15 melhores praias de Menorca, nas Ilhas Baleares na Espanha

15 melhores praias de Menorca, nas Ilhas Baleares na Espanha

Visitar as melhores praias de Menorca é o roteiro dos sonhos de qualquer um. Essa é a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, a leste da Espanha; sua antiga capital, Ciutadella, é uma cidade cheia de ruas medievais, palácios, igrejas e fortalezas que por si só já dariam um bom roteiro.

A partir de Ciutadella, que é um dos pontos de partida mais comuns entre os turistas, você terá uma infinidade de cenários exuberantes para conhecer. São praias virgens que, mesmo movimentadas, ainda mantem seu aspecto original, com águas cristalinas e areia fina de diferentes cores em cada região.

Inclusive, tem uma praia em Menorca que dá até a impressão de estar caminhando em Marte (Cala Pregonda), por sua areia avermelhada; boa parte delas você consegue acessar de carro, de barco ou até a pé, passando por trilhas.

Além das praias virgens neste paraíso da Europa, você pode esperar também por aquelas que estão próximas a urbanização e oferecem uma infraestrutura maior, como hotéis, restaurantes e lojas em geral; para quem viaja com a família, existem praias mais indicadas para levar crianças. Ou seja, terá muito a explorar nessa belíssima ilha.

Sendo assim, conheça comigo as melhores praias de Menorca neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Menorca

 Seguro viagem Europa »

 

Quais são as melhores praias de Menorca?

  • Macarelleta
  • Cala Macarella
  • Cala en Bosc
  • Platges de Son Saura
  • Cala des Talaier
  • Cala Turqueta
  • Cala Blanca
  • Cala Morell
  • Pont d’en Gil
  • Cala Algaiarens
  • Cala Pregonda
  • Mitjana
  • Praia Son Bou
  • Platja de Cavalleria
  • Cala Galdana

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Espanha »

 

Praias mais bonitas de Menorca

Cala Macarella

Praia mais bonita da Espanha
Transparência da água causa a impressão de que os barcos flutuam no ar.

Essa é com certeza uma das praias mais populares de Menorca e uma das maiores também.

Trata-se de um lugar paradisíaco e impossível de deixar de fora em seu roteiro na Espanha pela ilha; já que são mais de 100 metros de longitude, e ela é cercada por falésias.

Existem até pequenas cavernas fechadas, com escadas que dão acesso. Mais cristalina que a água da Cala Macarella, impossível. Tanto que, as embarcações que ficam por lá parecem voar, já que a areia é branquinha e a torna ainda mais incrível.

Ela possui um restaurante e está sempre lotada. Afinal, esta é uma das praias mais bonitas da Europa. Quanto ao acesso até a praia, ele podia ser feito de carro até 2018, pagando estacionamento.

Porém, isso mudou, agora sendo preciso pagar 8,20 € para ir e voltar de ônibus que sai de Ciutadella. Ou seja, você terá que comprar o ticket previamente.

Embora depois dessa mudança tenha ficado mais caro visitar a Macarella, ao mesmo tempo está mais fácil entrar na praia. Isso porque, antes, os visitantes tinham que chegar cedo, de madrugada, para conseguir um lugar no estacionamento. No entanto, agora, basta reservar vaga no ônibus.

Encerrada a viagem de ônibus, é preciso andar aproximadamente 30 minutos até esta disputada praia em Menorca. Sendo assim, aconselho fazer essa trilha usando tênis. Também é possível chegar a Macarella de barco, mas não dá para passar além das boias.

Contudo isso não será problema, já que a distância até a praia não é grande e dá para ir nadando.

Imperdível => Passeio de catamarã em Cala Macarelleta c/ comida e bebidas

 

Macarelleta

Praias virgens em Menorca
Praia é muito procurada pelos turistas. | Foto: Roberto Faccenda, via Wikimedia Commons.

Conhecida como a “irmã mais nova” da vizinha Cala Macarella, a Macarelleta também é uma das praias mais visitadas de Menorca. Ela é famosa por suas transparentes águas de cor turquesa, areia branca e macia; além das altas encostas que a rodeiam. Além disso, há vários pinheiros que servem de sombra para os visitantes.

Então, se sinta a vontade para levar roupas de banho e aproveitar um dia calmo nessa praia virgem. Inclusive, por falar em roupas, confira as dicas de compras em Barcelona para aproveitar os descontos pela cidade.

A praia Macarelleta não possui estrutura de restaurantes. É preciso ter muito cuidado, principalmente para famílias com crianças, pois não há salva-vidas nesta praia.

Embora seu acesso não seja dos mais fáceis, dá para chegar nessa praia de Menorca por uma trilha a partir da Cala Macarella ou por barco. O percurso entre as duas praias é de aproximadamente 1,5 km, ou seja, de 15 a 20 minutos de caminhada.

Mas a paisagem da trilha faz valer a pena esse esforço.

Portanto, mais uma vez, recomendo que use tênis para esse trajeto, ok?

Como ter? => Internet na Espanha

 

Cala en Bosc

Praias para esportes aquáticos Menorca
Praia possuí boa infraestrutura para turistas. | Foto: Ben Salter, via Wikimedia Commons.

Esta será a primeira praia de Menorca que você encontrará na costa sul da ilha. Ela costuma estar movimentada, por contas dos visuais deslumbrantes e pelo fato de estar tão urbanizada.

A Cala en Bosc fica a aproximadamente 12 km de Ciutadella e é famosa por ter uma encosta em forma de U. Trata-se de belíssima praia de areia branca fina e vasta vegetação ao redor. Ou seja, ela é excelente para praticar esportes aquáticos e oferece aluguel de redes, chapéus de sol e náuticos.

Na Cala en Bosc é possível fazer aulas de vela e windsurfe, além de alugar equipamentos para praticar diversos esportes como canoagem e esqui aquático. Além disso, existem há restaurantes e bares na marina que servem comidas típicas da Espanha, inclusive deliciosos frutos do mar.

É permitido ancorar barcos nessa praia em Menorca e também é ótima para quem opta pelo aluguel de carro na Espanha, já que há um estacionamento gratuito.

Prático => Alugue um stand up paddle em Menorca

 

Platges de Son Saura

Praias mais belas de Menorca
Parte rasa passa a impressão de ter um tapete verde no fundo do mar.

Outra praia enorme que você encontrará no sul de Menorca é Platges de Son Saura. Na verdade, ela está dividida em duas: a oeste fica a Banyuls e a leste a Bellavista. Ou seja, ambas paradisíacas e com águas cristalinas rasas, e areia branca fina.

A Banyuls tem aproximadamente 200 metros de longitude e a Bellavista 310 metros. Nas duas praias você encontrará a Posidonia, que é uma espécie de planta marinha que parece um tapete no fundo do mar e nas margens.

Esta praia de Menorca é um bom lugar para quem pretende viajar para Espanha com a família. Ou seja, é ideal para fazer um piquenique e passar um dia agradável na sombra das árvores.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além disso, em Son Saura há salva-vidas! Mas fique atento se você for para a Espanha no verão, pois o estacionamento costuma lotar. Então, o melhor é chegar o mais cedo possível.

Para chegar, um carro alugado é a melhor opção, sendo que há estacionamento gratuito a cerca de 5 minutos de caminhada.

Dicas => Vistos para Espanha

 

Cala des Talaier

Praias de nudismo Espanha
Pequena praias é usada por turistas também para nudismo. | Foto: Josefito123, via Wikimedia Commons.

Se você pretende montar um roteiro de carro na Espanha para visitar as praias em Menorca, não deixe de incluir Cala des Talaier. Ela fica perto das praias de Son Saura, a menos de 1 km de distância.

Ela não é tão grande se formos comparar, mas é ideal para quem não sabe nadar, já que é de profundidade rasa. Muitos gostam de ir a Cala des Talaier, já que ela é uma das melhores praias de nudismo do mundo.

Minha dica é que você leve água, comida, boné e um bom protetor solar. Se for fazer o percurso entre Son Saura e Cala des Talaier caminhando, chinelo nem pensar. E para chegar, é preciso fazer uma caminhada de em torno de 20 minutos.

Mas fique tranquilo, pois o trajeto vale a pena ao encontrar suas calmas águas cristalinas cor turquesa.

Conheça => Passeio de barco por Fornells

 

Cala Turqueta

Praias mais belas da Espanha
Cor da água impressiona pela beleza. | Foto: Markus Trienke, via Wikimedia Commons.

Muitos a consideram uma das mais belas praias de Menorca. Ela é pequena e tem uma areia bem fina, tendo seu nome dedicado a água turquesa de tom bem claro. A Cala Turqueta fica rodeada de pinheiros e é dividida em duas, graças a uma rocha.

Uma das curiosidades da Espanha é que esta praia anoitece antes que os outros lugares da ilha. Isso é um ponto negativo para alguns, que gostam de ficar o máximo possível na praia.

Mas, para outros, o fato dos turistas irem embora cedo ajuda a aproveitar o sol se pôr e a noite com menos movimento. Aproveite e saiba também como apreciar o pôr-do-sol em Madrid. Como uma das mais concorridas praias de Menorca, minha dica é chegar cedo.

Principalmente se você pretende estacionar o carro, já que o estacionamento fica a apenas 10 minutos de caminhada da praia. Aproveite para comprar comida e bebida nessa área, caso não tenha trazido.

Ao visitar Cala Turqueta, se prepare para encontrar um grande fluxo de pessoas vindo de cruzeiros, que normalmente vem de Ciutadella.

Desfrute => Passeio em iate de luxo em Menorca

 

Cala Blanca

Praia com restaurante Menorca
Praia é bem tranquila e possuí restaurante. | Foto: Herodotptlomeu, via Wikimedia Commons.

Esta praia de Menorca fica numa parte urbana localizada a uns 7 km ao sul de Ciutadella, sendo comum encontrar barcos parados nessa praia. A praia Cala Blanca recebeu esse nome por ter sua areia fina e branca.

Além disso, as águas nessa região são cristalinas, parecendo até uma piscina. A maioria das pessoas que a frequenta está hospedada nos hotéis em Menorca e outras instalações que ficam próximas do local.

   
   

Ou seja, este é um dos pontos mais lotados de Menorca no verão. Com um estacionamento a poucos metros da praia e vários restaurantes e bares com programação especial à noite, ela possuí ótima infraestrutura para os turistas.

Em Cala Blanca você conta com serviço de salva-vidas, primeiros socorros, aluguel de equipamento para esportes náuticos e itens em geral como sombrinhas. Essa última opção é excelente para curtir a sombra dos pinheiros que rodeiam a praia.

Você pode até pedir uma aula de mergulho na escola de natação que fica na Cala.

Aproveite => Excursão de caiaque de meio dia em Fornells

 

Cala Morell

Cavernas na Espanha
Visite o interior das cavernas ao redor da praia. | Foto: Dreizung, via Wikimedia Commons.

Cercada por altas falésias, Cala Morell é uma das melhores praias do mundo. Sua água é cristalina e de tonalidade azul cobalto, sendo muito bonito ver a sombra dos barcos refletida no fundo raso da praia.

Também é possível visualizar o fundo de algas marinhas. A praia Cala Morell é conhecida por sua forma de L e por ter muita vegetação a sua volta. Exatamente por ter pouca profundidade, ela é ideal para nadar; as águas são calmas e há pouco vento, ótima para passar um dia tranquilo.

Desta praia de Menorca é possível ver pequenas casas brancas construídas nos altos das falésias, acessíveis por uma grande escadaria. E ao redor da baía, há plataformas de pedra adaptados para acesso do banhista ao mar. A praia fica a 11 km de Ciutadella, entre Llevant e Sa Tortera.

O fluxo de turistas nessa pequena praia de Menorca é médio e geralmente chegam de barco, até porque as condições são ideais para ancoragem.

 

Pont d’en Gil

Fenômenos naturais Espanha
Ponte suspensa é um cartão-postal da ilha. | Foto: Turismo de Menorca.

A Pont d’en Gil é uma ponte natural suspensa, ou seja, um buraco no meio do penhasco. Este é um lugar impressionante, com cenário inédito para fotos e ideal para ver o pôr do sol.

Pelo “portal” entre as rochas que a Pont d’en Gil formou, passam barcos e outras embarcações pequenas. Então, caso seja possível, o interessante é alugar um Jet Ski ou outro barco pequeno para passar por esse trecho.

Mas se não puder, não se preocupe, pois há acessos a essa ponte a pé ou de bicicleta. Além disso, muita gente aproveita para mergulhar e entrar na caverna subaquática que fica na área, a Sa Cigonya, com mais de 300 metros de profundidade.

Inclusive, você pode descobrir quais são os melhores pontos de mergulho do mundo. Em resumo: um belo céu, uma paisagem inédita e o clima perfeito da ilha.

Sendo assim, não tem por que não incluir Port d’ en Gil em seu roteiro de praias de Menorca.

Confira => Minorca: passeio de barco pela Costa Sul

 

Cala Algaiarens

Praias no norte de Menorca
Águas transparentes e rasas atraem diversos turistas | Foto: Discasto, via Wikimedia Commons.

Percorrendo as melhores praias de Menorca na região norte, chama a atenção a Cala Algairens, também chamada de La Vall. Ela fica próxima a Cala Morell e a cerca de 10 km de Ciutadella.

A praia Cala Algaiarens está dividida em duas partes: Platja des Bot e Platja es Tancats. Ou seja, as duas têm águas rasas e claras, areia brilhante e branca.

Elas são cercadas por rochas, formando um entorno protegido natural e o pôr do sol de ambas é imperdível. São praias tão apreciadas que Cala Algaiarens é uma das mais frequentadas por moradores na região norte do mapa da Espanha.

A praia menor é a Des Bot, cujo acesso não é complicado. Já Es Tancats, a mais ampla, tem um estacionamento. Nessas praias de Menorc,a há um salva-vidas disponível e você pode aproveitar para alugar caiaques na praia.

Contudo, não há restaurantes ou bares em Cala Algaiarens, então leve água e comida para o dia na praia.

Conheça também => Custo de vida na Espanha

 

Cala Pregonda

Praia marte Espanha
Cor da areia e formação rochosa dão a impressão de estar em Marte. | Foto: SSANTY, via Wikimedia Commons.

Ao contrário das outras praias de Menorca, a Cala Pregonda tem a areia dourada ou vermelha, o que dá a ideia de estar “caminhando em Marte”. Também na região norte da ilha, um dos seus destaques são as ilhotas que ficam de frente a praia.

Perto das rochas que protegem o mar, se você prestar atenção, verá a silhueta de uma senhora orando. Motivo do nome Cala Pregonda, já que pregar tem um sentido religioso no espanhol.

A praia também dá vistas para o Farol Cavalleria, um dos pontos mais importantes da parte norte das praias de Menorca. Para mergulhar na radiante piscina natural, basta nadar até a pequena ilha de frente a praia e subir até o topo.

Cala Pregonda não é das praias de Menorca mais fáceis de chegar, pois são em média de 30 a 40 minutos a pé por pedaços rochosos do percurso Cami de Cavalls. Mas com certeza é um dos passeios na Espanha que se você tiver oportunidade, vale muito a pena conhecer!

O ponto positivo é que tem estacionamento gratuito por perto mas, por ser uma praia virgem, não há restaurantes ou outros tipos de serviços.

Então, considere isso como algo positivo, um indicativo de que essa é uma área menos explorada. Mas não se esqueça de levar água e comida para o dia todo e bastante protetor solar, já que por lá o sol bate forte.

Para quem pretende mergulhar, nas águas da Cala Pregonda há muitos peixes, então minha dica é levar óculos de snorkel.

Como funciona? => Low cost na Europa

 

Mitjana

Praias mais visitadas de Menorca
Praias fica no sul de Menorca e possuí águas em azul turquesa.

Esta é uma das mais visitadas praias de Menorca da região sul, sendo inspiração para vários postais da ilha. Isso porque Mitjana contrasta o azul turquesa das águas transparentes com o verde dos pinheiros que a cercam.

A areia é fina e branca, como é característica das praias do sul de Menorca. Prepare seu traje de banho e vá em busca dos penhasco do lado esquerdo da praia, onde é costume os visitantes saltarem ao mar.

Aproveite para fazer um piquenique na sombra nas áreas reservadas para isso, onde há bancos e mesas. Um dos pontos positivos da Mitjana é que ela dá fácil acesso a outras praias de Menorca, como Cala Escorxada, Cala Fustam e Cala Trebaluger.

Ela também fica ao lado da Mitjaneta, chamada por muitos de sua “irmã mais nova”. Além disso, por ser estonteante e cheia de coisas para fazer, a Mitjana costuma encher de turistas.

E se você tem dúvidas de quando ir para Espanha visitar essas praias, sugiro que vá no verão.

   
   

Há um estacionamento gratuito a cerca de 10 minutos de caminhada da praia, mas se ele estiver cheio você pode estacionar o carro na beira da estrada.

Saiba mais => Espanha no inverno

 

Praia Son Bou

Maior praia de Menorca
Son Bou é a maior praia de Menorca. | Foto: Menorquino, via Wikimedia Commons.

Son Bou é a maior praia de Menorca, com aproximadamente 3 km de extensão. Praia de areia dourada e mar quente, este é o lugar perfeito para praticar esportes aquáticos.

Então, se você tiver a oportunidade de alugar um jet-ski, vale a pena fazer isso aqui. Também faz parte do pacote tirar um cochilo numa espreguiçadeira ou embaixo dos guarda-sóis.

Por ser uma das mais populares praias de Menorca, em seu entorno há vários apartamentos, mercados, lugares para sair à noite e comércios em geral. O interessante da Son Bou é que ela tem a parte urbanizada, direcionada ao turismo, mas também existe um lado quase virgem onde se pode fazer nudismo.

No extremo leste da praia ficam as ruínas de uma basílica paleocristã construída no século V e descoberta no século passado.

Quais são? => Cidades mais baratas da Espanha

 

Platja de Cavalleria

Menorca Maiorca
Formato da areia assemelha-se a um coração. | Foto: Seruba, via Wikimedia Commons.

Uma das praias mais belas e conhecidas da região norte de Menorca é a Cavalleria. Ela tem 500 metros de extensão de areia dourada e às vezes vermelha, motivo pelo qual muitos acreditam que esfrega-la na pele traga benefícios.

A água é rasa com algumas rochas e pedras no fundo, mas tem a vantagem de ter boas ondas. Tanto que, em sua visita a esta praia de Menorca, você encontrará vários surfistas se aventurando nas águas cristalinas.

Não há restaurantes ou lugares para comer por lá, então o melhor é levar um lanche e água para o dia todo. Além disso, por ser uma praia virgem, não há comércios ou hotéis na Espanha por perto tampouco.

Não é recomendado ancorar barcos na Cavallería, mas sim chegar de carro e deixa-lo no estacionamento gratuito, que fica a apenas 15 minutos a pé da praia. Se tiver tempo, aproveite para ir pela trilha Camí de Cavalls na direção leste até a Cala Pregonda.

O trajeto é de aproximadamente 5 km, mas a caminhada em si já entrega belíssimas paisagens ao viajante.

Festas => Feriados na Espanha

 

Cala Galdana

Praias românticas na Espanha
Praia é um ótima opção para um passeio romântico. | Foto: Markus Trienke.

Cala Galdana é uma das mais extensas entre as praias de Menorca. Além de ser belíssima, nela você pode fazer praticamente qualquer coisa: parapente, banana boat, andar de barco de pedalinho.

A praia oferece uma bela paisagem, com falésias e pinheiros; a areia é fina, e a água transparente e quente. Cala Galdana fica numa área urbanizada, então há várias lojas, restaurantes, bares e lugares para entretenimento em geral a sua disposição.

Para consumir tranquilamente nestes lugares, saiba qual moeda levar para Espanha.

É fácil chegar até praias como Macarella, Macarelleta, Mitjana, Trebaluger e Cala Turqueta a partir dela, demorando entre 30 minutos e 1 hora de caminhada. Também é tranquilo chegar a esta praia de Menorca de carro, até porque há um estacionamento; o recomendado é chegar cedo para garantir uma vaga.

Cala Galdana é ideal para famílias, pois a infraestrutura oferecida ajuda muito. Ou seja, isso é algo que nem sempre está presente em praias virgens.

Outro ponto positivo é que a profundidade da água é rasa, então é fácil levar crianças.

Veja também => Trabalhar na Espanha

 

Desfrute das praias de Menorca

Dedicar alguns dias para conhecer as praias de Menorca será uma das experiências mais inesquecíveis da sua vida. São lugares cheios de vida e cores, aquelas praias paradisíacas que estamos acostumados a ver apenas em fotos.

Caso prefira ir entre um extremo e outro da ilha, uma das principais dicas da Espanha que posso te dar é alugar um carro.

Pois é muito fácil e você pode retirar e entregar de volta, seja no aeroporto de Barcelona ou em qualquer uma das cidades da Espanha que você vá passar.

Avalie bem cada destino para ver se eles se encaixam em seu orçamento, tempo de viagem e gostos pessoais. A parte da pesquisa é uma das mais importantes e ajuda a aumentar a expectativa.

Por último, não se esqueça de registrar os melhores momentos e cores das melhores e paradisíacas praias de Menorca.

E você, quais destas praias em Menorca ficou com vontade de conhecer? Já esteve na ilha e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *