Toledo, na Espanha: o que fazer, história, fotos e dicas de hotéis
A beira do rio Tejo está Toledo, uma pequena cidade medieval na Espanha, com muita história para contar e que nos leva a uma viagem no tempo. Localizada a apenas 70 quilômetros da capital, ela é uma ótima opção de passeio para quem deseja visitar e conhecer algumas das cidades perto de Madrid.
Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, os pontos turísticos de Toledo impressionam pela arquitetura, ainda mais numa cidade rodeada por belezas naturais. Nesse artigo confira um pouco sobre a história, como chegar, o que fazer e dicas de hotéis para garantir uma visita incrível.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid
Vá direto ao ponto
História de Toledo
A visita a Toledo é de fato uma aula de história sobre a Espanha. A cidade, fundada em 192 a.c pelos romanos, foi capital do Reino Visigótico e do Reino de Castella, e durante séculos era povoada pacificamente por cristãos, judeus e mulçumanos. Fato que a fez ficar conhecida como “A cidade das três culturas”.
Seu declínio começa com o fim da Guerra da Reconquista e da transferência da capital para Madrid. Porém, a herança cultural daquele tempo permanece até hoje, sobretudo em sua arquitetura, que mescla influências góticas, árabes e judaicas, sendo seu principal atrativo.
Como chegar em Toledo
Por ficar tão perto de Madrid, e ser tão especial, Toledo é o destino preferido para um bate-volta. Quem deseja ir de carro (veja nosso guia para economizar com aluguel de veículos na Espanha), o trajeto é fácil e rápido, levando em média 40 minutos de viagem. É importante dizer que em Toledo há muitas opções de estacionamentos destinados aos seus visitantes.
Contudo, a opção mais rápida e confortável para se chegar até Toledo é o trem. Há uma linha que sai de Madrid e faz o trajeto em 40 minutos, com passagens que custam a partir de 13 euros (Horários e compra de tickets antecipados no site da Renfe), partindo da Estação Atocha.
Saindo de Madrid => Excursão Toledo, Segóvia e Alcázar em Grupo Pequeno

Ainda mais barato (cerca de 6 Euros), também é possível fazer o trajeto de ônibus com a Alsa, que partem de Madrid com destino a Toledo a cada meia hora, sem dificuldades ou preocupações, mas com duração de 1h30m.
Na rodoviária, tenha certeza de entrar no ônibus directo, pois existe outra opção que vai parando em várias cidades. Ir de ônibus foi a minha escolha, afinal decidi dormir duas noites em Toledo e fui sem pressa.

Ao chegar em Toledo, é possível ir a pé até o centro antigo da cidade, onde estão localizados os principais pontos turísticos e hotéis com melhor localização.
Existe um conjunto de escadas rolantes que atravessa as rochas e sobe até o centro, que está bem mais alto que a parte nova da cidade, algo que nunca havia visto em qualquer outra parte do mundo, é sensacional.
Outra opção é pegar um ônibus local que parte da rodoviária/estação de trem até a praça central de Toledo.
Pontos turísticos de Toledo

É verdade que o roteiro de um dia em Toledo é a escolha da maioria dos viajantes, mas eu achei irado dormir duas noites por aqui.
Claro que deixarei minhas dicas sobre o roteiro e pontos turísticos de Toledo, mas não deixe de conferir a opinião de quem fez um bate-volta para conhecer cidades perto de Madrid, caso dos blogs Um Viajante e Fui e Vou Voltar, que fez um relato mega completo da viagem.

Aqui no post listei os principais pontos de interesse, inclusive aqueles que fazem parte da Pulseira Turística, que dá acesso a seis das atrações, com desconto de quase 50%. Para comprar, basta solicitar num dos locais, é bem fácil identificar.
- Palácio de Alcázar
- Catedral de Toledo
- Muralhas de Toledo
- Iglesia de los Jesuitas
- Puerta del Sol
- Mesquita Cristo de la Luz
- Sinagoga Santa Maria la Blanca
- Monastério San Juan de los Reyes
- Iglesia del Salvador
- Estação de Trem de Toledo
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Toledo »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Palácio de Alcázar

Um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo, foi construído por volta do século III pelos romanos e depois reformulado pelos cristãos. Ao longo de sua história teve inúmeras funções, já foi tribunal e palácio romano, prisão, Academia de Infantaria e Palácio Real.
Hoje a construção abriga o Museu do Exército e a Biblioteca de Castilla La Mancha. Localizado na parte mais alta de Toledo, tem uma vista privilegiada da cidade e do Rio Tejo.
Catedral de Toledo

Uma das construções mais belas de cidade! Foi construída entre 1226 e 1439, e atualmente é a sede da Arquidiocese de Toledo. Em estilo gótico, também possui elementos da arte mudejar, o que é típico da Espanha e Península Ibérica.
Devido ao seu processo histórico combina perfeitamente os estilos românico, gótico, renascentista e a arte islâmica. A catedral abriga ainda inúmeras obras de arte de artistas como El Greco, Caravaggio e Goya.
Toledo => Excursão a Pé e Passe Turístico para 7 Monumentos
Muralhas de Toledo

Quando você entra na parte velha da cidade percebe que ela é cercada por uma muralha de pedra, mais uma herança medieval em Toledo. Muito bem conservada, a muralha, assim como seus portais e pontes, faz você se sentir de volta à época medieval.
Existem passeios para percorrer toda sua extensão, mas você pode fazer por conta própria, de carro, bicicleta ou até mesmo a pé (eu aqui!!!). A vista de alguns pontos é daquelas de tirar o fôlego.
Iglesia de los Jesuitas

O principal atrativo da Igreja dos Jesuítas é a sua torre, onde é possível subir e ter a melhor vista de Toledo. A parte interna também impressiona, pois a construção é muito bonita.
De Madri => Excursão a Toledo com Vinhos e 7 Monumentos
Puerta del Sol

Inicialmente uma torre albarrana do século X que defendia o acesso à cidade. No século XIV, devido às sucessivas guerras, foi necessária a sua reconstrução. Bem pertinho daqui, estão a Igreja de São Tiago e a Mesquita Cristo de la Luz.
Mesquita Cristo de la Luz

A única mesquita ainda existente na cidade, a Mesquita Cristo de la Luz é outro marco importante e diz muito sobre a história da “cidade das três culturas”, uma vez que durante muito tempo foi dividida entre as funções de mesquita e igreja. O belo prédio é repleto de lendas e histórias do período medieval.
De Madrid => Passeio de balão em Toledo e passeio guiado pela cidade
Sinagoga Santa Maria la Blanca

A sinagoga mais antiga de Toledo, foi construída no século XII em estilo mudejar, mas ao longo do tempo também funcionou como beataria para prostitutas arrependidas, quartel e finalmente trezentos anos depois foi transformada em igreja católica. É uma construção simples, mas parte integrante da história de Toledo.
Monastério San Juan de los Reyes

Construído em comemoração à vitória na Batalla de Toro e nascimento do Príncipe Juan, deveria ser o mausoléu dos reis católicos.
Porém, como a conquista de Granada foi mais importante e a cidade guardava mais riquesas, os reis foram enterrados na Catedral de Granada. É certamente uma das construções mais lindas de Toledo.
Toledo => City Tour Subterrâneo Antigo
Iglesia del Salvador

Outra igreja que durante a ocupação muçulmana era utilizada como mesquita, é a única construção que visitei em Toledo que possibilita aos turistas terem a exata noção das diferenças entre os dois períodos, pois é possível visitar as escavações arqueológicas feitas para restauração do edifício.
Estação de Trem de Toledo
Quem chega de trem, de cara já conhece um ponto turístico, a Estação de Trem de Toledo. Ela foi construída no estilo neo-mudejar, que tem influências árabes e que imita o estilo das torres das igrejas da cidade. Em seu interior, os vitrais também em estilo árabe chamam a atenção.
Onde ficar em Toledo
Apesar de ser uma pequena cidade que geralmente é visitada num bate-volta saindo de Madrid, passar algumas noites em Toledo é uma experiência sensacional.
A cidade fica lindíssima à noite, os restaurantes são excelentes e ter a chance de dar a volta na cidade por fora do Rio Tejo, apreciando o centro histórico com vista panorâmica, já são fatores mais que suficientes para estender a visita.

Para quem estiver procurando onde ficar em Toledo, minha primeira opção é escolher o hotel nos arredores da Plaza de Zocodover, pois fica perto das escadas rolantes, do ponto de ônibus e taxis, facilitando a chegada e saída.
– Albergues | Caso esteja procurando um hostel, o Oasis Backpacker’s tem excelente localização e também é muito bem avaliado por mais de 900 hóspedes, com nota 8,4/10 no Booking.com. Outra boa opção é o Albergue Juvenil Los Pascuales.
– Hotéis baratos | Caso queira economizar, mas ficar num hotel, pousada ou pensão, Toledo também oferece muitas boas alternativas. Escolha entre Hostal Alcázar e Hostal Centro para uma hospedagem na boca do centro, ou então Hostal Palacios e Hospederia Casa de Cisneros para ficar mais perto dos principais pontos turísticos.
– Custo x benefício | Para não estourar o orçamento, mas ainda assim dormir com mais conforto, fique entre Antidoto Rooms e Apartamentos Alarife para prezar pela facilidade de acesso, ou então Apartamentos Pozo Amargo e Casa Urbana Adolfo para ficar aos pés e ouvir os sinos da Catedral de Toledo.
– Melhores hotéis | Para ficar com estilo e no meio do caminho entre as opções de transporte e principais atrações, pesquise entre Cuatro Esquinas, Cathedral Suite e La Casa del Grial. Agora se quiser mesmo reservar um dos melhores hotéis de Toledo segundo a avaliação dos hóspedes, fique entre Sercotel San Juan de los Reyes e Sercotel Pintor El Greco. Alugar apartamentos também é bastante comum e recebem ótimas recomendações, caso do Nuncio Viejo e Apartamento Homelife La Plazuela.
– Vista panorâmica | Caso queira ter uma vista privilegiada do centro histórico de Toledo, existem opções de hotéis nos arredores da cidade, do outro lado do Rio Tejo. Fique entre Parador de Toledo e Eurostars Palacio Buenavista. Você precisará de um carro, andar de taxi ou ter pique para pegar ônibus e caminhar.
Pesquise entre todas as opções de hospedagem em Toledo »
Pôr-do-sol em Toledo
Meu passeio preferido foi curtir o pôr-do-sol no Mirador del Valle, onde há um bar/restaurante para apreciar a vista panorâmica de Toledo. É possível ir de ônibus local saindo do centro, pegar o trenzinho turístico na Plaza de Zocodover, ir de taxi ou até mesmo caminhando.

Eu andei, sai do centro antigo descendo as escadas do lado leste da cidade, conhecidas como escalerillas del miradero, até chegar no Puente de Alcántara e atravessar o Rio Tejo.

A caminhada durou cerca de uma hora até chegar ao mirante, mas valeu a pena, pois além do exercício, fui curtindo a paisagem sem pressa, analisando a geografia para escolher a melhor posição para ver o sol se pôr.

A melhor vista é provavelmente da varanda do Parador de Toledo, pois já havia visto algumas fotos do hotel. Ele fica bem perto do Mirador del Valle, então decidi andar um pouco por dentro da mata e subir numa pedra para ter vista privilegiada de Toledo. Sério, foi sensacional!
Já a noite, peguei o ônibus no ponto bem em frente ao mirante, de volta ao centro histórico de Toledo. Para quem tiver pique, é possível sim volta a pé.
Mais dicas e histórias sobre Toledo?
Além destes atrativos citados, Toledo tem uma infinidade de lugares que valem muito a pena a visita! Museo del Greco, as pontes medievais sobre o Tejo, como a Ponte de Alcântara, e as sinagogas fazem parte desta lista. Há ainda a Igreja de Santo Tomé, famosa por abrigar o quadro “O Enterro do Conde de Orgaz”, de El Greco.
E por fim, não deixem de experimentar um tradicional mazapan (típico de toledo), na Cafeteria Santo Tomé, que funciona desde 1856. O roteiro vai depender do seu interesse pessoal e do tempo disponível, mas uma simples caminhada por suas ruelas estreitas e praças já vale a visita!
E, para finalizar, confira esse vídeo sobre as belezas de Toledo:
Pesquisando sobre os pontos turísticos de Toledo? Precisa de dicas sobre como chegar, o que fazer? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!
Até + !!!
Linda Catarina Gualda
Muito obrigada pelo post! Irei daqui 20 dias. Estou animada :)
Polly Batista
Oi, Linda Catarina! Muito obrigada e boa viagem!
Dil Cabral
Fui à Toledo hoje com meu pai. Compramos uma faca e a mesma veio só embalada com papel. Quando passamos pela "segurança" da estação de trem, minha faca foi retida, ou seja, rasguei €55,00!!!!! Ora, se é uma cidade turística com várias l9jas vendendo os mesmos produtos, por que os vendedores não fazem uma embalagem com caixa, como disse o tal segurança (e grosso ainda por cima)???? Os vendedores não sabem disso??? E outra: que segurança é essa que a pessoa que está sem bolsa ou mochila passa direto?? E se tiver armado, com explosivo, sei lá?? Aí pode?? Quantos turistas não passam por esse constrangimento?? Fiquei muitíssimo chateada e vou tentar cancelar essa compra, já que foi com cartão de crédito. A vendedora tinha obrigação de embalar direito!! Então cuidado com as embalagens!!
Guilherme Tetamanti
Oi Dil, que chato! Realmente temos que tomar mais cuidados com as embalagens!
Marcus
Onde comprar com antecedência o ingresso para a Catedral de Toledo?
Guilherme Tetamanti
Oi Marcus, Não é preciso comprar com antecedência. Mesmo se quiser comprar o combo para visitar vários pontos turísticos, consegue por lá mesmo. Abraços
Helena Alcoforado
Existe aluguel de bicicleta em toledo??
Guilherme Tetamanti
Oi Helena, É sim possível alugar bicicletas. Veja aqui algumas opções. Abraços
Michelle
Guilherme como faço para me locomover na cidade : A pé ou com ônibus turismo? Grata Michelle
Guilherme Tetamanti
Oi Michelle, Fiz tudo a pé, só usei ônibus para voltar do mirante que fica fora da cidade. O centro histórico é relativamente pequeno, e tudo é tão lindo que dá vontade mesmo de caminhar kkkkk Abraços
Alessandro Paiva
Muitíssimo obrigado pela indicação, Guilherme :-) A propósito, excelente post! Bastante informativo. Abraço!
Guilherme Tetamanti
Fala Alessandro, Um prazer indicar um post tão completo. Abração