Faro, Portugal: 8 pontos turísticos da capital do Algarve

Faro, Portugal: 8 pontos turísticos da capital do Algarve

Conheça neste artigo os pontos turísticos de Faro, em Portugal, uma das portas de entrada da região de Algarve. Faro também é uma das principais cidades da região do Algarve, no sul do país. É mundialmente conhecida pela sua tranquilidade, além de estar localizada em uma região famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para se envelhecer.

Porém, a cidade de Faro é perfeita para todos os tipos de viajantes, desde os jovens que vão estudar na Universidade do Algarve (e participam das várias festas universitárias), aos casais em viagem romântica, aos que curtem turismo náutico e também aqueles que procuram uma cidade com construções históricas.

Faro é uma cidade calma e ao mesmo tempo cosmopolita, possuindo diferentes meios de transporte e um aeroporto, e ainda diversos tipos de atrações: desde museus e prédios históricos, à festas e eventos universitários, e também paisagens naturais. É ainda uma cidade acolhedora, diversificada, com gastronomia típica de uma região litorânea e também lindos cafés.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Faro

Seguro viagem para Portugal »

 

Pontos turísticos de Faro, em Portugal

  1. Marina de Faro
  2. Capela dos Ossos (na Igreja Nossa Senhora do Carmo)
  3. Praia de Faro
  4. Sé Catedral de Faro
  5. Castelo de Faro
  6. Praça D. Afonso III
  7. Museu Municipal de Faro
  8. Forum Algarve

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Faro »

 

O que fazer em Faro

A cidade de Faro possui diversos cenários incríveis em Portugal: construções históricas que datam do século XV, como igrejas, museus, castelo. Conta também com paisagens naturais famosas na Europa, como a praia, a Ria Formosa.

Além disso, é procurada por  jovens que querem estudar na Universidade do Algarve. Saiba mais dos principais pontos turísticos de Faro.

 

1. Marina de Faro

Turismo em Faro
Vista da Marina de Faro | Foto: Benoît Prieur, via Wikimedia Commons.

Seu nome oficial é Doca de Recreio de Faro, mas todo mundo conhece como Marina de Faro. O local foi construído por conta das necessidades de escoamento e porta de entrada de produtos por via marítima. Considero o pôr do sol na Marina de Faro o mais lindo que já vi na vida. Veja um passeio de barco ao pôr do sol em Faro.

A Marina de Faro é o acesso local de barco pela Via Formosa, gerando uma linda paisagem, delicada e romântica. Pela Marina também passa a linha de trem que parte e que chega na cidade, embelezando mais ainda o local.

Além do pôr do sol, também é possível ver os barcos de passeios ancorarem no píer. A Marina tem acesso gratuito e em qualquer horário, e possui ainda diversos restaurantes ao seu redor, que variam desde comidas típicas litorâneas até os famosos fast foods.

Conectado => Como usar internet em Portugal

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

2. Capela dos Ossos

Dicas de turismo em Faro
Capela dos Ossos | Foto: Wasquewhat, via Wikimedia Commons.

A Capela dos Ossos é um depósito de ossos que pertence à Igreja Nossa Senhora do Carmo. É de estilo barroco e foi construída em 1816. Abriga ossos de um antigo cemitério da região e pode ser considerada um tanto quanto peculiar – beirando até o macabro. Leia sobre outras curiosidades de Portugal.

A igreja que abriga a Capela dos Ossos é um dos principais pontos de visitação da cidade e sua fachada foi concluída após um terremoto que marcou a cidade, em 1755. O acesso à Igreja do Carmo é gratuito e, para a visitação à Capela dos Ossos, a entrada custa 1 euro.

Os horários de visitação à capela variam dependendo da época do ano. De dezembro a fevereiro, funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas, e das 15 às 17h30. De junho até agosto, a visitação ocorre entre 10 e 13 horas e das 15 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

 

3. Praia de Faro

Quando ir para Faro
Praia de Faro.

A praia de Faro é uma das principais atrações da cidade, embora seja uma das mais afastadas da região central. Com uma areia limpa e águas cristalinas, a praia de Faro possui em torno de 5 quilômetros de extensão e um acesso fácil e é um lugar perfeito para ver o pôr do sol, que é maravilhoso.

Possui diversos bares, restaurantes, banheiros públicos e uma ótima infraestrutura de forma geral. Recomendo degustar as famosas “bolas de Berlim”, que no Brasil é chamado de sonho. É um doce delicioso, que você encontra em diversos quiosques, inclusive, na própria praia. Veja um passeio de catamarã em Faro.

Logo na chegada, se atravessa uma ponte por cima do rio que deságua do mar e, alguns metros depois, já se está na praia. Há um estacionamento gratuito, mas precisa chegar cedo para conseguir uma vaga. Do centro da cidade até a praia, o trajeto pode ser feito em menos de 20 minutos pela empresa de ônibus Próximo, com passagem a 2,25 euros.

 

4. Sé Catedral de Faro

Turismo religioso em Faro
Faro Portugal: Catedral de Faro | Foto: Abrget47j, via Wikimedia Commons.

A Sé Catedral de Faro, também chamada de Igreja da Sé, Igreja de Santa Maria ou ainda Sé de Faro, é um dos edifícios históricos mais visitados na cidade. Foi construída no século XIII misturando estilo romântico e gótico, e fica no Largo da Sé, no Centro Histórico de Faro.

   

Além da arquitetura da catedral, vale a pena conhecer o órgão vermelho no seu interior, construído em madeira, pintada e com decorações de origem chinesa. Também é possível conhecer sua torre principal, após subir uma estreita escadaria, e admirar a linda vista que o local proporciona da cidade e da costa. Você pode chegar nela, durante um tour de jipe em Faro.

Vale a pena conhecer seu estilo arquitetônico por fora, e, para quem desejar, a visitação interna pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h15 às 17 horas, estendendo o horário para 18 horas durante o verão no país. Para a visitação interna, que inclui o museu da catedral, o ingresso é 3 euros.

 

5. Castelo de Faro

Roteiro de viagem em Portugal
Faro Portugal: Castelo de Faro | Foto: PauloMoreira, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Faro é uma das principais construções históricas da cidade, mas hoje em dia é uma Fábrica de Cerveja. Dentro de suas muralhas, é possível encontrar alguns restaurantes e cafés, sendo um dos restaurantes um dos mais famosos da cidade, chamado O Castelo.

É um ótimo lugar para descansar após um passeio pela região, tomando um drink especial da casa: ele possui uma das mais lindas vistas da Ria Formosa em seu deck, e onde acontecem também noites de Fado – estilo musical típico de Portugal. Para melhorar a sua experiência, confira um cruzeiro pela Ria Formosa em Faro.

A visitação é gratuita e você pode escolher uma das três entradas entre suas muralhas – duas delas ligadas à Marina de Faro e a outra para a Vila-Adentro – para iniciar o passeio.

Descubra => Quando ir para Portugal

 

6. Praça D. Afonso III

Roteiro de viagem em Faro Portugal
Faro Portugal: Praça Dom Afonso III | Foto: Concierge.2C, via Wikimedia Commons.

Localizada no Centro Histórico de Faro, a praça está situada dentro das muralhas do Castelo de Faro. Uma praça ampla e bonita, possui um gramado e diversas laranjeiras que enfeitam o local.

Nela, se encontra uma estátua de Dom Afonso III, o quinto rei de Portugal. Ao seu redor, encontram-se restaurantes de comidas típicas e cafés que atraem muitos turistas que visitam a cidade. Você pode alugar uma bicicleta em Faro e fazer essa região.

Sua entrada é gratuita por ser ao ar livre, e nela também acontecem eventos de acadêmicos vinculados à Universidade do Algarve.

 

7. Museu Municipal de Faro

Roteiro em Faro Portugal
Faro Portugal: Museu de Faro | Foto: AlMare, via Wikimedia Commons.

Para quem se interessa pela história das cidades que visita, vale a pena conhecer o Museu Municipal de Faro. Ele está localizado em frente à Praça D. Afonso III e possui exposições permanentes e temporárias. Nessas, conhecemos muito sobre a cidade: desde documentos até obras de arte que expressam as memórias de Faro e a história das construções históricas da região.

O preço da visitação varia entre público e tipo de exposição (permanente ou temporária). Para adultos em geral, o custo é de 2 euros para a exposição permanente e 1 euro para idosos, crianças e estudantes. Já para exposições temporárias, o ingresso custa 1 euro para adultos e 0,50 euro para idosos, crianças e estudantes. Saiba mais sobre dinheiro em Portugal.

O museu funciona de segunda a sexta das 10 às 18 horas, e sábados e domingos, das 10h30 às 17 horas. É possível, também, uma visitação gratuita nos domingos até as 14h30.

 

8. Forum Algarve

Roteiro de 7 dias em Faro
Faro Portugal: Forum Algarve | Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.

Como um shopping, o Forum Algarve pode ser considerado um ótimo ponto turístico da cidade. Existem diversas opções gastronômicas, desde fast food à comida típica, opções mais saudáveis ou apenas um lanche rápido.

   

O local também possui livraria, caixas eletrônicos, agência de turismo, supermercado, cinema, salão de beleza e farmácia. E diversas lojas de roupas, calçados e acessórios: desde marcas famosas até lojas de baixo custo. Você pode conhecer esse atrativo durante um passeio de segway em Faro.

De acesso gratuito, mesmo que a intenção não seja ir às compras, vale a pena conhecer pela arquitetura moderna, organização e pelo formato das galerias cobertas, que ficam em volta de uma grande praça central, arborizada e com uma bela fonte no meio. O funcionamento é das 10 às 23 horas, estendendo-se até meia noite nas sextas-feiras e aos sábados.

Veja => Aluguel de carro em Portugal

 

Tudo sobre Faro, em Portugal

A cidade de Faro é uma ótima porta de entrada para o país, por possuir seu próprio aeroporto. Além disso, o transporte urbano é de ótima qualidade e a cidade em si pode ser conhecida caminhando, já que muitos pontos turísticos – exceto a praia -, ficam próximos uns dos outros, na região da baixa de Faro e no centro histórico.

Além disso, Faro é a porta de entrada do Algarve, o que a torna ainda mais interessante em um roteiro por Portugal.

As belezas naturais atraem turistas do mundo inteiro: sua praia, com suas águas cristalinas e areia limpa, e as lagoas do Parque Natural da Ria Formosa.

Há também os diversos bares, restaurantes e outras atrações gastronômicas. Em Faro se pode conhecer um pouco da história do país, e também as maravilhosas paisagens naturais da região do Algarve. Para saber mais, confira o post sobre as praias mais bonitas do Algarve.

Acolhedora, segura, aconchegante, organizada e limpa, a cidade consta com diversas redes de hotéis e possibilidades de passeios turísticos – guiados ou não! Faro é uma cidade incrível e que não deve ficar de fora do seu roteiro em Portugal.

Veja esse vídeo inspirador feito pelo site de turismo do Algarve sobre Portimão, no Algarve. Confira:

Já conhece Faro ou a cidade ainda está na lista de destino? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Capaverde

ESCRITO POR

Guilherme Capaverde

Guilherme Capaverde é educador físico, bailarino e artista circense. Atualmente continua seus estudos na graduação em Dança, em Santa Maria – RS. Morou em Portugal e lá conheceu diversos países europeus. Por ser artista, tem interesse em conhecer atividades culturais de todos os lugares que viaja, e tem uma grande paixão por praias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *