Dicas do Caminho de Santiago de Compostela

por Thaina Geniselli

Dicas do Caminho de Santiago de Compostela

Se você busca as melhores dicas do Caminho de Santiago de Compostela esse artigo é direcionado a você. Antes de realizar essa viagem incrível até a capital da Galícia, na Espanha, você deve saber tudo para o planejamento perfeito.

O Caminho é uma viagem que demora muitos dias, dependendo do trajeto que o peregrino escolher. Por isso, é preciso estar atento à previsão do tempo, hospedagem, vestuário e preparações que devem acontecer antes mesmo de sair do Brasil.

Os anos de 2019 até 2021 prometem ser os mais animados para quem deseja realizar o Caminho de Santiago, devido a festa do Ano Jubilar de Santiago, que deixará esse roteiro especial de viagem ainda mais atrativo. Para não perder nenhum detalhe acompanhe nossas dicas do Caminho e faça uma viagem inesquecível até o mágico coração galego.

Ao ler este artigo, você terá muitas dicas sobre o Caminho de Santiago de Compostela e seu mapa, também como fazer o caminho de Santiago de Compostela, os dias de viagem, as opções de hospedagem, o caminho francês, além do que é preciso para fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Confira!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no caminho de Santiago da Compostela 

Cotações de seguro viagem para Espanha »

 

Dicas do Caminho até Santiago

Turismo religioso
Vista da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.
  • Escolha o trajeto no qual mais se identifica
  • Preparação prévia para o Caminho de Santiago
  • A melhor estação do ano para viajar para Santiago de Compostela
  • O que levar na mala
  • Hospedagem no Caminho de Santiago de Compostela
  • Quanto vou gastar para fazer o Caminho de Santiago

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

Caminho de Santiago: como se preparar

1) Escolha o trajeto no qual se identifica

Caminho de Santiago de Compostela - mapa
Caminho francês é o mais tradicional e longo.

A primeira das dicas do Caminho de Santiago de Compostela é se perguntar: como fazer o Caminho de Santiago de Compostela? Devo escolher o caminho francês, português ou galego? E essa é a resposta que será a principal peça de planejamento da viagem.

Para chegar até Santiago de Compostela, na Galícia, Europa, o viajante poderá trilhar ao menos três tipos de rotas diferentes, saindo da França, Portugal ou diretamente da Espanha, já em território galego. Santiago de Compostela é a capital da Galícia e está localizado a noroeste do país.

Cada trajeto possui uma distância diferente e, por isso, é muito importante saber quantos quilômetros e quantos dias você estará disposto a andar ou percorrer de bicicleta.

Para conseguir a certificação de peregrino é necessário caminhar ao menos 100 quilômetros até a Catedral de Santiago – de bicicleta 200 quilômetros ao menos.

Entre os caminhos, o francês é o mais tradicional e mais conhecido, sendo realizado por milhares de pessoas, todos os anos. Mas, o Caminho de Santiago francês é também o que mais exige tempo e disposição física já que dura, em média, 35 dias de caminhada.

Caminhos para Santiago de Compostela
Cada caminho possui distância e nível diferente de dificuldade.

O viajante ainda pode escolher entre o caminho português e o feito diretamente pela Galícia. Ambos duram em média 7 dias, com mais de 100 quilômetros percorridos. Vale lembrar que qualquer rota escolhida será repleta de lindas paisagens e gratas surpresas.

No site oficial do Caminho, de responsabilidade do Governo da Galícia, é possível conhecer as distâncias entre as cidades e os graus de dificuldades encontrados em cada região. É um plano de estudo para quem viaja pela primeira vez e quer programar as rotas.

Para escolher o melhor trajeto o viajante deve pensar sobre o tempo e a disposição em fazê-lo. É válido optar por aquele que mais traz identificação pessoal.

Para conhecer melhor as cidades e possíveis itinerários estude bem o mapa do Caminho de Santiago de Compostela. Saiba como é o Caminho pela Galícia e o Caminho por Portugal.

 

2) Preparação para o Caminho

caminho de santiago de compostela quantos dias
Uma das recomendações é fazer um check-up na saúde.

Agora que você já decidiu por onde quer viajar é hora de pensar em todos os detalhes antes da viagem. Toda viagem, por mais simples que seja, exige planejamento para ser segura, confortável e inesquecível. A viagem para Santiago de Compostela, exige ainda mais.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Caminho de Santiago. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Isso porque você fará um trajeto caminhando durante, ao menos, uma semana. Para isso deve-se pensar em todos os detalhes e se preparar para diferentes situações antes de viajar, afinal ninguém gosta de passar por perrengues desnecessários.

Em primeiro lugar, solicite a sua credencial do peregrino. Isso deve ser feito pelo menos três meses antes da viagem. A credencial, que deverá ser carimbada duas vezes ao dia, durante o trajeto, servirá ao final para que você consiga o seu certificado. É como se fosse um passaporte de viagem.

Além de muito legal, tem um simbolismo importante e faz parte da mágica do percurso. Para conseguir a credencial, você deve solicitar em órgãos aqui do Brasil, como a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago.

 

Cuidar da saúde é importante para preparação

Também é importante pensar no seu condicionamento físico. Não, você não vai correr uma maratona, mas terá que andar muitos quilômetros por dia. Por isso, se não estiver na melhor forma ou for muito sedentário, é melhor começar a caminhar hoje mesmo.

Para se preparar para o Caminho de Santiago você deve começar caminhando, ao menos três vezes por semana, e ir aumentando a intensidade. Esse passo é muito importante para conseguir desfrutar de toda a viagem sem sentir nenhum incômodo.

Também recomendo que faça um check-up geral na saúde antes de viajar, além é claro, de contratar um bom seguro viagem, para garantir toda a segurança possível durante o passeio.

 

   

3) Melhor estação do ano para ir

Dicas para caminhar
Verão é uma das melhores épocas para fazer o caminho.

Você já sabe quantos dias estará no Caminho de Santiago de Compostela, o trajeto e as dicas pré-viagem. Agora escolha a melhor estação do ano para viajar. Sabemos que as temperaturas na Europa são diferentes do nosso continente sul americano e as estações inversas às nossas.

Vou aqui focar em dois períodos de férias tradicionais: junho/julho e dezembro/janeiro, que serão verão e inverno, respectivamente, na Europa.

O verão é muito quente e, por isso, você deverá adaptar sua mala e pensar na proteção solar constante, hidratação e cansaço que o mesmo exige do nosso corpo. O melhor de viajar no verão é que há mais movimentação no Caminho até Compostela.

Os peregrinos costumam preferir o sol e calor e está todo mundo mais animado. Com os devidos cuidados é muito agradável e o sol deixa a paisagem ainda mais bonita. Já quem escolhe viajar durante o inverno, deve ter outro tipo de preparação e cuidado.

Você terá que levar mais roupas, já que o frio europeu é mais intenso que o brasileiro. Nessa época, inclusive, é possível pegar temperaturas negativas.

Por outro lado, é mais confortável caminhar, mas manhãs e noites exigem roupas muito quentes. Para quem não gosta de sair na rua em períodos de frio, obviamente não é recomendado.

Independente da estação que escolher, já que também poderá fazer o Caminho de Santiago durante os outros meses do ano, é bom saber que na Galícia chove. Sempre!

Lembre-se dessa dica importante do Caminho de Compostela. Então uma capa de chuva, dessas fáceis de dobrar, não pode faltar na sua mala.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 

4) O que levar na mala para Compostela

O que levar na mala para fazer peregrinação
Hidratação é fundamental para os peregrinos.

A organização da sua mala depende da estação que você escolher para fazer a rota de Santiago. Independente disso, sua mochila não deve pesar mais de 10 quilos. Mais do que isso, sendo carregado nas costas durante ao menos sete dias, é desnecessário.

As roupas devem ser leves e confortáveis no verão, mas sem esquecer de uma blusa de frio, para a noite onde sempre baixam as temperaturas. No inverno, vale apostar em proteção térmica e blusas mais grossas para os períodos mais frios.

O item principal da sua mala, no entanto, é o calçado. Nunca faça o Caminho de Santiago com sapatos ou tênis novos. Você não vai conseguir andar e terá que terminar o trajeto de carro ou ônibus, com o pé cheio de bolhas.

Use uma bota de trilhas ou tênis que você já tenha e que sabe que são confortáveis. De preferência bem usados. Se você não tem, compre e use meses antes da viagem, até que laceie por completo.

As botas possuem uma vantagem, elas protegem o tornozelo de possíveis torções, mas no verão podem ser mais quentes.

Não se esqueça de colocar na mala itens pessoais de higiene, ao menos uma toalha, proteção solar, um chapéu ou boné e remédios. Leve curativos para bolhas, remédios básicos e lenços umedecidos.

Durante a viagem, nas paradas de descanso, você pode querer tirar um pouco do pó da estrada.

Não precisa levar comida, você encontrará muitos restaurantes, padarias e bons hotéis pelo percurso. Mas uma garrafa de água é essencial.

 

5) Hospedagem no Caminho de Santiago

Hotéis no Caminho de Santiago
Há boas opções de hotéis com custo-benefício | Foto: Booking.

A hospedagem no Caminho de Santiago é uma escolha extremamente pessoal, mas posso dar algumas dicas do Caminho até Compostela. Alguns peregrinos ficam em albergues (hostels) ao longo do trajeto, que podem custar 5 ou 6 euros.

   

São muito baratos, mas lembre-se que os quartos e banheiros são compartilhados. É um espaço para quem gosta de vivenciar o desapego total durante a viagem (pode ainda ter pouco ou nenhum conforto).

Se não está acostumado, viaja sozinho pela primeira vez ou prefere descansar e relaxar, aconselho os hotéis de ótimo custo-benefício.

Existem ótimas opções, com quartos de R$150 a R$300 espalhados por todo o Caminho até Santiago de Compostela.

Em Santiago existe um hotel especial que vale muito a hospedagem ou até mesmo um café para conhecer, o Parador de Santiago – Hotel Reis Católicos.

O prédio do século XV fica na praça central ao lado da Catedral de Santiago. Com uma decoração magnífica e um clima especial você se sentirá na época de ouro europeia.

Encontre => Passagens de trem na Europa

 

6) Quanto gasto em Compostela

caminho do norte santiago compostela
Se organizando bem é possível gastar pouco para fazer o Caminho.

Os gastos e despesas para a viagem do Caminho de Santiago dependem do seu tipo de viajante. Há passeios e pacotes de viagens exclusivos para o caminho e também para grupos, que resolvem fazer o trajeto em determinadas épocas do ano.

Também é possível criar seu próprio percurso, que vai depender muito de planejamento e disponibilidade. Os valores mais altos ficam por conta das passagens aéreas e hospedagem.

Mesmo assim, com o Caminho de Santiago apresenta uma proposta de viagem onde o maior objetivo é desfrutar da natureza e das coisas simples, nada é muito caro.

A alimentação é muito barata nos vilarejos e de ótima qualidade. Existem acomodações muito boas a preços baixos e, você não gastará com nenhum tipo de luxo excessivo. No Caminho de Santiago de Compostela menos, com certeza, é mais!

 

Siga as dicas de Santiago de Compostela

Uma viagem incrível requer um bom planejamento. Realizar o Caminho de Santiago de Compostela pode ser a jornada mais emocionante de sua vida. Para que tudo saia bem, não deixe de repassar as nossas dicas e cuidar de todos os detalhes. Aproveite o Caminho!

Aproveite e veja esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Espanha sobre a cidade de Santiago de Compostela:

Gostou das dicas para o Caminho de Santiago Compostela? Tem alguma outra dúvida? Participe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *