Toledo, na Espanha: o que fazer, história, fotos e dicas de hotéis

Toledo, na Espanha: o que fazer, história, fotos e dicas de hotéis

A beira do rio Tejo está Toledo, uma pequena cidade medieval na Espanha, com muita história para contar e que nos leva a uma viagem no tempo. Localizada a apenas 70 quilômetros da capital, ela é uma ótima opção de passeio para quem deseja visitar e conhecer algumas das cidades perto de Madrid.

Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, os pontos turísticos de Toledo impressionam pela arquitetura, ainda mais numa cidade rodeada por belezas naturais. Nesse artigo confira um pouco sobre a história, como chegar, o que fazer e dicas de hotéis para garantir uma visita incrível.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Seguro viagem na Espanha »

 

História de Toledo

A visita a Toledo é de fato uma aula de história sobre a Espanha. A cidade, fundada em 192 a.c pelos romanos, foi capital do Reino Visigótico e do Reino de Castella, e durante séculos era povoada pacificamente por cristãos, judeus e mulçumanos. Fato que a fez ficar conhecida como “A cidade das três culturas”.

Seu declínio começa com o fim da Guerra da Reconquista e da transferência da capital para Madrid. Porém, a herança cultural daquele tempo permanece até hoje, sobretudo em sua arquitetura, que mescla influências góticas, árabes e judaicas, sendo seu principal atrativo.

 

Como chegar em Toledo

Por ficar tão perto de Madrid, e ser tão especial, Toledo é o destino preferido para um bate-volta. Quem deseja ir de carro (veja nosso guia para economizar com aluguel de veículos na Espanha), o trajeto é fácil e rápido, levando em média 40 minutos de viagem. É importante dizer que em Toledo há muitas opções de estacionamentos destinados aos seus visitantes.

Contudo, a opção mais rápida e confortável para se chegar até Toledo é o trem. Há uma linha que sai de Madrid e faz o trajeto em 40 minutos, com passagens que custam a partir de 13 euros (Horários e compra de tickets antecipados no site da Renfe), partindo da Estação Atocha.

Saindo de Madrid => Excursão Toledo, Segóvia e Alcázar em Grupo Pequeno

 

Como chegar em Toledo
Guichê e máquina automática para comprar os bilhetes de ônibus.

Ainda mais barato (cerca de 6 Euros), também é possível fazer o trajeto de ônibus com a Alsa, que partem de Madrid com destino a Toledo a cada meia hora, sem dificuldades ou preocupações, mas com duração de 1h30m.

Na rodoviária, tenha certeza de entrar no ônibus directo, pois existe outra opção que vai parando em várias cidades. Ir de ônibus foi a minha escolha, afinal decidi dormir duas noites em Toledo e fui sem pressa.

Dicas de Toledo / Espanha
Final das escadas rolantes de Toledo.

Ao chegar em Toledo, é possível ir a pé até o centro antigo da cidade, onde estão localizados os principais pontos turísticos e hotéis com melhor localização.

Existe um conjunto de escadas rolantes que atravessa as rochas e sobe até o centro, que está bem mais alto que a parte nova da cidade, algo que nunca havia visto em qualquer outra parte do mundo, é sensacional.

Outra opção é pegar um ônibus local que parte da rodoviária/estação de trem até a praça central de Toledo.

 

Pontos turísticos de Toledo

Dicas sobre o que fazer em Toledo
Ruazinha no centro histórico de Toledo.

É verdade que o roteiro de um dia em Toledo é a escolha da maioria dos viajantes, mas eu achei irado dormir duas noites por aqui.

Claro que deixarei minhas dicas sobre o roteiro e pontos turísticos de Toledo, mas não deixe de conferir a opinião de quem fez um bate-volta para conhecer cidades perto de Madrid, caso dos blogs Um Viajante e Fui e Vou Voltar, que fez um relato mega completo da viagem.

Mapa turístico de Toledo
Mapa turístico de Toledo.

Aqui no post listei os principais pontos de interesse, inclusive aqueles que fazem parte da Pulseira Turística, que dá acesso a seis das atrações, com desconto de quase 50%. Para comprar, basta solicitar num dos locais, é bem fácil identificar.

  1. Palácio de Alcázar
  2. Catedral de Toledo
  3. Muralhas de Toledo
  4. Iglesia de los Jesuitas
  5. Puerta del Sol
  6. Mesquita Cristo de la Luz
  7. Sinagoga Santa Maria la Blanca
  8. Monastério San Juan de los Reyes
  9. Iglesia del Salvador
  10. Estação de Trem de Toledo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Toledo »

 

Palácio de Alcázar

Fotos de Toledo, na Espanha
O Palácio de Alcázar.

Um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo, foi construído por volta do século III pelos romanos e depois reformulado pelos cristãos. Ao longo de sua história teve inúmeras funções, já foi tribunal e palácio romano, prisão, Academia de Infantaria e Palácio Real.

Hoje a construção abriga o Museu do Exército e a Biblioteca de Castilla La Mancha. Localizado na parte mais alta de Toledo, tem uma vista privilegiada da cidade e do Rio Tejo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Catedral de Toledo

Pontos de interesse em Toledo
Fachada principal – e reflexo – da Catedral de Toledo.

Uma das construções mais belas de cidade! Foi construída entre 1226 e 1439, e atualmente é a sede da Arquidiocese de Toledo. Em estilo gótico, também possui elementos da arte mudejar, o que é típico da Espanha e Península Ibérica.

Devido ao seu processo histórico combina perfeitamente os estilos românico, gótico, renascentista e a arte islâmica. A catedral abriga ainda inúmeras obras de arte de artistas como El Greco, Caravaggio e Goya.

Toledo => Excursão a Pé e Passe Turístico para 7 Monumentos

 

Muralhas de Toledo

O que fazer em Toledo
Puente de San Martín, parte integrante das Muralhas de Toledo.

Quando você entra na parte velha da cidade percebe que ela é cercada por uma muralha de pedra, mais uma herança medieval em Toledo. Muito bem conservada, a muralha, assim como seus portais e pontes, faz você se sentir de volta à época medieval.

Existem passeios para percorrer toda sua extensão, mas você pode fazer por conta própria, de carro, bicicleta ou até mesmo a pé (eu aqui!!!). A vista de alguns pontos é daquelas de tirar o fôlego.

 

Iglesia de los Jesuitas

Pontos turísticos de Toledo
Vista da torre no alto da Iglesia de los Jesuitas.

O principal atrativo da Igreja dos Jesuítas é a sua torre, onde é possível subir e ter a melhor vista de Toledo. A parte interna também impressiona, pois a construção é muito bonita.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

De Madri => Excursão a Toledo com Vinhos e 7 Monumentos

 

Puerta del Sol

Turismo em Toledo / Espanha
Puerta del Sol.

Inicialmente uma torre albarrana do século X que defendia o acesso à cidade. No século XIV, devido às sucessivas guerras, foi necessária a sua reconstrução. Bem pertinho daqui, estão a Igreja de São Tiago e a Mesquita Cristo de la Luz.

 

Mesquita Cristo de la Luz

Principais pontos turísticos de Toledo
Vista durante visita a Mesquita Cristo de la Luz

A única mesquita ainda existente na cidade, a Mesquita Cristo de la Luz é outro marco importante e diz muito sobre a história da “cidade das três culturas”, uma vez que durante muito tempo foi dividida entre as funções de mesquita e igreja. O belo prédio é repleto de lendas e histórias do período medieval.

De Madrid => Passeio de balão em Toledo e passeio guiado pela cidade

 

Sinagoga Santa Maria la Blanca

Sinagoga Santa Maria la Blanca, uma das atrações
Interior da Sinagoga Santa Maria la Blanca.

A sinagoga mais antiga de Toledo, foi construída no século XII em estilo mudejar, mas ao longo do tempo também funcionou como beataria para prostitutas arrependidas, quartel e finalmente trezentos anos depois foi transformada em igreja católica. É uma construção simples, mas parte integrante da história de Toledo.

 

Monastério San Juan de los Reyes

História de Toledo
Corredor interno do Monastério.

Construído em comemoração à vitória na Batalla de Toro e nascimento do Príncipe Juan, deveria ser o mausoléu dos reis católicos.

Porém, como a conquista de Granada foi mais importante e a cidade guardava mais riquesas, os reis foram enterrados na Catedral de Granada. É certamente uma das construções mais lindas de Toledo.

Toledo => City Tour Subterrâneo Antigo

 

Iglesia del Salvador

Iglesia del Salvador
Conjunto arqueológico da Iglesia del Salvador.

Outra igreja que durante a ocupação muçulmana era utilizada como mesquita, é a única construção que visitei em Toledo que possibilita aos turistas terem a exata noção das diferenças entre os dois períodos, pois é possível visitar as escavações arqueológicas feitas para restauração do edifício.

 

Estação de Trem de Toledo

Estação de trem

Quem chega de trem, de cara já conhece um ponto turístico, a Estação de Trem de Toledo. Ela foi construída no estilo neo-mudejar, que tem influências árabes e que imita o estilo das torres das igrejas da cidade. Em seu interior, os vitrais também em estilo árabe chamam a atenção.

 

Onde ficar em Toledo

Apesar de ser uma pequena cidade que geralmente é visitada num bate-volta saindo de Madrid, passar algumas noites em Toledo é uma experiência sensacional.

A cidade fica lindíssima à noite, os restaurantes são excelentes e ter a chance de dar a volta na cidade por fora do Rio Tejo, apreciando o centro histórico com vista panorâmica, já são fatores mais que suficientes para estender a visita.

Hotel Parador
Vista panorâmica do excelente Parador de Toledo.

Para quem estiver procurando onde ficar em Toledo, minha primeira opção é escolher o hotel nos arredores da Plaza de Zocodover, pois fica perto das escadas rolantes, do ponto de ônibus e taxis, facilitando a chegada e saída.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

– Albergues | Caso esteja procurando um hostel, o Oasis Backpacker’s tem excelente localização e também é muito bem avaliado por mais de 900 hóspedes, com nota 8,4/10 no Booking.com. Outra boa opção é o Albergue Juvenil Los Pascuales.

– Hotéis baratos | Caso queira economizar, mas ficar num hotel, pousada ou pensão, Toledo também oferece muitas boas alternativas. Escolha entre Hostal AlcázarHostal Centro para uma hospedagem na boca do centro, ou então Hostal PalaciosHospederia Casa de Cisneros para ficar mais perto dos principais pontos turísticos.

– Custo x benefício | Para não estourar o orçamento, mas ainda assim dormir com mais conforto, fique entre Antidoto RoomsApartamentos Alarife para prezar pela facilidade de acesso, ou então Apartamentos Pozo AmargoCasa Urbana Adolfo para ficar aos pés e ouvir os sinos da Catedral de Toledo.

– Melhores hotéis | Para ficar com estilo e no meio do caminho entre as opções de transporte e principais atrações, pesquise entre Cuatro EsquinasCathedral SuiteLa Casa del Grial. Agora se quiser mesmo reservar um dos melhores hotéis de Toledo segundo a avaliação dos hóspedes, fique entre Sercotel San Juan de los Reyes e Sercotel Pintor El Greco. Alugar apartamentos também é bastante comum e recebem ótimas recomendações, caso do Nuncio Viejo Apartamento Homelife La Plazuela.

– Vista panorâmica | Caso queira ter uma vista privilegiada do centro histórico de Toledo, existem opções de hotéis nos arredores da cidade, do outro lado do Rio Tejo. Fique entre Parador de ToledoEurostars Palacio Buenavista. Você precisará de um carro, andar de taxi ou ter pique para pegar ônibus e caminhar.

Pesquise entre todas as opções de hospedagem em Toledo »

 

Pôr-do-sol em Toledo

Meu passeio preferido foi curtir o pôr-do-sol no Mirador del Valle, onde há um bar/restaurante para apreciar a vista panorâmica de Toledo. É possível ir de ônibus local saindo do centro, pegar o trenzinho turístico na Plaza de Zocodover, ir de taxi ou até mesmo caminhando.

Escadarias e muralhas históricas
As escadarias e lá embaixo a Ponte de Alcantara.

Eu andei, sai do centro antigo descendo as escadas do lado leste da cidade, conhecidas como escalerillas del miradero, até chegar no Puente de Alcántara e atravessar o Rio Tejo.

Roteiro em Toledo, na Espanha
Vista do bar/restaurantes ao lado do mirante.

A caminhada durou cerca de uma hora até chegar ao mirante, mas valeu a pena, pois além do exercício, fui curtindo a paisagem sem pressa, analisando a geografia para escolher a melhor posição para ver o sol se pôr.

Pôr-do-sol com vista panorâmica da cidade
Entardecer com vista panorâmica de Toledo.

A melhor vista é provavelmente da varanda do Parador de Toledo, pois já havia visto algumas fotos do hotel. Ele fica bem perto do Mirador del Valle, então decidi andar um pouco por dentro da mata e subir numa pedra para ter vista privilegiada de Toledo. Sério, foi sensacional!

Já a noite, peguei o ônibus no ponto bem em frente ao mirante, de volta ao centro histórico de Toledo. Para quem tiver pique, é possível sim volta a pé.

 

Mais dicas e histórias sobre Toledo?

Além destes atrativos citados, Toledo tem uma infinidade de lugares que valem muito a pena a visita! Museo del Greco, as pontes medievais sobre o Tejo, como a Ponte de Alcântara, e as sinagogas fazem parte desta lista. Há ainda a Igreja de Santo Tomé, famosa por abrigar o quadro “O Enterro do Conde de Orgaz”, de El Greco.

E por fim, não deixem de experimentar um tradicional mazapan (típico de toledo), na Cafeteria Santo Tomé, que funciona desde 1856. O roteiro vai depender do seu interesse pessoal e do tempo disponível, mas uma simples caminhada por suas ruelas estreitas e praças já vale a visita!

E, para finalizar, confira esse vídeo sobre as belezas de Toledo:

Pesquisando sobre os pontos turísticos de Toledo? Precisa de dicas sobre como chegar, o que fazer? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Linda Catarina Gualda

    Muito obrigada pelo post! Irei daqui 20 dias. Estou animada :)

  2. Polly Batista

    Oi, Linda Catarina! Muito obrigada e boa viagem!

  3. Dil Cabral

    Fui à Toledo hoje com meu pai. Compramos uma faca e a mesma veio só embalada com papel. Quando passamos pela "segurança" da estação de trem, minha faca foi retida, ou seja, rasguei €55,00!!!!! Ora, se é uma cidade turística com várias l9jas vendendo os mesmos produtos, por que os vendedores não fazem uma embalagem com caixa, como disse o tal segurança (e grosso ainda por cima)???? Os vendedores não sabem disso??? E outra: que segurança é essa que a pessoa que está sem bolsa ou mochila passa direto?? E se tiver armado, com explosivo, sei lá?? Aí pode?? Quantos turistas não passam por esse constrangimento?? Fiquei muitíssimo chateada e vou tentar cancelar essa compra, já que foi com cartão de crédito. A vendedora tinha obrigação de embalar direito!! Então cuidado com as embalagens!!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Dil, que chato! Realmente temos que tomar mais cuidados com as embalagens!

  5. Marcus

    Onde comprar com antecedência o ingresso para a Catedral de Toledo?

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcus, Não é preciso comprar com antecedência. Mesmo se quiser comprar o combo para visitar vários pontos turísticos, consegue por lá mesmo. Abraços

  7. Helena Alcoforado

    Existe aluguel de bicicleta em toledo??

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Helena, É sim possível alugar bicicletas. Veja aqui algumas opções. Abraços

  9. Michelle

    Guilherme como faço para me locomover na cidade : A pé ou com ônibus turismo? Grata Michelle

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Michelle, Fiz tudo a pé, só usei ônibus para voltar do mirante que fica fora da cidade. O centro histórico é relativamente pequeno, e tudo é tão lindo que dá vontade mesmo de caminhar kkkkk Abraços

  11. Alessandro Paiva

    Muitíssimo obrigado pela indicação, Guilherme :-) A propósito, excelente post! Bastante informativo. Abraço!

  12. Guilherme Tetamanti

    Fala Alessandro, Um prazer indicar um post tão completo. Abração