Feriados na Espanha: 9 festas e eventos imperdíveis

por Thainá Fernanda

Feriados na Espanha: 9 festas e eventos imperdíveis

Assim como em outros países, viajar em período de feriados na Espanha pode significar uma experiência incrível de imersão na cultura espanhola, mas também comércios fechados, um número maior de visitantes ou até uma cidade vazia, sem atividades disponíveis.

Sendo assim, é muito importante considerar as datas de feriados que coincidem com a sua viagem, seja para se planejar e mergulhar de cabeça nesses eventos e tradições, seja para evitá-los e visitar o país em um período mais calmo ou com mais atividades.

Neste artigo, você conhecerá os feriados e eventos nacionais mais importantes da Espanha. Assim, você poderá conhecê-los melhor antes de escolher a data de sua viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Feriados na Espanha: festas e eventos

  1. 1 de Janeiro — Año Nuevo
  2. 6 de Janeiro — Epifania ou Día de Reyes
  3. 19 de Abril — Semana Santa
  4. 1 de Maio — Día del trabajo
  5. 15 de Agosto — Asunción de la Virgen
  6. 12 de Outubro — Día de la Hispanidad
  7. 1 de Novembro — Día de todos los Santos
  8. 8 de Dezembro — Día de Inmaculada Concepción
  9. 25 de Dezembro — Navidad

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

O que fazer nos feriados da Espanha

1 de Janeiro — Año Nuevo

Feriados na Espanha
Ponte Montjuïc, em Barcelona | Foto: Antoni63, via Wikimedia Commons.

Assim como em outras partes do mundo, os espanhóis levam muito a sério as festas de Ano Novo. Em todas as cidades, as pessoas costumam se juntar para ver os sinos que marcam a virada do ano ou comemorar em hotéis e restaurantes que oferecem uma programação especial à data.

Durante a ‘noche vieja’, 31 de dezembro, eles já separam as 12 uvas que devem ser comidas durante as 12 badaladas da virada do ano, acompanhadas da bebida Cava. Essa ação significa prosperidade e sorte ao ano que entra. Alguns espanhóis fazem um desejo para cada uva.

As ruas ainda estarão com as luzes de Natal, e será muito agradável celebrar virada do ano da Espanha. Alguns pontos turísticos na Espanha ficam ainda mais especiais nesta época: na fonte mágica de Montjuïc em Barcelona, há espetáculos de luzes coloridas e na Puerta del Sol em Madrid,, as pessoas se reúnem para comer as uvas e tomar cava durante a virada.

É também tradição, depois da virada, ir comer churros com chocolate nas churrerrías mais famosas. Já no dia 1 de janeiro, alguns lugares estarão fechados. Porém, algumas atrações só mudarão seu horário de funcionamento, assim como transporte público.

Uma dica importante se você vai nessa data é pesquisar o que estará aberto nesse dia de acordo com a cidade que você irá visitar e fazer reservas em restaurantes e bares de forma antecipada.

Exclusivo => Tour por restaurantes com estrela Michelin em Madrid

 

6 de Janeiro — Epifania ou Día de Reyes

Feriados nas cidades da Espanha
Desfile Dia de Reyes em Barcelona | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Ainda para quem visita a Espanha em janeiro, há a Epifania ou Dia de Reis, um feriado religioso que celebra o momento em que os Três Reis Magos adoraram ao então recém-nascido Jesus. Para os espanhóis, a tradição de receber presentes não é tão associada ao Papai Noel e sim com os Três Reis Magos.

Assim, é nessa data que é feita a troca de presentes nas cidades da Espanha. Na véspera do dia 6 de Janeiro, é feita uma cavalgada dos reis nas ruas e eles jogam doces às crianças, inclusive perguntando o que elas esperam ganhar naquela noite.

Fácil => Como usar WhatsApp no exterior

 

19 de Abril — Semana Santa

Eventos na Espanha
Festividades da Semana Santa em Lorca.

A Semana Santa, um importante feriado da Espanha, é celebrada com vários eventos religiosos na semana que precede a Páscoa. Cheia de tradição, a data reúne devotos e espectadores todos os anos em praças e ruas em várias regiões da Espanha, durante as procissões cheias de emoção.

Sua data varia a cada ano e para quem viaja durante esse período, é importante saber que o comércio e as atrações na Espanha costumam fechar durante a sexta-feira Santa. E para saber como se locomover no país, leia tudo sobre trem na Espanha.

Veja => Tour de segway para comer churros em Madrid

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

1 de Maio — Día del trabajo

Festividades na espanha
No feriado do Dia do Trabalho, muitos comércios e atrações ficam fechados.

Com sua origem baseada na luta da reforma da jornada de trabalho para 8 horas diárias, esse feriado é uma homenagem à classe trabalhadora.

Sendo uma data muito importante, não só na Espanha, mas em vários países do mundo, o Dia do Trabalho é um dos feriados em que há mais comércios e atrações fechados, de uma forma geral. Por falar em mundo, veja também um roteiro por Portugal e Espanha.

Delícia => Tour de tapas em Madrid

 

15 de Agosto — Asunción de la Virgen

Feriados em Salamanca, Espanha
Catedral em Salamanca realiza atividades | Foto: Superchilum, via Wikimedia Commons.

Sendo um dos feriados mais importantes da Espanha, é celebrado como a alma e o corpo de Maria, mãe de Jesus, foram levados ao céu. Em algumas cidades é realizada uma procissão.

Nesse dia há danças, atos religiosos, representações e uso de trajes regionais, desfiles e fogos de artifício. Praças e ruas se enchem de pessoas dispostas a celebrar e desfrutar dessa tradição.

Essa data, para muitas cidades da Espanha, significa pessoas retornando à sua família para comemorar essa tradição católica e chegada de muitos turistas, então se prepare para cidades que costumam ser mais pacatas, se encherem de gente.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ingressos antecipados para => Atrações de Barcelona

 

12 de Outubro — Día de la Hispanidad

Feriados em Granada
Día de la Hispanidad em Granada | Foto: MiguelAlanCS, via Wikimedia Commons.

Todo país tem uma data em que celebra o orgulho de sua nacionalidade, é o caso do Dia da Hispanidade. Em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombro chegou a América, o que significa a união da velha Europa com o Continente Americano.

Esse dia é muito importante, pois possibilitou a expansão da língua espanhola por diversos países, assim como sua cultura.

A celebração desta data inclui um desfile militar organizado por Madrid, com presença de representantes políticos, como a família Real e o presidente do Governo.

O comércio pode estar fechado ou não durante essa data. Há variações por cidade e a cada ano. Vale a pena conferir antes de viajar de acordo com a região que você vai visitar.

De qualquer forma, é uma oportunidade de mergulhar na história espanhola, e ver de perto o sentimento de patriotismo dos espanhóis.

Melhores => Tours guiados em Sevilha

 

1 de Novembro — Día de todos los Santos

Nesse feriado da Espanha, se celebra os amigos, parentes e conhecidos já falecidos. É comum visitar os túmulos com flores para homenagear os entes queridos. Essa data celebra que o falecido, tendo superado o purgatório, está desfrutando sua vida eterna ao lado de Deus, do ponto de vista cristão.

Sua origem se dá ao costume igreja de comemorar a data da morte dos mártires, pois era costume um grande grupo de pessoas morrerem por uma causa no mesmo dia.

Na Espanha, esse dia é todo dedicado à memória dos entes falecidos. Sendo assim, você poderá encontrar lojas e restaurantes fechados, mesmo que seja por um período.

Chip => Internet na Espanha

 

8 de Dezembro — Día de Inmaculada Concepción

Feriados em Tenerife, na espanha
Igreja de Nossa Senhora da Concepcion em Tenerife | Foto: El fosilmaníaco, via Wikimedia Commons.

As comemorações do Dia da Imaculada Conceição começam com uma missa do dia anterior. Essa data celebra que Maria nasceu sem pecado e foi mantida por Deus sem mancha e preservada do mal do mundo.

Isso porque, como todos sabem, ela foi escolhida para carregar o filho de Deus e, por isso, deveria ser imaculada – livre de qualquer pecado que pudesse manchar o Salvador do mundo. Essa festa católica traz um sentimento diferente para o país, por ser o período em que se aproxima o Natal.

Apesar de não ter atividades específicas para esta data, pode-se considerar que marque o início do mês mais festivo do ano, além de ser muito importante e significativo para os católicos em vários países. É uma ótima oportunidade de imersão na cultura espanhola.

Só os melhores => Passeios na Espanha

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

25 de Dezembro — Navidad

Feriados em Valencia, na Espanha
Decoração de Natal em Valencia | Foto: Alberto Ceballos, via Wikimedia Commons.

O Natal é conhecido no mundo todo, porém, na Espanha, o feriado tem costumes bem diferentes dos brasileiros. Por ser um país católico, o Papai Noel não é uma figura tão significativa assim, o que faz os presentes não serem necessariamente entregues no dia 25, mas em janeiro, no dia dos Reis Magos.

É uma época de frio, ruas cheias e coloridas, com luzes em diversas formas e lugares. O Natal é uma época muito bonita de se conhecer na Espanha. Grandes lojas como o “Corte Inglés” ou shoppings tem temáticas para essa época e até descontos promocionais.

Outro ponto marcante do Natal é a Loteria Espanhola, que é uma festa à parte. Desde seus comerciais divertidos, até a tradição de se apostar levam o povo espanhol a loucura. Ela também é conhecida como o El Gordo, e seu sorteio acontece no dia 22 de dezembro, onde o país todo fica de olho na TV.

Festas tradicionais da Espanha
Montagem de presépio é tradição na Espanha.

Os costumes podem variar de uma Comunidade Autônoma para outra. Um personagem dessa época que você pode se deparar é o Caga Tió, um pedaço de pau vestido e alimentado com doces antes do Natal, e que depois as crianças se juntam para fazer “cagar” esses doces.

Apesar de haver árvores de Natal, o mais tradicional na Espanha são os presépios, que são feitos de diversas formas, podendo até se mexer. No dia 26 de dezembro, em algumas regiões, se comemora a Festa de São Estevão. Nesse dia se celebra a morte de Estevão, um dos precursores da Igreja após a morte de Jesus, que foi perseguido e morto com conta disso.

O Natal é uma ótima época para se visitar a Espanha. Além de dezembro ser baixa temporada, é uma grande oportunidade de imersão na cultura do país e costumes locais de cada região. Lembrando que esse feriado na Espanha é uma sequência de eventos que vai de dezembro à janeiro, finalizando no Dia de Reyes.

Prático => Aluguel de carro na Espanha

 

Tudo sobre os feriados da Espanha

Saber os costumes e feriados comemorados na Espanha ao escolher a data de sua viagem é muito importante, uma vez que as festas podem fazer parte do seu roteiro e dos lugares que você poderá visitar.

Visitar a Espanha durante os feriados pode ser um grande aprendizado, mas também uma grande furada, se não houver conhecimento prévio sobre essas datas. Por isso, fique também de olho nas dicas da Espanha.

Para garantir que a cidade que você visite esteja com atrações totalmente lotadas, ou restaurantes fechados, por exemplo, pesquise antes de viajar e faça reservas em restaurantes durante os feriados.

Também compre as estradas dos lugares que você pretende visitar com antecedência. Com organização e planejamento prévio, os feriados serão uma vantagem a mais na sua viagem à Espanha.

E antes de ir embora, veja esse vídeo sobre a arte e cultura da Espanha, feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar para a Espanha!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *