledo, a Iglesia de los Jesuitas entre outros atrativos.

Outro destino bacana na Espanha é Tarifa. A região é um paraíso para os surfistas à vela que viajam em busca de ventos perfeitos e constantes, mas não para por aí.

A praia é uma das mais bonita da Espanha e o público jovem aproveita para curtir as festas e praticar esportes, principalmente mergulho, surf, windsurf e kitesurf.

Marbella é um destino que geralmente está fora do roteiro dos turistas brasileiros, mas é muito procurado por europeus.

A cidade é um dos principais destinos de verão da Espanha, localizada na famosa Costa do Sol, região que recebe esse nome por ser abençoada com mais de 300 dias ensolarados durante o ano.

Apesar de não serem as praias mais bonitas do mundo, ficam lotadas e é possível sim aproveitá-las muito bem. Há chiringuitos (quiosques) espalhados por boa parte da orla com muitos frutos do mar e as tradicionais sardinhas na brasa.

O centro histórico da cidade é espetacular. Confesso que passei vários dias vasculhando as ruelas do casco antiguo”, onde somente se anda a pé. A cidade é repleta de construções antigas, igrejas, bares e restaurantes que se “escondem” em diversas ruas.

Outro destino que merece a visita, tanto para passar um dia, quanto para curtir a agitada vida noturna, é Puerto Banún. O destino é uma das preferências de grande parte dos endinheirados de toda a Europa. Durante o verão é um destino muito cobiçado.

turismo em ronda
Ronda, Espanha

E não posso me esquecer de Ronda, essa pacata cidade no sul da Espanha! Ela foi certamente uma das experiências mais surpreendentes que já tive.

Pouco pesquisei sobre a cidade e não imaginava que seria um de meus destinos preferidos na Europa, com excelentes restaurantes, hotéis em Ronda à beira de um lindo penhasco, paisagens e mais paisagens que alucinam qualquer fotógrafo.

Alguns locais da cidade serviram de cenário para a novela Deus Salve o Rei, transmitida em 2018, pela Rede Globo. Um deles foi a ponte. Você descobrirá que Ronda é fenomenal e vale muito a pena visitá-la.

Para passar uma temporada na Espanha, sugiro que conheça Salamanca que é, certamente, uma das principais cidades para estudar espanhol na Espanha, sendo bastante popular entre estrangeiros.

Por fim, indico que conheça Vigo, outra belíssima cidade da região da Galícia, ao norte da Espanha. Como toda cidade europeia, ela respira história e é possível perceber isso em vários de seus principais pontos turísticos.

Por conta de sua localização no mapa, a atividade portuária sempre foi um de seus fortes, sendo, inclusive, ponto de saída de diversos produtos para os demais continentes. Demais!

 

Dicas de turismo na Espanha

Quando viajar para a Espanha você verá que mesmo que tenha um mês inteiro para viajar, certamente voltará para casa com aquele sentimento de quero mais, lembrando saudosamente dos maravilhosos vinhos, da paella farta que provou em Valência e daquela tapa com jamón serrano que comeu num bar qualquer.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer na Espanha, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Você já conhece a Espanha? Que lugares acha fundamental conhecer? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

:
Espanha

Lugares para Conhecer

Imagem Postagem
Espanha
Barcelona
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Cádiz
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Granada
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Ibiza
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Madrid
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Maiorca
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Marbella
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Menorca
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
San Sebastián
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Santiago de Compostela
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Sevilha
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Tarifa
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Valência
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Espanha
Vigo
conhecer destinos >
Background Tickets
Espanha

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. ELVIRA RODRIGUES DE ASSIZ

    preocupada com roteiro. vamos a Barcelona e Madrid, mas temos apenas 6 dias, de 11 a 16, saindo 17/5, com retorno a SP. quantos dias em cada cidade? Ir de trem de Barcelona À Madrid ? Somos dois adultos acima de 65 anos, minha filha 37 e neta de 2 anos. O tratado de Schengen é suficiente como seguro viagem?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Elvira, O Tratado de Schengen é um acordo de livre circulação entre os países, você precisará sim ter um seguro viagem. Sobre o roteiro, eu adoro viajar de trem e a rota entre Barcelona e Madrid é super confortável e rápida. Recomendo! Saiba mais sobre como viajar de trem na Europa. Ambas as cidades são incríveis e merecem os 6 dias kkkkk. Para ir nas duas, fique 3 em cada. Abraços

  3. karlla

    muito bom seus informes!! O que você tem a falar sobre a Turquia? grt

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Karlla, Fiquei encantado pela Turquia. Istanbul e Capadócia são demais! Abraços

  5. Elizabeth

    oi,já estive várias vezes na Espanha e acho tudo maravilhoso.Ainda não conheço algumas cidades e gostaria de saber por quais delas é possível fazer a travessia para o Marrocos.

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Elizabeth, Você precisa pegar o ferry em Algeciras, rumo a Tânger. Abraços

  7. Cristina

    Oi Guilherme, Estou vendo a mensagem das pessoas pensando em viajar de carro pela Espanha. É fácil alugar carro? Tem algum pré requisito que desconhecemos aqui no Brasil? Abraço, Cristina

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Cristina, É super simples e não há nenhum pré-requisito, apenas alguns cuidados. Escrevi um artigo sobre isso, nesse link. Abraços

  9. Deka

    Guilherme, estou indo até Madri e depois Granada, gostaria de saber; sobre quais documentos além do passaporte, tipo RG atualizada; dinheiro ou cartão de débito pré pago; o que não levar; o que julgar necessário. Obrigado.

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Deka, Para viajar na Europa você precisa apenas de passaporte, mas não se esqueça que seguro viagem é obrigatório. Cartão de crédito é aconselhável caso haja algum problema na imigração, para comprovar recursos. Ele também é essencial para sua segurança nos gastos. Tire fotos do passaporte e cartões de crédito, caso os perca. Abraços

  11. Carolina Lyra

    Boa noite Guilherme! Em outubro e novembro ainda da pra pegar uma praia e baladinhas nesse lugar top que vc indicou em San Antonio?

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Carol, A temporada em Ibiza termina em setembro, então após isso muitos lugares estarão fechados. Outubro como a média de temperatura fica perto dos 23 graus, então ainda rola praia, mas novembro sem chance. Até mais!!!

  13. Edivan

    Muito obrigado Guilherme, pelas informações.

  14. Edivan Cruz

    Olá boa noite! Em julho pretendo viajar para a Espanha e fazer o seguinte roteiro de carro: partir de Barcelona, passando por Valência, Murcia, Granada, Málaga, Córdoba e Sevillha. Gostaria de uma opinião quanto ao quesito segurança, já que estarei viajando somente com minha esposa e filha. E caso tenha mais alguma informação, eu agradeço. Edivan

  15. Brenda

    Oi Edivan, como foi sua passagem pela Espanha no mes de julho? Estou pensando em ir julho do ano que vem, mas me disseram que é muito quente... Mas queria saber uma opiniao real de quem foi. Grata desde já.

  16. Guilherme Tetamanti

    Olá Edivan, Quanto à segurança, pode ir despreocupado. Fiz uma viagem de 10.000 km de carro pela Europa, com rodovias perfeitas e bem sinalizadas. Pra ser sincero, não lembro de ter visto nem buracos nas pista kkkk Eu incluiria Ronda nesse roteiro. Grande abraço

  17. Joedineia

    Bom dia! Também gostei muito do segundo roteiro mas, como tem algumas cidades que são praias achei que na estação (outono) a qual programei pra ir não compensava visita-las. Mais muito obrigada pela dica. Att Joedineia

  18. Joedineia

    Bom dia Achei bem interessante deu blog e gostaria de pedir uma sugestão já que você conhece os países Espanha e Portugal. Pretendo viajar no mês de Novembro para Portugal e Espanha mais estou na dúvida de dois roteiros que me passaram.Segue abaixo os dois roteiros se você puder dar uma sugestão agradeço. 1º Roteiro - Lisboa, Óbidos, Fátima, Coimbra, porto, Braga, Santiago de Compostela, Salamanca, Ávila, Escorial, Madri, valência e Barcelona. 2º Roteiro - Madri,Granada, Málaga, Marbella, Ronda, Sevilha, Monteiro de La Rábida, Mertola, Évora, Vila Viçosa, Alter do Chão, Almourol, Tomar, Fátima, porto, Braga, Guimarães, Mateus, Lamego, Coimbra, Batalha, Nazaré, Óbidos e Lisboa

  19. Guilherme Tetamanti

    Olá Joedineia, Como morei em Marbella, sou suspeito sobre o sul da Espanha, então prefiro o 2º Roteiro. Granada é um deslumbre, principalmente pela Alhambra. Ronda é uma de minhas cidades favoritas na Europa. Málaga é a cidade da minha família. Já em Portugal, Nazaré tem um vista fantástica. Enfim, ambos são ótimos, mas faria o segundo :) Obrigado pela visita. Abraços