8 curiosidades do caminho de Santiago de Compostela

por Thaina Geniselli

8 curiosidades do caminho de Santiago de Compostela

Que há magia nessa viagem você já sabe, mas agora vai descobrir as curiosidades do Caminho de Santiago de Compostela e se encantar ainda mais com a peregrinação até a cidade capital da Galícia, na Espanha, que leva milhares de turistas todos os anos a realizar essa caminhada histórica.

Nos próximos anos, o Caminho de Santiago de Compostela promete estar agitado e cheio de gente, isso porque será comemorado o ano Jubilar Compostelano, o que aconteceu pela última vez em 2010. Toda a região já se prepara para a grande festa que acontece em 2021, mas que já recebe convidados desde agora, para visitar uma das catedrais mais bonitas do mundo!

O Caminho de Santiago é considerado patrimônio mundial da Unesco, desde a década de 90, sendo também um dos principais roteiros de peregrinação religiosa do mundo!

Mas as curiosidades do caminho até Santiago são muitas e vamos contar as mais interessantes para preparar a sua viagem e deixá-la ainda mais interessante!

Se você você pensa que tudo o que há para saber sobre esse destino é meramente coisas do tipo, como fazer o Caminho de Santiago de Compostela de bike, mapa, caminho francês, quantos dias passar está enganado. Este tema reserva além dessas questões, muitas curiosidades. Confira!

Planeje sua viagem => Seguro viagem na Europa

Hotéis no caminho de Santiago da Compostela »

 

8 curiosidades de Compostela

Nesse artigo, eu apresento 8 fatos curiosos e interessantes sobre o Caminho de Santiago de Compostela:

  1. A história de Santiago
  2. Como nasceu o Caminho de Compostela
  3. A peregrinação até Santiago de Compostela nos dias atuais
  4. Impacto na economia e desenvolvimento local
  5. A catedral de Santiago de Compostela
  6. Famosos que já fizeram o Caminho de Santiago
  7. Como as pessoas se guiam pelo Caminho de Santiago
  8. Qual o propósito do Caminho de Santiago de Compostela

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

Fatos curiosos sobre Santiago de Compostela

1) A história de Santiago

História de Santiago de Compostela
Iria Flávia já teria recebido o apóstolo Tiago | Foto: Caligatus, via Wikimedia Commons.

Jesus Cristo, o líder da igreja cristã e filho de Deus, tinha apóstolos que o acompanharam em seus dias na terra. São Tiago ou Tiago Maior foi um dos mais próximos de Jesus, com a missão de espalhar a fé pela terra e disseminar a bondade divina.

Segundo a tradição, o apóstolo Santiago esteve na cidade de Iria Flávia, cerca de 20 quilômetros de Compostela, onde realizou missas e pregou o evangelho de Cristo. Ao retornar a Jerusalém, foi perseguido pelos romanos.

Como todos naquela época, Tiago também foi condenado à morte pelo rei Herodes. Depois de sua morte, seus restos mortais foram levados por seus discípulos de volta até a Galícia, no noroeste da Espanha, numa barca de pedra e enterrado, onde hoje está localizada a catedral.

Seus discípulos, que continuaram na região, pregaram o evangelho até o dia de suas mortes. No século VIII, a lenda de que os restos mortais de Santiago estariam ali despertavam a curiosidade de algumas pessoas.

Tire suas dúvidas => Como comprar euro online

 

2) Como nasceu o Caminho de Compostela

Santiago de Compostela de bike
Rota se consolidou entre os séculos XI e XIII.

Muita gente acha que o Caminho de Santiago é um trajeto do século XX, ou que começou a acontecer nos anos 1980, quando ganhou popularidade e passou a ser considerado como uma das principais rotas cristãs do mundo.

No entanto, os maiores relatos datam do ano de 828. Existe uma história local, em que um pastor teria nesse ano, encontrado na Galícia, em um lugar muito afastado, um sepulcro um tanto misterioso. Os túmulos foram identificados como sendo do apóstolo Santiago e seus dois discípulos.

O fato foi informado ao Rei Afonso II, que impulsionado pela curiosidade, decidiu realizar uma viagem até o local remoto para confirmar tal descoberta, que mudaria para sempre a história daquele povoado.

Foi instituído no local um mosteiro, sendo as primícias do que se tornaria a cidade de Santiago de Compostela. O rei e sua corte foram os primeiros peregrinos conhecidos e esse foi o primeiro Caminho de Santiago de Compostela, conhecido como Caminho primitivo.

No século X começaram  as primeiras peregrinações europeias. Já com uma pequena igreja construída, pessoas de vários países da Europa, como França, Itália, Inglaterra e Alemanha viajavam até o local para visitar os restos mortais do apóstolo de Jesus.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Caminho de Santiago. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Santiago de Compostela foi consolidada com importante rota de peregrinação entre os séculos XI e XIII. O caminho resistiu a fases críticas da Europa, como guerras e a peste negra.

No século XVI, a rota do Caminho de Santiago de Compostela passou por uma de suas piores crises, em especial pelo cenário trazido pela Reforma Protestante e a decadência da igreja católica.

No ano de 1558, em meio a uma guerra e com a iminência de um ataque inglês, os restos do apóstolo foram ocultados, por ordem da igreja.

Mais de 300 anos depois, em 1878 os restos mortais foram encontrados, reacendendo a fé dos peregrinos e retomando a história do Caminho de Santiago de Compostela.

Depois disso, a peregrinação passou por períodos de altos e baixos, sendo reacendida de vez quando, em 1982 o papa João Paulo II fez o percurso e o famoso discurso no altar-mor da catedral.

 

3) A peregrinação até Santiago hoje

Mapa do Caminho de Santiago de Compostela
Atualmente, a rota conta com completa infraestrutura.

Hoje, a rota do Caminho de Santiago de Compostela passou a ser realizada todos os anos por milhares de turistas do mundo todo. Seja caminhando, à cavalo ou buscando Santiago de Compostela de bike, as pessoas saem de suas cidades e países para visitar a majestosa catedral.

Mas o caminho evoluiu com os tempos. Atualmente, existem centenas de hotéis e albergues, restaurantes, lojas e infra-estrutura para atender ao turistas. É possível realizar o trajeto, que pode ser de 40 até 7 dias de caminhada de forma tranquila e segura.

Após escolher a rota, através do mapa de Santiago de Compostela, o peregrino terá ao seu dispor tudo que precisa para realizar uma viagem sem imprevistos.

O governo galego, em conjunto com os países vizinhos – Portugal e França, dispõe de todas as informações e facilidades para receber os turistas que geram renda e popularidade ao local.

   

O Caminho de Santiago de Compostela da França continua sendo o mais tradicional e famoso, no entanto, realizar a viagem por Portugal ou até mesmo saindo da Galícia também possui as suas vantagens e encantos. É interessante dizer que existem mais de 100 rotas possíveis para chegar até Compostela.

 

4) Economia e desenvolvimento local

Quantos dias para o Caminho de Santiago de Compostela
Galícia, região que se desenvolveu graças ao Caminho de Santiago.

A Galícia, região da Espanha, mudou com o desenvolvimento do Caminho de Santiago de Compostela. Uma curiosidade sobre esse fato é a de que alguns povoados voltaram a existir com a chegada do grande número de peregrinos.

Muitos hotéis e albergues foram instalados na região para receber tantos visitantes e, o Caminho de Santiago movimenta milhares de euros para as famílias que recebem os peregrinos em suas instalações e restaurantes.

Uma das melhores partes do Caminho é o que se pode comer pela região. A região galega é famosa por sua culinária simples, mas muito rica. Come-se bem e o povo é extremamente hospitaleiro.

Eu recomendo que você faça suas refeições em restaurantes locais, fugindo de opções óbvias. Experimente os sabores. Desfrute de legumes frescos, carnes saborosas, linguiça, caldos e bom vinho. Tudo isso acompanhado de pães caseiros. As pessoas adoram receber e fazem com prazer esse serviço. É uma lembrança inesquecível.

Na viagem você poderá encontrar tudo que precisa. Quantos dias você demorar de caminhada até Santiago de Compostela será apenas um detalhe, pois em todos você terá boas surpresas.

 

5) A catedral de Santiago de Compostela

Caminho de Santiago de Compostela
Catedral de Compostela, uma das mais belas do mundo.

Depois que você decidiu como fazer o Caminho de Santiago de Compostela, caminhou durante dias, teve ótimas experiências e finalmente chegou ao ponto principal: a catedral de Santiago.

Essa é seguramente uma das catedrais mais lindas do mundo. Por fora, imponente e com detalhes incríveis que valem uma hora de contemplação. Por dentro, a catedral de Santiago de Compostela é emocionante.

A catedral de Santiago, onde encontram-se os restos mortais do apóstolo, foi construída entre os anos de 1.075 e 1.128, em estilo arquitetônico romano. Mas chegar até a catedral ainda não é o ponto final.

Para quem realiza a caminhada com objetivos religiosos ou espirituais, ainda deve-se abraçar a imagem do apóstolo Santiago, ato de extremo simbolismo para os viajantes. Assistir à uma missa também é parada obrigatória, mesmo para os incrédulos.

A catedral possui um incensário, chamado de botafumeiro, de prata, que fica dentro da igreja e que significa a purificação espiritual. O aparato tem tamanhos incríveis e a cena, daquele instrumento acesso pela nave da igreja é uma das mais bonitas que você pode ver na vida.

Completo => Roteiro por Portugal e Espanha

 

6) Famosos que fizeram o Caminho de Santiago

Curiosidades do caminho de Santiago de Compostela
Papa João Paulo já fez o Caminho | Foto: José Cruz/Abr, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas conhecidas realizaram o Caminho até a catedral de Santiago de Compostela. Reis e rainhas, papas, ícones da igreja católica, escritores e atores andaram entre os milhares de desconhecidos, com o mesmo propósito de chegar até a catedral de Santiago.

O Papa João Paulo foi um dos que fez o trajeto. O primeiro grande ícone religioso a realizar o Caminho de Santiago de Compostela, foi São Francisco de Assis, que visitou até a Galícia para ver e tocar os restos mortais do apóstolo Santiago. Conhecido por ser o padroeiro dos animais, muita gente viaja com seus cachorros e homenagem ao santo cuidador.

No Brasil, o caminho ficou muito conhecido pelo livro do escritor Paulo Coelho, que recebeu inspiração durante a caminhada. Na cidade existe inclusive uma rua com o seu nome, em homenagem feita pelo governo local.

Políticos, como Eduardo Suplicy também realizaram o trajeto como fonte de inspiração, bem como a chanceler alemã Angela Merkel várias vezes considerada a mulher mais influente do mundo. Atores portugueses também são peregrinos por ali, tanto que é muito fácil encontrar com um rosto conhecido.

Também é muito comum pessoas importantes do mundo corporativo fazerem o trajeto. Grandes líderes e empresários buscam o Caminho de Santiago como uma fonte de renovação, onde podem estabelecer novas metas e estudar as possibilidades de vida. É um ótimo lugar para se pensar.

 

7) Como se guia pelo Caminho

Mapa do caminho de Santiago de Compostela
Leve apenas o necessário na mochila para não atrapalhar no caminho.

Se uma pessoa viajar sozinha pelo Caminho de Santiago de Compostela, somente com o seu mapa, ela não se perderá. Existem ao longo do trajeto setas indicativas, espalhadas por todo o roteiro.

As rotas que levam até a cidade de Santiago de Compostela são todas sinalizadas, por setas amarelas, que começaram a ser pintadas ainda nos anos 80 e hoje são conhecidas mundialmente.

   

As setas são uma tradição, que começou com um padre de O Cebreiro, vilarejo Espanhol e hoje estão espalhadas por todas as rotas, facilitando a vida dos peregrinos. Seguir as setas de sinalização e o mapa do Caminho de Santiago é a certeza de não se perder no trajeto.

Os locais de hospedagem do Caminho de Santiago também possuem setas indicativas, o que facilita e muito a vida de quem vai pela primeira vez ou faz um trajeto diferente.

Para saber sobre outras informações do tipo, consulte o artigo sobre como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

8) Qual o propósito do Caminho de Santiago

Igrejas no Caminho de Santiago de Compostela
Rota tem um significado religioso e também turístico.

Essa é a pergunta da qual cada viajante possui a sua própria resposta. Trilhar o Caminho de Santiago até a catedral do Santo Apóstolo é uma experiência que pode ser vista e vivida de várias maneiras.

Do ponto de vista religioso, a igreja afirma que, quem realiza o caminho com o intuito espiritual terá seus pecados perdoados por Santiago e a absolvição de sua culpa.

Muitas pessoas fazem o caminho por uma oportunidade de autoconhecimento, gratidão ou reflexão. Outras por turismo, já que as paisagens são realmente incríveis e você terá a rara oportunidade de desfrutar de cada uma delas, durante o trajeto da caminhada.

Uma mudança de vida, um fôlego para se refazer… cada caminho é uma história. E a maior curiosidade disso tudo é que quem faz, tem a oportunidade de conviver com diversas culturas e pessoas durante alguns dias. Conversar por horas com gente que você nunca viu e talvez nunca mais verá. Encontrar no seu caminho pessoas especiais, com um propósito diferente do seu.

 

Compostela: caminho cheio de curiosidades

Viajar sozinha pelo Caminho de Santiago de Compostela é a opção de muita gente. Já, para outros, a viagem é mais confortável em grupos.

A escolha é pessoal e, garanto que em alguns momentos você experimentará as duas realidades. Estar sozinho consigo mesmo ou num grupo animado, conversando.

Seja qual for a motivação trilhar o Caminho de Santiago de Compostela é uma experiência única que, deve ser bem planejada para que atenda o propósito de mudar a sua vida.

Ao trocar experiências sobre essa viagem a maior curiosidade sobre a rota de Santiago de Compostela é constatada por todos: cada Caminho para Santiago é único e começa na porta da casa de cada um dos viajantes!

Aproveite e veja esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Espanha sobre a beleza do término do Caminho de Santiago de Compostela. Emocionante! Confira:

Gostou das curiosidades sobre o Caminho de Santiago Compostela? Participe nos comentários com a sua opinião!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *