Caminho de Santiago de Compostela por Portugal

Caminho de Santiago de Compostela por Portugal

Percorrer o Caminho de Santiago de Compostela por Portugal é um sonho para muitas pessoas. A rota por terras portuguesas é uma das mais famosas e a segunda mais percorrida pelos viajantes, perdendo apenas para o caminho francês.

Para quem não conhece, o percurso do Caminho de Santiago de Compostela é uma viagem de peregrinação, feita a pé ou de bicicleta, que leva o viajante a um reencontro com a natureza e seu eu interior, combinando o melhor que se pode obter em uma viagem.

Realizar o caminho de Santiago por Portugal é inesquecível e muito prazeroso, além de ser uma oportunidade de conhecer muitas cidades portuguesas e espanholas, uma vez que todas as rotas terminam na Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.

O peregrino (assim são chamados os viajantes que realizam esse tipo de caminho) ainda pode conhecer a cultura desses povos, que tem muito a nos ensinar, seja por seus séculos de civilização ou ainda pelo modo acolhedor com que recebe cada visitante.

Veja no artigo como fazer o Caminho de Santiago de Compostela por Portugal, quantos dias se leva para fazer o caminho português e o mapa do Caminho de Santiago por Portugal.

Planeje sua viagem => Hotéis no caminho de Santiago da Compostela 

Seguro viagem Europa »

 

Caminho de Santiago de Compostela

Ponto final do Caminho, a Catedral de Compostela na Espanha.

Nos próximos anos, o Caminho de Santiago de Compostela promete estar ainda mais místico e desejado, já que acontecerá o ano jubilar do Jacobeu, uma festa especial que acontece em comemoração ao apóstolo Santiago e ocorreu pela última vez em 2010.

Toda a região está sendo preparada para essa grande festa e a Catedral já faz suas tradicionais “reformas” para receber peregrinos de todo o mundo que prometem passar pela cidade aos milhões, entre os anos de 2019 e 2021.

É um acontecimento religioso, espiritual e social imperdível que ficará para sempre na memória dos participantes. Para chegar à Santiago de Compostela há caminhos pela Europa: França, o mais famoso e longo, Portugal e Espanha, já na região da Galícia.

Conheça as rotas no site oficial do Caminho de Santiago de Compostela, administrado pelo governo galego. E saiba mais detalhes nos artigos sobre o Caminho de Santiago de Compostela pela França, o Caminho de Santiago de Compostela pela Galícia.

E ainda dicas de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Caminho de Santiago por Portugal

Roteiro norte de Portugal e Santiago de Comportela
Portugal tem 3 rotas, a mais longa é de Lisboa.

Se você se animou em realizar o Caminho de Santiago e participar dessa grande celebração da vida, lhe convido a conhecer o caminho português, que, claro, começa em Portugal e segue até a cidade de Santiago, no noroeste da Espanha.

Esse caminho é muito tradicional e famoso, tanto que foi percorrido por reis, celebridades e líderes do mundo todo! O trajeto passa por diversos povoados e está repleto de vistas que vão arrancar os mais sinceros agradecimentos pela vida e a natureza.

Para os brasileiros, o caminho português é o mais desejado, especialmente para quem o faz pela primeira vez. Essa preferência, em grande parte, é pela facilidade de comunicação. Para quem viaja sozinho ou em grupos pequenos é o caminho ideal, pois você não terá problemas ao longo do percurso para comunicar-se ou encontrar ajuda, se precisar.

Vale destacar que o caminho português para Santiago de Compostela tem três rotas diferentes, sendo que uma delas parte da capital portuguesa, Lisboa. No entanto, esse caminho é extremamente longo, cerca de 640 km e pode durar mais de um mês de caminhada.

Por isso, neste artigo, irei me concentrar nas outras duas opções, que são as mais desejadas pelos peregrinos: o caminho de Santiago pelo Porto e o caminho por Valença!

Agende => Tour gastronômico noturno em Santiago de Compostela

 

Começando pela cidade do Porto

   

A rota por Lisboa é muito longa, então, o caminho central português para Santiago pode começar pela linda cidade do Porto. Além do benefício dos voos diretos Brasil-Porto, os viajantes ainda contam com o privilégio de aproveitar para conhecer os pontos turísticos de Porto, Portugal.

A distância entre Porto e Santiago é de 240 km e o caminho pode ser feito facilmente em 12 dias, com uma caminhada média de 20 km/dia, em ritmo moderado. Desde o Porto, o caminho é muito bem sinalizado, com as famosas e tradicionais setas azuis. Impossível se perder!

O trajeto chamado de caminho central passará pelas cidades do Porto, Barcelos, Balugães, Ponte de Lima, Cossourado e Valença, já na divisa com a Espanha. A partir de Tui a rota já está em terras espanholas e passa por Porriño, Arcade, Pontevedra, Calda Reis, Padron até Santigo de Compostela.

As cidades portuguesas são lindíssimas e você pode desfrutar maravilhosas paisagens. Em todos os municípios da rota, é possível encontrar bons restaurantes e hospedagens.

Caminho para Compostela por Portugal
Porto | Foto: Deensel, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas optam por descansar e dormir em hospedagens comunitárias (hostel/albergues), onde se paga um valor simbólico de 6 euros por uma noite e banho. No entanto, essas hospedarias estão sempre cheias e muitas pessoas não curtem o modelo de quarto e banheiro  compartilhado.

Essa opção é indicada para quem busca uma experiência mais forte e não se importa em dividir seu espaço com outros peregrinos. Para quem gosta de mais privacidade e quer aproveitar o momento livre para descansar das longas caminhadas com mais conforto, existem ótimas opções de hotéis, inclusive com um bom custo-benefício.

Na cidade de Ponte de Lima, por exemplo, recomendo o InLima Hotel, que está bem localizado e conta com preços justos. Se sua parada for em Cossourado, procure saber mais sobre o Quinta de Malta, um hotel bem charmosinho no melhor estilo português provençal.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 

Começando na cidade de Valença

Para quem tem menos tempo ou menos disposição de caminhar, recomendo que a peregrinação começa por Valença, uma cidade maravilhosa já na fronteira com a Espanha. Ah, separe ao menos um dia para conhecê-la bem e relaxar antes de começar o seu trajeto. Confira também um roteiro por Portugal e Espanha.

O caminho até Santiago por esta rota é de aproximadamente 120 km e costuma ser feito em menos de uma semana, pois a cidade já está bem próxima ao local. Lembre-se que a distância mínima do Caminho é de 100 km para que você receba o seu Certificado de Distância percorrida, que representa seu sucesso no percurso.

Em Valença é possível encontrar bom hotéis como o Quinta de São Roque, com preços bons e qualidade na hospedagem. O caminho português para Santiago passa por estradas de terra e autopistas, onde é possível encontrar muitos peregrinos e gente andando o tempo todo. As amizades se formam ali e muitas duram para a vida toda!

Saindo de Valença, o peregrino passará por Torriño, Arcade, Pontevedra, Calda de Reis, Padron até chegar a Santiago de Compostela. Essas cidades representam as vistas mais bonitas do caminho e também as mais emocionantes, por remontarem toda a história e significado que possui o trajeto.

Valença Santiago de Compostela
Igreja Valença | Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons

Em Santiago, destino final, o peregrino deve assistir a uma missa na Catedral, que é sem dúvida uma emoção à parte. Além de uma beleza impressionante, entrar na catedral, depois de percorrer todo o caminho, tem um significado muito especial.

   

Quem resolve ficar uns dias em Santiago deve aproveitar para conhecer e desfrutar a cidade, muito bonita e famosa por sua acolhida aos visitantes. Por ali é fácil encontrar ótimos hotéis, como o Hotel Praza Quintana, que fica no Centro, bem ao lado da Catedral.

A hospedagem conta com quartos novíssimos e comida inclusa, disponível 24 horas para o viajante. Não se esqueça de comer o bolo do peregrino, é muito gostoso. Vale a visita! Aconselho também que visite o restaurante Casa Marcelo e aproveite o melhor pão galego da cidade.

Ao terminar o percurso, você ainda pode aproveitar uma experiência inesquecível em Santiago, hospedar-se em um mosteiro, quase dentro da própria catedral! O Hotel Reis Católicos é um dos poucos locais onde você vive essa experiência. Os valores no entanto são um pouco altos.

Sugestão => Excursão a catedral e museu de Santiago de Compostela

 

Dicas do Caminho de Santiago por Portugal

Não preocupe-se em ficar perdido, isso é praticamente impossível no Caminho de Santiago de Compostela por Portugal. Todas as cidades estão muito bem preparadas para receber os viajantes e o caminho é seguro e bem sinalizado.

Se você não pratica atividades físicas, recomendo que comece com pequenas caminhadas, para o corpo ir se acostumando. Nada de sapatos novos, o caminho deve ser percorrido por um sapato de caminhada que você já utilize.

Antes de programar sua viagem, avalie a previsão do tempo de cada período do ano, prepare uma mochila com no máximo 10 quilos (afinal você terá que carregá-la) e reserve seu hotel com antecedência para evitar imprevistos. O caminho de Santiago por Portugal está sempre cheio de peregrinos.

Lembre-se que essa viagem é o momento perfeito para se desconectar e aproveitar cada minuto de reflexão. Escolher o trajeto do  caminho de Santiago de Compostela por Portugal é a uma ótima opção e será inesquecível em todos os aspectos e fará com que você perceba novos sentidos para sua vida!

Aproveite e veja esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Espanha sobre a cidade de Santiago de Compostela:

Quer fazer o caminho de Santiago de Compostela por Portugal? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Maria consuelo

    Sempre tive vontade de fazer o caminho, talvez essa rota saindo de Porto eu consiga fazer, vou estudar bem e quem sabe ano que vem esteja pronta pra fazer. Parabéns pelo site. Excelente.abd

  2. Mariza

    Boa tarde, desejo fazer o caminho português, qual a melhor época do ano pra faze-lo ?

  3. Polly Batista

    Oi, Mariza. Tudo bem? Você encontrará no post com Dicas do Caminho de Santiago de Compostela. Boa sorte!

  4. IARA LUCIA LEONARDI DOTTO

    Olá, Estou interessada em realizar o caminho, sou brasileira. Penso em iniciar na cidade do Porto. Gostei muito de toda a explicação e dicas acima mencionadas. Obrigada!