Trabalhar na Espanha: emprego para brasileiros, vistos e vagas

Trabalhar na Espanha: emprego para brasileiros, vistos e vagas

Se você está pensando em trabalhar na Espanha, mas não sabe por onde começar, este é o artigo certo para te ajudar. Embora conquistar o mercado de trabalho em solo espanhol seja a vontade de muitos, as dúvidas sobre como solicitar visto de trabalho, as áreas que mais contratam estrangeiros e como é a experiência de trabalhar na Espanha podem ser um problema durante o seu planejamento.

Afinal, você deve estar se perguntando, o que é necessário para ser um trabalhador da Espanha? Existe alguma empresa que contrate mais estrangeiros? O que é preciso saber antes de começar o processo para trabalhar legalmente no país? Existem vagas de emprego na Espanha para brasileiros? Os salários valem a pena?

Então, me acompanhe neste artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre as possibilidades de trabalho na Espanha!

Leia também => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem na Europa »

 

Como trabalhar na Espanha?

Como trabalhar na Espanha.

Caso você não possua cidadania espanhola e queira trabalhar na Espanha, o jeito é conseguir um visto de residência que permita o trabalho remunerado. As opções de visto que permitem trabalho na Espanha são:

  • Para empreendedores
  • Residência e trabalho
  • Visto com exceção de autorização de trabalho
  • Reagrupamento familiar

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Solicitar visto de trabalho na Espanha

Vistos de trabalho europa
Veja qual dos vistos para Espanha é ideal para você.

Para ter permissão para trabalhar na Espanha, você deve dar entrada em um pedido de visto que permita atividades remuneradas. Isso deve ser feito ainda no Brasil. No site do consulado da Espanha do seu estado, está listada a documentação que deve ser entregue pessoalmente para solicitar o visto.

É necessário também tirar um NIE ou DNI (documentação de identificação), ter inscrição na Seguridade Social espanhola e é comum que se peça uma conta bancária.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Visto para empreendedores

O visto para empreendedores é indicado para pessoas que pretendem abrir um negócio na Espanha ou desempenhar funções de alta qualificação. É o caso, por exemplo, de investidores, cientistas, professores e pesquisadores.

Se você possuir dependentes, nessa modalidade é possível que eles solicitem visto também, desde que comprovem serem seus dependentes. Inicialmente um visto de empreendedor é expedido com validade de 2 anos, mas depois ele pode ser renovado para períodos de 5 anos.

É importante ressaltar que, no caso de quem solicita esse tipo de visto para empreendedorismo (profissionais altamente qualificados são exceção), é necessário apresentar condições de se manter no país. Isso é, você deverá possuir no mínimo 1.075 euros por mês para se manter. Além de mais pelo menos 537 euros por dependente.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Visto de residência e trabalho

Visto para quem já tem contrato na espanha.
Visto de trabalho na Espanha é ideal | Foto: Diario de Madrid, via Wikimedia Commons.

Diferente do visto para empreendedores, o visto de residência e trabalho é para quem quer trabalhar na Espanha como funcionário, e já está contratado.

Ou seja, antes de solicitar esse visto, é necessário já ter encontrado um trabalho e possuir um comprovante dessa contratação. Outro detalhe, quem te contratou deve ter a permissão do governo espanhol para isso. Para solicitar o visto, você deve ter esse documento.

Mesmo que você esteja na Espanha como turista e consiga o emprego, é necessário voltar ao Brasil para solicitar a permissão em um consulado da Espanha.

Em Valência => Escola de Paellas com degustação na Espanha

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Visto de residência e trabalho com exceção de autorização de trabalho

Visto de residência e trabalho.
Militares não precisam de autorização prévia | Foto: Contando Estrelas, via Wikimedia Commons.

Existe ainda outro visto para quem deseja trabalhar na Espanha. Esse se aplica para quem deseja realizar um trabalho no país, mas esse trabalho está na lista dos casos em que não é necessário ter uma autorização prévia do governo espanhol.

É o caso de artistas que vão à Espanha para fazer shows (menos de 5 dias). Também entram nessa lista correspondentes de meios de comunicação, funcionários públicos ou militares de outro país que estejam em colaboração com o governo espanhol.

E ainda Ministros religiosos, membros de instituições culturais, professores convidados e menores de idade em tutela do serviço de proteção de menores que estejam em idade laboral.

Tire suas dúvidas => Comprar dólar e euro online

 

Visto de residência para reagrupamento familiar

O visto para reagrupamento familiar serve para que quem possui um visto de residência permanente na Espanha possa morar junto com os parentes. Aplica-se apenas para aqueles que possuem um familiar brasileiro que more legalmente na Espanha. Ou seja, não inclui brasileiros com visto de estudante ou temporário.

Esse visto, quando concedido, permite não só a residência dos familiares na Espanha, mas também que ele exerça atividades remuneradas. Confira, inclusive, se vale a pena viver na Espanha.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O parentesco com o brasileiro que vive na Espanha deve ser comprovado durante o processo do visto. Ele se aplica a filhos com até 18 anos de idade ou com deficiência em qualquer idade. Além de ascendentes diretos com mais de 65 anos.

Descubra => Ônibus turístico em Toledo

 

Isenção de visto de trabalho na Espanha

Empresa para trabalhar Espanha.
Conheça os casos em que não é preciso de visto de trabalho na Espanha.

Além dos que já possuem o visto para reagrupamento familiar, há outros casos em que não é necessário ter um visto de trabalho. Isso, no entanto, não exclui a necessidade de possuir outros tipos de visto, como o de residência:

  • Para profissões que constem no catálogo de ocupações de difícil cobertura (sobre o qual falarei no próximo tópico);
  • Chilenos e peruanos, pois são países que tem acordos internacionais com a Espanha;
  • Trabalhadores necessários para montagem de uma instalação de equipamentos produtivos;
  • Refugiados;
  • Estrangeiros que possuam dependentes espanhóis;
  • Filhos e netos de espanhóis nativos;
  • Quem ocupa cargos de confiança ou administração de empresa na Espanha;
  • Aqueles que trabalham em uma empresa com unidades na Espanha e estão sendo realocados para trabalhar em uma dessas unidades em território espanhol.

Delícia => Tour de tapas em Madrid

 

Onde procurar trabalho na Espanha?

Procurar emprego europa.
Recorra a sites e agências de trabalho | Foto: Diario de Madrid, via Wikimedia Commons.

Existem sites e agências de emprego para brasileiros que querem trabalhar na Espanha. Esses intermediários indicam as vagas disponíveis para brasileiros e ajudam no processo de visto e permissão para trabalhar no país.

Porém, a burocracia para obter a permissão do governo espanhol para contratar um estrangeiro ainda é grande. Além disso, há muitos espanhóis desempregados devido à crise – ser um país da Europa não é sinônimo de economia estável. Por essas razões, muitas empresas desistem de empregar um estrangeiro.

Sendo assim, o jeito é investir nos empregos que constam no Catálogo de ocupações de difícil cobertura, publicado a cada trimestre pelo governo espanhol. Nele constam profissões que dispensam a necessidade de visto de trabalho. Estão ainda descritas as áreas em que não há demanda de mão de obra espanhola. Para elas, o governo facilita a contratação de estrangeiros.

Caso você queira se informar sobre a lei que trata dos direitos e liberdades dos estrangeiros na Espanha e embasa a criação desse catálogo, se trata do artigo 65, trecho 1 do Real Decreto 557/2011, de 20 de abril, que aprova o Regulamento da Lei Orgânica 4/2000. E para saber mais sobre os costumes espanhois, leia também sobre as curiosidades da Espanha.

Melhores => Passeios em Barcelona

 

Em que áreas trabalhar na Espanha?

Trabalho na Espanha para brasileiros.
Há vagas de trabalho em bares e restaurantes da Espanha.

A não ser que você seja um profissional de alta qualificação, provavelmente não vai conseguir seu primeiro trabalho na Espanha em sua área de formação. Ter experiência de trabalho no Brasil, na maioria das vezes, não é o bastante; os empregadores espanhóis prezam por pessoas que tenham tido experiências de trabalho na Espanha.

Uma das indústrias mais fortes na Espanha e que você talvez encontre emprego mais fácil é o turismo. Como todas as Comunidades Autônomas possuem cidades turísticas, pode ser que você encontre vagas em hotéis, restaurantes, serviços de transporte e tradução. E você pode ter a sorte de viver e trabalhar em uma das mais bonitas cidades da Espanha.

Da mesma forma, áreas como engenharia, TI (tecnologia da informação), serviços marítimos estão sempre em alta. No já mencionado catálogo de ocupações de difícil cobertura, frequentemente há vagas como chefe de máquinas de navio mercante, maquinista naval, mecânico naval, cargueiro de navio, cozinheiro de barco, entre outros.

Profissões como esportistas profissionais e treinadores esportivos são quase permanentes nesse catálogo. E se você quer mesmo trabalhar no país, saiba quais são os principais feriados na Espanha.

Mas para qualquer dessas áreas é imprescindível ter um domínio do espanhol, e conhecimentos em inglês. Não é que falar espanhol é um diferencial para conseguir um emprego, é uma obrigação. Ainda mais se o trabalho for com atendimento ao público.

Um mês => Roteiro viagem na Europa

 

Vale a pena trabalhar na Espanha?

Trabalhar na espanha.
Vida em Caceres.

Vale a pena sim! Mesmo que seja para ter um salário menor no começo, ou trabalhar em uma área que não é a sua, os benefícios e o custo de vida na Espanha compensam tudo isso.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para começar, dá para viver na Espanha com pouco. E ainda, dependendo da cidade em que você estiver trabalhando, custos fixos como residência, transporte, alimentação e até lazer, são acessíveis. Sem contar a qualidade de vista oferecida pelo governo espanhol, como saúde e educação. Por falar em transporte, saiba mais sobre o trem na Espanha.

Além disso, as empresas espanholas têm benefícios bem particulares. Por exemplo, além do 13º salário, algumas empresas também dão o 14º. Outro ponto, é que os moradores locais valorizam muito a Espanha no verão, então é comum mudar as jornadas de trabalho durante esta estação para sair mais cedo. Isso ocorre diminuindo o horário de almoço.

Apesar das vantagens, é importante saber que benefícios comuns no Brasil como FGTS, não são praticados na Espanha, ou ocorrem de forma diferente. O Fundo de Garantia, por exemplo, não é recolhido. O que acontece na rescisão é que será pago um valor proporcional ao tempo de trabalho e às condições da quebra do contrato.

Agende => Melhores passeios na Espanha

 

Qual é o salário na Espanha?

Média salarial espanha.
Média salarial da Espanha é um pouco menor que a média europeia.

Em 2019, o salário mínimo na Espanha subiu 22,3 %, indo para 900 euros. De acordo com matéria do jornal La Vanguardia de 2018, a média de salário na Espanha está em 1.889 euros. A propósito, saiba qual moeda levar para Espanha.

Segundo estatísticas apresentadas pelo jornal El Mundo também em 2018, a média de salário na Espanha significa metade do salário médio de países como Dinamarca e Luxemburgo, mas é o dobro se comparado à Eslováquia e à Croácia. Se comparada à média da União Europeia de 2.000 euros, ela está apenas um pouco menor.

Quando se trata das médias de salário dentro da Espanha, o País Vasco apresenta o melhor resultando, passando dos 2.000 euros. Seguindo o mesmo caminho estão as regiões no mapa da Espanha de Navarra, Catalunha, Madrid, Astúrias, Aragón e Cantábria. Elas também apresentam médias de salário superiores à média Espanhola.

Mas isso não quer dizer que esses dados reflitam a realidade geral na nação. Ainda segundo as estatísticas apresentadas pelo jornal El Vanguardista, 30% dos espanhóis não chega a receber 1.230,90 euros por mês. Isso costuma acontecer com mais incidência em parcelas da população como trabalhadores temporários, mulheres e menores de 25 anos.

Internet => Chip de celular na Europa

 

É possível trabalhar na Espanha

Trabalhe na espanha.

Trabalhar na Espanha não é tarefa fácil. O país ainda não está estável economicamente desde a última crise. Além disso, o processo de visto exige na maioria das vezes já ter conseguido o emprego, o que se torna difícil para nós brasileiros.

Mesmo com todas as dificuldades no caminho, aqueles que conseguem trabalhar na Espanha concordam que vale a pena. Então se seu objetivo é sair do Brasil, morar na Espanha e trabalhar legalmente no país, o mais importante é não desistir no primeiro não.

O mínimo de planejamento também é essencial, já que o custo de visto e o salário médio variam para Comunidade Autônoma. Enquanto a tão sonhada vaga de emprego não acontece, não deixe de se especializar e continuar pesquisando sobre a Espanha. Leia também outras dicas da Espanha.

Este artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário e compartilhe com aquele seu amigo que também está doido para fazer as malas para a Espanha!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcilio micael

    Gostei muito das orientações e tirei muitas dúvidas!Mais preciso saber como seria pra trabalhar como cabeleireiro na Espanha e qual seria os documentos?Desde de já agradeço e aguardo resposta no meio email mencionado.

  2. Josiane gomes

    Olá boa tarde!, eu me chamo josiane eu moro no brasil e tenho 16 anos eu queria conhecer a espanha e saber mais sobre a Espanha meu sonho é morae na eapanha e terminar meus estudos lá mais não tenho parentes lá eu queria saber se tem algum problema sobre isso!.

  3. Vanessa

    Olá,me chamo vanessa eu e a ana estamos enteressadas em morar em san sebastian e nos vamos de portugal a espanha a minha duvida como arranjamos um trabalho lá eu de ajudante de cozinheira e a ana personal trainer?

  4. Cirlene Cabral

    Olá gostaria de saber os sistemas de agências para trabalhar em hotelaria em Madri?

  5. Lucas

    Gostaria de receber informações sobre sites confiáveis para brasileiros que estão interessados em conseguir emprego na Espanha. Obrigado!

  6. Jéssica

    Quais são os sites e agências que ajudam a conseguir emprego??

  7. JESSIANE

    oi, eu gostaria de saber mais, sobre como conseguiu a cidadania msm indo como turista! meu e-mail: [email protected]

  8. André Rodrigues Garcia

    Sou bisneto de espanhóis, quero muito ter cidadania espanhola mas para isso preciso arrumar um emprego na Espanha e residir por 2 anos. Alguém conhece alguém que possa me dar um emprego lá? Meu telefone é (14)981283728 André.

  9. Clayton

    Tbm sou bisneto de espanhol quem te deu essa informação de residir somente 2 anos já consegue dar entrada na cidadania?

  10. julio

    gostei dos informativos, achei muito valido e precisava dos informativos de vagas para empregos. sou eletricista e tenho especialidade em alta media e baixa tencao

  11. Aguinalda Mendes de Brito

    Gente, passei 2 meses e meio na Espanha para dar entrada na papelada do meu casamento e tive que regressar ao Brasil porque fui com carta convite e tinha que obedecer a data da volta. Gostaria de saber se só posso retornar depois de 3 meses?! Pois, precisamos dar continuidade aos tramites do casamento.

  12. Janine

    Me diga como conseguiu. Ficou 3 anos ilegal para conseguir?

  13. Josy

    Andre Como conseguiu sua regularização no pais?

  14. André Luiz Souza Cruz Melo

    Fui como turista a Espanha e não precisa regressar para regularização ,isso é conto chino , hoje tenho a cidadania.

  15. Emanuel Trindade

    Olá, André Luiz Souza Cruz Melo. Poderia me dar maiores informações de como fez para conseguir a regularização. Grato. [email protected]

  16. Paola Eduarda

    Oie, me conta também meu email é [email protected] Ficaria muito grata pelo contato

  17. Albertina

    Oi Andre, me conta como fazer. [email protected]

  18. mizia

    oi, me conta como você fez. Estrei muito agradecida meu e-mail : [email protected]