Turquia

Turquia

A Turquia, ou República da Turquia, está localizado na  península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e na Trácia Oriental, no sudeste da Europa, a Turquia é um país é relativamente grande, com uma área de mais de 780 mil km², equivalente ao estado do Mato Grosso.

Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Iraque, Irã, Azerbaijão e Síria, e é banhado pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e de Mármara. Sua economia é bastante desenvolvida, sendo o 17º maior PIB do mundo. Saiba mais sobre a Turquia neste artigo que contém todos os links para os posts sobre a Turquia. É só clicar e se informar!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Turquia

Vantagens de contratar um seguro de viagem »

 

Mapa da Turquia

dicas de atrações turquia
Mapa da Turquia. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Ancara
  • Cidade mais populosa: Istambul
  • Língua oficial: turco
  • Governo: República unitária presidencialista[1]
  • Área  Total: 783 562 km²
  • Fronteira: Grécia, Bulgária, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Irão, Iraque e Síria
  • População:  75 627 384[3] hab.
  • Moeda: Lira turca (TRY)
  • Clima: Mediterrâneo

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Turquia »

 

Turismo na Turquia

dicas da turquia
Bandeira da Turquia

A Turquia é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes, neste caso Europa e Ásia. Por isso, ele é chamado de euro-asiático e o turismo na Turquia sabe explorar bem essas duas culturas distintas.

É isso mesmo. Basta atravessar a Ponte do Bósforo, na magnífica Istambul, para chegar do outro lado e aproveitar para conhecer as diferenças culturais.

Além da diversidade cultural trazida por tanta mistura, o país tem localização estratégica e possui grandes atrativos para quem procura uma viagem de férias.

pontos de interesse turquia

O que instiga a curiosidade dos turistas e transformou a Turquia num dos maiores destinos turísticos da atualidade.

Apesar de Ancara ser a capital, Istambul é a principal metrópole e porta de entrada para a grande maioria dos turistas, que chega principalmente em voos da Turkish Airlines, maior companhia aérea do país.

Outros destinos turísticos importantes são Capadócia, Pamukkale, Marmaris, Fethiye, Ölüdeniz e as lindas praias da Riviera Turca, em cidades como Bodrum e Antalya.

O turismo na Turquia ficou acessível quando a Turkish Airlines passou a operar em 2010 um voo direto entre São Paulo e Istambul.

o que fazer na turquia

Além de tantos pontos turísticos que por si encantam os turistas, o povo turco é simpático e acolhedor, transformando a viagem numa experiência ainda mais inesquecível.

Não é a toa que mais de 30 milhões de turistas escolhem viajar para o país todos os anos.

A culinária local, em todas as regiões do país, também é algo que certamente deixará saudades, e talvez um dos principais motivos para ficar com vontade de fazer mais uma viagem para a Turquia.

Quer mais motivos, veja o que fazer na Turquia para encantar-se pelo país.

 

O que fazer na Turquia

A Turquia foi a mais grata surpresa entre todos os países que já visitei. Confesso que não sabia muito sobre o destino e pouco havia planejado, mas no final de meu roteiro de 7 dias percebi que poderia facilmente viajar por meses pelo país.

Para começar a sentir vontade, veja as minhas melhores fotos da Turquia.

Confira mais no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Turquia:

 

Istambul

o que visitar na turquia
Mesquita Azul em Ismtambul

Istambul é uma das metrópoles mais visitadas da Europa. É uma cidade incrível, com suas construções suntuosas, igrejas, mesquitas, museus, palácios e muralhas encantam a todo tipo de viajante. Além de uma culinária bem rica.

Muitos roteiros para Istambul recomendam de 3 a 4 dias na cidade, mas confesso que até mesmo uma semana pode ser pouco para explorar todas as possibilidades, ainda mais por ser a única cidade do mundo que se divide em dois continentes, Europa e Ásia.

melhores passeios na turquia

Apesar de ser uma grande metrópole, uma atração turística por si só, muitos pontos importantes estão localizados na parte europeia.

Todos próximos à Praça Sultanahmet. E, perto da praça se encontra o Palácio e Museu Topkapi, um antigo palácio Otomano transformado em museu em 1924.

Além, há a Cisterna Basilica, que é a maior de uma série de cisternas construídas no período bizantino, no século VI.

turquia cultura
Palácio Topkapi

Por fim, cerca de 150 metros das cisternas, está localizada o mais importante ponto turístico de Istambul, o Hagia Sophia.

Construída em 537, era o maior edifício do mundo na época e uma maravilha da engenharia, por conta da tecnologia disponível.

interior da Hagia Sophia
Interior da Hagia Sophia

Hagia Sophia já foi a principal catedral grega ortodoxa e, depois, foi convertida em uma mesquita durante o período otomano.

Desde 1935, foi convertida em museu.

Não deixe de andar pela Avenida Istikal, que liga a Praça Taksim, o ponto central, até a Torre de Galata, que fica numa região com influência genovesa e veneziana.

dicas da turquia
Torre de Galata

Outros ponto turístico impressionante, são as Muralhas de Constantinopla, que começaram a serem construídas no século V.

A caminhada pelas Muralhas é incrível, pois é uma imersão histórica no passado de Istambul e dos Impérios que a controlaram.

São aproximadamente 7km de caminhada, que oferecem uma vista privilegiada do lado europeu da cidade e de seus incontáveis monumentos.

Já o cruzeiro pelo Estreito de Bósforo é uma experiência única.

turquia istambul
Estreito de Bósforo

Não deixe de fora pontos turísticos também o por do sol em Üsküdar e passar um dia em Princes Islands (Büyükada).

O seu roteiro por Istambul te deixará muito apaixonado pela Turquia!

Istambul, inclusive, está na lista das cidades mais lindas do mundo, que conheci durante a viagem de volta ao mundo. Claro que, na minha opinião.

Leia todos os posts sobre Istambul aqui

 

Capadócia

turquia religiao
Castelo de Uçhisar

A Capadócia (em breve), com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, resultado da ação vulcânica e erosão, é hoje em dia um dos destinos turísticos mais procurados do planeta.

É uma das regiões mais lindas do planeta, com formações rochosas difíceis de acreditar.

Não é somente a paisagem pitoresca que atrai os turistas, mas todo o patrimônio histórico e cultural deixado por tantos povos que habitam a região há milhares de anos.

roteiro 4 dias turquia

Será necessário contratar um tour para conhecer a cidade subterrânea, o Castelo de Uçhisar, as igrejas dentro das rochas e todas as outras atrações turísticas.

Existem três roteiros básicos conhecidos como vermelho, verde e azul, sendo os dois primeiros mais populares.

costumes turquia
Cidade de Goreme

Tour Vermelho: Castelo de Uçhisar, Museu de Göreme, Pigeon Valley, Monks Valley, Avanos Pottery Centre, Ürgüp Fairy Chimneys, Paşabaglari e Rose Valley;

Tour Verde: Cidade subterrânea de Derinkuyu, Ihlara Canyon e Monastério de Semile;

Tour Azul: Mustafapaşa Cemil Village, Soganli Valley, Güzel Öz e şahinefendi Theodora Church.

Pesquise dicas de hospedagem e de quanto custa viajar para a Capadócia.

lugares turísticos da Turquia
Voo de balão durante o amanhecer na Capadócia.

O voo de balão na Capadócia é o mais famoso e na minha opinião o mais lindo do mundo.

E não é só o fato de estar num balão, o que é novidade para a grande maioria dos turistas.

Ver o sol nascendo num ambiente tão diferente, passando tão perto das rochas vulcânicas características da região, traz uma paz incrível e agrada até o mais exigente viajante. Vale muito a pena.

A paisagem durante o voo é totalmente inusitada, com rochas pontiagudas e outras dezenas de balões compondo o cenário.

voo de balão na turquia

O voo em si me parece ser exatamente igual, pois todos os balões decolam e aterrissam na mesma região.

O café da manhã e taça de champagne no final do passeio também é padrão, assim como a superlotação dos balões.

A dica de ouro é: faça o possível para ser um dos últimos a entrar no cesto para poder ficar na “janelinha” e ter uma melhor visão do cenário.

Além das belezas, o turismo na região é bastante desenvolvido, com ótimos hotéis, restaurantes e passeios, sempre com excelentes serviços prestados ao turista.

 

Mais destinos da Turquia

riviera turca
Antalya

O litoral sudoeste da Turquia, banhado pelo Mar Mediterrâneo, é um procurado destino durante o verão, entre junho e setembro. As cidades de Olimpos e Antalya são as principais da região conhecida como Riviera Turca.

região turística turquia
Piscinas naturais de Pamukkale

As formações calcáreas de Pamukkale, aos pés da antiga cidade turca de Hierápolis, é um patrimônio mundial da UNESCO, principalmente pelas nascentes de água quente.

Conhecida também como castelo de algodão, é uma das atrações mais visitadas na Turquia.

 

Outras atrações da Turquia

outras atrações da turquia
Miniatürk

Em Istambul, existe um parque chamado Miniatürk, que mostra as cidades e principais pontos turísticos da Turquia, todos construídos em miniatura.

Outro lugar importante para conhecer não só a história turca, mas da humanidade, é a cidade de Éfesos.

É impossível medir a importância histórica deste local, sendo um dos maiores sítios arqueológicos do mundo e sem dúvida o mais bem preservado da Turquia.

 

Turquia para brasileiros

A rota turística na Turquia ficou mais famosa no Brasil, após o sucesso da novela Salve Jorge, da Rede Globo, transmitida entre 2012 e 2013.

Os brasileiros chegaram com tanta força por lá,  que hoje em dia existem muitos guias que falam português.

O melhor é que você conseguirá viajar sem gastar muito, pois a lira turca é equivalente ao real, com preços bastante atraentes para os turistas que vistam a Europa e o Oriente Médio.

Minha média de gastos foi de R$ 50,00 por dia, sendo bem econômico. Entre 80 e 100 é um bom orçamento.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer na Turquia, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 

Até + !!!

 

:
Turquia

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Turquia
Capadócia
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Turquia
Istambul
conhecer destinos >
Background Tickets
Turquia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *