Comidas típicas da Espanha: 12 pratos para comer no país

por Thainá Fernanda

Comidas típicas da Espanha: 12 pratos para comer no país

Paisagens espetaculares e obras de arte à parte, as comidas típicas da Espanha são um atrativo turístico importante no país. Os espanhóis são grandes apreciadores da boa comida e de criar ótimos momentos aliados a pratos deliciosos e boa bebida.

Adeptos cativos da batata e do azeite de oliva, assim como de um bom vinho, o povo espanhol foi desenvolvendo seus pratos típicos ao longo dos séculos misturando a busca por praticidade, economia e o talento para trazer soluções para o calor e o improviso.

Como não só de arquitetura é feita a história da Espanha, te convido para conhecer as 12 comidas e bebidas típicas espanholas que deixaram sua marca por gerações e mexem até hoje com a cabeça e o paladar dos espanhóis, além de agradar a todos que visitam o país.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para a Espanha »

 

Quais são os pratos típicos da Espanha?

  1. Paella
  2. Tapas
  3. Churros
  4. Gazpacho
  5. Chorizo
  6. Tortilla de Patata
  7. Turrón
  8. Sangría
  9. Crema catalana
  10. Tinto de verano
  11. Pisto
  12. Horchata

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

O que comer na Espanha?

1. Paella

Comidas típicas da Espanha
Paella | Foto: Manuel Martín Vicente, via Wikimedia Commons.

Não tem como falar das comidas típicas da Espanha, sem mencionar a mundialmente famosa paella, prato cujo principal ingrediente é o arroz. Sua história remete à zona rural de Valencia entre os séculos XV e XVI, onde surgiu a necessidade de criar um prato fácil de preparar e com os ingredientes disponíveis no campo.

Há várias histórias por trás do nome desse prato, mas a mais conhecida diz que o nome vem do recipiente que usavam para preparar esse prato, uma espécie de panela rasa chamada de paella. Inclusive, tem um post só sobre a paella valenciana e outras delícias das comidas típicas de Sevilha.

Não há uma única forma específica de preparar a paella espanhola. Como sua criação veio do campo, eram usadas carnes de caça como lebres e pato, arroz, legumes da estação e açafrão, o responsável pela cor amarelada do arroz.

Ao ser difundido pelas cidades da Espanha, o prato recebeu incontáveis variações, como o uso de frutos do mar, bacalhau, frango, carne de porco, e até versões vegetarianas

 

2. Tapas

Gastronomia da Espanha
Tapas | Foto: Elemaki, via Wikimedia Commons.

Você provavelmente já ouviu falar das tapas. No Brasil, conseguimos encontrá-las em vários restaurantes que servem comida típica espanhola. Elas nada mais são que aperitivos ou tira-gostos de diversos tipos.

Alguns exemplos de tapas são: batatas bravas, pão com presunto e queijo, batatas fritas, croquetes, tortilhas de batata, empadas, entre muitos outros. Na Espanha as tapas são comuns em happy hours, geralmente acompanhadas de vinho ou cerveja.

O costume espanhol é as tapas virem junto com as bebidas: sempre que você pede uma bebida, as tapas já vem de acompanhamento. Alguns restaurantes cobram as tapas a parte, mas a maioria inclui o valor delas no preço de menu da bebida.

Há muitas teorias sobre a origem das tapas. Uma delas é que foi o modo escolhido para diminuir os problemas de embriaguez dos trabalhadores que passavam para beber depois do trabalho. Outra é de que, para evitar mosquitos nas bebidas, os garçons colocavam uma pequena vasilha em cima dos copos e dentro delas pequenos petiscos, e daí teria vindo o nome desse prato.

Independente de qual fora a origem, quando estiver na Espanha, não deixe de salir de tapas no fim da tarde ou à noite. Inclusive, leia mais sobre quando é melhor viajar para a Espanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3. Churros

Gastronomia espanhola
Churros espanhóis não são recheados.

Os churros espanhóis não são os churros que você está acostumado a comer em barraquinhas no Brasil. São parecidos, mas tem um estilo diferente, sobretudo porque não são recheados. E eles podem ser compridos, cortados em pequenos pedaços, ou até em forma de caracol.

Na Espanha é assim: quando você pede churros em um café, chocolatería ou churrería recebe um prato com churros fritos sem recheio, envolvidos em açúcar ou não, com uma porção de chocolate ou outro tipo de doce cremoso para mergulhá-los. Simplesmente delicioso!

Esse prato típico não é apenas uma sobremesa ocasional, pode ser consumido no café da manhã inclusive. Os espanhóis levam os churros muito a sério, e inclusive há churrerías que trabalham 24 horas, com receitas que passam de geração para geração. A iguaria é tão famosa que tem até tour de segway para comer churros em Madrid.

Uma das formas de explicar a origem do churros espanhol é que eles foram criados por pastores, pois sua massa é mais fácil de ser feita e frita em fogo aberto. O que era mais simples de se fazer nas montanhas, onde eles passavam a maior parte do tempo.

 

4. Gazpacho

Dicas de comidas da Espanha
Gazpacho.

Muito característico da Andaluzia, o gazpacho é uma sopa fria à base de legumes e pão. Esse prato é a salvação dos espanhóis no calor, pois é bastante refrescante. Sua origem vem das famílias humildes que criaram o gazpacho na tentativa de aproveitar os restos de comida, como pão amanhecido.

Neste prato, os legumes são temperados e batidos no liquidificador com pão adormecido. O legume mais conhecido por ser usado na sopa é o tomate, mas há variáveis de acordo com o lugar onde ela é preparada. Por se tratar de uma receita simples, mesmo que você não vá visitar a Espanha tão cedo, ele pode facilmente ser reproduzido em casa.

 

   

5. Chorizo

Roteiro gastronômico na Espanha
Chorizo | Foto: Rodojuju, via Wikimedia Commons.

inúmeras variedades de chorizo espanhol de acordo com cada região, mas ele é basicamente um enchido de carne e gordura de porco, temperado com páprica defumada e sal, podendo conter também alho e outros condimentos.

O chorizo em sua versão magra é usado como tapa, e em sua versão gorda é usado para receitas.

 

6. Tortilla de Patata

Comidas tradicionais da Espanha
Tortilla de patata.

Espanhol que é espanhol não resiste à batata. Não é incomum encontrar no cardápio de restaurantes lanches ou tapas a base desse legume, e até mesmo pão puro com recheio dela. É o caso da tortilla de patata, que também leva ovos e temperos.

A tortilla pode ser considerada uma omelete de batatas, por sua semelhança ao tradicional omelete. Não foi comprovada ainda a origem exata desse prato, porém documentos datados de 1817 relacionam sua criação à Comunidade Autônoma de Navarra.

Como a maioria das comidas típicas espanholas, há variações na preparação do prato entre as regiões do país. Alguns exemplos são acrescentar linguiça, pimentão, ervilhas e até champignon.

 

7. Turrón

Doces espanhóis
Turrón | Foto: Jonathan Pincas, via Wikimedia Commons.

Ícone natalino, o turrón típico espanhol é um doce de amêndoas com ingredientes variáveis, como chocolate, mel e outras nozes. Mais conhecido pelos brasileiros como torrone, ele é o “panetone dos espanhóis” a julgar por sua popularidade de séculos.

O turrón pode ser comprado tanto em lojas artesanais, como em prateleiras de supermercado — uma ótima dica para levar de lembrança aos familiares e amigos no Brasil. Sua origem não é precisa, mas muito se fala que foi criado pelos árabes que viviam na Espanha, há pelo menos 400 anos.

 

8. Sangría

Drinks típicos da Espanha
Sangría | Foto: TitiNicola, via Wikimedia Commons.

Refrescante e colorida, a sangría é uma bebida típica espanhola, que mistura vinho gelado com frutas. Apesar de possuir variações, ela é muito fácil de fazer e uma ótima opção para passar o tempo com os amigos em um dia quente, certamente estará presente num food tour em Madrid.

Para que fique perfeita, o ideal é usar um vinho de qualidade e frutas frescas, e é necessário que a bebida fique 2 horas na geladeira antes de consumida. Embora não se saiba com certeza de qual país a sangría realmente se origina, essa bebida já conquistou os corações e se tornou tradição entre os espanhóis.

 

9. Crema catalana

Sobremesas mais comuns na Espanha
Crema catalana | Foto: Katherine Price, via Wikimedia Commons.

Você pode bater e olho e pensar: o nome entrega tudo é um creme da Catalunha! Sim, é isso, mas a origem do nome não é bem essa, pelo menos não segundo uma das lendas mais conhecidas em Barcelona.

Diz-se que no século XVIII, algumas freiras prepararam uma sobremesa a um bispo que estava de visita no convento, porém o doce ficou aguado. Para remediar o problema no improviso, elas colocaram açúcar queimado por cima. Ao provar o doce ainda quente, o bispo gritou: “Crema!”, ou “queima” em catalão. E assim ficou.

A crema catalana é feita de leite, ovos, amido e açúcar queimado por cima. O doce tradicional espanhol faz tanto sucesso, que existem até turrones desse sabor.

 

1o. Pisto

Refeições típicas da espanha
Pisto | Foto: Boca Dorada, via Wikimedia Commons.

Tanto como prato principal quanto como acompanhamento, seja frio ou quente, o pisto é uma das comidas mais típicas espanholas do verão.

   

Nascido na região de Castilla la Mancha, o pisto é feito com legumes refogados, que podem variar segundo a estação — tomate, berinjela, pimentão, cebola, alho e abobrinha. Por ser bastante saudável e leve, pode ser até consumido em dietas.

 

11. Tinto de verano

Roteiro de drinks da Espanha
Tinto de verano | Foto: Arkangel, via Wikimedia Commons.

Não tão antigo quanto às outras comidas e bebidas espanholas da lista, mas não menos típico, está o tinto de verano, uma bebida simples para o verão. No século XX, ela foi inventada em Córdoba por um comerciante para espantar o calor dele e dos clientes.

A forma de fazer é muito simples, basta misturar vinho tinto com refrigerante. Aí é só acrescentar gelo e limão e terá uma das bebidas mais típicas e deliciosas da Espanha.

 

12. Horchata

Bebidas típicas da espanha
Horchata é uma bebida feita com chufas | Foto: Photocapy, via Wikimedia Commons.

Horchata é uma típica bebida valenciana. Ela é feita com ingredientes bem diferentes dos que estamos acostumados a ver em bebidas. A grande vantagem é que, por não conter álcool, pode ser apreciada por qualquer tipo de público, até os mais saudáveis.

Os ingredientes usados podem ser arroz, nozes, leite e canela. Ela é tomada fria e é muito refrescante para o calor. A receita original e típica espanhola é feita com chufas — um tubérculo comestível. A horchata costuma ser bastante adoçada com açúcar, mas já existem versões dela menos doce.

 

Tudo sobre as comidas típicas da Espanha

A Espanha é um país cheio de história, cheio de lugares fantásticos para se conhecer e ainda com um povo muito bacana. E, é claro, que a gastronomia típica está entre as maravilhas espanholas que você deve aproveitar durante seu roteiro pela Espanha.

Agora que você conheceu as 12 comidas e bebidas típicas da Espanha, tenho certeza de que sua experiência nesse país encantador será mais completa e saborosa. Por isso, coloque-as na sua lista de pontos imperdíveis do país e se delicie com os diversos sabores da Espanha.

E para começar bem, veja esse vídeo feito pelo site de turismo oficial da Espanha sobre as tapas! Uma ótima opção à mesa:

Já experimentou algum desses pratos? Ficou com vontade de experimentar? Conte para a gente nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *