Início / Turquia

Turquia

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalA Turquia, ou República da Turquia, é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes, neste caso Europa e Ásia. Por isso, ele é chamado de euro-asiático e o turismo na Turquia saber explorar bem essas duas culturas distintas.

É isso mesmo. Basta atravessar a Ponte do Bósforo, na magnífica Istambul, para chegar do outro lado e aproveitar para conhecer as diferenças culturais.

Localizado na  península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e na Trácia Oriental, no sudeste da Europa, a Turquia é um país é relativamente grande, com uma área de mais de 780 mil km², equivalente ao estado do Mato Grosso.

Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Iraque, Irã, Azerbaijão e Síria, e é banhado pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e de Mármara. Sua economia é bastante desenvolvida, sendo o 17º maior PIB do mundo. Saiba mais sobre a Turquia neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Turquia

Vantagens de contratar um seguro de viagem »

 

Turismo na Turquia

Roteiro pela Turquia
Bodrum.

Apesar de Ancara ser a capital, Istambul é a principal metrópole e porta de entrada para a grande maioria dos turistas, que chega principalmente em voos da Turkish Airlines, maior companhia aérea do país.

Outros destinos turísticos importantes são Capadócia, Pamukkale, Marmaris, Fethiye, Ölüdeniz e as lindas praias da Riviera Turca, em cidades como Bodrum e Antalya.

O turismo na Turquia ficou acessível quando a Turkish Airlines passou a operar em 2010 um voo direto entre São Paulo e Istambul. Essa rota ficou bem concorrido após o sucesso da novela Salve Jorge, da Rede Globo, transmitida entre 2012 e 2013. Os brasileiros chegaram com tanta força, que hoje em dia existem muitos guias que falam português.

Além de tantos pontos turísticos que por si encantam os turistas, o povo turco é simpático e acolhedor, transformando a viagem numa experiência ainda mais inesquecível.

A culinária local, em todas as regiões do país, também é algo que certamente deixará saudades, e talvez um dos principais motivos para ficar com vontade de fazer mais uma viagem para a Turquia. Quer mais motivos, veja o que fazer na Turquia para encantar-se pelo país.

Prático => Melhores tours guiados pela Turquia

 

O que fazer na Turquia

A Turquia foi a mais grata surpresa entre todos os países que já visitei. Confesso que não sabia muito sobre o destino e pouco havia planejado, mas no final de meu roteiro de 7 dias percebi que poderia facilmente viajar por meses pelo país. Para começar a sentir vontade, veja as minhas melhores fotos da Turquia.

Prático => Cruzeiro pelo Bósforo e jantar 

 

Istambul

Turismo na Turquia
Ponte do Bósforo, uma das conexões entre Europa e Ásia em Istambul.

Istambul é uma das metrópoles mais visitadas da Europa. Suas igrejas, mesquitas, museus, palácios e muralhas encantam a todo tipo de viajante. Muitos roteiros para Istambul recomendam de 3 a 4 dias na cidade, mas confesso que até mesmo uma semana pode ser pouco para explorar todas as possibilidades, ainda mais por ser a única cidade do mundo que se divide em dois continentes.

Leia neste artigo dicas de viagem para Istambul de forma que você aproveite bem a cidade e não deixe de fora pontos turísticos imperdíveis como a Ponte Bósforo, a Mesquita Sultan Ahmed (Mesquita Azul), a Museu Aya Sophia, o Palácio Topkapi, o Grand Bazaar, além de aproveitar o por do sol em Üsküdar e passar um dia em Princes Islands (Büyükada).

Istambul, inclusive, está na lista das cidades mais lindas do mundo, que conheci durante a viagem de volta ao mundo. Claro que, na minha opinião.

Aproveite para desfrutar de toda essa beleza com um ticket para ônibus turístico em Istambul.

Imperdível => Passeio guiado por Istambul

 

Capadócia

Turismo na Capadócia na Turquia
Voo de balão durante o amanhecer na Capadócia.

A Capadócia, com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, resultado da ação vulcânica e erosão, é hoje em dia um dos destinos turísticos mais procurados do planeta. O voo de balão na Capadócia é o mais famoso e na minha opinião o mais lindo do mundo. Agenda com antecedência o passeio de balão pela Capadócia.

E não é só o fato de estar num balão, o que é novidade para a grande maioria dos turistas, mas ver o sol nascendo num ambiente tão diferente, passando tão perto das rochas vulcânicas características da região, traz uma paz incrível e agrada até o mais exigente viajante. Vale muito a pena.

Porém, há muito mais dicas do que fazer na Capadócia. Neste artigo sugiro três roteiros turísticos básicos: Tour Vermelho: Castelo de Uçhisar, Museu de Göreme, Pigeon Valley, Monks Valley, Avanos Pottery Centre, Ürgüp Fairy Chimneys, Paşabaglari e Rose Valley; Tour Verde: Cidade subterrânea de Derinkuyu, Ihlara Canyon e Monastério de Semile; e Tour Azul: Mustafapaşa Cemil Village, Soganli Valley, Güzel Öz e şahinefendi Theodora Church.

Além de dicas de hospedagem e de quanto custa viajar para a Capadócia. Confira também uma visita às cavernas em Göreme.

Leia => Tour privado na Capadócia

 

O que ainda quero ver na Turquia

Em Istambul, existe um parque chamado Miniatürk, que mostra as cidades e principais pontos turísticos da Turquia, todos construídos em miniatura. Confira um ingresso do Miniatürk.

Fiquei encantando com tantos lugares lindos para conhecer, principalmente com as cidades da Riviera Turca Pamukkale (veja um passeio guiado até Pumukkale)

Outro lugar importante para conhecer não só a história turca, mas da humanidade, é a cidade de Éfesos. É impossível medir a importância histórica deste local, sendo um dos maiores sítios arqueológicos do mundo e sem dúvida o mais bem preservado da Turquia. Inclusive, tem excursão para Éfeso saindo de Istambul.


Devido a nossa parceria com o Booking.com, fazendo a reserva do seu hotel através do links encontrados no blog, você não paga taxas extras, tem direito ao cancelamento gratuito e ainda ajuda o blog a se manter no ar.

Booking.com => Dicas de hotéis e onde ficar na Turquia


Caso precise de mais dicas sobre o que fazer na Turquia, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 🙂

Até + !!!

 

Confira mais artigos sobre a Turquia:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *