Roteiro de trem na Espanha: destinos, cidades e paradas imperdíveis

por Thainá Fernanda

Roteiro de trem na Espanha: destinos, cidades e paradas imperdíveis

Montar um roteiro de trem na Espanha é o sonho de muita gente que planeja viajar. Os trens são o meio de transporte mais europeu que existe e são vários os tipos de acomodações. Por isso, você pode até mesmo passar a noite viajando.

Quem pensa que um bom roteiro de trem pela Espanha exige um mês inteiro disponível, está enganado. Por menor que seja sua estadia no país, é possível montar uma rota de trem prática e barata para conhecer cidades como Madrid e Barcelona.

Se você acha a ideia interessante, vou te mostrar roteiros de trem pela Espanha de até 15 dias. Coloquei também o tempo de viagem entre uma cidade e outra, para facilitar o seu planejamento.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Roteiro de trem de 5 dias pela Espanha

Nesse roteiro de 5 dias de trem pela Espanha, eu sugiro dois passeios fechados por um expresso pela região Norte do país. E o terceiro, algo mais livre para você fazer por conta própria, usando os trens regionais. Confira:

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na Espanha »

 

Região Norte 1, em azul no mapa

  • Bilbao 
  • Burgos
  • León
  • Palência

O roteiro de trem pela Espanha começa pela região norte do país, pelo Expreso de La Robla. O trem sai da estação de La Concordia (ou Bilbao-Concordia) e passa quatro dias percorrendo o norte da Espanha até a cidade de León. O quinto dia é um bônus para conhecer essa cidade da forma que você preferir. Conheça os principais passeios de bate-volta de Bilbao.

Dicas sobre Bilbao, Espanha
Bilbao, no País Basco, é o ponto de partida desse roteiro.

Alguns pontos turísticos nessa rota são o Complexo Cárstico de Ojo Guareña (cidade de Burgos), as Cuevas de Valporquero (cidade de León) e a vila romana La Olmeda (cidade de Palência).

O Expreso de la Robla é um trem antigo, mas com as comodidades de um hotel. O valor por pessoa em um compartimento duplo é de aproximadamente 750 €.

Só os melhores => Passeios na Espanha

 

Região Norte 2, em vermelho no mapa

  • Bilbao
  • Santander
  • Llanes
  • Arriondas
  • Candás
  • Gijón
  • Praia de San Lorenzo
  • Oviedo

A segunda opção de roteiro de trem pela Espanha por cinco dias também é pelo Expreso de La Robla, pelo norte do país. O percurso do primeiro dia sai de Bilbao, na estação de La Concordia, e termina rumo a Santander (Cantábria).

No segundo dia, você viajará por Santander durante o dia e à noite o jantar é em Llanes (Astúrias). No dia seguinte, o trem passa por Arriondas (Astúrias) e termina o dia em Candás (Astúrias). Confira uma excursão para Santander.

Roteiro de trem pelo norte da Espanha
Norte da Espanha tem belos destinos para serem explorados em um roteiro de trem.

No quinto dia é hora de fazer um tour por Gijón e parte da viagem é feita de ônibus. É destinado um tempo livre para os visitantes conhecerem a Praia de San Lorenzo, antes de voltar para Candás. Depois, o último destino é em Oviedo.

No total, são quatro dias de viagem e o último dia é livre. Nele, você pode aproveitar para visitar alguma cidade vizinha de trem ou conhecer Oviedo melhor. Aproveite para descobrir quais são as cidades da Espanha mais bonitas para o seu roteiro.

Esse roteiro é para quem está disposto a investir um pouco mais no passeio. Porém, vale lembrar que o valor depende da data da viagem. Em agosto de 2019, sai aproximadamente 1.325 € por pessoa. Dá também para fazer uma excursão de 5 dias de ônibus pela Espanha.

Prático => Explore Santander em ônibus turístico

 

Regiões Central e Oeste, em verde no mapa

  • Madrid
  • Segóvia
  • Salamanca

Se você não quer contratar um pacote para seu roteiro de trem pela Espanha, organize uma rota por conta própria e compre as passagens com antecedência pela internet. Veja como ter internet na Espanha.

Uma rota com cidades incríveis e populares entre turistas é o percurso Madrid-Segóvia-Salamanca. Nela, os três primeiros dias são dedicados para Madrid.

Já no quarto, dá para ir de trem até Segóvia (Castilla y León). A distância entre as duas cidades é de pouco mais de 100 km e a viagem de trem dura 1 hora e meia. Confira os melhores tours guiados em Segóvia.

Madrid pode ser visitada através de um roteiro de trem na Espanha
Palácio Real, em Madrid, é uma das mais bonitas construções da cidade.

Os valores dos bilhetes podem variar de acordo com as datas de compra. Outro fator que interfere nos preços é comprar as passagens com antecedência pelo site da companhia ou então deixar para comprar na hora, em um ponto de venda físico. Saiba mais sobre trem na Europa.

O quinto dia do roteiro pode ser dedicado a conhecer Salamanca (Castilla y León). Na cidade, tem como contratar tours em Salamanca em grupo ou particulares e, em um único dia, conhecer os pontos turísticos principais.

A distância entre Segóvia e Salamanca é de aproximadamente 160 km e a duração da viagem de trem é de quase 2 horas.

Prático => Excursão para Salamanca de Madrid

 

Roteiro de trem de 7 dias pela Espanha

Se você é como eu e em uma semana quer conhecer de tudo um pouco, esse roteiro de trem que passa por três regiões da Espanha é ideal, mas também dou a opção de substituir o Sul da Espanha pela região mais central. Veja:

 

Regiões Sul e Leste, em laranja no mapa

  • Málaga
  • Córdoba
  • Zaragoza
  • Tarragona
  • Barcelona

Nesse percurso, você conhecerá o melhor da Andaluzia, de Aragón e da Catalunha. Parece pouco tempo para tudo isso, mas é possível. Isso porque, embora sejam regiões diferentes, de trem o percurso fica bem mais rápido, sendo a viagem mais longa de 3 horas.

Roteiro de trem pela Espanha contempla a cidade de Málaga
Málaga é uma das cidades para ser visitada no roteiro de trem pelo sul do país.

O percurso começa em Málaga (Andaluzia), onde você passará o primeiro dia da viagem. No segundo dia do roteiro, é hora de explorar a cidade de Córdoba. A viagem de trem entre elas demora em média 2 horas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No dia seguinte, o destino é Zaragoza, já na Comunidade Autônoma de Aragón. A duração média de uma viagem de trem entre Córdoba e Zaragoza é de 3 horas. Veja um passeio com guia em Zaragoza.

O quarto dia é dedicado a Tarragona (1 hora e meia de viagem), e nos últimos três dias de viagem você poderá fazer incríveis passeios em Barcelona (aproximadamente 1 hora de viagem).

Imperdível => Passeios guiados em Málaga

 

Região Central e Leste, em azul no mapa

  • Madrid
  • Tarragona
  • Barcelona

Se seu objetivo no roteiro de trem pela Espanha não é conhecer o sul do país, é só alterar a rota anterior e incluir Madrid, por exemplo.

Em vez de começar a viagem por Córdoba e ir até Málaga e Zaragoza, use esses três dias para conhecer Madrid.

Tarragona é uma das paradas obrigatória do roteiro de trem na Espanha
Construções romanas em Tarragona são uma das atrações imperdíveis da cidade.

De lá, viaje por cerca de 4 horas e meia até Tarragona. Sim, vale a pena conhecer Tarragona por pelo menos um dia antes de ir para Barcelona.

A cidade é conhecida como a Roma espanhola, já que possui várias ruínas de construções romanas, além de praias belíssimas. Veja o ticket para trem turístico em Tarragona.

Depois de Tarragona, é hora de viajar de trem por mais 1 hora rumo a Barcelona, onde você terminará a sua viagem.

Imperdível => Excursões em Tarragona

 

Roteiro de trem de 10 dias pela Espanha

Ao planejar um roteiro de 10 dias de trem pela Espanha, opte por traçar sua rota por conta própria ou se junte a um trem turístico.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No caso de montar seu próprio roteiro, tenho duas sugestões. Lembrando que você pode trocar as cidades ou acrescentar e tirar dias de cada uma.

 

Madrid – Barcelona, em amarelo no mapa

  • Madrid
  • Barcelona

Nesse primeiro roteiro de 10 dias de trem, indico começar pela região da Comunidade Autônoma de Madrid.

Os três primeiros dias são em Madrid. Já no quarto dia, a proposta é ir de trem no melhor esquema bate volta para conhecer os pontos turísticos de Toledo (aproximadamente 30 minutos de viagem).

Nos dias quatro e cinco, o destino é Sevilha. Mas saiba que a duração de uma viagem de trem até lá será de aproximadamente 2 horas e 40 minutos. No sexto dia, faça um bate volta de trem até Córdoba, com uma viagem que dura menos de 1 hora.

Veja mais => Mapa das linhas de trem na Europa

Roteiro de trem na Espanha com parada em Toledo
Toledo é uma cidade medieval que vale o bate volta de trem saindo de Madrid.

Por fim, os últimos três dias do roteiro de trem pela Espanha ficam para Barcelona. A duração da viagem de trem de Sevilha até lá é de pouco mais de 5 horas.

Se você acha que dois dias em Barcelona é o suficiente, então aproveite o último dia para ir de trem até Sitges, mas tendo em mente que a viagem demora 40 minutos. Consulte uma excursão de Barcelona para Sitges.

A praia é linda e a cidade é pequena, o que a transforma em um destino ideal para caminhar e ver construções antigas. E se você deseja realmente pegar praia, então descubra quando ir para Espanha.

Mais opções => Excursão particular em Madrid

 

Andaluzia

  • Granada
  • Las Alpujarras
  • Solobreña
  • Frigiliana
  • Nerja
  • Caminito del Rey
  • El Chorro
  • Málaga

Os primeiros dois dias do roteiro de trem explorando Andaluzia são voltados para viajar para Granada. A cidade é cheia de lugares para explorar, como a Alhambra, o Albaicín, o Mirador de San Nicolás e a sua Catedral.

O terceiro dia é para conhecer Las Alpujarras, onde estão localizados vários dos chamados “povoados brancos”, situada entre Granada e Almería.

Conhecer os vilarejos de Salobreña e Frigiliana é o objetivo do quarto dia. Salobreña é um povoado da província de Granada, que tem belíssimas praias.

Já Frigiliana é um dos famosos povoados brancos e um lugar lindo para se explorar. Lembra um pouco aquelas cidades da Grécia, cheias de flores e corres vibrantes.

A aproximadamente 2 horas de trem, o próximo destino é a província de Málaga. A primeira parada é Nerja, uma cidade pequena, mas com praias paradisíacas.

No mesmo dia, vá até o Caminito del Rey, um passeio pelos paredões do desfiladeiros do El Chorro, e que pode ser feito em algumas horas. Inclusive, veja uma excursão até o Caminito del Rey.

Dedique o sexto dia para conhecer a cidade de Málaga, que é outra das grandes maravilhas da Andaluzia.

Granada é parada obrigatória no roteiro de trem pela Espanha
Palácio Carlos V, em Granada.

No sétimo dia, depois de 2 horas de trem, o próximo destino é uma das mais belas cidades da Espanha, Ronda. Então, aproveite para conhecer a Puente Nuevo, a Plaza de Toros e as Muralhas Árabes.

Porém, se der tempo, aproveite para visitar Júzcar, um povoado totalmente pintado de azul claro, que foi até usado para promover o filme dos Smurfs.

Com mais 1 hora de trem, você chegará a Antequera, o destino do oitavo dia. Esse é um dos povoados brancos que carrega vestígios da passagem dos árabes, romanos e cristãos em suas construções. Conta com palácios grandiosos e também formações rochosas.

Por último, mas não menos importante, está Córdoba. Em menos de 1 hora de trem dá para ir entre uma cidade e a outra. Reserve os dois últimos dias para explorá-la e visite a Mesquita, a Plaza de las Tendillas e os jardins do Álcazar de los Reyes Cristianos. Agende uma visita guiada à Mesquita de Córdoba.

Programe-se => Excursão a pé em Ronda

 

Roteiro de trem de 15 dias pela Espanha

Se você está planejando um roteiro de trem pela Espanha e tem 15 dias disponíveis, separei duas das rotas para viajar de trem na Europa que talvez te interessem.

Leia também => Aluguel de carro na Espanha

 

Barcelona-Madrid-Andaluzia, em laranja no mapa

  • Barcelona
  • Sitges
  • Zaragoza
  • Madrid
  • Sevilha
  • Granada
  • Córdoba

Esse roteiro inclui os destinos preferidos dos turistas na Espanha. E, com certeza, você vai adorar essa mistura de culturas e paisagens.

A ideia é dedicar os primeiros quatro dias da viagem para Barcelona e então conferir a cidade que mais atrai turistas no país. Ela é o berço de grandes artistas e, a cada esquina, oferece um lugar incrível para visitar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O quinto dia fica para conhecer Sitges, saindo de Barcelona de trem, em um bate volta de 40 minutos.

Reserve o sexto dia para ir até Zaragoza, que é uma cidade não tão conhecida internacionalmente, mas um excelente destino para o roteiro de trem pela Espanha.

A Basílica, o Palácio de Aljafería e a Praça de Nossa Senhora do Pilar são lugares para incluir na lista do que fazer em Zaragoza. Saindo de Barcelona, em menos de 5 horas de trem dá para chegar até esse destino.

Os próximos três dias são voltados para um roteiro em Madrid, cidade que é a capital espanhola e que não decepciona quanto a sua popularidade e atrativos.

Seus parques, museus e palácios tornam cada dia de passeio inédito. A duração de uma viagem de trem entre Zaragoza e Madrid é de aproximadamente 4 horas e meia.

Aproveite para visitar as praias Sitges durante o roteiro de trem na Espanha
Sitges é uma das cidades do litoral espanhol e dica para um bate volta de trem.

Não se esqueça de conferir quais são os melhores hotéis de Madrid antes de fazer sua reserva. Saindo da Comunidade Autônoma de Madrid, o próximo destino é a capital de Andaluzia. A viagem dura em torno de 2 horas e meia de trem.

Sevilha é imperdível e por isso merece três dias para ser explorada. Então tome nota, pois alguns dos lugares que você precisa visitar são o Real Alcázar, a Catedral, a Giralda, a Plaza de Espanha e a Torre del Oro. Aproveite para descobrir quais são os melhores pontos turísticos de Sevilha.

Os dias 10 e 11 ficam por conta de Granada, a 4 horas de viagem saindo de Sevilha. E, como já citado, nessa cidade você não pode deixar de conhecer a Alhambra, o Albaicín, o Mirador de San Nicolás e a Catedral local.

Minha dica para o último dia de viagem é conhecer Córdoba. De Granada até lá são aproximadamente 2 horas e 30 minutos de viagem.

Economia => Melhores atividades turísticas em Granada

 

Madrid – Andaluzia – Barcelona, pin azul no mapa

  • Madrid
  • Toledo
  • Salamanca
  • Segóvia
  • Mérida
  • Sevilha
  • Córdoba
  • Barcelona
  • Tarragona
  • Sitges

A segunda opção de roteiro de trem pela Espanha em 15 dias explora mais regiões.

A rota começa com três dias em Madrid. Mas, no quarto dia, indico um bate volta de trem até Toledo (aproximadamente 30 minutos de viagem).

No dia seguinte, invista em outro bate volta, agora até Salamanca (em torno de 1 hora e meia de viagem em trem bala). E, por último, reserve mais um dia para conhecer Segóvia, que está a 2 horas de viagem de trem partindo de Madrid.

O sétimo dia é para conhecer Mérida, que fica na Comunidade Autônoma de Extremadura. Os melhores lugares para visitar na cidade são o Teatro Romano, o Acueducto de los Milagros, o Anfiteatro e o Templo de Diana. De Madrid até Mérida, a viagem de trem é longa e demora aproximadamente 6 horas.

Roteiro de trem na Espanha Barcelona
A Sagrada Família é o principal cartão-postal de Barcelona.

De Mérida, partimos para a Andaluzia, começando por Sevilha. Porém, são quase 4 horas de viagem entre uma cidade e outra e por isso o plano é ficar dois dias nesse destino. Aproveite para descobrir onde comer em Sevilha.

Saindo de Sevilha, o roteiro segue com um dia em Córdoba, com viagem que dura aproximadamente 40 minutos.

Os dias 11, 12 e 13 são para desfrutar os pontos turísticos de Barcelona, mas prepare-se para mais 5 horas de viagem de trem.

Na sequência, reserve um dia para conhecer Tarragona, mas no estilo bate volta (1 hora e meia de viagem saindo de Barcelona). Para o último dia, minha dica é dar um pulo de trem até Sitges (a 40 minutos de Barcelona).

Prático => Ingressos para o Parque Güell em Barcelona

 

Aproveite o roteiro de trem pela Espanha

Como você deve ter percebido, a Espanha está muito bem ligada por estações de trem espalhadas por todo o seu território. Isso é incrível, pois facilita a vida dos viajantes que querem explorar o país da forma mais europeia possível: viajando de trem. Leia mais sobre isso no post viajar na Espanha.

Não se esqueça de comprar os bilhetes com antecedência e de conferir a duração da viagem no site da companhia escolhida. E, se possível, nas cidades mais distantes, procure por comboios de trem noturno, para economizar em hospedagem e aproveitar melhor os seus dias.

Espero que tenha gostado e que seu roteiro de trem pela Espanha seja incrível. E para te animar ainda mais, dá só uma olhada nesse vídeo lindo sobre o país, feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Se você gostou das dicas, conte nos comentários qual dos roteiros de trem na Espanha ficou com mais vontade de fazer!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *