Trem na Europa: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

Trem na Europa: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

Se você fará uma viagem de trem na Europa e pretende passar por mais de uma cidade ou país, certamente já pensou se vale a pena ou não comprar uma passagem ou passe de trem para explorar o continente europeu. Esse é o modo mais europeu de viajar, e além de eficiente, pontual, seguro e confortável, a viagem é um charme.

No total, o continente tem cerca de 250 mil quilômetros de ferrovias, que ligam diferentes países. É possível viajar toda a Europa de trem! Porém, como estamos acostumados com nosso sistema e no Brasil não é comum o transporte ferroviário, surgem muitas dúvidas na hora que estamos planejando uma viagem internacional. Como sempre recebo emails pedindo dicas, preparei este artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre como viajar de trem pela Europa.

Como funciona => Seguro viagem obrigatório para Europa

Quanto custa usar internet na Europa »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

Vale a pena viajar de trem na Europa?

Dicas para comprar passagem de trem na Europa
Trens espanhóis.

Durante o planejamento de uma viagem pela Europa, uma das dúvidas mais comuns é: vale a pena ir de trem? E a resposta vai depender do trecho a ser percorrido. Vale muito a pena para deslocamentos curtos ou médios de até quatro horas mais ou menos, ou em casos de viagens noturnas para alguns destinos.

Para percursos de até 4 horas, a não ser que você consiga um preço excelente de avião, opte pelo trem. Isso porque devido ao deslocamento para aeroporto, mais o tempo do check-in, a viagem de trem será bem mais rápida e você economizará tempo. O que vale ouro em uma viagem!

E analise bem mesmo em casos de uma promoção nas cias aéreas low cost. Por experiência própria, já paguei bem barato, mas perdi praticamente o dia todo entre deslocamentos, uma vez que a maioria dos aeroportos que sedia voos das companhias aéreas de baixo custo na Europa, é mais afastada das cidades. Enquanto que as estações de trem ficam no coração dos principais destinos.

Por exemplo, ao invés de você embarcar de trem na estação Gare du Nord em Paris, super bem localizada, em um voo low cost provavelmente você terá que ir até o Aeroporto de Beauvais, que fica 85 km da capital. Além de ter esse tempo de viagem (o meu levou 1:30h), ainda tem a antecedência necessária para fazer check in, malas etc.

Já na disputa entre trem e ônibus, o trem é sempre a melhor opção na relação entre tempo e conforto. O transporte rodoviário não é ruim, mas o trem sempre terá vantagem, principalmente se for um trem noturno na Europa. O ônibus valerá a pena apenas se você precisar realmente economizar.

Quando estamos planejando, uma dica importante é sempre somar os gastos, valores de taxa de embarque, transporte até aeroporto, rodoviária e estação de trem.

E como as estações de trem na Europa são bem centrais, conseguimos fazer uma boa economia quando optamos em ir de trem, o que pode compensar a diferença do preço de uma passagem aérea ou de ônibus.

Caso esteja realmente cogitando uma viagem de trem, não deixe de ler os posts sobre as rotas populares para viajar de trem.

Veja mais => Linhas de trem na Europa

 

Como comprar passagem de trem na Europa

Passagem de trem na Europa

Outra dúvida muito comum é na hora de comprar passagem de trem na Europa. Como e quando comprar o bilhete do trem?

A boa notícia é a possibilidade de comprar os tickets de trem na Europa pela internet, ainda no Brasil. Isso facilita bastante o planejamento.

A maior parte das companhias disponibiliza as passagens de trem com 60 a 90 dias de antecedência. O sistema de precificação das passagens de trem na Europa é parecido com o das companhias aéreas.

Assim, o preço varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem. Porém, existem menos promoções na tentativa de lotar os trens.

Então, quanto maior a antecedência, maiores as chances de encontrar descontos. Mas isso é válido para trechos maiores, principalmente entre países diferentes.

Para cidades próximas os valores são fixos. No post sobre como comprar passagens de trem na Europa, falo mais sobre o tema e dou dicas de como e onde comprar as passagens pela internet. Confira também o post onde conto se o site da Rail Europe é seguro e confiável.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Eurail

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

É necessário reservar assentos?

Comprar passagem de trem barata na Europa
Parte interna de um trem europeu.

Em alguns trechos é necessário reservar seu assento no momento da compra do bilhete de trem na Europa. Principalmente nos trens noturnos ou trem bala, mas na grande maioria é opcional.

Caso você opte por não reservar, pode acontecer de ter que ficar mudando de lugar a cada estação, caso o dono do assento chegue.

Então, se a empresa te der a opção de reservar, garanta sua poltrona, principalmente se estiver viajando em dupla ou grupo, e se o trajeto for longo.

Oportunidade => Passes de trem na Europa com desconto

 

Qual a antecedência para chegar na estação

Passagem de trem na Europa

É importante ser muito pontual, pois trens não atrasam. Então, planeje-se sempre para chegar com 30 minutos a 1 hora de antecedência.

Como provavelmente não conhecerá a estação, você terá tempo suficiente para localizar com calma qual a plataforma de embarque.

Na verdade, se você nunca foi na estação, saia de casa com 1h de antecedência. As estações centrais da Europa são enormes.

Dicas => Roteiro de trem na Holanda

 

Há limite de bagagem?

Trem na Europa como é
Plataforma europeia.

Uma das vantagens de viajar de trem é que não há limite de peso de bagagem para trens na Europa.

Porém, o ponto desfavorável é que o passageiro fica responsável pelo transporte da bagagem, que é armazenada nos bagageiros superiores ou atrás de cada assento.

Outra dica importante é ficar atento na estação de desembarque, pois nem sempre há aviso sonoro de qual estação o trem está e o tempo de parada é muito rápido.

Para não correr o risco de esquecer sua estação, pesquise quais as principais estações de trem por onde você passará, antes de chegar no seu destino final.

Se a viagem for noturna e você quiser dormir, não deixe de colocar um alarme no celular um pouco antes horário previsto para a chegada. E na hora de desembarcar, não esqueça de sua bagagem 🙂

*Dica: ainda no hotel, ou qualquer ponto com internet, sempre baixo todo o mapa do trajeto através do aplicativo do Google Maps no celular. Vou com o dedo mesmo passando pela rota para abrir o mapa.

Basta deixar o aplicativo aberto, que mesmo sem internet, será possível olhar o mapa e verificar qual a sua localização através do GPS. Caso queira ter internet ilimitada na Europa, recomendo ler o post sobre chip de celular na Europa.

Pesquise => Passagens de trem por toda a Europa

 

Conclusão

Viajar de trem pela Europa é uma das melhores opções para conhecer o continente.

É um meio de transporte rápido, seguro, confortável e muitas vezes bem econômico caso compre as passagens no momento certo. Para dar tudo certo na viagem, a dica é sempre pesquisar e planejar com antecedência!

Também sugiro que você acesse a Eurail que vende apenas passes de trem dentro dos países ou combos entre os países da Europa. Consulte aqui os passes para viajar de trem ilimitado dentro de cada país.

Se ainda tiver dúvidas sobre o preço de trem na Europa, ou como comprar as passagens, deixe um comentário abaixo. Terei o maior prazer em responder 🙂

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. João Vitor Perilo
    Show de bola, sou suspeito para falar, sempre lhe acompanhei. Texto muito top. Vc poderia me ajudar, estou com uma dúvida quanto à Holanda. Qual a melhor maneiro de ir até lá? Estarei na Itália (Milão), ou em (Zurique), dia 14/07 ... E pretendo ficar na Holanda até dia 16 atarde. Melhor ir baldeando de trem, ou ir de avião via Milão? Zurique tem LowCoast?
    • Guilherme Tetamanti
      Oi João, Se você tem pressa para chegar, sem dúvida vá de avião. Deve ter sim voos de cias low cost, é muito comum na Europa. Tenho esse artigo sobre passagens aéreas. Prefiro o trem para curtir o trajeto, ir parando nas cidades. Abraços
Quero Viajar Mais