Transporte público em Madrid: como se locomover na capital da Espanha

por Guilherme Tetamanti

Transporte público em Madrid: como se locomover na capital da Espanha

Quem deseja conhecer Madrid logo percebe que a cidade, além de linda, tem um diferencial enorme: conta com uma ótima estrutura de meios de transporte! Ônibus, metrô e trem são as principais opções do transporte público em Madrid e funcionam de forma fácil, rápida, segura, pontual e barata.

Não é preciso tanto planejamento para se locomover em Madrid, mas saiba que existem ferramentas para que você aprenda mais facilmente a como se locomover pela cidade, como usar a tradicional tarjeta Multi, para escolher entre bilhetes diários, semanais, mensais e até o Madrid Pass, hoje chamado de Madrid iVenture Card, que dá direito ao uso do transporte + atrações turísticas.

Esses cards funcionam como um abono turístico para você usar bastante a estação de trem mais próxima do seu hotel e se locomover até os pontos turísticos do seu interesse ou até mesmo do aeroporto para o centro.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Seguro viagem para Espanha »

 

Como se locomover em Madrid

A mobilidade urbana em Madrid, na Espanha é de dar inveja a qualquer um, principalmente para os brasileiros. Assim como a maioria dos países da Europa o sistema de transporte público é impecável. Confira as opções de locomoção na cidade espanhola.

  1. Metrô
  2. Ônibus
  3. Trem
  4. Bicicletas públicas
  5. Ônibus Hop on Hop off 
  6. Cabify e Uber

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Madrid »

 

1) Metrô em Madrid

Transporte público de Madrid

A forma mais fácil e prática de se locomover em Madrid, é o metrô. São 12 linhas, que atendem aproximadamente 300 estações, conectando a capital e as principais localidades próximas, inclusive um linha que vai do centro ao Aeroporto de Barajas.

As linhas são identificadas por números e cores e estão divididas em 4 zonas (A, B1, B2 e B3), e é assim que a tarifa a ser paga pelo usuário é definida. O horário de circulação é das 6 horas da manhã até às 2 horas da madrugada.

Existem várias formas de economizar ganhando um descontinho nas tarifas, como comprar o bilhete que te dá direito a 10 embarques ou os cartões abono turístico.

Com este último, você paga um valor fixo, que te dá direito a viagens ilimitadas dentro de determinado período de tempo. Este tipo de cartão é pessoal e intransferível, e há tipos diferentes para turistas e moradores. Os preços médios para visitantes veriam entre 1 dia, 2, 3, 5 e 7 dias.

Para saber mais sobre as linhas, tarifas e horários acesse o site oficial do metrô de Madrid.

Incrível =>   Excursão a pé em Madrid

 

2) Ônibus

Como se locomover em Madrid

Os ônibus coletivos também são uma opção de transporte na cidade, com linhas funcionam 24 horas, e algumas elas atendem partes da cidade onde não há estações de metrô.

Utilizar a rede de ônibus é bem simples. Em cada parada estão expostos cartazes com as linhas, suas rotas e horários. Além disso, a EMT (empresa responsável pela gestão das linhas) oferece um aplicativo para o passageiro planejar da melhor maneira a sua viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os tickets custam em média 1,60 euros, de acordo com seu destino. Assim como no metrô você pode comprar bilhetes de várias viagens (que saem com um valor menor) e os cartões abono, com integração para os outros meios de transporte.

Os veículos são muito confortáveis, possuem ar-condicionado e alguns até wi-fi. Além disso, eles têm ainda painéis internos que informam aos passageiros a localização, a próxima parada e quais linhas de ônibus que passam nesta parada.

Nos pontos de ônibus também existem painéis eletrônicos que informam quais linhas passam naquela parada, qual o tempo de espera de cada uma, etc. Assim você consegue calcular o horário que o ônibus vai passar e não precisar ficar muito tempo no ponto esperando.

Mais informações: www.emtmadrid.es

Evite filas =>   Compre ingressos antecipados para os museus de Madrid

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

3) Trem

Estação de trem em Madrid
Ponto BiciMAD, ao lado da estação Atocha (Trem e Metrô).

A terceira opção para se deslocar é o trem, sendo uma importante forma de mobilidade entre Madrid e cidades do entorno de Madrid. Além disso, é muito utilizada dentro da própria cidade de Madri, pois liga muitos bairros que não tem conexão direta com o metrô. Assim como o metrô e ônibus, eles são confortáveis, de fácil acesso e muito pontuais.

O órgão responsável pelo serviço ferroviário é o Renfe e as passagens podem ser compradas pelo site ou pessoalmente nas estações, o valor depende do trajeto.

Não perca =>  Traslado Particular entre o Aeroporto e o Centro de Madrid

 

4) Bicicletas públicas

Transporte em Madrid
Faixa preferencial para ciclistas.

Em Madrid também existe o serviço para alugar bicicletas públicas, o BiciMAD. É possível fazer um contrato anual, para quem obviamente vive em Madrid, ou utilizar as bicicletas sendo um usuário ocasional.

Nesse segundo caso, utilizado pelos turistas, o serviço é um pouco mais caro, mas que mesmo assim vale a pena para conhecer Madrid de uma maneira diferente, com praticidade e rapidez.

Existem ciclofaixas espalhadas pela cidade, sendo bem seguro andar de bicicleta em Madrid, ainda mais com o respeito de motoristas de carro e ônibus. Para facilitar ainda mais a vida do usuário, todas as bikes são elétricas, moleza demais!

Top => Melhores hotéis de Madrid

 

5) Ônibus Hop on Hop off Madrid

Ônibus turístico de Madrid

O ônibus Hop on Hop off, também conhecido como ônibus turístico, é uma das maneiras mais fáceis e confortáveis para explorar os principais pontos turísticos de Madrid, além de oferecer um sistema de áudio que conta um pouco sobre a história da cidade.

É possível comprar o ingresso para 1 ou 2 dias, com acesso ilimitado ao longo da rota de sua escolha, azul e verde, durante a vigência do ticket.

Os escritórios e pontos de venda de ingressos geralmente ficam lotados, então é recomendável comprar seus ingressos com antecedência, que serão enviados por email. A partir daí, basta apresentar o comprovante em qualquer uma das paradas.

Indo pra Madrid? => Compre o ingresso do ônibus turístico e evite filas

 

6) Cabify e Uber

cabify em Madrid

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

É claro que não poderia deixar de fora os transportes por aplicativos. Mais recentes, mas totalmente incorporados às viagens mais econômicas, tanto o Uber quanto o Cabify são utilizáveis em Madrid, capital da Espanha.

E dessa vez com uma curiosidade, o Cabify é uma empresa espanhola, por isso vale a pena utilizá-lo em seu país, uma vez que a oferta é maior que o Uber.

Para isso, não esqueça de baixar antes de sair do Brasil o seu app.

 

Madrid Card ou iVenture Card

transporte barajas al centro de madrid

O Madrid Card é um cartão essencial para quem pretende curtir ao máximo as atrações de Madrid. Na verdade, atualmente ele se chama Madrid iVenture Card, mas a ideia é a mesma.

Com ele, é possível ter acesso entre 3 ou 5 atividades de uma lista com 27 atrações ou opte pelo passe ilimitado, que garante acesso a todas elas.

Além disso, quem tiver o cartão, basta apresentá-lo na entrada de cada atração, evitando as intermináveis filas em lugares como o Museu do Prado, Reina Sofia, Palácio Real e tantos outros que frequentemente estão bastante concorridos.

Pule as filas => Compre com antecedência seu Madrid iVenture Card

 

Transporte público e como andar em Madrid

Se antes você estava receoso, agora já deve ter se localizado para saber como se locomover em Madrid.

Sua estrutura como um todo, o transporte público, segurança, atrações, gastronomia e todas as opções oferecidas aos turistas, fazem de Madrid uma de minhas cidades favoritas para viajar na Europa, talvez no mundo. Confira os melhores passeios em Madrid.

E para finalizar, veja esse vídeo sobre Madrid, feito pelo site oficial de turismo de Madrid:

Pesquisando sobre o transporte público de Madrid? Ainda tem dúvidas sobre como se locomover? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências?

Deixe um comentário abaixo!!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *