Viagem para Espanha: 13 dicas para facilitar o planejamento

Viagem para Espanha: 13 dicas para facilitar o planejamento

Por haver uma história incrível e cheia de episódios importantes ao longo dos séculos, fazer uma viagem para Espanha é daquelas experiências onde é possível fazer uma viagem no tempo e voltar para diferentes épocas. A invasão dos Mouros, a colonização das Américas e diversos outros acontecimentos são fatores marcantes na história.

Não é à toa que é um dos principais destinos turísticos da Europa, afinal possui uma das maiores listas de lugares que são considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO, 44 no total. E se você está pensando em embarcar para a Espanha, confira aqui no blog as dicas de viagem para Espanha que separei para te ajudar no planejamento. Viva a Espanha!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Madrid

Seguro viagem para Europa »

 

13 dicas de viagem para Espanha

Dicas sobre a Espanha
Toledo, uma das cidades mais incríveis na Espanha.

Sem dúvidas, ter alguém que te dê umas dicas da Espanha enquanto você está se preparando para a viagem pode te fazer economizar tempo, dinheiro, constrangimentos e até te ajudar a evitar cair em pegadinhas para turistas.

E atenção: eu já morei no país e, neste artigo, separei as 13 melhores dicas de viagem para Espanha que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura. Tudo que eu queria que tivesse me dito sobre moeda, tomada, idioma, segurança, cultura, comida e outros detalhes para você aproveitar o máximo possível o que a Espanha pode te dar.

Ao planejar cada uma de minhas viagens, sempre busco informações que serão úteis num novo destino: qual a conversão do câmbio, expressões básicas e gírias no idioma local, quais são os melhores meses para viajar.

Enfim, faço uma pesquisa geral para garantir que nada falte e eu consiga aproveitar melhor meus dias viajando. Assim foi com a Espanha e suas principais cidades.

  • Melhor época e clima
  • Moeda
  • Visto de entrada
  • Comidas típicas
  • Segurança
  • Tomada na Espanha
  • Voltagem
  • Transporte
  • Seguro viagem
  • Idioma oficial
  • Idiomas locais
  • Cultura e costumes
  • Principais destinos turísticos

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

1) Clima e melhor época para ir

Espanha em setembro
Verão na Espanha corresponde aos meses de junho a setembro.

Espanha no verão ferve, pois é a estação que há mais turistas na Espanha, boa parte da própria continente europeu. A Espanha é um dos países mais quentes da Europa e seus dias longos e ensolarados de verão, associados às belíssimas praias e cidades da Espanha mais turísticas, são os motivos perfeitos para os restaurantes e hotéis ficarem cheios.

No verão, é possível participar de atividades como esportes aquáticos, passeios em parques, caminhadas em trilhas, entre outras. Tudo isso, claro, tem um preço.

O verão na Espanha corresponde aos meses de junho a setembro, época considerada como alta temporada no país. Sendo assim, a dica é reservar tudo com bastante antecedência e preparar o bolso, pois as taxas aumentam. Conheça também os feriados na Espanha que costumam encarecer a viagem.

O verão pode ser uma boa época para quem vai visitar as regiões de montanha dos Pirineus, além de destinos de praia como as populares Ilhas Canárias e Ilhas Baleares, entre elas Ibiza, Maiorca e Formentera.

Se o seu objetivo, porém, não é gastar muito e você não faz questão de altas temperaturas, a dica para visitar a Espanha no Inverno. Essa estação corresponde aos meses de dezembro a março, onde as temperaturas ficam entre 0º C e 17º C.

Os valores são menores, os restaurantes e pontos turísticos menos lotados e você poderá esquiar, ver a neve (dependendo da região) e caminhar sem fadiga. Saiba mais lendo sobre a quando ir para Espanha.

A primavera e outono são as estações ideais para visitar a Espanha, se você quiser economizar e viajar com mais conforto. No sul do país o inverno é suave, enquanto no auge do verão faz muito calor, com temperaturas acima de 40°.

Melhores => Passeios em Barcelona

 

2) Moeda

Euro é a moeda local
Moeda da Espanha é o euro.

A moeda utilizada em toda a Espanha, bem como em todos os países que fazem parte da União Europeia, é o Euro. As cédulas têm os valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500. Já os valores das moedas são: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos, 1 e 2 euros.

Sua cotação está na casa dos R$4 nos últimos anos, mas pode haver grandes oscilações devido a instabilidade econômica que vivemos.

A dica para quem viaja para a Espanha é acompanhar a cotação do Euro diariamente, com antecedência. Não deixe de pesquisar em plataformas online, onde há a melhor taxa de câmbio. Lembrando que aeroportos possuem as maiores taxas, sendo uma opção apenas em último caso. E para saber mais, leia também qual moeda levar para Espanha.

Para encontrar as melhores taxas para comprar Euros, recomendo pesquisar os preços pelo site da Confidence Câmbio. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Confidence, uma das maiores agências online do Brasil.

Tire suas dúvidas => Comprar dólar e euro online

 

3) Visto de entrada

Para entrar na Espanha são válidas as mesmas regras para os demais países da União Europeia: brasileiros não precisam de visto para uma estádia de até 90 dias, mas é obrigatório o seguro viagem para entrar na Europa. Não é necessária nenhuma vacina para entrar na Espanha e o passaporte deve ter validade de pelo menos seis meses.

Outra dica para a Espanha é que você poderá ficar até três meses por semestre sem necessidade de visto, apenas como turista. Essa regra vale para qualquer país que faça parte do Tratado de Schengen. Então, você pode sair e voltar para a Espanha ou outros países que fazem parte do acordo quantas vezes quiser durante esse período.

A União Europeia dispensa o Brasil da necessidade de possuir um visto para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, que é o caso da Espanha. Sendo assim, é necessário apenas ficar de olho na data de validade do seu passaporte, que deve vencer pelo menos três meses após a sua data de entrada no país.

Pode ser exigido do cidadão brasileiro a comprovação de que possui recursos financeiros para bancar sua viagem para Espanha. O valor é de 68 euros por dia de permanência e o valor mínimo total (independentemente do número de dias no país) é de 570 euros. A comprovação deve ser feita por meio de cheques de viagem, extratos, cartão de créditos ou mesmo em espécie.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Recomendo => Ônibus turístico em Madrid

 

4) Comidas típicas

Blog com dicas sobre a Espanha
Jamón, ou presunto crú, é uma das iguarias espanholas.

A gastronomia espanhola é famosa em todo o mundo, sendo uma verdadeira motivação para qualquer viajante, ainda mais com pratos que cabem no bolso de todos os perfis de turista.

Os símbolos da culinária no país são a paella e as tapas, que são servidas em pequenas porções geralmente acompanhadas por uma caña – como o chopp é conhecido por aqui. Porém, devido a diversidade do país, cada cidade e região possui diferentes pratos típicos que certamente você vai querer experimenta, como as comidas tradicionais de Madrid.

Gastronomia espanhola
Paella é arroz com acompanhamentos variados.

A Espanha possui pratos bem diferentes do que estamos acostumados, mas que, por outro lado, surpreendem por serem deliciosos. Os espanhóis são grandes fãs da batata, azeite de oliva, arroz e vinho.

Na hora de escolher sua refeição, aproveite os pratos típicos e esqueça um pouco o arroz com feijão, por mais que bata aquela vontade de dar um pulo num restaurante brasileiro.

Algumas das comidas típicas da Espanha e que você não pode deixar de provar ao visitar o país são:

  • Paella valenciana: arroz com acompanhamentos variados. Pode ser de carne, frango, frutos do mar e até vegetariana.
  • Tapas: petiscos variados, pode ser ou não cobrado a parte, mas a maioria dos bares prefere colocar o valor das tapas embutido no preço da bebida. Uma expressão conhecida para esse prato é ‘salir de tapas’, onde a pessoa sai de bar em bar apenas comendo tapas e bebendo alguma coisa.
  • Churros: diferentes dos nossos, não possuem recheio e são longos e finos. O costume é mergulha-los em chocolate ou outro doce derretido.
  • Gazpacho: sopa fria a base de pão e legumes. Muito indicada para as refeições no calor.
  • Sangria: vinho gelado com frutas. São lindas jarras coloridas, uma ótima opção para beber com os amigos no verão.

Veja => Tour de segway para comer churros em Madrid

 

5) Segurança

Blog Espanha
Polícia da Espanha | Foto: Jeffrey Beall, via Wikimedia Commons

A Espanha está nas estatísticas como um dos países mais seguros da Europa. Segundo o importante jornal El Mundo, a Espanha esteve entre 2014 e 2016 como o país com menos homicídios da Europa.

De acordo com uma matéria do jornal El País, são poucos os casos de estupro seguido de homicídio na Espanha, sendo menos de 1% nas estatísticas de 2018. As taxas de furtos também estão abaixo da média da Europa.

Mas tenho algumas dicas da Espanha de como diminuir ainda mais as chances de ser vítima de um sinistro

  • Obedeça as recomendações da polícia local de cada região, bem como dos hotéis e agentes de viagem;
  • Deixe parte do seu dinheiro e pertences importantes em caixas protegidas. Não dê mole onde estiver hospedado;
  • Carregue consigo apenas os documentos necessários e evitar ostentar joias e pertences caros; prefira o uso de cartões de débito e crédito;
  • Evite manter sua bolsa, carteira ou celular em cima da mesa ou em bolsos, e cuidado para não esquecer seus pertences em telefones públicos ou caixas eletrônicos;
  • Desconfie da ajuda de estranhos;
  • Evite transitar por lugares solitários e escuros, principalmente tarde da noite.

Chip => Internet na Espanha

   

 

6) Tomada na Espanha

Espanha em Agosto
Tomadas na Espanha são de dois furinhos redondos.

As tomadas na Espanha são de dois furinhos redondos. Caso seus aparelhos ou carregadores não tenham a mesma entrada da tomada, é possível comprar um adaptador por alguns euros em supermercados, mercearias ou lojas específicas para eletricidade.

Outra dica para quem visita a Espanha e não consegue adaptar os aparelhos nas tomadas locais é perguntar no hotel em que está hospedado se há adaptadores reserva, que normalmente são disponibilizados.

Completo => Roteiro por Portugal e Espanha

 

7) Voltagem

A voltagem em toda a Espanha é 220 V, ao contrário do Brasil que possui mais de uma voltagem dependendo da região. Sendo assim, nossa dica para quem visita a Espanha é examinar bem os aparelhos que está colocando na mala, para evitar levá-los se não tem como usar.

Em minha viagem à Barcelona, tive que escolher levar minha escova rotativa ou o secador, já que não seria necessário levar os dois e seria muito espaço na mala. Acabei por escolher a escova rotativa de 110 V em vez do secador com voltagem maior, porém, não pensei em nenhum momento na voltagem padrão da Espanha.

Ao colocar a escova na tomada, ela começou a esquentar e a sensação que eu tinha era que ela estava “transbordando energia”. Desliguei na hora com medo queimar.

O resultado é que não pude usar a escova rotativa nenhum dia e tive que pedir um secador emprestado. Ou seja, levei um peso desnecessário na mala.

Depois de uns dias de viagem na Espanha, me deram a dica de comprar um transformador, que é um aparelho que diminui a voltagem antes de chegar ao aparelho. Fui a uma loja para eletrônicos e não me lembro ao certo o valor, mas era muito caro.

Já o carregador do celular funcionou perfeitamente, sem precisar de adaptador para a tomada. Ao comprar eletrônicos na Espanha, verifique se a voltagem é 220V. Se você comprar um aparelho de 220V e usar no Brasil, ele vai funcionar, porém, vai demorar mais para carregar ou funcionar pior do que o esperado.

Só os melhores => Passeios em Madrid

 

8) Transporte dentro da Espanha

Dicas de viagem a Espanha

A melhor opção para viajar dentro do país é o trem, ainda mais porque a Espanha tem mais de 15 mil quilômetros de ferrovias e as principais cidades estão ligadas pelo serviço. Quem opera os trens no país é a Renfe.

Há também a opção de viajar de ônibus, meio de transporte mais barato, porém mais demorado. Você pode começar a pesquisar sobre o assunto no post sobre como se locomover em Madrid.

Quem quiser viajar de avião dentro do país com voos low cost na Europa, as principais empresas são Iberia, VuelingRyanair e Easy Jet. A dica é ficar atento nas promoções. Falo mais sobre isso em meu ebook gratuito, clique aqui para baixar.

Na minha opinião, a melhor opção é alugar carros no país, com estradas ótimas, bem sinalizadas e que alcançam todos os cantos da Espanha. A possibilidade de conhecer pequenas cidades, que muitas vezes estão fora do roteiro, é a principal vantagem.

Planejando alugar um carro na Espanha?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

Transporte na Espanha
Trem na Espanha | Foto: Peter elektro, via Wikimedia Commons.

Por mais que o trem seja o transporte mais tradicional e característico da Europa, nem sempre será o mais barato. Uma das dicas da Espanha você deve ter mais atenção é pesquisar e comprar passagens com antecedência.

Atualmente existem linhas aéreas com opção de voos de baixo custo, que podem ser até mais baratos que o trem. Lembrando que no avião as malas têm limite de peso e você só poderá carregar em mãos uma pequena bolsa.

Já nos trens não há limite de bagagem e nenhuma mala será despachada, porém, será sua responsabilidade carregá-las e arrumá-las dentro do trem. Confira um roteiro de trem na Espanha.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Espanha

 

9) Seguro viagem para Espanha

Para visitar o pais é obrigatório adquirir um seguro viagem para Espanha. Há várias opções de seguro que podem ser contratados online, então, pesquise bem as opções disponíveis de acordo com a sua necessidade.

Além de obrigatório, o seguro viagem te protege em caso de acidente, internação, cobre medicamentos e até dá direito a indenizações, dependendo do plano que você adquirir. Confira o post com nosso opinião se a Seguros Promo é confiável e descubra como comparar e contratar o melhor seguro para você.

 

10) Idioma oficial na Espanha

Idioma espanhol
Aprenda a falar frases básicas em Espanhol.

Muita gente vai que faz uma viagem para Espanha achando que o idioma é o de menos! Porém, as pessoas cometem alguns erros, dizer macueco para macaco (não existe), escova é escoba (que significa vassoura), cartão é cartón (que significa papelão) e que falar que um prato é exquisito quer dizer que se trata de um prato esquisito (mas na verdade é um prato delicioso).

A lista vai longe se formos comparar. Na ilusão de que o português e o espanhol são iguais e que basta “enrolar a língua”, nós brasileiros corremos um grande risco de passar vergonha desnecessária não só na Espanha, mas nos outros países que falam espanhol.

Sendo assim, a dica para quem não fala espanhol é aprender frases básicas. Dicas de frases que serão de ajuda ao visitar a Espanha:

   
  • Com licença: Con permiso.
  • Obrigada: Gracias, ou muchas gracias.
  • Por favor: Por favor.
  • Oi, tudo bem? Meu nome é… Qual é seu nome? : Hola, qué tal? Mi nombre es… Cuál es tu (informal) / su (formal – pessoas que não se tem intimidade ou sinal de respeito) nombre?
  • Onde é o banheiro? : Dónde está el baño?
  • Que horas é o almoço/ o jantar/ o café da manhã? : A qué hora se sirve el almuerzo/ la cena/ el desayuno?
  • Como encontro esta rua/ este endereço? : Cómo llego a esta calle/ esta dirección?
  • Que horas sai o trem/ ônibus/ avião/ metrô? : A qué horas sale el tren/ autobús/ avión/ metro?
  • Quanto custa? : Cuánto cuesta?
  • Vou levar (compra): Me lo llevo.
  • Cartão de crédito / débito: Tarjeta de crédito / débito.

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

11) Idiomas locais

Cultura e tradições
Ter um segundo idioma é algo natural para os espanhóis.

Cada comunidade também pode ter seu dialeto próprio, além do espanhol. Dependendo da cidade que você visitar, encontrará placas de rua, metrô, restaurantes e diálogos na rua no idioma local. E ter esse segundo idioma é algo natural para essas pessoas, é uma segunda língua materna.

Uma vez perguntei à minha professora de Barcelona em qual idioma um catalão pensa e sonha, e ela respondeu: “Depende. Pode ser que a gente acorde pensando em espanhol, encontre alguém que cumprimente em catalão e, então, começamos a pensar em catalão. Daí escutamos uma música em espanhol, daí passamos a pensar em espanhol… Pode ser qualquer uma das duas”.

Em Valência => Escola de Paellas com degustação na Espanha

 

12) Cultura e costumes

Como a Espanha está toda dividida em Comunidades Autônomas, que são regiões com identidade e legislação própria (algumas vezes até idioma), é bom pesquisar sobre a cultura e os costumes das diferentes regiões do mapa da Espanha. Alguns costumes podem ser utilizados a nível nacional, como os dois beijos e a siesta.

Mas cada Comunidade Autônoma vê a vida de forma diferente. Inclusive, vale a pena ler o post sobre as curiosidades da Espanha.

Por exemplo, há comunidades em que pode ser considerado até ofensivo dizer a alguém que ele é espanhol. Quem mora em Barcelona é catalão, quem mora em Andaluzia é andaluz e assim por diante. Muito cuidado!

Imperdível => Excursão particular em Madrid

 

13) Principais destinos de viagem

Blogs sobre Madrid
O Palácio Real de Madrid.

A Espanha é um país muito diverso, com várias regiões com culturas e tradições próprias, como é o caso da Andaluzia, onde ficam Marbella, Sevilha, Ronda, Córdoba e Granada; do País Basco e da Catalunha, onde fica Barcelona. Essa multiplicidade acontece porque a Espanha é o resultado da fusão de vários reinos medievais, que invadiam constantemente a Península Ibérica devido a proximidade com o norte da África. Entre os principais destinos buscados pelos viajantes estão:

Madri | A capital espanhola é uma das mais interessantes da Europa, pois oferece ótimos museus, bons restaurantes e vida noturna animada. Dica para quem busca o que fazer em Madrid é conhecer a vizinha Toledo, uma cidade que ainda guarda muito da arquitetura medieval, com suas muralhas e portais.

Catalunha | A cidade mais famosa da região é Barcelona, com sua rotina agitada e belezas arquitetônicas. Além disso, a cidade é berço de Gaudí.

Andaluzia | Sevilha, Córdoba, Granada e Valência estão entre os principais destinos desta região, além é claro das praias ao sul que fazem parte da Costa do Sol, reconhecida pelos mais de 300 dias de sol por ano.

Galícia | O destaque desta região é Santiago de Compostela, que atrai peregrinos do mundo todo, para percorrer o concorrido Caminho de Santiago, de bicicleta ou a pé.

Outras opções são Ibiza, a região de Castilla y León, que abriga as cidades de Ávila, Segóvia e Salamanca, entre várias outras.

 

Aproveite as dicas de viagem para Espanha

Viajar para outro continente não é o mesmo que planejar uma viagem dentro do Brasil, há muitos fatores a serem considerados, como escolher a data, câmbio, documentos para entrar no país, entre outros.

Espero que este artigo com as principais dicas da Espanha tenha ajudado você nessa experiência. Lembre-se que quanto mais bem planejada for sua viagem para Espanha, mais você conseguirá aproveitar muito mais tudo de bom que uma trip proporciona.

Não é novidade que a Espanha está entre os países que mais recebe turistas em todo o mundo, e certamente nós brasileiros estamos entre os principais visitantes. Além da semelhança no idioma, o povo espanhol em geral também é bastante receptivo e caloroso, recebendo muito bem os turistas.

Enfim, são infinitas possibilidades e razões para visitar a Espanha e veja só como é linda Salamanca, uma dos destinos turísticos mais procurados no país, nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Espanha:

Procurando dicas de viagem para Espanha? Ainda tem dúvidas sobre o planejamento? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marisa

    Guilherme,O que é melhor Adais sorei suas dicas de Madrid, mas gostaria de saber mais sobre como ir de Madrid para Barcelona e na volta para Madrid e Brasil no mesmo dia. O melhor seria ir de avião ou de trem AVE? ATT Marisa

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Marisa, Ahh eu iria de trem. Como o trecho não é tão longo, somando os tempos de embarque no avião, ida ao aeroporto, etc, acaba ficando mais confortável ir de trem. Abraços

  3. Alberto

    Ótimas dicas????Só faltou a cidade de Alicante

  4. Adriana

    Oi Guilherme, tudo bom? Gostei bastante das dicas e me ajudou no planejamento do meu roteiro. Aproveitando a deixa, pode me ajudar com uma dúvida? Aranjuez e Toledo em um dia // Avila e Segóvia no outro dia dia Consigo fazer essas 2 cidades em um dia? Melhor ir de trem ou alugar um carro? Obrigadaaaaaaaaaa e abraços!

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Adriana, Olha, apenas para passar nas cidades, é possível sim...melhor de carro para economizar tempo. Mas recomendo mesmo uma cidade por dia, aí sim você poderá conhecer um pouco melhor. Abraços

  6. Tati

    Olá Guilherme! Adorei receber seu e-mail, principalmente porque iremos pra Espanha em abril...:) Deixa eu só tirar uma dúvida: iremos embarcar no dia 28/04/17 e o passaporte do meu marido expira em 31/10/17...está dentro dos 6 meses, mas fiquei meio receosa. Será melhor ele fazer um novo passaporte ou da pra viajar tranquilo com esse? Obrigada! Estou adorando suas dicas!!!

  7. Guilherme Tetamanti

    Oi Tati, Segundo a página Requisitos de Entrada no site do consulado espanhol, "O documento deve ser válido até três meses após a data prevista de saída do território dos Estados-membros". Isso vale para os países membros do Tratando de Schengen. Abraços

  8. Norma Sueli

    Guilherme, Fiquei muito feliz em receber esse email com dicas da Espanha. Principalmente Andaluzia que pretendo fazer numa extensão de viagem de Portugal. Vou ler tudo. Obrigada. Valeu.

  9. Guilherme Tetamanti

    Oi Norma, Para mim é muito legal poder integrar o blog com a lista de email, redes sociais e conseguir ajudar ainda mais com as dicas! Muito bom saber que minhas experiências são úteis :)

  10. Valorn

    Na Espanha as tomadas são de 2 pinos, não de 3. E não acredito que você não falou de nenhum destino no Norte da Espanha. Há lugares incríveis como a Galiza e Astúrias: - Lugo, cidade bimilenaria, com a única muralha romana completa do planeta. - O Cebreiro, aldeia na fronteira Leste da Galiza, a 1300 m de altitude, ou Piornedo, com construções ainda com a arquitetura prerromana. - Ourense, com multitude de termas naturais, algumas de graça e outras de preço ridículo. Imperdível. - A Coruña, de 800 anos, a cidade de Hercules, uma beleza com praias em plena cidade, com uma vida noturna agitada e com o farol máis antigo do mundo aínda em funcionamento. - Santiago de Compostela, com a cidade antiga cheia de vida e de história. - Cedeira e Cariño, com as falésias máis altas da Europa, depois dos fiordos noruegos. - Pontevedra, uma cidade antiga que parece de brinquedo. - Picos de Europa, uma paisagem de sonho para os amantes da montanha. Trilhas e trilhas, escalada, alpinismo, paisagens lunares. - Gijón, charme e agito. Recomendo muito esta parte da Espanha.

  11. Guilherme Tetamanti

    Olá, obrigado pelas sugestões. Quando morei na Espanha fiquei grande parte do tempo na Andaluzia, e apenas cruzei o país quando estava indo em direção a Paris. Tenho planos de explorar o norte do país, suas dicas serão bastante úteis. Grande abraço

  12. Ângela Maria Gonzaga de Souza

    Ola Guilherme adorei suas dicas, vou fazer minha primeira viagem internacional, com três amigas queremos ir para Turquia, queremos passar 10 dias pode nos dar algimas dicas boa da Turquia.

  13. Guilherme Tetamanti

    Oi Ângela, Que demais, fiquei encantado pela Turquia. Tenho alguns artigos, mas o conteúdo ainda não está completo. Está entre os próximos destinos para atualizar aqui no blog. Se tiver alguma dúvida específica, retorne o contato :) Abraços

  14. Alysson

    Boa Tarde, Eu e um grupo de amigos fanáticos pelo Real Madrid CF estamos planejando uma viagem para Madri, com foco em conhecer o Santiago Bernabéu, assistir um jogo e conhecer alguns lugares... Nunca viajei para fora, pode me dar algumas dicas? Obrigado.

  15. Guilherme Tetamanti

    Oi Alysson, É difícil responder algo tão genérico, muito coisa para dizer. Tenho um ebook gratuito com algumas dicas para o planejamento da viagem! Basta cadastrar seu email nesse link: mkt.queroviajarmais.com/cadastro Abraços

  16. Adriano

    Adorei as suas dicas! Vou fazer um intercâmbio na Espanha por 6 meses tomando um curso de espanhol em Madrid e essas dicas servirão bastante para o meu período de estadia na cidade. Um intercâmbio em Madrid sempre foi o meu sonho e sei que a melhor maneira de tornar o idioma fluente é com um curso de espanhol na Espanha. E também compartilho a dica da escola de espanhol em Madrid onde vou estudar, Sprachcaffe: