O que fazer em Madrid: dicas para planejar à capital da Espanha

por Guilherme Tetamanti

O que fazer em Madrid: dicas para planejar à capital da Espanha

Recentemente, fiz minha segunda visita a Madrid, o pontapé inicial de uma viagem de três meses explorando destinos em 7 países da Europa. Mesmo já conhecendo a cidade, pois fiquei três dias por aqui quando morei na Espanha em 2006, pesquisei bastante e consegui boas dicas sobre o que fazer em Madrid, resultando em uma semana bem agitada na capital espanhola.

Não sei quanto a você, mas eu adoro repetir destinos turísticos, ainda mais quando o lugar tem tanto a oferecer. Madrid é assim, com inúmeras opções de museus, centro histórico impecável, feiras de rua, festas típicas e um mundo de atrações para conhecer. Ao explorar seus bairros, o turista percebe suas diferentes características, tudo com uma incrível facilidade de locomoção, se apaixonando ainda mais por uma das cidades mais queridas do mundo.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Seguro viagem para Espanha »

 

Pontos turísticos mais visitados de Madrid

O que fazer em Madrid
Puerta de Alcalá, um dos monumentos mais importantes.

É natural planejar uma viagem e logo pensar nas atrações mais visitadas, aqueles lugares que todos precisam conhecer para terminar o roteiro com a sensação de ter realmente experimentado o que a cidade tem de melhor.  Não é diferente na capital da Espanha.

Fiz uma lista com os principais pontos turísticos de Madrid, mostrando fotos e dicas dos lugares imperdíveis dessa cidade da Europa para o turista que está visitando pela primeira vez. Uma dica para incluir nos passeios é conhecer um dos muitos festivais em Madrid.

Para te auxiliar no vai e vem dentro da cidade, leia também o post sobre como ir do aeroporto ao centro de Madrid, além do artigo onde explico como utilizar o transporte público de Madrid. Assim você economizará tempo e dinheiro.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Madrid »

 

Tours guiados em Madrid: vale a pena?

Obviamente que a lista de pontos turísticos de Madrid é enorme, e existem várias maneiras de conhecer muito da cidade sem ter que gastar tanto tempo planejando.

Claro que uma busca prévia é importante, ler blogs e/ou guias de viagem, mas existem boas soluções para quem não gosta dessa etapa do planejamento.

 

Free walking tour | A primeira delas, e também a mais barata, é fazer um passeio a pé gratuito. O free walking tour é um formato de tour guiado bastante difundido em toda a Europa, onde um guia especializado caminha junto com um grupo de turistas dando uma aula de história sobre a cidade. No final do tour o guia pede uma gorjeta, e o padrão é dar 5 Euros, mas fica a critério de cada um.

O ponto de encontro tradicional é a Plaza Mayor e existem diversas empresas que oferecem o serviço. Muitas empresas também buscam participantes em hotéis e, principalmente, hostels. Sempre é bom pedir indicações na recepção.

Planejando alugar um carro?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Tour de bike passando pelo Parque El Retiro.
Tour de bike passando pelo Parque El Retiro.

Tour de bicicleta | Essa é uma cidade bem plana e os passeios de bicicleta com guia são cada vez mais comuns.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os tours geralmente acontecem de março a novembro, para evitar os meses mais frios, sendo uma ótima alternativa para ter uma visão mais ampla da cidade, mas ainda assim com bastante atenção aos detalhes. Você pode reservar com antecedência na Get Your Guide.

Tour de segway | Sabe aquele veículo elétrico de duas rodas que parece impossível de pilotar? Pois é, parece difícil, mas na prática até mesmo crianças dirigem o segway após uma rápida aula. Fora a diversão, esse tour em Madrid de segway passa por importantes lugares históricos.

Top =>  Melhores hotéis de Madrid

 

O que fazer em Madrid

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ônibus Hop on Hop off | O tradicional ônibus turístico também é bastante famoso por aqui, com duas linhas que percorrem os principais pontos turísticos da capital da Espanha.

Nem sempre utilizo esse tipo de transporte, mas de fato é a melhor maneira de ter uma visão geral da cidade num curto espaço de tempo. A vantagem perante o transporte público, é que o ônibus tem paradas muito próximas às atrações.

Caso opte por esse tipo de passeio, compre os ingressos com antecedência, que lhe serão enviados por email, pois os escritórios onde são vendidos geralmente são bastante movimentados. Você pode adquirir seu bilhete para o ônibus turístico em Madrid nesse link.

Agende =>  Passeios em Madrid

 

Comidas tradicionais de Madrid

Pratos típicos na Espanha
Tortilla espanhola, bem tradicional | Foto: Retama, via Wikimedia Commons.

A culinária é literalmente um prato cheio, ou vários pratos 🙂 Passear pela cidade parando em seus cafés, mercados públicos e com sorte festivais de rua, é uma das formas mais divertidas – e gostosas – de conhecer um pouco mais sobre a tradicional cultura madrilenha.

Tive a sorte de visitar bons restaurantes e ainda estar na cidade durante a Fiesta de la Paloma, padroeira da capital (geralmente na primeira quinzena de agosto, logo após a Fiesta de San Lorenzo, veja as datas), quando os bairros de Lavapiés e La Latina se enfeitam para atrair turistas e moradores com muita música e pratos típicos.

Existe uma infinidade de comidas tradicionais em Madrid, leia o artigo para ficar com água na boca.

Incrível =>   Excursão a pé em Madrid

 

Teleférico

Teleférico de Madrid

Um meio de transporte que virou atração turística, o Teleférico de Rosales cruza o maior parque público do destino, conectando dois importantes bairros da capital.

Construído como uma maneira ecológica de transportar moradores, hoje leva turistas para ter uma vista diferente da cidade e curtir um dia diferente do convencional.

Para saber mais, leia o artigo sobre o passeio de teleférico em Madrid, onde falo também sobre o pôr-do-sol mais famoso e inusitado da cidade.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Adquira =>  Passeio de teleférico em Madrid

 

Cidades num bate-volta saindo de Madrid

Dicas sobre o que fazer em Madrid
Entardecer com vista panorâmica de Toledo.

Qualquer grande cidade, principalmente na Europa, tem incríveis destinos em seus arredores, lugares para visitar num bate-volta de apenas um dia.

Esse destino é ainda mais famoso por isso, pois além das lindíssimas cidades medievais, o transporte público funciona muito bem e o trem rápido garante que o turista tenha tempo suficiente para conhecer os principais destaques.

Para ter mais dicas sobre o que fazer, leia o post sobre as cidades próximas a Madrid.

Existe uma que é mais popular, veja no artigo sobre os pontos turísticos de Toledo.

Diversão =>  Show de Flamenco em Madrid

 

O que fazer em Madrid

Por ser uma cidade tão grande e cheia de atrativos, mesmo uma visita de vários dias não é suficiente para explorar tudo o que há pra fazer.

Portanto, recomendo que você leia o post do roteiro em Madrid. O importante é ter a certeza de que escolhemos as melhores atividades, e partir sem arrependimentos, apenas com vontade de voltar.

Confira esse vídeo com conselhos aos viajantes feito pelo site oficial de turismo:

Pesquisando sobre a Espanha? Ainda precisa de dicas para ajudar em seu planejamento? Deixe um comentário abaixo!!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *