Caminho de Santiago de Compostela pela Galícia, na Espanha

por Thaina Geniselli
5/5 - (1 vote)

Caminho de Santiago de Compostela pela Galícia, na Espanha

Os próximos anos serão especiais para quem deseja fazer o caminho de Santiago de Compostela pela Galícia, região da Espanha e onde se encontra a cidade e a Catedral de Santiago.

Isso porque a região estará em festa, comemorando o ano Santo Compostelano o que promete agitar os viajantes de todo o mundo em busca de uma experiência única!

Esse reduto histórico e espiritual, que já levou milhões de turistas, inspirando filmes e livros famosos como “O diário de um Mago”, de Paulo Coelho, continua sendo uma fonte de inspiração para aqueles que buscam uma viagem e vivência diferenciadas.

Além de muito bonito, o caminho de Santiago de Compostela feito pela Galícia leva o viajante a conhecer uma das regiões mais lindas e ricas em belezas naturais e identidade própria dentro da Espanha.

Para quem faz o trajeto pela Galícia, o grande benefício é o tempo e a aproximação com a natureza espetacular do local.

Planeje sua viagem => Hotéis no caminho de Santiago da Compostela 

Seguro viagem para uma Eurotrip »

Caminho de Santiago pela Galícia

Caminho de Santiago pela Galícia
Caminho de Santiago de Compostela pode ser feito pela Galícia, na Espanha.

O Caminho de Santiago de Compostela é um percurso feito por viajantes do mundo todo em busca de um maior contato com a natureza e a desconexão de problemas cotidianos.

É uma ótima forma de se encontrar em si mesmo e refletir sobre pontos importantes da vida. Realizar o caminho de Santiago pela Galícia é também descobrir as belezas e conhecer mais dessa área da Espanha, famosa por seus pratos típicos e pessoas acolhedoras.

Nesta rota, o viajante brasileiro vai se identificar sobretudo com o idioma, já que na Galícia a língua oficial é o galego, além do espanhol. O galego é muito parecido ao português, por isso para os peregrinos brasileiros é uma facilidade maior.

O local também possui um clima muito agradável, especialmente na primavera e verão. O maior benefício de realizar a peregrinação de Santiago pela Galícia é que o caminho é mais curto, já que a cidade está na região.

Geralmente, em uma semana o peregrino consegue alcançar seu objetivo sem ter que forçar longas rotas de caminhada.

Antes de ver as opções de rotas para Santiago de Compostela pela Galícia veja os tipos de vistos para Espanha.

 

Mapa do Caminho de Santiago pela Galícia

Existem diversas rotas espalhadas pela Espanha, em especial na Galícia, para se fazer o caminho de Santiago. Aqui, vou indicar as duas principais e mais famosas. O primeiro é o chamado Caminho Inglês e o segundo, a Vía de la Plata.

CLIQUE AQUI para agendar tours em Santiago de Compostela »

 

Caminho Inglês

O caminho Inglês é assim chamado porque remonta povos ingleses que chegavam à Galícia na Idade Média e buscavam a cidade de Santiago.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Caminho de Santiago. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esse caminho começa em Ferrol, passa por La Coruña e grande parte do trajeto é feito pela Costa Galega, com vista para o mar. Tem 112 km e um trajeto cheios de atrativos e história.

 

Ferrol

Caminho de Santiago de Compostela mais curto
Porto de Ferrol.

Se começar por ali, poderá ficar no hotel Parador de Ferrol, no centro da cidade. Ele é, na verdade, uma grande mansão transformada em hotel.

Se você procura um hotel com linda vista para o mar e varanda, eu recomendo o Gifsa Plaza de España Ferrol, que fica um pouco afastado do centro, mas é próximo ao trajeto que você percorrerá.

Por todo o caminho você vai encontrar boas opções de hotéis e restaurantes, inclusive albergues comunitários. Nesses albergues, no entanto, não existe muito conforto e os quartos e banheiros são compartilhados.

 

La Coruña

Dicas para peregrinos
A Torre de Hércules, em La Coruña, faz parte do caminho.

Ao chegar em La Coruña o peregrino (nome de quem faz o caminho de Santiago) recebe como presente uma cidade esplendorosa, com o único farol romano que ainda existe no mundo, chamado de A Torre de Hércules.

Em La Coruña você pode se hospedar em hotéis com ótimo custo-benefício, como por exemplo, o Meliá Maria Pita, que recebeu esse nome em homenagem a uma heroína galega que lutou pela liberdade de seu povo. O hotel fica muito bem localizado e tem um preço acessível.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram. Aproveite a Black Friday com 50% OFF, até 26/11.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Na cidade, ainda há restaurantes com comida típica galega espanhola, como o La Cantina Sixtina e A Pulperia Riazor, com o melhor polvo da cidade.

Lembrando que durante o trajeto você fará longas caminhadas, de até 20 km por dia, dependendo de sua disposição física e, por isso, deve estar bem alimentado.

 

Bruma

Dicas do Caminho de Santiago de Compostela pela Espanha
Carballos | Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

A partir daí, a próxima cidade será Bruma que fica aproximadamente há 40 km de Santiago. Outros pequenos povoados como Carballos, Sigueiro e Formarís estarão no trajeto, onde você poderá encontrar comida e descanso. Em Formarís, por exemplo, o Hotel Eurostars San Lázaro é uma ótima opção.

 

Vía de la Plata

Outra opção muito utilizada para percorrer o caminho de Santiago pela Galícia é o Vía de la Plata, começando por Laza ou Ourense.

O caminho a partir de Laza tem dificuldade média e 212 km que podem ser percorridos em 15 dias. Já por Ourense o viajante vai percorrer cerca de 120 km, que podem ser feitos em 6 dias, sem demasiado esforço.

 

Ourense

Paradas do Caminho de Santiago da Compostela
Ourense | Foto: Simon Burchell, via Wikimedia Commons.

Nessa rota o peregrino encontrará cidades históricas e com muitas paisagens a serem visitadas. Em Ourense, por exemplo, é possível conhecer seu belo rio e as pontes emblemáticas da cidade. Para quem quer se hospedar na cidade, o Hotel Carris Cardenal Quevedo é uma boa opção.

 

Cea

Onde se hospedar no Caminho de Santiago da Compostela
Pão de Cea | Foto: Dario Alvarez, via Wikimedia Commons.

Nessa rota será possível encontrar ótimos restaurantes. Em Cea, um povoado no caminho até Santiago, você encontrará um dos melhores pães do mundo, chamado pão de Cea.

Esse pão é tão famoso que o local é conhecido como “a Vila do Bom Pão”. Você deve experimentar!

Cidades como Padrozo, Casa Nova, a Bandeira e Outeiro também possuem boa estrutura para receber os visitantes, que seguem as setas azuis em busca da catedral de Santiago de Compostela.

Seja qual for o seu ponto de partida pelo centro da Galícia, certamente encontrará belas paisagens e um ambiente propício para aproveitar cada minuto do percurso do caminho.

 

Melhor caminho para Santiago de Compostela

Rotas para Santiago de Compostela
Site oficial mostra as diversas rotas para chegar à Santiago de Compostela.

No site oficial do Caminho de Santiago de Compostela, administrado pelo governo galego, é possível conhecer as distâncias entre as cidades e os graus de dificuldades encontrados em cada região.

É um bom apoio para quem viaja pela primeira vez, quer escolher a melhor rota e programar as atividades diárias. E, se preferir, conheça o Caminho de Santiago de Compostela pela França.

Chegando em Santiago você descobrirá porque pessoas do mundo todo atravessam oceanos e percorrem milhares de quilômetros para conhecer a catedral e a cidade!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 22% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ambas são realmente encantadoras, com uma atmosfera envolvente e emocionante. Ainda mais com os artistas tocando lindamente sua gaita de fole (gaita galega).

   
O que fazer em Santiago de Compostela
Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Cada pedaço da enorme catedral está repleto de história e a cidade, com suas ruas estreitas de pedra tem um significado especial para cada visitante. Em Santiago de Compostela é possível sentir uma paz interior, de dimensões quase divinas.

Para os mais animados, que possuem tempo para ficar uns dias por ali, também é possível desfrutar de deliciosas noites em restaurantes e bares com música ao vivo.

 

Dicas do Caminho de Santiago pela Galícia

Dicas para peregrinos
Catedral de Santiago de Compostela é o ponto final do caminho.

Percorrer o caminho pela Galícia é uma forma de descobrir essa região pouco explorada pelos turistas e também aproveitar do que o noroeste da Espanha tem de melhor.

Uma das facilidades em escolher a Galícia como ponto de partida para Santiago de Compostela é que a região possui alguns aeroportos, podendo chegar facilmente de Madrid.

Também existem ônibus diretos entre a cidade do Porto, em Portugal, até outras cidades como Ourense, um dos principais pontos de partida. E há também outros trajetos, como o Caminho de Santiago da Compostela por Portugal.

Vale lembrar que, antes de viajar, o peregrino deve obter sua Credencial do Peregrino. Essa credencial deve ser carimbada ao menos duas vezes ao dia, durante o trajeto.

Muitos locais estão aptos a fazer esse carimbo e é essa credencial que confere, ao final da viagem, a certificação da realização do Caminho.

Ela pode ser solicitada no Brasil e com o prazo mínimo de 90 dias antes da viagem. Você deve se organizar com pelo menos 6 meses de antecedência.

Em 2021 devido ao ano jacobeu, em comemoração especial na catedral de Santiago, milhões de peregrinos passarão pelo local ao longo do ano. Mas o clima de festa já começou e por isso, se você quiser conhecer esse caminho inspirador é bom já começar a se organizar. Leia também o post com dicas sobre como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.

A viagem do caminho de Santiago de Compostela pela Galícia é uma opção perfeita para quem busca uma viagem inesquecível e um encontro com novas perspectivas de vida. O caminho pode ser feito sozinho ou em pequenos grupos, com a garantia de conhecer muita gente com o mesmo propósito.

Aproveite e veja esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Espanha sobre os encantos da Galícia, uma Terra Mágica:

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *