Início / Europa / Espanha / Roteiro em Madrid: o que fazer em 1, 2, 3, 4 e 5 dias de viagem

Roteiro em Madrid: o que fazer em 1, 2, 3, 4 e 5 dias de viagem

Madrid é uma das cidades mais interessantes da Europa e cheia de atrativos. Por isso, fiz um roteiro em Madrid para te ajudar a organizar seus dias por lá para que consiga conhecer a maior parte dos pontos turísticos da cidade.

A capital espanhola é super charmosa e oferece muitas opções de lazer. E em cidades com um grande número de atrativos, é sempre bom se planejar para conseguir visitar o maior número de atrativos possíveis. Muita gente, inclusive, me pergunta quantos dias são necessários para curtir bem a cidade.

Há quem diga que 2 dias são suficientes, eu acho pouco e muito corrido. Quem passar dois ou 3 dias na cidade tem que fazer a difícil escolha de qual atração visitar, já que não será possível conhecer tudo. Por isto, sempre que me perguntam qual a duração ideal da viagem minha sugestão são 5 dias na cidade, período que é possível visitar as principais atrações com calma, conhecer vários bairros e ainda fazer algum bate-volta.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

 

Quantos dias ficar em Madrid

Embora minha sugestão seja ficar, pelo menos, 5 dias em Madrid nem todo mundo dispõe desse cenário ideal durante viagem para a Espanha. Pensando nisso, preparei uma sugestão de roteiro de viagem em Madrid incluindo os principais e imperdíveis pontos turísticos da cidade dia a dia para quem vai passar até cinco dias na cidade.

Prático => Ingresso sem fila para as principais atrações de Madrid

 

Roteiro em Madrid: dia a dia

Roteiro de 1 dia em Madrid

Tudo sobre roteiro em Madrid
Palácio Real de Madrid.

Para começar sua viagem por Madrid ou para aqueles que vão ficar somente 1 dia na cidade, minha sugestão é visitar o centro antigo da cidade. É um Centro Histórico belíssimo, cheio de construções interessantes de conhecer.

Passeios como esse sempre valem a pena de serem feitos a pé. Então a dica é começar a visita pela Puerta del Sol, uma das principais praças e que é uma espécie de marco zero da cidade. Historicamente a praça era um dos acessos do muro que rodeava a cidade, por volta do século XV. Por falar nisso, conheça uma excursão a pé com tapas por Madrid.

Outro atrativo no centro histórico é a Plaza Mayor, uma das mais famosas de Madrid. Ela fica bem pertinho da Puerta del Sol é possível ir caminhando. Ela tem formato retangular e toda rodeada por edifícios históricos. As origens do espaço também remontam ao século XV.

Moderno => Tour guiado de bike elétrica em Madrid

 

Mais atrações para primeiro dia em Madrid

Roteiro de 2 dias em Madrid
Catedral de la Almudena | Foto: Luis García, via Wikimedia Commons.

Continuando o passeio, o Mercado de San Miguel é outro ponto que vale a pena ser visitado. Ele é o principal mercado gastronômico de Madrid, ótimo para experimentar pratos típicos da cidade.

A Plaza de la Villa é mais um atrativo da região, que também fica próximo a Puerta del Sol. Ela foi um dos principais espaços da Madrid Medieval e abriga três importantes edifícios.

São eles: a Casa e Torre de Los Lujanes, que data do século XV e foi construído em estilo gótico-mudéjar, hoje ele abriga a sede da Academia de Ciências Morais e Políticas; a Casa de Cisneros, construída no século XVI; e a Casa de La Villa, no século XVII, onde hoje funciona a  sede da Câmara de Madrid.

Por fim, vale a pena finalizar o passeio com uma visita a Catedral de la Almudena e Palácio Real de Madrid. O palácio é aberto a visitação e, atualmente, é utilizado para cerimônias oficiais do Estado. Além disso, não deixe de conhecer os seus jardins. Conhecido como Campo del Moro, eles são belíssimos. Veja uma excursão guiada no Palácio Real de Madrid.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Conheça => Restaurantes em Madrid

 

Roteiro de 2 dias em Madrid

Roteiro com tudo sobre Madrid
Museo del Prado | Foto: Emilio J. Rodríguez Posada, via Wikimedia Commons.

Para o segundo dia de viagem minha sugestão é visitar a Calle Gran Vía, o Palácio de Cibeles, a Puerta del Alcalá, o Parque del Retiro e o Museo del Prado. Para abrir a programação uma caminhada pela Gran Vía, a avenida mais famosa de Madrid.  Ela reúne vários edifícios importantes, além de lojas, restaurantes, cinemas, etc.

A primeira parada é para conhecer o Palácio de Cibeles, que atualmente abriga a sede da Prefeitura da cidade e um centro cultural. Chegando ao final da avenida fica a Puerta del Alcalá, um monumento histórico construído em 1778 pelo Rei Carlos III.

Bem pertinho do monumento fica um dos mais famosos parques de Madrid, o Parque del Retiro. O espaço é muito agradável e vale muito a pena a visita.

Para aproveitar o seu tempo, minha dica é sair do parque pela Puerta Felipe IV, pois de lá até o Museo del Prado são apenas 200 metros. Se você sair do parque pela Puerta Felipe IV você estará também bem próximo ao Museu Reina Sofía.

O Museo del Prado é o mais importante da Espanha. Entre outros, ele reúne obras de Goya, Velázquez, El Greco, entre outros. Já o Reina Sofía é dedicado a arte moderna. Sua coleção abriga obras de nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Eduardo Chillida. Para quem não se importante em caminhar, esse roteiro pode ser feito todo a pé ou por meio do ônibus turístico de Madrid.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Entenda => Como se locomover em Madrid

 

Roteiro de 3 dias em Madrid

Roteiro de viagem para Madrid
Estádio do Real Madrid.

No terceiro dia do roteiro de viagem em Madrid a ideia é visitar a Real Basílica de San Francisco, a Plaza de Toros las Ventas e o estádio Santiago Bernabéu.

A Real Basílica de San Francisco el Grande fica no bairro de Palácio e é uma das mais bonitas e importantes igrejas católicas da cidade. Ela foi toda construída em estilo neoclássico na segunda metade do século XVIII.

Continuando o passeio, uma parada para conhecer a Plaza de Toros Las Ventas, espaço inaugurado em 1931 com capacidade para mais de 23 mil pessoas onde são realizadas as touradas e corridas. Lá dentro há um museu temático e você pode comprar antecipadamente seu ingresso para Plaza de Toros Las Ventas em Madrid.

Da praça a dica é seguir para o Estádio Santiago Bernabéu, famoso por ser o estádio do Real Madrid. O estádio foi inaugurado em 1947 e é um dos mais importantes da Espanha. Faça uma excursão pelo estádio do Real Madrid.

Sugestão => Como é visitar o Real Madrid

 

Roteiro de 4 dias em Madrid

Roteiro de 4 dias em Madrid
Toledo.

A sugestão para o quarto dia é aproveitar para fazer um bate-volta para Toledo ou Segóvia, duas cidades próximas a Madrid. Há várias cidades nos arredores de Madrid para conhecer num bate-volta, mas vou focar nessas duas.

Toledo tem uma paisagem de tirar o fôlego. A cidade fica no topo de uma montanha e é rodeada pelo rio Tejo.  É possível fazer a viagem de trem, que é bem rápida e confortável ou agendar antecipadamente uma excursão para Toledo de Madrid.

Minha dica é assim que desembarcar na estação de trem da cidade, pegar um mapa, para não se perder. Da estação é possível ir caminhando até a parte histórica da cidade. Ela é um típico lugarejo medieval, com muralhas e rios a cercando.

Os principais atrativos são as sinagogas e a Catedral de Toledo. Para saber mais leia História, dicas, fotos e os pontos turísticos de Toledo, na Espanha.

Outra opção de bate-volta é a Segóvia. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi construída no período do império Romano. Veja

Os atrativos de destaques da cidade são a Catedral de Santa Maria de Segóvia, o Alcázar de Segóvia e o Palácio Real de Riofrio. Há ainda o aqueduto, construído no século II d. C. Ela fica a cerca de 100 quilômetros de Madrid e é possível ir de trem ou confira excursões para para Segóvia saindo de Madrid.

Intercâmbio => Dicas de países para estudar espanhol

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Roteiro de 5 dias em Madrid

Roteiro de 5 dias em Madrid
Monumento a Cervantes | Foto: Selbymay, via Wikimedia Commons.

Para chegar o último dia em Madrid, a sugestão é uma visita Plaza de España, o Faro de Moncloa e o Templo de Debod. A Plaza España é uma das maiores praças da Espanha. É um espaço bem central, que reúne vários restaurantes e importantes construções, como a Torre de Madrid, o Edifício España, a Casa Gallardo e Monumento a São Miguel de Servantes.

Já o Faro de Moncloa é uma torre de 100 metros de altura. Ela funciona como torre de transmissão e no seu topo em um mirante com uma das vistas mais bonitas de Madrid. A torre fica na Plaza Moncloa.

Para fechar a programação, uma visita ao Templo Debod. O templo é construção egípcia que foi doada para a Espanha pelo governo egípcio. Ele tem mais de 2.200 anos e foi inaugurado em Madrid em 1972.

Sua construção foi a pedido do rei Kushita Adijalamani, em homenagem ao culto dos deuses Amón, o pai do vento, e a Isis, a deusa da maternidade. Sua localização original era no sul do Egito, na região da Baixa Nubia. Esse atrativo pode ser visitado por um tour de bicicleta em Madrid.

Dúvida => Vale a pena comprar o Card Madrid?

 

Dicas de roteiro de viagem em Madrid

Com tantos pontos turísticos e atrações que existem em Madrid é sempre complicado fazer um roteiro de viagem pela cidade sem ficar com a sensação de que deixou muitos locais bacanas de fora. Por isso, que disse e insisto: caso você tenha mais tempo, flexibilize seu roteiro para ficar mais dias em Madrid.

Assim, além de aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer, você ainda conseguirá visitar algumas cidades do entorno de Madrid que também são incríveis.

É claro que sei que, nem sempre temos o tempos que queremos. Por isso, separei em cada dia deste roteiro atrações incríveis para você conhecer enquanto estiver na capital espanhola.

Gostou das dicas? Você já esteve em Madrid ou pretende visitar na próxima eurotrip? Deixe nos comentários! 

 

Mais dicas sobre Madrid:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *