Pontos turísticos de Madrid e principais lugares para ir

por Guilherme Tetamanti
5/5 - (10 votes)

Pontos turísticos de Madrid e principais lugares para ir

A cidade de Madrid é cheia de encantos, isso você provavelmente já sabe, ou não? A lista de lugares para visitar é infinita e para ajudar preparei uma sugestão com os 10 principais e imperdíveis pontos turísticos de Madrid. São as atrações turísticas que estão entre os pontos de interesse mais visitados da capital espanhola.

Além de fotos de Madrid, o artigo está cheio de dicas para você conhecer um pouco mais cada atração turística e decidir se irá visitá-las ou não. Também compartilharei minhas experiências para você aproveitar melhor seus dias de férias em Madrid.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Madrid

Preço do seguro viagem para a Espanha »

Principais pontos turísticos em Madrid

  1. Gran Vía
  2. Museo del Prado
  3. Palácio Real
  4. Estádio Santiago Bernabéu / Real Madrid
  5. Puerta del Sol
  6. Plaza Mayor
  7. Parque del Buen Retiro
  8. Puerta de Alcalá
  9. Mercado de San Miguel
  10. Museu Reina Sofia

A seguir, você verá os 10 principais lugares turísticos em Madrid. São os pontos de interesse mais procurados por turistas, aqueles locais que todo mundo tem que ir. Vai ajudar a montar o seu roteiro em uma primeira visita a esta cidade da Europa.

Esta lista de atrações turísticas também pode ajudar no planejamento de quem já fez alguma viagem à Madrid. Teve algum desses pontos de interesse que não conheceu por falta de tempo ou de vontade? Então vale a pena repensar o que fazer em Madrid, pois pode te surpreender.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Madrid »

1. Gran Vía

Pontos turísticos de Madrid

A Gran Vía é a principal e mais famosa rua de Madrid, sendo o endereço de várias lojas de grife, cinemas, teatros, hotéis de luxo, bares e restaurantes. Outro atrativo do local é a sua arquitetura, com prédios que datam do início do século XX.

Durante o dia vale a pena caminhar para conferir suas lojas, mas a noite a dica é aproveitar um de seus cinemas ou teatros, e claro, jantar em um dos restaurantes tradicionais de Madrid.

A avenida é apelidada de Broadway madrilenha, fazendo referência à grande avenida de Nova York, famosa pelos musicais. Construída em 1910-1929, a Gran Vía não foi sempre famosa por isso. Antes, os cinemas eram a principal atração, mas alguns deixaram de existir para dar lugar aos teatros para musicais.

É uma área super importante da cidade, tanto para o lazer dos moradores, quanto para a história e turismo em Madrid. É chamada até mesmo de artéria da cidade. Então, não tem como ir à Madrid e não conhecer este ponto turístico imperdível, não é?

A Gran Vía começa na Calle Alcalá, outra rua importante de Madrid e termina na Plaza de España, conectando o famoso bairro de Salamanca com Arguelles, outro distrito importante da cidade.

2. Museo del Prado

Pontos turísticos imperdíveis de Madrid

Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é o mais importante da Espanha e um dos principais do mundo. Todos os turistas que visitam Madrid fazem fila para entrar no museu, o que muitas vezes se torna uma dor de cabeça por causa das filas intermináveis que se formam na entrada.

Existem também diversos tours guiados no Museu do Prado, o que facilita sua visita. Claro, se você quiser ter uma experiência mais completa e aprender sobre as obras e a história deste museu de Madrid.

Seu acervo inclui obras de artistas como Diego Velásquez, Rafael, El Greco, Rembrandt, Fra Angelico, entre vários outros. A tela mais importante de sua coleção é a famosa “As Meninas”, pintada por Velásquez em 1656 e um marco da história da arte ocidental.

3. Palácio Real

Pontos turísticos mais visitados de Madrid

Não dá para ir a Madrid e deixar de conhecer o Palácio Real, uma das principais edificações da Espanha. Sua origem data do século IX, quando foi construído como uma fortaleza para proteger o reino mulçumano de Toledo de invasões cristãs.

Posteriormente, por volta do século XVI, ele sediou o Antigo Alcázar e finalmente se tornou Palácio Real em 1764, sendo Carlos III o primeiro monarca a morar no Palácio.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Madrid. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Hoje o espaço não é mais a residência oficial da família real espanhola, sendo utilizado para eventos, recepções oficiais do Estado e encontros diplomáticos, e ainda também é possível visitar seu museu.

O espaço tem um belo jardim, um acervo magnífico com obras de Juan de Flandres, Caravaggio, Velázquez e Goya, além de instrumentos musicais Stradivarius e as peças da Real Armaria.

4. Estádio Santiago Bernabéu / Real Madrid

Fotos dos pontos turísticos de Madrid

A próxima atração vai agradar aos que curtem futebol: o Estádio Santiago Bernabéu, casa de um dos principais clubes de futebol do mundo, o Real Madrid. Inaugurado em 14 de dezembro de 1947, ele tem capacidade para mais de 85 mil espectadores.

Durante a visita você conhece a história do clube, passeia pela sala de troféus, pode sentar-se no banco de reservas, visitar os vestiários e ficar pertinho do campo! Consulte opções de excursões no Estádio Bernabéu com acesso sem filas.

É a melhor forma de conhecer o estádio do Real Madrid. Isto porque, assistir uma partida lá pode ser uma tarefa difícil. Pela alta procura, já que é alto o número de sócios, que tem preferência dos ingressos.

Mesmo que consiga, saiba que é bem caro e terá que desembolsar muitos euros. Afinal, é um dos estádios mais tradicionais da Europa, se não é o mais importante. É a casa do time de futebol que vem sendo o número um dos últimos anos.

Outra dica legal, é que durante sua visita, você pode ir na lojinha oficial do time. Tem muita coisa legal para quem é fã, desde camisas e agasalhos à acessórios menos tradicionais. É o time que mais vende produtos licenciados no mundo.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

5. Puerta del Sol

Dicas dos pontos turísticos de Madrid

Construída no século XIX, a Puerta del Sol é um dos pontos mais agitados de Madrid, cercada de lojas, bares, restaurantes e está sempre lotada. Ema abriga ainda dois símbolos da cidade: a estátua do urso de Madrid, que foi construída em 1967 e o relógio da casa dos correios, onde acontece a principal festa de réveillon da cidade.

Para quem deseja conhecer o centro, esse é um ótimo ponto de partida, pois daqui é fácil caminhar até a Plaza Mayor, Palácio Real, entre outros. No caminho, aproveite para conhecer um pouco mais da arquitetura da cidade.

A Porta do Sol é um dos pontos de interesse de Madrid mais importantes para sua história. Desde 1950 é o quilômetro zero das estradas da Espanha, sendo também o ponto central da cidade. Foi construída no século XV, quando servia originalmente como um acesso ao muro que rodeava a capital espanhola.

6. Plaza Mayor

Pontos turísticos de Madrid

A Plaza Mayor é um dos símbolos de Madrid e está situada no centro da cidade, bem próximo a Puerta del Sol e ao Palácio Real.

O local transmite um pouco do espírito alegre de Madrid, sendo frequentemente palco de atrações culturais como shows e eventos gratuitos, além de abrigar vários bares e restaurantes em seu entorno.

É uma praça retangular, super bonita por ser rodeada de edifícios antigos da cidade, todos de três andares. O acesso à Plaza Mayor é por um dos nove pórticos, ou seja, os arcos.

7. Parque del Buen Retiro

Pontos de interesse em Madrid

O Parque del Buen Retiro, com suas dezenas de jardins, é o mais importante parque da cidade de Madrid. Entre as principais atrações estão o Palácio de Cristal, o passeio de pedalinho no lago e os artistas de rua que se apresentam no local.

O El Retiro é também um ótimo local para simplesmente deitar da grama e descansar depois de um dia agitado. Já os moradores de Madrid, utilizam o parque para praticar atividades físicas.

Fica na área central, em região próxima à de outras atrações turísticas de Madrid como a Gran Vía, a Puerta del Sol e a Puerta de Alcalá, que veremos a seguir.

8. Puerta de Alcalá

Atrações turísticas em Madrid

A Puerta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência. Datado de 1778, ele foi construído para servir como porta de entrada da cidade e hoje serve para dar as boas-vindas aos visitantes.

O portal de cinco arcos impressiona pelo tamanho e beleza. Vale a pena visita-lo também a noite, quando ganha uma iluminação especial.

Outra dica para sua visita é prestar atenção nas duas faces da Puerta de Alcalá. Perceba que de um dos lados da fachada são colunas e do outro, são pilastras.

É outro ponto de interesse super importante para a história de Madrid. A porta já foi restaurada cinco vezes, permanecendo no seu projeto original. Inclusive as marcas de balas foram preservadas, contando a história do lugar.

9. Mercado de San Miguel

Mercado em Madrid
Pontos turísticos de Madrid: Mercado de San Miguel

Sempre vale a pena conhecer os mercados das cidades que visitamos e em Madrid não é diferente. O Mercado de San Miguel é um dos pontos turísticos de Madrid que é imperdível, ótimo para comer comidas típicas da cidade e beber com os amigos. Por lá você encontra muitas opções de vinho, frutos do mar, tapas, entre outros.

O tour de tapas e vinhos é bem disputado, custa a partir de 30 euros. É uma boa para quem tá buscando por bons passeios em Madrid para conhecer mais sobre a cultura local, comendo e bebendo bem.

É perfeito para conhecer o verdadeiro sabor de Madrid em um passeio. Até porque, o mercado é conhecido atualmente como o mercado gourmet.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Portanto, é um dos principais pontos da gastronomia da capital espanhola. É o lugar para encontrar ingredientes típicos, sempre muito frescos e de altíssima qualidade.

   

Além de muito jamón, o presunto cru espanhol, você vai encontrar a confeitaria mais tradicional de Madrid chamada Horno San Onofre, além de muito vinho e peixes frescos.

A boa dica é que você pode ir lá de madrugada em alguns dias da semana. Uma ótima pedida para encaixar na rotina corrida de viagem.

Mais opções => Excursão a Pé no Mercado de San Miguel em Madrid

10. Museu Reina Sofia

Melhores museus de Madrid
Uma das obras surrealistas de Salvador Dalí.

Inaugurado nos anos 90, o Museu Reina Sofia está sediado num edifício do século XVIII, sendo um dos melhores museus em Madrid.

Seu acervo é voltado para a arte contemporânea e conta com nomes como Pablo Picaso, Salvador Dalí e Joan Miró. A obra mais famosa do museu é o painel Guernica, de Picaso. Vale MUITO a pena conhecer!

O tour no Museu Reina Sofia custa 20 euros, mas existem opções mais completas que visitam também outros museus, com o Prado e Thyssen-Bornemisza.

Pontos turísticos imperdíveis de Madrid

Preciso falar a verdade, listar somente 10 pontos turísticos de Madrid não é suficiente para mostrar tudo o que a capital espanhola tem a oferecer.

Mesmo assim, na lista que você acabou de ler estão as atrações imperdíveis para uma primeira visita, caso seu roteiro em Madrid seja de apenas 2 ou 3 dias. Agora, você já sabe o que conhecer em Madrid em uma viagem curta. Se preferir, contrate um guia brasileiro em Madrid para aproveitar bem seus dias na capital espanhola.

Sempre terá locais a visitar em Madrid, não importa quantas vezes você irá. Como qualquer capital, oferece muita cultura e eventos com diversos interesses. Então, se você já conhece estes pontos de interesse em Madrid tidos como imperdíveis, que tal buscar outros museus, parques e restaurantes de acordo com o seu perfil?

Confira mais nesse vídeo do site oficial de turismo de Madrid:

Pesquisando sobre os principais pontos turísticos de Madrid? Ainda tem dúvidas sobre quais deles visitar? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências?

Deixe um comentário abaixo!!!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Denise

    Obrigada pelas dicas, estou a caminho do aeroporto para ir à Madri e ainda não havia feito a busca do que conhecer por lá. Agora já tenho a base do meu roteiro!!! :)

  2. Daniela

    Madri é uma cidade apaixonante.. . Eu destaco o parque de el retiro. Que conta com o palacio de cristal e o monumento Afonso Xll. Vale super a pena ir a tardezinha pra o por do sol. Sempre tem alguem tocando uma bela musica espanhola.

  3. Polly Batista

    Demais sua dica, Daniela! Muito obg pela contribuição!