Como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela

por Thaina Geniselli

Como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela

Antes de viajar, você deve saber como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela. E, assim, planejar sua viagem para que tudo esteja perfeito! Afinal, as emoções da viagem já começam em sua preparação.

O Caminho de Santiago de Compostela é percorrido anualmente, seja por Portugal, França ou pela Galícia – na Espanha, por milhares de turistas que buscam uma experiência diferente, emocionante e inesquecível.

Mas, como sabemos, caminhar tantos quilômetros exige muito planejamento. Neste artigo, te dou algumas dicas e informações importante para quem vai fazer o Caminho de Compostela, seja em 2019 ou nos ano seguintes.

Vale destacar que até 2021 haverá a festa do Ano Santo Compostelano e o trajeto para a cidade de Santiago promete estar mais animado do que nunca. As preparações da festa já começaram e você também deve iniciar o seu planejamento.

Após ler este artigo, você saberá como se preparar para uma peregrinação, caminhada de 50 km; e ainda, sobre qual a preparação física para o Caminho de Santiago, qual o treino, quais roupas femininas usar, entre outros temas.

Planeje sua viagem => Hotéis no caminho de Santiago da Compostela 

Seguro viagem Europa »

 

Caminho de Santiago de Compostela: preparo

Santiago de Compostela
Planejamento do caminho a escolher seguir é fundamental.

O primeiro passo de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela é escolher qual caminho traçar. Existem várias opções de chegar a Santiago, seja pela França, Portugal ou diretamente na Espanha, na Galícia.

Para isso, você dever ler os posts específicos do:

Após definir o seu caminho, chegou a hora de pensar em você e, como se comportar na viagem para aproveitar cada momento, que será único e cheio de surpresas boas!

Em primeiro lugar, vale dizer que, para fazer o Caminho de Santiago você deve estar preparado física e psicologicamente. Isso mesmo! Não basta apenas estar com a saúde em dia e ter um bom condicionamento físico, mas também ter um bom treinamento mental.

Isso porque são horas e horas de caminhada e, em alguns momentos, de solidão e silêncio. Pode ser cansativo e você pode pensar em desistir. Por isso, para não desistir por uma dor no pé, frio, calor ou cansaço mental, você tem que se preparar.

Não se esqueça também de levar consigo o mapa do Caminho de Santiago de Compostela. Foi através dele que você definiu seu trajeto e escolheu por quais cidades quer passar até chegar na capital galega.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

Como se preparar fisicamente

Como se preparar fisicamente para Santiago de Compostela

A viagem do Caminho de Santiago de Compostela pode ser feita caminhando ou de bicicleta – e, devido a isso, estar com a saúde e preparação física em dia é essencial.

Isso não quer dizer que você deve ser um atleta e estar apto para correr uma maratona. Muito pelo contrário! Na viagem, a maioria dos participantes não são atletas, inclusive é possível encontrar muitas pessoas idosas.

Mas, mesmo sem exigir fôlego de atleta, a caminhada que pode ser de até 30 km por dia, a depender do seu planejamento, demanda um pouco de preparo.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Antes da Caminhada para Santiago de Compostela

Antes da Caminhada para Santiago de Compostela

Embora a caminhada seja feita de modo moderado, antes de viajar é bom fazer um check-up médico para garantir que a saúde está perfeita. Se você já pratica algum exercício físico é mais fácil.

Porém, quem não pratica deve se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela, começar a realizar caminhadas de uma hora, três vezes na semana, para ganhar mais condicionamento. Assim, você não chegará totalmente sedentário e poderá desfrutar mais do passeio.

 

Durante a Caminhada para Santiago de Compostela

Cuidados com a saúde na peregrinação
Hidratação é fundamental para os peregrinos.

Já durante a viagem, existem cuidados especiais que você deve tomar todos os dias, para deixar seu percurso mais prazeroso. Antes da caminhada, faça alongamento e também ao final de cada dia, mantendo dessa forma a saúde dos músculos e ajudando a relaxar.

A caminhada deve sempre começar em um ritmo leve até que o corpo esteja aquecido e, posteriormente, em um ritmo constante um pouco mais acelerado. Mas nunca correndo, o que só desgasta mais o seu corpo.

A hidratação durante o período é fundamental. Levar uma garrafinha de água, que deverá ser reposta constantemente é essencial. O ideal é beber 2 litros de água por dia e nunca andar mais de 10 quilômetros sem beber ao menos o equivalente a um copo de água.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Deve ser feita uma parada de 10 minutos a cada uma ou duas horas, ou ainda, em casos de cansaço excessivo. Nunca force o seu corpo além do que você possa se sentir confortável. Não é recomendado. Descanse à sombra sempre que possível.

Por último, tenha uma atenção especial para os seus pés. Além de meias e sapatos apropriados, é bom levar ataduras para o surgimento de bolhas e refrescá-los sempre que possível.

Saúde => Vacinas necessárias para viajar

 

Preparação psicológica para o percurso

treino para caminho de santiago
Antes de colocar os pés na estrada, relaxe mente e corpo.

Esse é um aspecto que deve ser trabalhado quando se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela, até mais do que as pernas, é o psicológico. Em muitos momentos, a mente pesará mais do que os pés cansados e por isso, deve estar pronta para essa aventura.

Trilhar o caminho é uma busca pelo contato com a natureza, fazer amizades, redescobrir pessoas e a si mesmo. E como todo caminho, existem momentos de tristeza, cansaço e talvez até de solidão.

É comum uma pessoa pensar em desistir, ao menos uma vez, durante o percurso. Porém, desistir não é o melhor atalho nessa viagem. Pegar um ônibus e ir direto para Compostela, somente em casos extremos e de emergência.

O que não vai acontecer com você! Isso tudo, se estiver bem preparado. Recomendo que antes de viajar trace objetivos claros e limpe a sua mente. Pense em como essa experiência é única e, como se torna uma oportunidade de agradecer pela vida e conhecer coisas novas.

Dicas para o Caminho de Santiago
Escrever um diário de viagem ajuda a relatar a experiência e relaxar.

Pense na recompensa do final e não pare até alcançá-la. Não viaje com problemas urgentes que estejam pendentes no Brasil, resolva todo possível antes de ir. Conte com a ajuda da família e dos amigos.

Diga o quanto é importante que você esteja tranquilo nesse período. Não use o celular. Desconecte-se das redes sociais. É claro que você quer tirar fotos. É óbvio que quer mostrar a viagem para todo mundo. E com certeza você pode e deve fazer isso. Mas esse não é o objetivo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O objetivo é aproveitar a viagem e conhecer Santiago de Compostela, e no caminho, por sorte, conhecer mais de si mesmo! Uma boa dica é escrever um diário, que pode ser feito todos os dias pela noite, com os melhores momentos e experiências vividas.

Aproveite esse momento para colocar as fotos nas redes sociais, esse é o momento dos likes! Se possível viaje ao lado de pessoas agradáveis, que possam lhe ajudar a animar, quando estiver cansado.

Ouça histórias pelo caminho. Conte as suas e faça amigos. Apenas relaxe e caminhe em silêncio. Estar aberto para essa interação também faz parte da preparação para o Caminho de Santiago de Compostela.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 

Roupas para o Caminho de Santiago

caminho de santiago de compostela mapa
Viagens no inverno devem ter roupas aquecidas.

Antes de escolher o seu vestuário para o Caminho de Compostela, você deve estudar a previsão do tempo do período que vai viajar.

Isso porque, se for viajar durante o período de frio, entre os meses de novembro até fevereiro, deve pensar em levar roupas mais pesadas.

Mas vale lembrar que no mês de outubro também está fresco e por isso, nesse período o ideal é pensar em abrigos confortáveis e que possam protegê-lo. A mochila que você vai carregar deve ter no máximo 10 quilos, então nada de exagerar. Leve somente o necessário.

  • Para o período de verão: roupas leves e confortáveis e uma blusa de frio, para quando cai o sol e a temperatura tende a baixar. Se possível, em qualquer das estações, leve uma capa de chuva, dessas dobráveis e fácil de carregar.
  • Para o período de inverno: caminhar com roupas pesadas é quase impossível e leva o viajante a um cansaço excessivo. Você deve investir em roupas térmicas, dessas que colam no corpo e seguram a temperatura. Levar roupas confortáveis para os períodos de descanso.

 

Sapato ideal para o Caminho de Santiago de Compostela

Roupas para caminhada
Leve apenas o necessário na mochila.

O calçado é, na minha opinião, o item mais importante a ser escolhido. Nunca, eu disse nunca!, vá com um sapato novo. Você pode acabar com a viagem e ter que pegar um ônibus para chegar até Santiago, acabando com toda preparação para o Caminho de Santiago de Compostela.

Escolha um sapato, que pode ser tênis ou bota de montanhas, daquelas que sobem até o calcanhar e use-o muito antes de viajar, até que fique 100% confortável. As botas são boas porque protegem de torções e dão mais segurança.

As meias devem ser sem costuras e respiráveis, nada de sufocar os pés dentro do sapato. Muitas pessoas, no verão, usam sandálias abertas em alguns períodos da caminhada.

Mas vale lembrar que no Caminho de Santiago existem estradas de terra, pedrinhas, poeira e entre outras coisas que podem incomodar muito!

Por isso, eu recomendo sempre a bota. Um boné ou chapéu também podem ser úteis no verão. Levar um óculos de sol é bom para se proteger durante as horas mais quentes, mas tire os óculos e desfrute das vistas incríveis que vai encontrar. Faz parte da magia do percurso!

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

O que não levar para Santiago da Compostela

Como se preparar fisicamente para Santiago da Compostela

Comida! Isso mesmo, não leve comida. Algumas pessoas carregam comida excessiva, garrafas enormes de água e coisas que somente acrescentam peso durante o trajeto.

Você pode e deve levar pequenos lanches, um ou duas frutas, barrinha de cereal e sua garrafinha de água cheia, que será sua companheira inseparável.

Nada além disso, já que você passará por muitos vilarejos e cidades durante o Caminho, em alguns dias mais, outros menos. As refeições serão feitas nos restaurantes ou na hospedagem no Caminho de Santiago de Compostela.

Existem muitas opções boas, com custo-benefício excelente para comer e descansar e para completar a garrafinha de água. Leve somente o necessário para não ficar com fome e repor as energias.

Ter uma mochila leve faz parte de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.Não precisa levar também roupas excessivas.

Isso somente pesa ainda mais a mochila e você pode lavar suas roupas no hotel que escolher. Veja algumas opções de hotel clicando aqui.

Não leve cosméticos e nada que possa estragar em longos períodos de sol. Não leve vários cartões, computador e máquinas fotográficas caras e pesadas. Leve somente o necessário.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Vou em grupo para Santiago de Compostela?

Grupo para Santiago de Compostela

Viajar em grupo para Santiago de Compostela é uma ótima opção para quem faz o caminho pela primeira vez ou não possui muita experiência em viagens sozinho.

Você pode fazer a viagem com um grupo de amigos ou parentes, ou ainda, procurar grupos que estão planejando a viagem no mesmo período que você.

A principal vantagem de viajar em grupo é que você vai se sentir mais confiante e seguro e, terá sempre alguém para lhe motivar sempre que estiver cansado.

Também poderá escolher um grupo que faça o trajeto mais rápido ou moderado, ou ainda, optar pelo perfil que mais se enquadra nas suas próprias características e objetivos.

Se puder, convide algum amigo, namorado ou irmão para fazer essa experiência com você. São opções que podem motivar a chamar amigos próximos e arrumar bons parceiros de caminho.

Mas, se você não tem nenhum amigo disponível e mesmo assim quer viajar, pode tranquilamente viajar com um grupo que já está se preparando.

Não tenha medo de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Pelo Caminho de Santiago você também encontrará outros viajantes e fará belas trocas.

Passeio => Passeios para Rias Baixas saindo de Santiago de Compostela

 

Como se organizar para Caminho de Santiago

Tudo sobre o caminho de santiago
Ponto final do Caminho, a Catedral de Santiago de Compostela.

Neste artigo há ótimas dicas de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela, mas isso não é tudo… Antes de começar o planejamento de datas, hotéis e dias, você deve providenciar o seu passaporte ou credencial do peregrino. Curioso não? veja mais curiosidades do Caminho de Santiago de Compostela.

Esse documento, bem parecido com um passaporte mesmo, vai garantir que você receba a sua certificação por ter concluído o Caminho de Santiago e deverá ser carimbado ao menos duas vezes ao dia durante o percurso.

No Brasil, você pode conseguir no site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago.

E, para finalizar as dicas do Caminho de Santiago de Compostela, se você está se perguntando quanto vai custar a viagem para realizar o Caminho, não se preocupe. Provavelmente seu maior gasto será com as passagens áreas e a hospedagem.

Para quem escolhe ficar nos albergues públicos ou mais baratos, uma diária pode custar cerca de 6 euros. Agora, quem quer mais conforto e opta por hotéis, ao longo da viagem o custo é de aproximadamente R$250 por noite.

Realizar o Caminho de Santiago de Compostela é, sem dúvidas, uma das melhores experiências que você terá.

Portanto, planeje bem e aproveite cada momento! E, agora que você leu este artigo, com certeza você não tem mais dúvidas sobre como se preparar para uma peregrinação no Caminho de Santiago.

Aproveite e veja esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Espanha sobre Santiago de Compostela e o seu caminho:

Gostou das dicas para o Caminho de Santiago Compostela? Tem alguma outra dúvida? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *