Mapa da Espanha: 7 regiões turísticas para conhecer o país de norte a sul

por Thainá Fernanda

Mapa da Espanha: 7 regiões turísticas para conhecer o país de norte a sul

Olhando o mapa da Espanha, dá para perceber que o país está dividido em várias regiões. Cada uma com suas características, mas com várias cidades já conhecidas por nós. Com tantos lugares turísticos bacanas, pode ficar difícil saber quais conhecer em seu roteiro de férias.

Para começar, você precisa entender como funcionam essas divisões. Cada uma das regiões espanholas é chamada de Comunidade Autônoma, sendo que são independentes e legislam à sua maneira. Essas comunidades possuem sua capital, uma ou mais províncias e, dentro dessas, há diversos municípios.

Mesmo entendendo como a Espanha está dividida, talvez você ainda olhe o mapa e pense: “Mas por onde começo a meu roteiro? Quais as melhores regiões para conhecer?”.

Neste artigo, destaco as melhores regiões da Espanha para turismo, além das cidades e lugares que você não pode deixar de conferir em cada Comunidade durante viagem para terras espanholas.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Mapa da Espanha: regiões turísticas

  • Comunidade de Madrid
  • Comunidade da Catalunha
  • Comunidade de Andaluzia
  • Comunidade das Ilhas Canárias
  • Comunidade de Castilha e Leão
  • Comunidade do País Basco
  • Principado das Astúrias

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

O que fazer nas regiões turísticas da Espanha

Comunidad de Madrid

Mapa das regiões turísticas da Espanha
Palácio Real, em Madrid.

A Comunidad Autônoma de Madrid fica na parte central do mapa da Espanha na Europa e sua capital, que também se chama Madrid, é onde fica localizada a residência oficial dos reis do país, o Palácio Real. Neste artigo, há várias sugestões de passeios em Madrid, além de uma sugestão de roteiro em Madrid.

O principal destino dessa comunidade é a capital do país, conhecida por ser bastante acolhedora e organizada para receber viajantes, além de ter diversos pontos turísticos imperdíveis em Madrid, como o Parque do Retiro, o Palácio Real (que já citei) e o Estádio Santiago Bernabéu, casa do time do Real Madrid.

Ao sul de Madrid, cerca de 50 de quilômetros, está Aranjuez, uma bela cidade conhecida pelo Palácio Real e os vários jardins em seu entorno, cuja beleza já serviu de inspiração para vários artistas.

Ao norte de Madrid está Alcalá de Henares, a cerca de 40 quilômetros. Ela é a cidade natal de Miguel de Cervantes, ilustre nome da literatura espanhola, e abriga a segunda universidade mais antiga da Espanha. Seus destaques turísticos são a Universidade de Alcalá, o Colegio Mayor de San Ildefonso, a Plaza de Cervantes e a Calle Mayor.

Por essas cidades estarem tão próximas à capital, quem visita a comunidade pode se hospedar em Madrid e incluir as outras em seu roteiro e realizar passeios nas cidades próximas de Madrid ao longo do seu período nessa comunidade turística da Espanha.

Conheça => Ônibus turístico em Madrid

 

Comunidad de Cataluña

Dicas de viagem pelas regiões da Espanha
Arco do Triunfo, em Barcelona.

A Catalunha faz fronteira com a França, sendo Barcelona, a 624 quilômetros de Madrid, sua maior cidade e capital. Essa comunidade é “quase um país”, ou pelo menos é assim que eles se sentem e querem ser oficialmente. Uma vez que há anos essa região luta por sua independência com o restante da Espanha.

Entre os destinos mais visitados da Catalunha está Barcelona, na região leste do mapa da Espanha. A cidade é extremamente rica em história, cultura, arte, e inspira arquitetos no mundo todo que visitam a Catedral da Sagrada Família, projetada pelo arquiteto catalão, Antônio Gaudí. Para isso, confira um ingresso antecipado para a Sagrada Família e também uma entrada para o Parque Gueell.

Há diversos outros pontos turísticos em Barcelona e passeios em Barcelona.

Veja => Onde ficar em Barcelona

 

Mais sobre a Cataluña

Dicas de turismo na região de Barcelona
Vista de Lloret de Mar.

A poucos quilômetros de Barcelona (cerca de 40 quilômetros) está Sitges, que é uma pequena cidade litorânea com praias de tirar o fôlego. É perfeita para um bate-volta. Inclusive, conheça uma excursão que sai de Barcelona até Sitges.

Também próxima (50 quilômetros da capital) está Montserrat, a montanha considerada a mais importante da Catalunha, onde pode nevar durante o inverno e dá para ser visitada em apenas um dia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já a cerca de 80 quilômetros de Barcelona está Lloret de Mar, outra cidade praiana com paisagens paradisíacas, e um excelente destino para quem gosta da vida noturna, podendo desfrutar de vários bares, restaurantes, boates e cassinos. Em um final de semana você conseguirá aproveitar bem a cidade ou em um passeio de Barcelona até Lloret de Mar.

Girona não fica atrás quando se trata das cidades mais atrativas da comunidade Catalunha. Ela faz o estilo medieval, satisfazendo quem visita à Europa com o objetivo de mergulhar na história dos povos antigos.

Ela é perfeita para um bate-volta e fica a cerca de 100 quilômetros de Barcelona. Chegando na cidade, não deixe de fazer dois passeios: tour a pé em Gironatour nos locais de Game of Thrones.

Programe-se => Roteiro de viagem em Barcelona

 

Comunidad de Andalucía

Roteiro pela região da Andalucía, na Espanha
Plaza da España, em Sevilla.

A Comunidad de Andalucía faz fronteira com Portugal e fica na região sul do mapa da Espanha (veja aqui um roteiro por Portugal e Espanha). Ela é banhada pelas águas do Mediterrâneo e do Oceano Pacífico e tem belos portos naturais. Sua capital, Sevilla, está a cerca de 530 quilômetros de Madrid.

Sevilla é um dos lugares mais apreciados pelos turistas estrangeiros, com sua influência muçulmana, suas touradas e dança flamenca. Entre os pontos turísticos estão o Parque de María Luisa, a Real Maestranza de Sevilha, antiga praça dos touros.

Veja aqui onde ficar em Sevilha, como ir do aeroporto de Sevilha para o centro, as leia também dicas para viagem a Sevilha.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Chip => Internet na Espanha

 

Mais sobre Andalucía

Roteiro de 5 dias na Andalucía
Granada.

A Andalucía possui ainda outros destinos interessantes. Um deles é Granada, a cerca de 250 quilômetros de Sevilha. Conhecida por sua arquitetura medieval grandiosa, possui pontos turísticos belíssimos como Alhambra, Palácio de Carlos V e a Capela Real. Confira ingresso antecipado para os palácios de Granada.

A 145 quilômetros da capital de Andalucía fica Córdoba, conhecida como cidade das 3 culturas, por misturar influências dos povos árabes, romanos e os Reis Cristãos, e ter bastante presença muçulmana em sua arquitetura, com destaque para a Medina Azhara e o Palácio de Viana. Conheça por meio de um tour guiado em Córdoba.

Outras cidades interessantes nesta comunidade são Ronda e Málaga. Ronda, a aproximadamente 130 quilômetros de Sevilla, possui uma linda praça de touros e a famosa ponte de pedra sobre o Rio Guadalevín, cenário de filmes e até novelas brasileiras. Para saber mais leia o post sobre Ronda, uma das mais belas cidades da Espanha.

Já Málaga, a cerca de 205 quilômetros de Sevilla, pertence à Costa do Sol e possui praias de tirar o fôlego. Além de excursões em Málaga imperdíveis.

Gastronomia => Comidas típicas de Sevilla

 

Comunidad de Islas Canárias

Dicas de passeios nas cidades das ilhas Canárias
Vista de Tenerife.

Ilhas Canárias é uma das comunidades autônomas da Espanha, na região sul do país. O arquipélago no oceano Atlântico é formado pelas 7 ilhas principais: El Hierro, Las Palmas, Tenerife, La Gomera, Lanzarote, Gran Canaria e Fuerte Ventura, sendo Las Palmas e Tenerife suas capitais. Conheça um passeio no teleférico em Tenerife.

A comunidade recebeu esse nome quando Juba II, rei da Numídia (onde hoje estão os territórios da Argélia e Tunísia), mandou reconhecer essas terras. Os exploradores encontraram numerosas matilhas de cães, o que inspirou o nome “Canárias”, que significa cães em latim.

Por ter tempo agradável durante o ano todo, muitos viajantes costumam visitá-la durante o inverno, fugindo do frio da Europa. As Ilhas Canárias possuem uma arquitetura colonial, parques naturais, diversidade biológica por seu clima subtropical e ainda praias belíssimas.

Os vulcões existentes nas ilhas deixaram sua marca em grandes crateras, fluxos de lava e praias de areia preta ou vermelha. Ao planejar ir para as Ilhas Canárias, você pode escolher quais ilhas quer conhecer e montar um roteiro de 10 dias, dedicando de 2 a 3 dias para explorar cada uma.

Opções => Hotéis baratos em Tenerife

 

Comunidad de Castilla y León

Cidades de Castilla y León
Valladolid é a capital de Castilla y León.

A Comunidad de Castilla y León é resultado da união de duas regiões antigas espanholas — Castilla la Vieja e León. A região está localizada no noroeste da Espanha, fazendo fronteira com Portugal e não tendo contato algum com o mar.

Valladolid é a capital de Castilla y León e está a 190 quilômetros de Madrid. Nessa cidade você verá a Playa de las Moreras, um belo trecho de areia ao longo do rio Pisuerga, a belíssima Catedral de Valladolid e a Casa de Cervantes.

A 120 quilômetros de Valladolid está Salamanca, cidade bastante conhecida pelas vantagens de estudar espanhol em Salamanca e por ser onde está a universidade mais antiga da Espanha. Você poderá visitar prédios históricos, o rio Tormes, fazer piqueniques ao ar livre e conhecer a Zona Monumental. Confira uma excursão guiada em Salamanca.

Quando estiver nessa região, tire um dia para conhecer Zamora, uma cidade pequena com castelos, catedrais e muralhas, que lembra a dinastia reinante em León. Também é imperdível conhecer Ávila!

Ao visitar a cidade de Ávila você voltará alguns séculos no tempo ao se deparar com as imensas e preservadas muralhas, e a catedral estilo gótico. Ávila fica a cerca de 120 quilômetros de Valladolid ou saia de Madrid até Ávila, em uma excursão guiada.

Veja => Hotéis bem avaliados em Salamanca

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Comunidad del País Vasco

Dicas de passeios no País Basco
Praia da Concha, em Sán Sebastián.

Localizada ao norte da Espanha, a comunidade do País Vasco (Basco em português) abrange um território pequeno, mas é uma região muito bonita e charmosa. Sua capital, Vitoria-Gasteiz, fica a 350 quilômetros de Madrid, e é lar de palácios e edifícios de mais de meio século de existência.

Também no País Vasco está uma das praias mais belas da Europa, cheia de mansões luxuosas e onde a Rainha Maria Cristina passa o verão. Estou falando de San Sebastián, localizada a cerca de 100 quilômetros de Vitoria-Gasteiz, parada obrigatória para quem visita essa região. Saiba o que fazer em San Sebastián e como se locomover em San Sebastián.

Bilbao, a cerca de 60 quilômetros da capital de País Vasco, também é uma cidade que vale muito a pena visitar. A grandiosa Catedral de Santiago, a Igreja do Sagrado Coração e a Ponte Bizkaia são atrações imperdíveis da cidade. Tudo isso, você pode conhecer com um guia local em Bilbão.

Veja => Dicas de viagem para o País Basco

 

Principado de Astúrias

Dicas de turismo nas Asturias
Catedral de Oviego | Foto: javier.losa, via Wikimedia Commons.

Olhando no mapa da Espanha, você perceberá ao norte o Principado das Astúrias, logo acima de Castilla y León. Apesar de seu território pequeno, é um excelente destino turístico, por ter belezas naturais em abundância, como a Rota do Rio Cares e a Aldeia Cudillero, entre outras.

Astúrias está à beira do mar, onde as águas são cristalinas e ainda há montanhas. Oviedo, sua capital, é bastante antiga e fica a 447 quilômetros de Madrid. Sua arquitetura lembra a época medieval e é classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

A pouco mais de 30 quilômetros está Gijón. Essa cidade é cheia de áreas verdes, museus, e sua marina é ponto de parada de diversos cruzeiros pela Europa. A ocupação de Gijón é do período neolítico, de onde foram encontrados os sinais mais antigos da ocupação humana. Veja uma excursão pela Espanha, com visita a Gijón.

Por serem cidades próximas uma da outra, será fácil montar um roteiro bate-volta.

Mais opções => Hotéis em Oviedo

 

Tudo sobre o Mapa da Espanha

Não há dúvidas que a Espanha tem destinos incríveis para aproveitar as férias, descansar ou aprender mais sobre os povos antigos. Se preferir, veja como funciona o aluguel de carro na Espanha.

Em suas diversas comunidades, há lugares para todos os gostos: praias para relaxar, cidades medievais para viajar no tempo, montanhas para explorar e museus para ver peças importantes na história do mundo.

Tome um tempo para ver quais regiões estão mais de acordo com o que você espera da sua viagem, e o tempo que você tem disponível, para montar um roteiro pela Espanha incrível com as cidades que gostaria de conhecer. Aproveite e leia também as melhores dicas de um roteiro de viagem para Europa.

Use um mapa da Espanha para assinalar seus destinos preferidos e comece a planejar. Tenho certeza que sua viagem será inesquecível!

Já conhece alguma das cidades da Espanha? Qual ficou com mais vontade de conhecer. Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *