Mulheres no Caminho de Santiago de Compostela

Mulheres no Caminho de Santiago de Compostela

Todos os anos aumenta o número de mulheres no Caminho de Santiago de Compostela, que viajam em grupos de amigas ou até sozinhas. Essa experiência, que leva milhares de viajantes até a catedral de Santiago, na Galiza, na Espanha, é um dos destinos mais procurados do mundo.

Seja por seu caráter espiritual ou pela aventura de percorrer mais de 100 quilômetros caminhando, as pessoas buscam pela viagem que possui um cenário paradisíaco e deixa em cada peregrino uma lembrança inesquecível.

As mulheres também são público frequente e, cada dia mais, aventuram-se pelas terras espanholas em busca de um encontro com a natureza e momentos de reflexão. A viagem entra agora na sua época mais disputada. Até 2021, Santiago receberá milhares de viajantes e promete ser o destino mais disputado para os próximos anos.

Planeje sua viagem => Seguro viagem Europa

Hotéis no caminho de Santiago da Compostela »

 

Dicas para Santiago de Compostela

Mulheres no Caminho de Santiago de Compostela
Veja as dicas para mulheres no Caminho de Santiago de Compostela.
  • Como fazer um mochilão pelo Caminho de Santiago
  • O que devo saber antes de viajar
  • A preparação para a viagem  de Santiago de Compostela
  • Planejamento é tudo no Caminho de Santiago
  • Mulheres no Caminho de Santiago. É seguro viajar?
  • Por que fazer o Caminho de Santiago de Compostela

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santiago de Compostela »

 

Como fazer um mochilão pelo Caminho de Santiago

Caminho de Santiago de Compostela segredos
100 quilômetros devem ser feitos à pé.

Caso você não saiba, a viagem até Santiago de Compostela é feita caminhando, por ao menos 100 quilômetros, de determinado ponto até a catedral da cidade, que fica na Galícia, estado a noroeste da Espanha.

Isso porque existe uma regra básica para que o viajante receba o seu certificado do Caminho, onde se exige que 100 quilômetros devem ser feitos à pé ou ainda 200 quilômetros de bicicleta.

A viagem mais curta dura cerca de 6 a 7 dias e, geralmente, parte do caminho português. Ainda hoje, o trajeto mais popular é o caminho francês de Santiago, que pode durar até 35 dias de caminhada.

Essa viagem é indicada para quem possui mais tempo e disposição, já que demanda um longo período de peregrinação.

Aliás, peregrino é o nome que recebe o viajante para Santiago de Compostela. Esse nome é antigo, pois inicialmente o trajeto era feito somente com o objetivo religioso.

Desde muitos séculos atrás, centenas de pessoas atravessavam a Europa em busca de conhecer o túmulo do apóstolo Santiago, discípulo de Jesus. Mesmo hoje, essa é a terceira maior peregrinação religiosa do mundo.

Trekking Santiago de Compostela
Hoje, trocaram-se os peregrinos por mochileiros.

Nos dias atuais, a viagem deixou de ser uma peregrinação de fiéis cristãos para ganhar viajantes do mundo todo, com os mais diversos objetivos.

Trocaram-se os peregrinos por mochileiros e, fazer o mochilão até Santiago faz todo sentido, já que você leva a sua bagagem nas costas.

Preparar a viagem e escolher o trajeto são os primeiros passos para essa aventura inesquecível. Você pode viajar desde a França, Portugal e até mesmo da própria Galícia.

O importante aqui é escolher o caminho com o qual você mais se identifica. Confira também um roteiro por Portugal e Espanha.

Agende => Tour gastronômico noturno em Santiago de Compostela

 

O que devo saber antes de viajar

O que preciso para fazer o caminho de Santiago de Compostela
Ao escolher a data, leve em consideração a estação do ano.

Antes de viajar, você deve saber todas as informações que facilitam o seu trajeto e deixam o passeio confortável, para que possa ser aproveitado ao máximo. O primeiro passo é decidir o trajeto, as cidades pelas quais você passará e o tempo da viagem.

Ao escolher a data, leve em consideração a estação do ano. Lembre-se que o frio na Europa é diferente do inverno brasileiro. Em algumas regiões, os dias de neve e chuva são constantes. Por isso, avalie bem a sua disposição.

Escolher a estação do ano, especialmente para as mulheres do Caminho de Santiago, é fundamental.

Sofremos mais com o frio e também temos mais riscos de desidratação no calor. Pensar e se preparar para tudo isso é fundamental. Elegida a data, é hora de pensar na mochila que você levará.

Trilha Santiago de Compostela
A mochila não deve pesar mais de 10 quilos.

A mochila não deve pesar mais de 10 quilos. Levar somente o essencial (difícil para nós mulheres!) é o primeiro passo.

Conforto e praticidade são as palavras de lei. Um sapato adequado e usado, bem laceado, para fazer a caminhada, fará toda a diferença.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Planejar hotéis e os documentos necessários é muito importante. Os brasileiros não precisam de visto para a Europa, então, seja por onde entrar vai precisar somente de um passaporte válido, com no mínimo 6 meses de validade.

Contratar um seguro saúde também é fundamental. Além disso, para o Caminho de Santiago, você deve levar a sua credencial do peregrino, que será carimbada pelo trajeto e lhe dará direito ao certificado.

Passeio => City tour em Santiago de Compostela

 

Preparação para a viagem  de Santiago de Compostela

Preparo físico Santiago de Compostela
A caminhada exige um mínimo de preparo, tanto físico como mental.

O trekking de Santiago de Compostela não é uma viagem comum. A caminhada exige um mínimo de preparo, tanto físico como mental. Por estar muitos dias ao ar livre, caminhando por até 6 horas diárias, a viajante deve estar pronta para o desafio.

Se você não pratica nenhuma atividade física, é hora de se mexer. Seja qual for a sua idade, começar com caminhadas diárias vai ajudar com a resistência e o fôlego. Quem está com uns quilinhos a mais, não se preocupe.

Um pouco de exercício lhe fará muito bem. Isso não quer dizer que você tenha que virar uma atleta de olimpíada, somente que é bom estar com o corpo acostumado para os períodos de caminhada.

Um ponto importantíssimo é se preparar mentalmente. Talvez até mais do que o cansaço físico, o cansaço mental pode atrapalhar e muito a sua viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Um pouco de relaxamento e meditação diárias podem fortalecer a sua mente e ajudar, inclusive, no seu cotidiano.

Durante o trajeto, você conhecerá muitas pessoas, com histórias incríveis para serem compartilhadas. A experiência é única! Porém, em alguns momentos, você estará sozinha, mesmo rodeada de gente.

Isso é muito normal e talvez essa seja uma das coisas mais bonitas que se aprende por lá. Estar só consigo mesma e pensar sobre a vida. Estar só e sentir-se bem com isso. Você voltará com outro sentido de vida.

Sugestão => Excursão a catedral e museu de Santiago de Compostela

 

Planejamento é tudo no Caminho de Santiago

Plenajamento Santiago de Compostela
Você deve avaliar os mapas do caminho de Santiago e muito mais!

Toda viagem exige muito planejamento. Até um final de semana na praia pode virar um desastre se você não tem planos bem definidos.

O percurso do Caminho até a catedral de Santiago de Compostela é, essencialmente, feito de muito planejamento e estudo.

Você deve avaliar os mapas do caminho de Santiago, as rotas que podem ser feitas, escolher a estação do ano, dias de viagem, roteiro de hospedagem e tomar cuidado na hora de fazer as malas.

É sim, muita coisa a ser planejada e nenhum ponto pode ficar de fora. Para quem é mulher e quer viajar pela primeira vez ou vai sozinha, exige ainda mais cuidado, você dependerá somente do seu roteiro e de você mesma.

Durante o percurso, existem setas indicativas e muitos outros viajantes circulando por todos os lados, mas é sempre bom ter horários e trajetos bem definidos.

Explore => Viagem de um dia à Costa da Morte

 

É seguro viajar sozinha?

Viajar sozinha para Santiago de Compostela
As mulheres têm viajado cada vez mais sozinhas.

As mulheres têm viajado cada vez mais sozinhas ou com um pequeno grupo de amigas, exaltando sua liberdade de escolher e conhecer o mundo, com companhia ou não.

A grande pergunta é se é seguro para mulheres no caminho de Santiago de Compostela. E nesse ponto tenho que dizer que sim, porém, como em todos os lugares, você deve tomar algumas precauções.

O primeiro que deve ser pensado é o percurso. Em alguns caminhos, como o francês, por exemplo, além de ser mais extenso, também demanda uma maior planejamento de viagem. E também, ter alguma noção de francês ou um inglês.

O trajeto, em qualquer das rotas, é muito bem sinalizado. Não há riscos de se perder, mas é preciso ficar atenta. Estudar bem os mapas e procurar seguir as setas espalhadas.

Já na Galícia, o idioma pode ser o espanhol ou o galego (língua própria da região que mistura um pouco do português e do espanhol). As pessoas por ali são muito amáveis e você não terá problema de comunicação.

Para que viaja sozinha, indico alguns pontos importantes de segurança. Escolha, por exemplo, uma rota menor, de preferência saindo de Portugal. É menos tempo, a língua não será problema e você terá mais confiança.

Hotel Santiago de Compostela
Existem ótimas opções de hotéis com custo-benefícios atraentes.

Um outro aspecto importante é sobre a hospedagem. Existem muitos albergues comunitários e quartos coletivos pelo trajeto. Se você viaja sozinha e não tem experiência nesse tipo de acomodação, opte por se hospedar em um hotel.

Além de mais conforto, você terá mais segurança e poderá descansar tranquilamente. Existem ótimas opções com custo-benefícios atraentes.

Você encontrará muitos viajantes pelo trajeto, faça amizades e converse com o pessoal. Porém, se você não sente segurança em determinada pessoa, evite passar informações pessoais e procure um grupo em que se sinta mais confortável.

Para finalizar, não carregue bens de valor, como eletrônicos e muito dinheiro. Evite chamar a atenção de quanto você leva ou o que tem.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A Europa é mais segura do que o Brasil, mas pessoas ruins existem em todos os lugares. Sempre, antes de sair, avise a cidade onde está e em qual chegará, ao final do dia, para um parente ou amigo no Brasil. Isso pode ajudar muito em um caso de emergência.

Conheça => Cape Finisterre e Muxía Tour de dia inteiro

 

Por que fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela como ir
A vista incrível e você encontrará lindas cidades.

Essa é uma pergunta que possui milhares de respostas. Mas, aqui, vou lhe dar alguns bons motivos para fazer o Caminho de Santiago.

O primeiro deles é a vista incrível e as lindas cidades que encontrará. Muita história ronda esse caminho, muitos reis, ícones religiosos, pessoas importantes já fizeram a peregrinação e todos ficaram encantados com a beleza do lugar.

Se você tem um interesse religioso e espiritual, é uma oportunidade incrível de conhecer a história de um discípulo de Jesus. Ali estão os seus restos mortais. Pelo caminho, você verá lindas igrejas e monastérios. O clima é de paz interior.

A catedral de Santiago é uma das mais lindas e imponentes do mundo! É emocionante ver aquele prédio enorme, cheio de história, lindo por dentro e por fora.

A experiência do trajeto lhe fará conhecer e descobrir novas histórias, comidas e uma cultura riquíssima. Cada sabor e pessoa que passa por ali deixa um pouco de si e recebe muito do que sente e conhece.

Além disso, outros viajantes, de todas as partes do mundo, gostam muito de contar suas histórias de como chegaram ao Caminho. É uma experiência intercultural, que lhe dará amigos para a vida toda.

Santiago de Compostela vantagens
É uma experiência intercultural, que lhe dará amigos para a vida toda.

O caminho é tão incrível que é rotineiro encontrar artistas europeus por ali. Cantores e escritores fazem do caminho fonte de inspiração.

O escritor Paulo Coelho e a primeira ministra Angela Merkel são um dos que já passaram por ali. O autor mais lido do mundo também tem uma rua com seu nome. Foi graças à obra de Paulo Coelho, escrita com a inspiração do Caminho de Santiago, que o trajeto ganhou glamour.

Ainda, fazer o Caminho até Compostela é a chance de se escutar e se redescobrir como pessoa. Horas de meditação, conexão com a natureza e uma imensa paz interior levam a viajante a uma vivência inesquecível.

Entenda mais => Tour guiado privado de Santiago de Compostela

Para que a viagem de mulheres no Caminho de Santiago de Compostela seja incrível, é preciso estar preparada!

Planejar e fazer boas escolhas vão garantir que, mesmo sozinha, você possa ter uma das melhores trips da sua vida. Caminhar até Santiago e conhecer o Caminho é, antes de tudo, se conhecer!

Saiba mais detalhes nos artigos sobre:

Veja ainda dicas de como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela.

Ficou com alguma dúvida sobre as mulheres no Caminho de Santiago de Compostela? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *