Quando ir para Espanha: melhor época, clima e hora no país

Quando ir para Espanha: melhor época, clima e hora no país

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você planeja visitar alguma cidades espanholas, já deve ter se perguntado quando ir para a Espanha. Afinal, saber qual é a alta temporada, o que aumenta, o valor das passagens e hospedagem, qual é o clima e o funcionamento das atrações turísticas pode alterar seus planos.

Imagina só se seu sonho é conhecer a neve e você vai visitar os Pirineus e depois esquiar em Montserrat. Mas, quando chega no local está 30 °C e o sol brilha como nunca, afinal é verão nessa época. Ou você planeja sua viagem em determinada data e depois descobre que se tivesse agendado para 2 meses depois, ficaria bem mais barata.

Tudo isso é muito frustrante. Por isso, pesquisar sobre a melhor época para visitar a Espanha (veja aqui tudo sobre o país) ou qualquer outro destino que você quer conhecer é parte importante do planejamento de qualquer viagem. Então, leia este artigo e descubra quando é o período ideal para sua viagem a Espanha para gastar menos, o clima é mais favorável e o fuso horário.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Contratar seguro viagem para a Espanha »

Quando ir para a Espanha: melhor época

Se você quer fazer uma viagem incrível, mas também quer economizar, aqui vai uma dica de quando ir para a Espanha: baixa temporada. Nessa época, os preços baixam significativamente em relação à alta, além de todas as atrações turísticas estarem mais tranquilas.

Na Europa, esse período é caracterizado pelos meses em que há temperaturas mais baixas — outono e inverno. Durante os meses mais frios na Espanha, entre dezembro e março, os valores caem drasticamente, pois o fluxo de visitantes é menor se comparado ao verão.

Se você não gosta de frio e está se imaginando congelando ou escondido no hotel sem ânimo para passear, fique tranquilo. O inverno da Espanha não é tão rigoroso quanto de outros países europeus e, em alguns dias de sol, você vai conseguir usar roupas leves de frio.

Vale ressaltar que no outono, os preços de passagem e hospedagem também estão mais baixos em comparação à temporada mais quente, mas são mais caros que no inverno.

Então, se você quer economizar, ou tem curiosidade de conhecer o inverno Europeu, essa é a melhor época para você ir à Espanha, pagando bem menos.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

Vale a pena visitar a Espanha no inverno?

Fui para Barcelona em dezembro e as temperaturas ficaram entre 8 e 16 °C, sendo que 16 °C na previsão do tempo era a expectativa de “um dia de calor”. Em uma das praias da cidade, o dia estava bem ensolarado, sem nenhuma nuvem no céu. Deu até para tirar o sapato e uma das calças (porque usávamos duas calças todos os dias) e molhar o pé no mar.

Ao visitar Sitges, cidade praiana perto de Barcelona (planeje seu roteiro em Barcelona), tive a mesma sorte, estava algo em torno de 14 °C, com tempo parcialmente nublado. Almocei perto da praia, sentei nas pedras de frente ao mar, recolhi conchas na areia (Sitges tem as melhores conchas) e conheci a cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A brisa fresca e o sol ameno proporcionam horas de caminhada sem cansar e ter que procurar uma sombra. A baixa temporada também traz outras vantagens: menos visitantes nos pontos turísticos e você não vai sentir o abafado ao andar de metrô nos horários de pico.

Uma das melhores experiências que tenho da minha viagem no inverno para a Espanha, é de sentar no segundo andar de um café charmoso perto do Bairro Gótico, comer churros com chocolate e observar a cidade. É uma das experiências mais incríveis que se pode ter ao visitar a Espanha, por mais simples que pareça.

Visitar a Espanha no inverno te dá a chance de comemorar o Natal no estilo europeu. Em dezembro, a cidade fica deslumbrante, cheia de luzes e espetáculos natalinos nas ruas. Claro, que há desvantagens também. Os dias são mais curtos e amanhece mais tarde. Mas isso não é grande coisa se comparar bem.

Completo => Roteiro por Portugal e Espanha

Como é o clima da Espanha

Inverno e outono na Espanha

Como é o clima na espanha
Média da temperatura da Espanha no inverno é 12°C, mas no norte pode chegar a negativo.

O clima que predomina na Espanha é o mediterrâneo. O país tem um verão seco, um dos mais quentes da Europa e, mesmo no frio, a temperatura é equilibrada — o que é excelente para os brasileiros que não estão acostumados a um inverno severo.

O outono na Espanha começa no final de setembro e dura até dezembro, precedendo a chegada do inverno. No início da estação, os dias são frescos, mas às vezes quentes e costuma chover.

Isso muda conforme vai chegando o inverno, esfriando cada vez mais enquanto se aproxima de dezembro. A média de temperatura está entre 12° e 20 °C.

Já a temperatura média do inverno na Espanha é de 12 °C, podendo chegar a 3 °C, na maioria das regiões. A parte norte do país, porém, é considerada a zona fria, e as temperaturas podem ser negativas. Dependendo da cidade em que você estiver, pode nevar.

Durante essa época, sempre leve um casaco a mais ao sair de casa, mesmo se a cidade não for das mais frias. Durante o dia pode haver uma boa variação na temperatura e até chover. Adquira o hábito de olhar sempre a previsão do tempo antes de ir para a rua. Para isso, é legal você ter um chip de internet na Espanha.

Primavera e verão na Espanha

Estações do ano na Espanha
Verão é a época preferida dos viajantes para conhecer a Espanha.

A primavera na Espanha vai de março até junho, com dias quentes e noites frias. Apesar de ser o momento em que as temperaturas estão aumentando, prepare-se para alguns dias ainda frios. As médias nesse período varia entre 3Cº e 28Cº.

Por não ser ameno, nem calor e nem frio demais, a primavera é muito boa para conhecer a Espanha. Já que os jardins e parques estão floridos, os artistas nas ruas e muitas atrações ao ar livre. Logo em seguida, temos o verão, do final de junho até setembro.

O verão é a estação preferida dos turistas que procuram as praias paradisíacas e cidades movimentadas, é também o período de férias de escolares. Com isso, há mais gente nas ruas, bares e restaurantes lotados, e parques cheio de gente. A média de temperatura no verão é de 30 °C.

Se você procura temperaturas mais quentes, o sul da Espanha é para onde você deve ir, cidades como Marbella, Granada, Ronda e Sevilha estão entre as mais famosas. Essa região possui o verão mais quente do país e praias de tirar o fôlego. Você pode visitar a região de Andaluzia, por exemplo, e conhecer as praias Rijana, Cantarriján e La Herradura.

Não deixe também de descobrir o que fazer em Ibiza, ilha onde estão localizadas algumas das praias mais bonitas da Espanha.

Fuso horário da Espanha

Por conta da sua localização (veja o mapa completo da Espanha), a Espanha deveria seguir o horário Ocidental de Londres, mas não é o que acontece. Todo o país segue o horário de Berlim, com exceção das Ilhas Canárias, que tem seu relógio +1 hora em relação ao restante da Espanha.

Para calcular o fuso horário, você deve considerar o período do ano, pois a Espanha adota o horário de verão na maior parte do ano.

Como regra, quando eles estão em horário normal, e o Brasil em horário de verão, são +3 horas em relação ao horário oficial de Brasília.

Se o Brasil estiver em horário normal, e a Espanha em horário de verão, são +5 horas que a hora de Brasília. Mas, quando os dois países estiverem em horário normal, a diferença é de +4 horas na Espanha em relação à Brasília.

Por isso, preste atenção ao fuso antes de sair de viagem e verifique se há meios de transporte público neste horário ou será preciso agendar algum.

Quando ir para a Espanha: dicas

Uma das primeiras coisas a serem consideradas ao planejar sua viagem à Espanha, é quando ir para o país.

Isso influenciará diretamente no valor da viagem, nas atrações que você poderá visitar, nas roupas que deverá levar. Leia também o post com dicas da Espanha, com tudo o que você precisa saber para organizar a viagem.

Preste atenção ao clima da região que te atrai antes de qualquer coisa. Se não fizer isso e decidir, por exemplo, ir durante o inverno esperando se bronzear e mergulhar no mar, você vai aproveitar bem menos da viagem e se sentirá frustrado por não poder fazer essas coisas. Não custa nada pesquisar.

Sabendo a época certa de acordo com seu objetivo para ir à Espanha, você aproveitará bem mais sua viagem e, ainda pode economizar em destinos como Madrid.

Agora que você já sabe mais sobre o clima característico, o fuso horário em cada período do ano e a época da baixa temporada, é só levar tudo isso em conta e montar o seu roteiro. Se preferir, consulte como funciona o aluguel de carro na Espanha.

Para finalizar, segue um vídeo em time-lapse maravilhoso sobre a Espanha, feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Gostou das dicas? Qual a melhor época para visitar a Espanha para você? Conte nos comentários.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Espanha

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Espanha? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Espanha para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos da Espanha. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Espanha, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Espanha. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Espanha, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Espanha

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Espanha, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Espanha

Ter um chip de celular na Espanha com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Espanha.

Seguro viagem com cobertura na Espanha

Contratar um seguro viagem para a Espanha é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. JORGE GOMEZ SANCHEZ
    Viajar na Espanha em verão foi uma vez e nunca mais. peguei 50°C no termometro na rua em Sevilla ! e é muito seco, tive uma crise de espirros por causa do po. Adoro caminhar e visitar lugareas ao ar livre teve varios dias que isso foi impossivel. a Meseta castellana tambem e terrivel no verão.
Quero Viajar Mais