9 comidas tradicionais de Madrid e restaurantes na capital da Espanha

9 comidas tradicionais de Madrid e restaurantes na capital da Espanha

Descubra agora as comidas tradicionais de Madrid, pois para conhecer de verdade a cultura de uma cidade, é preciso não só explorar seus pontos turísticos, mas principalmente experimentar seus pratos típicos. E quem chega em Madrid encontra uma variedade de sabores, alguns um pouco exóticos para os padrões brasileiros, outros já “mais comuns” para nosso paladar.

Para ajudar nessa viagem, apresento uma lista para que você conheça a culinária de Madrid com dicas de restaurantes ao redor da cidade, para que você descubra o que comer e tenha o melhor roteiro gastronômico possível.

Lembrando que não é preciso procurar muito para comer bem em Madrid. Há muitos restaurantes com estrela Michelin, além daqueles mais disputados no centro da cidade, mas é perfeitamente provar deliciosas iguarias nos mercados, na rua e em locais mais modestos. Aproveite!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Seguro viagem para Espanha »

 

Comidas típicas de Madrid

  1. Jamón
  2. Cocido madrileño
  3. Callos a la madrileña
  4. Caracoles a la madrileña
  5. Bocadillo de calamares
  6. Croquetas
  7. Tortilla
  8. Patatas bravas
  9. Churros com chocolate

Conhecer as comidas típicas de Madrid, na Espanha, será uma experiência e tanto. Além de ser uma das cidades mais belas da Europa ainda conta com uma cozinha maravilhosa. Descubra os melhores sabores dessa culinária.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Madrid »

 

1. Jamón

Comidas tradicionais de Madrid

O jamón, ou presunto cru, é certamente o ingrediente mais utilizado na cozinha de toda a Espanha, fazendo parte de todas as refeições. Aperitivo, sanduíches, omeletes, saladas e até pratos mais elaborados são preparados com essa delícia.

O jamón de bellota é o mais famoso, por ter sabor e consistência especiais, uma vez que os porcos se alimentam apenas da bellota, um fruto bastante comum em algumas áreas da Espanha e Portugal.

Em Madrid não é diferente e praticamente todos os restaurantes, cafeterias e afins servem algum prato típico com jámon. Não deixe a cidade sem visitar o Museo del Jamón ou o Paraíso del Jamón, dois restaurantes bem tradicionais e encontrados em diversos bairros.

Agende => Passeios em Madrid

 

2. Cocido madrileño

Pratos típicos de Madrid
Comidas tradicionais de Madrid: Cocido madrileño | Foto: jlastras, via Wikimedia Commons.

O mais famoso dos pratos típicos de Madrid é o cocido madrileño. Por ser um prato bem pesado, ele vai bem principalmente para os dias frios.

Tem como ingredientes principais as carnes (frango, carne bovina e carne de porco – tudo misturado mesmo), macarrão (fideos), batata, grão de bico e outros vegetais.

Ele pode ser servido tanto como um prato único, ou divido em três sub-pratos. Neste último caso, a primeira parte seria a sopa, que é o caldo resultante do cozimento de todos os ingredientes. Em seguida é servido os vegetais cozidos, e, por último, as carnes, que na receita tradicional leva os três tipos carne.

Por ser o prato mais famoso da cidade é possível encontrá-lo em vários restaurantes, mas um dos mais tradicionais é o Café de Chinitas (casa de espetáculos e restaurante), que entre outros famosos, já recebeu clientes como a Princesa Diana e o Rei Juan Carlos.

A Casa Carola e Taberna de la Daniela também são famosas por seu cocido madrileño.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Desbrave =>   Passeio Turístico em Ônibus Hop-On Hop-Off em Madrid

 

3. Callos a la madrileña

Comidas típicas de Madrid
Comidas tradicionais de Madrid: Callos a la madrileña | Foto: Javier Lastras, via Wikimedia Commons.

Outro prato tradicional de Madrid é o Callos a la madrileña, que nada mais é que a versão espanhola da nossa dobradinha.

O prato é preparado com tripas, focinho de porco, cebola, tomilho, louro, morcela, chouriço, pedaços de presunto cru e pimenta. É muito servido como “tira-gosto” em bares e restaurantes, para acompanhar uma cerveja ou vinho.

Apesar da receita ter nascido nas tavernas madrileñas mais antigas da cidade, atualmente encontramos em todo tipo de restaurante. Entre os principais que servem o prato estão a Casa Paco e Laredo.

Não perca =>  Traslado Particular entre o Aeroporto e o Centro de Madrid

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

4. Caracoles a la madrileña

Caracoles a la madrileña | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.
Caracoles a la madrileña | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Os caracoles a la madrileña também é uma comida bem tradicional na culinária da cidade.

O prato é servido principalmente na primavera e é encontrado com facilidade nos bares, restaurante e tavernas. Para quem deseja provar a iguaria, uma boa opção é o Lavínia.

Gastronomia => Aulas de culinária para aprender a preparar pratos típicos de Madrid »

 

5. Bocadillo de calamares

Onde comer em Madrid
Bocadillo de calamares | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

O bocadillo de calamares, que nada mais é que um sanduíche de lulas empanadas, é outro prato que faz sucesso entre os madrileños.

O sanduíche é bem seco para os padrões brasileiros, mas muito gostoso! Ele é feito de pão e lulas empanadas, nada mais que isso.

Para quem quiser experimentar, alguns dos melhores bocadillos de calamares estão na Plaza Mayor. A Cervecería Plaza Mayor II, a Casa María e El Soportal são algumas das opções.

Top =>   Melhores hotéis de Madrid

 

6. Croquetas

Comidas típicas na Espanha
Comidas tradicionais de Madrid: Croquetas com salada | Foto: Flickr.com – “deramaenrama“, via Wikimedia Commons.

Não dá para ir a Madrid e não provar pelo menos uma croqueta. Tem para todos os gostos, as principais são de presunto (jámon), de boletus (um tipo de cogumelo) ou de queijo idiazábal, entre outros sabores.

Também é bem fácil de descobrir onde comer croquetas em Madrid, mas entre as mais famosas estão as croquetas da Taberna Pedraza e da Arzábal, que foram finalistas do concurso de melhor croqueta da Espanha.

Incrível =>   Excursão a pé em Madrid

 

7. Tortilla

Pratos típicos na Espanha
Tortilla espanhola | Foto: Retama, via Wikimedia Commons.

Em Madrid se come Tortilla a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. Então, claro que ela não podia faltar nesta lista.

Para quem não conhece, ela é uma espécie de omelete com batatas e algumas receitas também levam cebolas e outros ingredientes. É possível encontra-las com facilidade em qualquer restaurante, bar e tabernas da cidade. Confira os principais pontos turísticos de Madrid.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Planejando alugar um carro em Madrid?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

8. Patatas bravas

O que comer na Espanha
Patatas bravas | Foto: Krista, via Wikimedia Commons.

As patatas bravas são uma ótima opção para as pessoas cheias de restrições alimentares e que querem fugir do exótico.

O prato nada mais é que batata frita no azeite, temperada com salsa brava. As patatas bravas mais famosas de Madrid são do Docamar.

Delícia=>  Excursões culinárias para provar o melhor da comida típica de Madrid »

 

9. Churros com chocolate

Onde comer na Espanha
Churros com chocolate | Foto: Brian Snelson, via Wikimedia Commons.

Para finalizar é hora de provar os deliciosos churros com chocolate. Os espanhóis gostam tanto, que comem os churros durante todo o dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou de sobremesa!

Ele é consumido durante todo o ano e no inverno ele é servido com uma taça de chocolate quente amargo. Os churros mais famosos da cidade são da Chocolatería San Ginés, que fica pertinho da Plaza del Sol.

Mais opções =>   Excursão a Pé no Mercado de San Miguel em Madrid

 

Comidas tradicionais em Madrid

A culinária madrileña, na verdade em toda a Espanha, é literalmente um prato cheio para quem gosta de provar novos sabores.

As comidas típicas de Madrid vão muito além dos pratos aqui citados, e ao entrar numa simples cafeteria ou lanchonete de esquina, você perceberá que existe um mundo de possibilidades para explorar. Veja as cidades para fazer um bate-volta de Madrid.

E nada mais tradicional que explorar os mercados locais para descobrir as comidas típicas. Pensando nisso, o site oficial de turismo de Madrid fez um vídeo sobre os mercados de Madrid. Confira:

Pesquisando sobre as comidas tradicionais de Madrid? Precisa de dicas de bons restaurantes? Deixe um comentário abaixo!!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. DANIELLE SILVA

    Ja conheco Barcelona. Agora sera a vez de Madrid. Dicas valiosas para quem vai viajar com a familia. Eu sou brasileira mas vivo na Europa. Obrigada pelo otimo trabalho. Facilita e muito nossas viajens. Muchas gracias

  2. Débora

    Sou apaixonada por churros, mas não gostei dos churros que comi em Madri. Primeiro comi um gelado e depois comi um igual esse da foto. Pra mim, churros tem que ser bem quentinho e cheio de canela, rs. Um restaurante que gostei bastante em Madri se chama Venta el Buscon, não sei se tem muita comida tradicionar, mas é uma delícia :) www.foconomundo.com.br

  3. Guilherme Tetamanti

    É verdade que o churros do Brasil é melhor kkkk, mesmo com origem espanhola. Mas acho que sua experiência não foi boa, pois em geral são deliciosos :)