25 curiosidades da Espanha: tradições, costumes e cultura

por Thainá Fernanda

25 curiosidades da Espanha: tradições, costumes e cultura

Mesmo que você já tenha feito sua pesquisa sobre as curiosidades da Espanha, certamente há muitas curiosidades da Espanha que ninguém te contou. Desde costumes, dados oficiais, feriados, como o país é dividido e até o fuso horário, a Espanha não para de nos surpreender e seus costumes podem diferir muito dos que estamos acostumados.

Pensando nisso, preparei este post com 25 curiosidades da Espanha que você precisa conhecer sobre comida, esporte, regiões e muitas dicas para você já ir se habituando com os costumes e fatos interessantes da Espanha. Confira e divirta-se também.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Curiosidades da Espanha: fatos interessantes

Curiosidades da Espanha
Arco do Triunfo, em Barcelona.

Adoro saber as curiosidades de cada país que visito. Elas colaboram para compreender mais a cultura local, além de revelar traços dos costumes que me ajudam a me virar no país, fazer novas amizades e respeitar a tradição de cada pessoa. Por isso, se você está de viagem marcada para a Espanha, confira comigo tudo o que você precisa saber sobre este país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

Comunidades Autônomas

O mapa da Espanha está dividido em regiões, de forma diferente ao que estamos acostumados. Cada uma dessas regiões é chamada de Comunidade Autônoma e são independentes. Ou seja, cada uma dessas Comunidades tem sua própria legislação e autoridade.

Dentro de cada Comunidade Autônoma há uma capital, uma ou mais províncias, e cidades dentro de cada província. Ao total são 17, mais duas cidades autônomas. Saiba mais no post sobre a mapa da Espanha e suas regiões.

 

Unesco

Roteiro de Gaudí em Barcelona
Curiosidades da Espanha: Casa Batló.

Uma das principais curiosidades da Espanha é que há 44 lugares considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esses incluem castelos, obras arquitetônicas, igrejas e muralhas.

Alguns exemplos dos patrimônios considerados pela Unesco são as obras de Gaudí em Barcelona e o Acueducto de Segovia, em Castilla e León. Aproveite e veja tudo o que fazer em Barcelona.

 

3º país mais visitado no mundo

Estando apenas depois da França e dos Estados Unidos, a Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo. E a lista das mais bonitas cidades da Espanha é vasta: Barcelona e Madrid são representantes das grandes cidades, mas há também as menores, como Sitges ou Salamanca. Por isso, confira os melhores tours guiados em Salamanca.

Só os melhores => Passeios na Espanha

 

Horário das refeições

Curiosidades da Espanha
Espanhóis costumam almoçar por volta das 15h.

Outra curiosidade da Espanha, é que há cinco refeições ao longo do dia. Até às 9 da manhã, é servido o café antes do trabalho, ou desayuno. Para os espanhóis é muito difícil entender nosso termo ‘café da manhã’, já que não é todo mundo que toma café, e quem toma chá? (palavras de um espanhol).

Por volta das 11:30 é feito um lanche, e só as 15:00 os espanhóis almoçam. No fim da tarde, é feito outro lanche, e só por volta das 21:30 é horário do jantar. Saiba mais sobre isso no post sobre comidas típicas da Espanha.

Veja => Tour de segway para comer churros em Madrid

 

Futebol

O futebol é considerado o esporte mais popular na Espanha. O país é sede de alguns dos clubes mais reconhecidos do mundo, como F.C. Barcelona e Real Madrid. Por falar nisso, veja um tour pelo estádio de futebol em Madrid.

 

Dois beijos

Se você é um brasileiro prestes a visitar a Espanha, preste atenção nessa curiosidade. Ao cumprimentar uns aos outros, os espanhóis costumam dar dois beijos. Essa tradição é um dos principais constrangimentos que nós passamos ao ir para a Espanha pela primeira vez. Com exceção dos cariocas, claro!

Um mês => Roteiro viagem na Europa

 

De bar em bar

Tradições da Espanha
Curiosidades da Espanha: país que tem muitos bares no mundo.

Além de ser uma curiosidade, é um fato que os espanhóis adoram um bar. A Espanha é um dos países que mais tem bares no mundo, sendo que há um para cada 175 pessoas. Isso significa que você vai literalmente encontrar um bar a cada esquina. E preste atenção ao artigo com dicas sobre qual moeda levar para a Espanha para economizar uma grana.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Divertido => Passeio pelos pubs de Madrid

 

Tapas grátis

Gastronomia da Espanha
Curiosidades da Espanha: Tapas | Foto: Elemaki, via Wikimedia Commons.

Ainda falando sobre os bares, é costume ao pedir uma bebida e receber junto vários petiscos. É uma característica da cultura espanhola que tem várias origens, mas nenhuma concreta.

Alguns dizem que era para evitar acidentes de carroça para aqueles que bebiam e não comiam nada, outros dizem que eram pedaços de pão postos em cima das taças para proteger a bebida de mosquitos.

Seja como for, na maioria dos bares as tapas já estão inclusas no valor do cardápio e você poderá aproveitar diferentes tipos de petiscos, e até salir de tapas!

Delícia => Tour de tapas em Madrid

 

Hino sem letra

A Espanha é também algo à parte quando se trata de seu hino nacional. A curiosidade é que ele é um dos poucos do mundo que não tem letra. E para conhecer mais do país, leia o artigo sobre como funciona o trem na Espanha.

 

Relógio adiantado

Fuso horário da Espanha
Em 1940, o General Franco decidiu que de 23:00 iria para 00:00.

Devido à localização geográfica da Espanha, eles deveriam ter uma hora a menos. Em 1940, o General Franco decidiu que de 23:00 iria para 00:00, para ficar alinhado com a Alemanha, e ficou por isso até hoje.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Idioma

Pra qualquer um que você perguntar qual idioma os espanhóis falam, a resposta será óbvia: o espanhol, claro! Mas uma curiosidade da Espanha é que, apesar da língua espanhola ser a oficial, existem outros idiomas característicos por região. Por exemplo:o catalão em Barcelona, o Galego na Galícia, o Euskera no País Vasco, entre outros. E, claro, o país é destino certo para intercâmbio de espanhol.

 

Castells

Fatos interessantes na Espanha
Foto: Quim Perelló, via Wikimedia Commons.

Ainda falando de cultura, os Castells são torres humanas formadas geralmente em frente a prefeituras para celebrar alguns feriados. A tradição tem mais de 200 anos de existência, e é considerada pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Prático => Aluguel de carro na Espanha

 

Don Quijote

Depois da Bíblia Sagrada, o livro de Miguel de Cervantes “Don Quijote de la Mancha” é o mais distribuído e traduzido do mundo. A obra espanhola teve sua primeira publicação em 1605.

 

Tolerância

Fatos sobre a Espanha
Matrimônio gay é legal na Espanha desde 2005.

Uma curiosidade muito importante da Espanha é que ela está entre os países mais tolerantes à identidade sexual e de gênero. Aproximadamente 90% da população espanhola opinam pela aceitação da homossexualidade e o Matrimônio gay é legal na Espanha desde 2005.

 

Prato mais tradicional

Prato mais tradicional da Espanha
Paella é mais tradicional.

Embora haja muitos pratos tradicionais espanhóis, a Paella é o mais conhecido. Sua origem veio da Comunidade Valenciana e desde então há várias formas de fazer o prato, o mais famoso é a Paella Valenciana. Seja de carne, vegetariana, frutos do mar, entre outras.

Em Valência => Escola de Paellas com degustação na Espanha

 

Nada de Fada dos Dentes

Uma curiosidade da Espanha que a maioria não sabe, é que quem visita as crianças quando cai um dentinho não é a fada dos dentes, mas sim o Ratoncito Pérez. Sendo também uma cultura passada aos países da América Latina, esse personagem visita as crianças e deixa um presente em troca. Existem até músicas infantis sobre o Ratoncito Pérez.

 

O Natal dos Espanhóis

Natal espanhol
Natal na Espanha | Foto: CarlosVdeHabsburgo, via Wikimedia Commons.

Enquanto para os brasileiros o ponto do Natal é o Papai Noel, para os espanhóis é a chegada dos Reis Magos. A data também muda. A vinda dos Reis, que faz alusão à visita dos Magos quando Jesus nasceu, ocorre no dia 6 de Janeiro. Tudo isso, explico no post sobre feriados na Espanha.

Sendo assim, a troca de presentes ocorre mais tarde na Espanha do que nos países que esperam pelo Papai Noel ou Santa Claus.

Veja mais => Mapa das linhas de trem na Europa

 

Loteria

Todos nós conhecemos bem como funcionam os sorteios das loterias no final do ano e na virada. Mas enquanto para nós, a loteria é algo comum e sem muita emoção, na Espanha esse é um evento muito aguardado.

A curiosidade é que desde 1982 a Espanha se junta para ‘El Gordo’, a loteria que faz sorteios milionários. Os comerciais são engraçados e as pessoas se aglomeram nos bares e casas em frente à TV no dia 22 de dezembro para acompanhar horas de sorteio. Para ver de perto essa tradição, leia sobre quando ir para Espanha.

 

Sobrenome na Espanha

Diferente do Brasil, a ordem dos sobrenomes na Espanha era considerada: primeiro o sobrenome do pai e por último o da mãe. Isso queria dizer que o sobrenome paterno tinha mais relevância. Desde 2017, porém, foi eliminado esse princípio. Isso quer dizer que na Espanha, a criança pode ser registrada tanto com o primeiro sobrenome sendo o do pai, como com o primeiro sobrenome sendo da mãe, sem nenhum problema.

 

Monarquia

Espanha curiocisades
Rei da Espanha | Foto: Gobierno de Chile, via Wikimedia Commons.

O regime político atual da Espanha é a Monarquia Parlamentar. Isso quer dizer que a família real continua reinando, porém, tem pouca influência para governar e vive dentro dos limites do Parlamento. O Chefe de Governo faz parte do Parlamento e age como um presidente, coordenando as atividades do governo. Atualmente o rei da Espanha é Felipe VI que reina desde 2014.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Imperdível => Tour guiado pelo Palácio Real em Madrid

 

A terra da arte

Arte na Espanha
Catedral da Sagrada Família é um dos cartões postais de Barcelona.

Outra curiosidade da Espanha é que o país é a terra da arte. Nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Miguel de Cervantes, Juan Miro e Gaudí são conhecidos no mundo todo por suas obras grandiosas que sobreviveram ao tempo. No caso de Gaudí, elas continuam em andamento mesmo após sua morte, como é o caso da Igreja Sagrada Família em Barcelona.

Programe-se => Tour guiado e sem fila para a Sagrada Família

 

Siesta

Uma das curiosidades culturais mais interessantes da Espanha é o costume de dormir depois do almoço. Como é o período do dia que mais se ingere comida, é natural sentir sonolência. Sendo assim, é comum encontrar lojas fechadas durante algumas horas da tarde, já que os funcionários são liberados para comer em casa e fazer a siesta.

 

Espaço Schengen

Regras da Espanha
Há livre circulação entre o território espanhol e outros países.

Uma curiosidade da Espanha muito importante para quem tem vontade de viajar para o país é que não há necessidade de tirar visto antecipado para visitá-lo. Como a Espanha faz parte do acordo de Schengen, há livre circulação entre o território espanhol e outros países. Isso torna mais fácil para nós conhecermos o território espanhol, já que o visto é dado no momento da sua chegada do país, na imigração.

 

Espanha neutra

Muitos países começaram ambas Primeira e Segunda Guerra Mundial se declarando como neutros, mas poucos conseguiram se manter dessa forma até o fim. Uma curiosidade interessante da Espanha é que ela conseguiu se manter neutra durante as duas guerras, embora vendesse suprimentos a quem solicitasse.

Fácil => Como usar Whatsapp na Europa

 

Espanhol

Dados da Espanha
Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo.

Graças à Espanha, o idioma espanhol é o segundo mais falado no mundo, atrás apenas do chinês. Devido à expansão do domínio espanhol durante séculos, o idioma foi se difundindo e se tornou o que é hoje, com mais de 500 milhões de falantes nativos.

Chip => Internet na Espanha

 

A riqueza das curiosidades da Espanha

Esse é realmente um país fascinante! São inúmeros lugares para descobrir e particularidades que só o povo espanhol tem. A lista de curiosidades da Espanha é infinita. Para viver tudo isso, confira sugestões incríveis para fazer um roteiro de trem na Espanha.

Ela tem grande influência no contexto de imigrantes do Brasil, no idioma dos nossos países vizinhos, e até no costume de tirar aquele soninho depois do almoço. Sem dúvidas, imperdível conhecer as curiosidades da Espanha!

E antes de ir embora, veja esse vídeo sobre a arte na Espanha, uma das curiosidades do país, feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Qual das curiosidades da Espanha mais te surpreendeu? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Éric

    Me surpreendeu os espanhóis terem horário adiantado e maior proporção de bares por população! Parabéns pelo post, impressionante! Bastante rico!

  2. Guilherme Tetamanti

    Os espanhóis adoram viver nas ruas, bares, cafés, restaurantes...