Caminho de Santiago de Compostela de bike: dicas e como fazer

Caminho de Santiago de Compostela de bike: dicas e como fazer

Quem deseja trilhar o Caminho de Santiago de Compostela de Bike deve estar preparado para o desafio de pedalar pelo menos 200 quilômetros até a famosa catedral, passando por lindas paisagens e encontrando várias curiosidades.

A rota escolhida vai depender do viajante, que poderá optar pelo famoso Caminho de Santiago francês ou português, um dos mais realizados pelos peregrinos. O trajeto não importa, desde que você realize os 200 quilômetros mínimos para conseguir o seu certificado de peregrino. A diferença entre cada roteiro será somente a paisagem e a duração.

Se você quer realizar a travessia de Santiago de Compostela de bike, este post te ajudará no planejamento, já que, para uma viagem de sucesso, a programação é essencial. Além disso, o ano do jubileu Compostelano está chegando e promete agitar as terras espanholas até 2021.

Planeje sua viagem => Hotéis no caminho de Santiago da Compostela 

Seguro viagem Europa »

 

Caminho de Santiago de Compostela de Bike

Caminho de Santiago de Compostela de bike
Vejas as melhores dicas para fazer o Caminho de Santiago de Compostela de bike.

É fato que a grande maioria dos viajantes de Santiago de Compostela, capital da Galícia no noroeste espanhol, realiza o trajeto caminhando. Essa tradição ultrapassa os séculos e é datada de, pelo menos, 828.

Alguns peregrinos, nas últimas décadas, têm escolhido realizar a viagem de bicicleta, o que se tornou ainda mais comum nos últimos anos, com o acesso ao meio de locomoção, que pode inclusive ser alugado diretamente no local da saída até a capital Galega.

O nível de dificuldade desse percurso de bicicleta dependerá muito do trajeto escolhido, já que cada viajante pode optar por sair de determinado local, seja na França ou Portugal. Existem pessoas que saem inclusive de outros países europeus, mas isso aumenta significativamente a distância e é mais incomum.

Em alguns pontos, percorrer de bike exigirá esforço físico mais intenso e preparo, não sendo aconselhado para iniciantes ou quem nunca realizou nenhum trajeto longo de bicicleta. As paisagens, especialmente na Galícia, possuem pequenas montanhas que aumentam o grau de dificuldade.

Caminho de Santiago de Compostela mapa de bike
Em 2018, 6% do peregrinos fizeram o trajeto de bike.

A distância da rota até Santiago ultrapassa os 200 quilômetros mínimos exigidos, tanto pelo Caminho francês como pelo português. Mas nada impede que o peregrino sozinho ou junto com seu grupo trace sua própria rota e diminua o percurso. Vai depender da disposição, tempo e preparo físico de cada um.

Em 2018, 6% do peregrinos fizeram o trajeto de bike. Antes de planejar, vale conhecer bem o  mapa de bike e os percursos possíveis. Você poderá escolher por trechos mais famosos ou ainda traçar a sua própria rota, com base nas paisagens e infraestruturas oferecidas.

As principais vantagens desse percurso de bike é a possibilidade de aumentar o trajeto e poder desfrutar mais paisagens. Como a bicicleta pode percorrer mais quilômetros diários, também será possível passar por mais cidades e ver mais do que a natureza da região tem a oferecer.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No entanto, vale lembrar que toda escolha também possui as suas desvantagens. Chegar até Santiago de bike exige alguns cuidados especiais com o equipamento, preocupação com a segurança, mais preparo físico e, infelizmente o número de paradas são menores, por conta do ritmo diferenciado. Veja dicas de cicloturismo e roteiros pelo mundo.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

Caminho de Santiago de Compostela Francês de Bike

Pedal Santiago de Compostela
São 748 km desde a cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port até a capital galega.

O caminho francês é o mais famoso e também mais utilizado pelos viajantes. Ele é explorado desde a idade média e, por isso, existe toda uma tradição em seu percurso. São quase 800 quilômetros, mais exatamente 748 km, que vão desde a cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port até a capital galega.

Já na cidade inicial é possível alugar bicicletas, para aqueles que não lavaram o seu próprio equipamento. Muitas empresas na região se especializaram nesse tipo de turismo e, por tanto, vale a pena pesquisar preços e opções. O aluguel de bike já virou uma fonte de comercio local e existem ótimas opções com bom custo-benefício.

A rota francesa até Compostela dura em média 2 semanas e pode ser feita em grupo (existem grupos que se organizam na internet, vale conferir!) ou até mesmo sozinho, para os mais experientes. Muitas pessoas realizam esse trajeto duas ou mais vezes e fazem uma releitura, alterando e acrescentando cidades.

Caminho francês de Santiago de Compostela
Você passará por cidades como Pamplona.

O caminho francês, geralmente, é dividido em 26 etapas, trilhando uma média de 52 quilômetros diários até chegar na Galícia. O grau de dificuldade varia de moderado a alto, dependendo da região e do dia, já que em alguns momentos o ciclista terá que enfrentar subidas mais íngremes.

   
   

A estadia e a boa alimentação são garantidas, pois a maioria das cidades possuem hospedagem e boa estrutura para receber os peregrinos. Você passará por cidades como Roncesvalles, Pamplona, Burgos, Leon e Astorga. São uma verdadeira recompensa! Saiba mais no artigo sobre o Caminho de Santiago de Compostela pela França.

Agende => Tour gastronômico noturno em Santiago de Compostela

 

Caminho de Santiago de Compostela Português de Bike

Caminho de Santiago de Compostela mais curto
Você passará por cidades como Barcelos.

O caminho feito por Portugal já entrou na rota dos destinos mais procurados por ciclistas que desejam conhecer a mística região e aproveitar de cada parte especial.

A peregrinação por Portugal possui a vantagem de uma rota mais curta e rápida até a famosa catedral que guarda os restos mortais do Apostolo Tiago, sem é claro, perder o charme e a realização pessoal de concluir o caminho.

A parte portuguesa também possui muita infraestrutura de apoio, contando com casas especializadas no aluguel de bike e equipamentos, hospedagem e alimentação. As paisagens são um espetáculo à parte, além da facilidade do idioma para quem não quem arriscar no francês ou não possui familiaridade com o espanhol.

Ponte de Lima Portugal
Ponte de Lima também está no caminho.

Vale lembrar que na Galícia fica muito fácil a comunicação, já que o idioma local é o galego, uma mistura de português e espanhol.

Esse trajeto já foi escolhido por reis e celebridades e ganha um toque especial com a natureza portuguesa sempre presente. Pode-se inclusive, para os mais experientes, começar a rota partindo de Lisboa, o que dá em média 640 quilômetros, que podem ser feitos em duas semanas.

Quem opta sair da cidade do Porto terá 240 quilômetros pela frente, passando por cidades como Barcelos, Balugães, Ponte de Lima e Valença. Todas possuem boas opções de hospedagem, alimentação e cuidados médicos, caso necessário.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 

Dicas gerais sobre Santiago de Compostela de bike

Dicas para o caminho de Santiago de Compostela
Recomendo fazer um check-up médico antes de viajar.

A principal dica para trilhar o caminho de bike é o bom planejamento prévio. Meses antes de viajar, o peregrino deve conhecer e escolher a sua rota, analisando o mapa desde o ponto de partida até Compostela. Traçar um roteiro que seja compatível com seu preparo físico e estar preparado para imprevistos.

Também recomendo um bom check-up médico antes da viagem. A saúde do corpo deve estar em dia e a mente disciplinada e concentrada. Realizar o caminho pode ser uma viagem que exige empenho, determinação e uma boa dose de auto-aceitação, seja com os seus limites ou ainda com as possíveis dificuldades que podem aparecer.

   
   

Ao escolher a data, também é possível saber a condição meteorológica da região e preparar uma boa mala, somente com o essencial. Levar as roupas e sapatos adequados já são metade do caminho. Você encontrara muitas farmácias, mas um kit de primeiros socorros e protetor solar não fazem mal, podendo salvar o dia.

Algumas pessoas preferem levar seu próprio equipamento. Garanta que ele esteja com a manutenção em dia e leve sempre travas de segurança, para quando fizer as paradas de descanso ou precise deixar sua bike na porta de algum estabelecimento.

Cuidados para o caminho de Santiago de Compostela
Fique atento à hidratação e outros cuidados essenciais.

Para quem vai alugar uma bike, antes de começar a viagem, faça um teste e assegure-se que conhece todas as instruções de uso. Se for necessário, tire um um dia somente para dar uma volta prévia e conhecer o equipamento. Evite alugar bikes em locais desconhecidos, faça antes uma boa pesquisa ou converse com quem já realizou o trajeto.

As demais dicas como uma alimentação leve, boa hidratação e cuidados essenciais servem para todos os peregrinos. Se você não se sente seguro em realizar o trajeto sozinho, procure grupos que você possa acompanhar e que não exijam um empenho além de sua capacidade física.

Nunca ultrapasse seus limites seguros de saúde. O caminho de Santiago de Compostela é feito de superação, mas sempre com responsabilidade. Saiba mais sobre o Caminho de Santiago de Compostela pela Galícia e dicas de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.

Sugestão => Excursão a catedral e museu de Santiago de Compostela

 

Viaje com segurança

A chegada do ano do jubileu em Santiago de Compostela de 2021 promete aumentar o número de ciclistas em busca da aventura pelas trilhas até a capital galega. A festa do ano santo, como é chamado, recebe milhares de viajantes em busca de um roteiro especial, cheio de surpresas e lindas paisagens. Confira o roteiro por Portugal e Espanha.

O Caminho de Santiago de Compostela de Bike é uma viagem inesquecível, que pode trazer boas surpresas. O planejamento para essa viagem é o primeiro grande passo para o êxito. Lembrando sempre que o caminho começa na porta de saída de cada um e que cada viajante  encontrará o seu próprio trajeto.

Quer conhecer Santiago de Compostela de bike? Qual o seu planejamento? Conte mais nos comentários!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *