Quando ir para Espanha: melhor época, clima e hora no país

Quando ir para Espanha: melhor época, clima e hora no país

Se você planeja visitar alguma cidades espanholas, já deve ter se perguntado quando ir para a Espanha. Afinal, saber qual é a alta temporada, o que aumenta, o valor das passagens e hospedagem, qual é o clima e o funcionamento das atrações turísticas pode alterar seus planos.

Imagina só se seu sonho é conhecer a neve e você vai visitar os Pirineus e depois esquiar em Montserrat. Mas, quando chega no local está 30 °C e o sol brilha como nunca, afinal é verão nessa época. Ou você planeja sua viagem em determinada data e depois descobre que se tivesse agendado para 2 meses depois, ficaria bem mais barata.

Tudo isso é muito frustrante. Por isso, pesquisar sobre a melhor época para visitar a Espanha (veja aqui tudo sobre o país) ou qualquer outro destino que você quer conhecer é parte importante do planejamento de qualquer viagem. Então, leia este artigo e descubra quando é o período ideal para sua viagem a Espanha para gastar menos, o clima é mais favorável e o fuso horário.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Quando ir para a Espanha: melhor época

Melhor época para conhecer a Espanha
Outono e inverno são as épocas mais tranquilas para conhecer a Espanha.

Se você quer fazer uma viagem incrível, mas também quer economizar, aqui vai uma dica de quando ir para a Espanha: baixa temporada. Nessa época, os preços baixam significativamente em relação à alta, além de todas as atrações turísticas estarem mais tranquilas.

Na Europa, esse período é caracterizado pelos meses em que há temperaturas mais baixas — outono e inverno. Durante os meses mais frios na Espanha, entre dezembro e março, os valores caem drasticamente, pois o fluxo de visitantes é menor se comparado ao verão.

Se você não gosta de frio e está se imaginando congelando ou escondido no hotel sem ânimo para passear, fique tranquilo. O inverno da Espanha não é tão rigoroso quanto de outros países europeus e, em alguns dias de sol, você vai conseguir usar roupas leves de frio.

Vale ressaltar que no outono, os preços de passagem e hospedagem também estão mais baixos em comparação à temporada mais quente, mas são mais caros que no inverno.

Então, se você quer economizar, ou tem curiosidade de conhecer o inverno Europeu, essa é a melhor época para você ir à Espanha, pagando bem menos. Descubra quais são os destinos de inverno na Europa.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

Vale a pena visitar a Espanha no inverno?

Dicas da melhor época para visitar a Espanha
Barcelona é uma das cidades que não tem clima tão frio.

Fui para Barcelona em dezembro e as temperaturas ficaram entre 8 e 16 °C, sendo que 16 °C na previsão do tempo era a expectativa de “um dia de calor”. Em uma das praias da cidade, o dia estava bem ensolarado, sem nenhuma nuvem no céu. Deu até para tirar o sapato e uma das calças (porque usávamos duas calças todos os dias) e molhar o pé no mar.

Ao visitar Sitges, cidade praiana perto de Barcelona (planeje seu roteiro em Barcelona), tive a mesma sorte, estava algo em torno de 14 °C, com tempo parcialmente nublado. Almocei perto da praia, sentei nas pedras de frente ao mar, recolhi conchas na areia (Sitges tem as melhores conchas) e conheci a cidade. Conheça as melhores atrações de Sitges.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A brisa fresca e o sol ameno proporcionam horas de caminhada sem cansar e ter que procurar uma sombra. A baixa temporada também traz outras vantagens: menos visitantes nos pontos turísticos e você não vai sentir o abafado ao andar de metrô nos horários de pico.

Uma das melhores experiências que tenho da minha viagem no inverno para a Espanha, é de sentar no segundo andar de um café charmoso perto do Bairro Gótico, comer churros com chocolate e observar a cidade. É uma das experiências mais incríveis que se pode ter ao visitar a Espanha, por mais simples que pareça.

Visitar a Espanha no inverno te dá a chance de comemorar o Natal no estilo europeu. Em dezembro, a cidade fica deslumbrante, cheia de luzes e espetáculos natalinos nas ruas. Claro, que há desvantagens também. Os dias são mais curtos e amanhece mais tarde. Mas isso não é grande coisa se comparar bem.

Completo => Roteiro por Portugal e Espanha

 

Como é o clima da Espanha

Inverno e outono na Espanha

Como é o clima na espanha
Média da temperatura da Espanha no inverno é 12°C, mas no norte pode chegar a negativo.

O clima que predomina na Espanha é o mediterrâneo. O país tem um verão seco, um dos mais quentes da Europa e, mesmo no frio, a temperatura é equilibrada — o que é excelente para os brasileiros que não estão acostumados a um inverno severo.

O outono na Espanha começa no final de setembro e dura até dezembro, precedendo a chegada do inverno. No início da estação, os dias são frescos, mas às vezes quentes e costuma chover.

Isso muda conforme vai chegando o inverno, esfriando cada vez mais enquanto se aproxima de dezembro. A média de temperatura está entre 12° e 20 °C.

   

Já a temperatura média do inverno na Espanha é de 12 °C, podendo chegar a 3 °C, na maioria das regiões. A parte norte do país, porém, é considerada a zona fria, e as temperaturas podem ser negativas. Dependendo da cidade em que você estiver, pode nevar.

Durante essa época, sempre leve um casaco a mais ao sair de casa, mesmo se a cidade não for das mais frias. Durante o dia pode haver uma boa variação na temperatura e até chover. Adquira o hábito de olhar sempre a previsão do tempo antes de ir para a rua. Para isso, é legal você ter internet na Espanha.

Inspire-se => Roteiro de viagem para Europa

 

Primavera e verão na Espanha

Estações do ano na Espanha
Verão é a época preferida dos viajantes para conhecer a Espanha.

A primavera na Espanha vai de março até junho, com dias quentes e noites frias. Apesar de ser o momento em que as temperaturas estão aumentando, prepare-se para alguns dias ainda frios. As médias nesse período varia entre 3Cº e 28Cº.

Por não ser ameno, nem calor e nem frio demais, a primavera é muito boa para conhecer a Espanha. Já que os jardins e parques estão floridos, os artistas nas ruas e muitas atrações ao ar livre. Logo em seguida, temos o verão, do final de junho até setembro.

O verão é a estação preferida dos turistas que procuram as praias paradisíacas e cidades movimentadas, é também o período de férias de escolares. Com isso, há mais gente nas ruas, bares e restaurantes lotados, e parques cheio de gente. A média de temperatura no verão é de 30 °C.

Se você procura temperaturas mais quentes, o sul da Espanha é para onde você deve ir, cidades como Marbella, Granada, Ronda e Sevilha estão entre as mais famosas. Essa região possui o verão mais quente do país e praias de tirar o fôlego. Você pode visitar a região de Andaluzia, por exemplo, e conhecer as praias Rijana, Cantarriján e La Herradura.

Não deixe também de descobrir onde ficar em Ibiza, ilha onde estão localizadas algumas das praias mais bonitas da Espanha. Confira também o clima em Ibiza.

Só os melhores => Passeios na Espanha

 

Fuso horário da Espanha

Turismo na Espanha
Espanha segue o fuso horário de Berlim, sendo +4 horas em relação à Brasília.

Por conta da sua localização (veja o mapa da Espanha), a Espanha deveria seguir o horário Ocidental de Londres, mas não é o que acontece. Todo o país segue o horário de Berlim, com exceção das Ilhas Canárias, que tem seu relógio +1 hora em relação ao restante da Espanha.

Para calcular o fuso horário, você deve considerar o período do ano, pois a Espanha adota o horário de verão na maior parte do ano.

Como regra, quando eles estão em horário normal, e o Brasil em horário de verão, são +3 horas em relação ao horário oficial de Brasília.

Se o Brasil estiver em horário normal, e a Espanha em horário de verão, são +5 horas que a hora de Brasília. Mas, quando os dois países estiverem em horário normal, a diferença é de +4 horas na Espanha em relação à Brasília.

   

Por isso, preste atenção ao fuso antes de sair de viagem e verifique se há meios de transporte público neste horário ou será preciso agendar algum.

Como funciona => Trem na Espanha

 

Quando ir para a Espanha: dicas

Uma das primeiras coisas a serem consideradas ao planejar sua viagem à Espanha, é quando ir para o país.

Isso influenciará diretamente no valor da viagem, nas atrações que você poderá visitar, nas roupas que deverá levar. Leia também o post com dicas da Espanha.

Preste atenção ao clima da região que te atrai antes de qualquer coisa. Se não fizer isso e decidir, por exemplo, ir durante o inverno esperando se bronzear e mergulhar no mar, você vai aproveitar bem menos da viagem e se sentirá frustrado por não poder fazer essas coisas. Não custa nada pesquisar.

Sabendo a época certa de acordo com seu objetivo para ir à Espanha, você aproveitará bem mais sua viagem e, ainda pode economizar em destinos como Madrid.

Agora que você já sabe mais sobre o clima característico, o fuso horário em cada período do ano e a época da baixa temporada, é só levar tudo isso em conta e montar o seu roteiro. Se preferir, consulte como funciona o aluguel de carro na Espanha.

Para finalizar, segue um vídeo em time-lapse maravilhoso sobre a Espanha, feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Gostou das dicas? Qual a melhor época para visitar a Espanha para você? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *