10 melhores praias de nudismo no Brasil e no mundo

por Caroliny Anache

10 melhores praias de nudismo no Brasil e no mundo

Se você se interessa pela prática do naturismo e quer conhecer alguma das praias de nudismo pelo mundo, aqui vai uma seleção de dez praias de nudismo, cinco praias localizadas no Brasil e cinco praias no exterior.

Existem oito praias de nudismo, oficiais, no território brasileiro, e algumas dezenas de outras praias de nudismo pelo mundo.

A prática, ao contrário do que muitos pensam, é uma forma de valorizar o respeito mútuo, aumentar a auto-estima e estar em comunhão com a natureza. Quem pratica o naturismo destaca a vibe de experimentar uma sensação de liberdade.

E, ao mesmo tempo, sentir a segurança de realmente estar entre pessoas que buscam vivenciar o desapego da aparência e dos julgamentos. A maioria das pessoas que frequenta esses locais não está em busca de sensualidade ou sexualidade, apenas quer curtir um banho de mar e ter um contato puro com a natureza: sem vestimenta, sem amarras, sem preocupação.

Por isso, as praias oficiais tem algumas regras para um melhor aproveitamento: existe a separação de áreas para solteiros e para as famílias e seguranças que ficam de olho em possíveis assédios. Geralmente essas praias ficam em locais distantes e isolados, em meio às áreas ambientais preservadas. Quer conhecer?  Vem comigo e fique à vontade!

Aproveite => Seguro Viagem

Melhores ofertas de hotéis do mundo »

 

Melhores praias de nudismo do Brasil

  • Praia do Abricó, Rio de Janeiro (RJ)
  • Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)
  • Praia da Galheta, Florianópolis (SC)
  • Praia de Barra Seca, Linhares (ES)
  • Praia de Tambaba, Conde (PB)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados no Brasil »

 

Praias mais famosas de nudismo no Brasil

Praia do Abricó, Rio de Janeiro (RJ)

Melhores praias de nudismo no Brasil
Grumari, onde está a Praia do Abricó | Foto: A marijose, via Wikimedia Commons.

Essa praia foi a primeira praia de nudismo registrada oficialmente no estado do Rio de Janeiro, existe também mais uma praia naturista dentro do estado, que está localizada em Búzios. A praia do Abricó fica próximo a Barra da Tijuca, em Grumari.

Ao contrário da maioria, essa praia naturista fica mais próxima da cidade, distante uma hora do centro da cidade carioca. Em 2014, a praia ganhou um selo para oficializar o nudismo, autorizada pela Federação Brasileira de Naturismo.

A praia é assegurada pela Associação Naturista de Abricó, que fiscaliza o cumprimento das normas internacionais de naturismo na qual são regidos.

A associação cuida para que os naturistas tenham um bom convívio e também promove jogos e gincanas para um lazer completo entre os banhistas.

Alguns banhistas assíduos pagam mensalidade para manter a organização e atendimento do local. Na praia há painéis com informações sobre a praia, a história dela e fotos de eventos para que todos os visitantes criem uma intimidade.

No mais, é só curtir o marzão carioca, em meio a lindas montanhas e sentindo a brisa do mar por todo o corpo. E para aproveitar mais, confira os passeios guiados no Rio de Janeiro que valem a pena fazer e outras praias no Rio de Janeiro.

Veja => Onde ficar no Rio de Janeiro

 

Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)

praias de nudismo famosas
Praia do Pinho | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

A Praia do Pinho é conhecida por ser a primeira praia de nudismo do Brasil e, por isso, uma das principais do país. Localizada em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, a praia do Pinho fica distante 11 quilômetros de Balneário Camboriú e 80 quilômetros de Florianópolis.

Ela fica em um local de difícil acesso e cercada por montanhas cobertas pelo lindo verde da floresta, ela tem 500 metros de extensão e 50 metros de faixa de areia. Na alta temporada, mais de 3 mil pessoas curtem o naturismo por ali.

A praia tem ondas fortes e um mar na cor azul turquesa que encanta, é belíssima e bem reservada. Há uma pousada, alguns restaurantes e camping administrados por um dos naturistas.

Há dois tipos de espaços: um destinado para aqueles que estão acostumados e ficam totalmente pelados (ali é obrigatório estar pelado) e outro espaço para aqueles que ainda estão se acostumando, onde não precisa ficar totalmente nu.

Para se hospedar na pousada de lá é preciso ter um passaporte de naturista. Caso queira apenas passar o dia, é possível saber mais informações pelo site da praia, onde você encontra a história do local, funcionamento e valores da pousada, camping e estacionamento.

Mas, se preferir, fazer um bate-volta, veja as opções de pousadas em Santa Catarina e hotéis em Santa Catarina.

Reserve => Hotéis em Balneário Camboriú

 

Praia da Galheta, Florianópolis (SC)

Dicas de naturismo
Praia da Galheta | Foto: Papa Pic, via Wikimedia Commons.

A praia da Galheta é maravilhosa. Tem um visual incrível que mescla os morros cobertos com vegetação rasteira de cor verde intensa e variadas rochas de formatos e tamanhos diferentes na cor cinza escuro, a areia em tom creme e o mar azulzinho terminam o cenário. Conheça os melhores passeios em Florianópolis.

O mar é calmo e raso, as pequenas ondas deixam o mar muito atrativo formando pequenas espumas brancas. Um lugar convidativo para a prática de nudismo.

É necessário percorrer uma trilha de cerca de 300 metros para chegar a esse oásis. Não há estrutura por lá, apenas ducha de água doce. É preciso levar bebidas e comida.

Fica distante 17 quilômetros do centro de Florianópolis. Porém, ali não é obrigatório o nudismo, é opcional. O local é frequentado por naturistas, mas também surfistas.

É bem reservado, por ser uma área de preservação permanente. Há apenas três barracas de vendas de bebidas e alimentos, porém elas só ficam abertas durante alta temporada.

Essa praia não possui uma triagem de quem entra, ao contrário das outras, ela é pública, porém o local é tranquilo e pacífico.

A Associação Amigos da Galheta cuida para que o local mantenha-se preservado, cuidado e com respeito entre os banhistas.

Ali a paquera é permitida, porém sem conotação sexual, com respeito e limite seguidos pelo código de ética da Federação Brasileira de Naturismo.

Em qualquer praia de naturismo não é permitido atos obscenos ou falta de respeito com o próximo, correndo o risco de ser expulso da praia. Conheça também outras praias em Florianópolis.

Veja => Onde ficar em Florianópolis

 

Praia de Barra Seca, Linhares (ES)

Essa é a única praia do Espírito Santo que pratica o nudismo, possuindo mais de 70 associados da Congregação de Naturismo do Estado que pagam mensalidades para manter o local com boa estrutura.

Eles ainda encontram dificuldade em manter o local, já que a praia recebe milhares de turistas. Então, uma contribuição é sempre bem vinda.

Para chegar lá, é preciso pegar a BR 101 da cidade de Linhares, onde parte dela é de estrada de terra. Chegando lá, um barco faz a travessia cobrando uma taxa para o serviço. A dica é levar tudo o que precisa, já que a praia não tem estrutura de quiosques.

Porém, quem chega lá pode utilizar as duchas, barraca com mesas e redes para descanso. Para quem quiser acampar, há luz e água, mas precisa levar toda a sua estrutura. A entrada é gratuita.

As águas calmas, o mar verdinho, a areia com uma grande extensão possibilita uma liberdade de espaço e uma grande privacidade, já que lá a regra é clara: só entra quem estiver nu.

Existem normas e regras a serem cumpridas. Tudo pela boa convivência entre os naturistas.

Mais opções => Hotéis em Linhares

 

Praia de Tambaba, Conde (PB)

Onde praticar naturismo no Brasil
Tambaba | Foto: Joel Souto Maior, via Wikimedia Commons.

O destino agora é a Paraíba, estado nordestino menos cogitado para as férias da costa do Nordeste, mas com lugares maravilhosos.

Assim é a praia de Tambaba, que fica no pequenino município de Conde, a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Mas se engana, quem pensa que lá é vazio. A praia teve uma boa repercussão por meio de reportagens e hoje é considerada uma das melhores praias de nudismo do país.

Ela foi a primeira praia de naturismo do Nordeste. A praia tem duas divisões, então quem não pratica o nudismo pode conhecer essa beleza de águas verdinhas claras, lindas falésias gigantes e uma floresta nativa que impressiona.

Já para os praticantes de nudismo, uma escadaria separa as duas áreas e leva até a recepção para que os naturistas recebam orientações das regras, que incluem: nada de fotos, nada de atos sexuais e homens sozinhos não entram, apenas acompanhados de uma mulher.

Esta área da Praia de Tambaba é reservada apenas para pessoas que aderem totalmente a prática do nudismo. Não pode entrar com nenhuma peça de roupa e nem dar uma passadinha apenas para se ‘familiarizar’, não vai rolar.

 E pode ficar tranquilo, que nessa praia tem serviços de bares e restaurantes com comidinhas e bebidas típicas nordestinas e até aluguel de mesa com cadeiras de praia e guarda-sol.

Além disso, os frequentadores são bem animados, realizam campeonatos de surf para naturistas, que aliás é o único do mundo, e passeios de buggy pela praia.

Outra atração é o Circuito de Ecoturismo em torno da Costa do Conde, que inclui passeios de bike, caiaques, caminhadas, corridas e passeio de 4×4.

Melhores => Hotéis em João Pessoa

 

Melhores praias de nudismo no exterior

  • Little Beach – Maui, Hawaii
  • Haulover Beach – Miami, Estados Unidos
  • Black’s Beach – San Diego, Califórnia
  • Praia Orient Bay Beach – Saint Martin, Antilhas Francesas
  • Praia Es Cavallet – Ibiza, Espanha

Como ter? => Internet na Viagem

 

Praias mais famosas de nudismo no exterior

O nudismo existe desde a Antiguidade, no tempo do Império Romano, onde os esportes eram praticados sem roupa.

Porém, o naturismo moderno, com a prática do nudismo iniciou por volta do ano de 1900 na Alemanha. Vamos conhecer algumas das principais praias de nudismo no mundo.

 

Little Beach – Maui, Hawaii

Little Beach, praia de nudismo no Hawaii
Little Beach | Foto: QVM.

Esse pedacinho de paraíso é rodeado de muita floresta verde, cachoeiras e o mar de um azul clarinho estonteante, cristalino, mágico. Maui é considerada a segunda maior entre as ilhas do Hawaii, com uma área de mais de 1.800 metros quadrados.

Para chegar até essa incrível ilha, dois aeroportos recebem os viajantes: o Kahului Airport (onde pousam as principais companhias aéreas americanas) e o Kapalua-West Maui Airport, onde pousam as companhias regionais. Em 30 minutos de voo você já estará em seu destino, saindo de Oahu, a ilha principal. Veja onde ficar nas ilhas do Hawaii.

Ela é considerada uma praia de nudismo muito bem avaliada pelos banhistas. Fica em local bem reservado, a beleza e limpeza do local chama a atenção. A floresta nativa, os vestígios de lava dos vulcões, os esportes e a natureza se apresentam ali de forma única.

Os amigos golfinhos e as amigas baleias e tartarugas passam por ali para fazer uma graça. Um lugar que vale a pena conhecer.

Economia => Hotéis em oferta no Hawaii

 

Haulover Beach – Miami, Estados Unidos

praias de naturismo no mundo
Praia fica no Haulover Park | Foto: Elmschrat, via Wikimedia Commons.

Essa praia é bem famosa em Miami, é extensa e uma das mais bonitas da cidade. Ela fica dentro de um tipo de parque público de Miami, em toda a sua extensão existem áreas mais lotadas, áreas mais isoladas e a reservada para os naturistas.

Essa área reservada para nudismo é legalizada, porém não é obrigatória. Por isso muita gente vai pra lá apenas para conhecer, então é uma mistura de gente com roupa e sem roupa.

Mas só é possível ficar nu naquela parte da praia. Há uma placa em inglês avisando: “além desse ponto poder haver banhistas nus”.

É a praia preferida dos surfistas, mas também de quem quer conhecer um mar azul esverdeado lindo de se ver, rodeado por areia branquinha. E saiba mais sobre o que fazer em Miami.

Para quem quer curtir uma vista incrível no verão de Miami, é “a praia”. A praia fica ao norte da extensão da costa, próxima da praia Sunny Isles Beach.

O local é mais deserto e não há barracas vendendo comidas e bebidas. Vá preparado com seus comes e bebes, sua cadeira de praia e guarda sol. E aproveite a liberdade desse paraíso.

Top => Melhores hotéis de Miami

 

Black’s Beach – San Diego, Califórnia

Naturismo nos Estados Unidos
Black’s Beach | Foto: Levi Clancy, via Wikimedia Commons.

Ao redor da praia, você vai avistar lindas, exuberantes e grandiosas rochas com quase 100 metros de altura que enfeitam o cenário. E acreditem, esse local muito amado pelos naturistas californianos existe há 50 anos.

O nome da praia se explica pelo fato de que a areia possui trechos de cor preta, misturada nos tons de areia amarelo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A praia é plana e tem uma grande extensão antes de encontrar com o mar. O mar esverdeado tem ondas moderadas, ideal para um bom mergulho.

A partir de San Diego, você se direciona para a estância La Jolla, caminhando 4 quilômetros você chega a esse oásis, que deve fazer parte do seu roteiro em San Diego.

Essa é a maior praia de nudismo dos Estados unidos e muito frequentada por turistas e californianos. Além dos banhistas nus, ali também se encontram praticantes de parapente e surf. Lembrando que não é obrigatório ficar nu no local.

Para chegar lá, não é nada mole. O trecho tem muitas sinuosidades, subidas e descidas. Mas, claro, vale demais cada dificuldade no caminho. Essa praia é de cenário de filme, com natureza ao seu redor.

Não há muito comércio, por isso leve tudo o que vai precisar, todos aqueles apetrechos de praia que você imagina que irá utilizar. E curta a brisa californiana.

Consulte => Melhores hotéis de San Diego

 

Orient Bay Beach – Saint Martin, Antilhas Francesas

Turismo de naturismo
Orient Bay Beach | Foto: Clavius66, via Wikimedia Commons.

De uma ilha caribenha não dá para se esperar nada além de um mar daqueles que parecem uma piscina clara, cristalina e brilhante.

Esse é o Caribe francês, que tem aquele cenário que deixa qualquer um boquiaberto. O mar é banhado pelo mar das Caraíbas e fica há 250 quilômetros de distância da cidade de Guadalupe, que é uma república francesa.

A cidade de Saint-Martin abriga a praia nudista Orient Bay Beach. Em toda a extensão há restaurantes e bares que oferecem estrutura completa para seu dia de praia ser maravilhoso, as espreguiçadeiras podem ser alugadas.

No início da praia, os mais reservados usam traje de banho e algumas mulheres arriscam o topless, já os mais desinibidos ficam ao sul da praia, onde a maioria das pessoas fica inteiramente nuas.

Ali, há um hotel totalmente nudista, o Club Oriente, conhecido em todo o mundo pela tradição de hotel naturista. Ali na praia, em frente do hotel, se concentram os banhistas nus.

Opções => Hotéis em Saint Martin

 

Praia Es Cavallet – Ibiza, Espanha

Naturismo na Espanha
Ibiza abriga uma praia de nudismo, a Es Cavallet.

Para os espanhóis é completamente natural ficar pelado, não há julgamento e nem nada de esquisito nisso.

Cerca de 500 mil espanhóis são considerados convictos naturistas, de acordo com o jornal El País. Só na Espanha, existem mais de 10 praias de nudismo.

Não tem tabu, é só chegar tirar a roupa e ficar livre, sem estranheza. Mas vamos falar da praia Es Cavallet, uma praia magnífica do sul de Ibiza.

Essa praia foi tombada Patrimônio Natural da Humanidade em 1999 e fica em um ponto entre dunas e morros.

Ela é bem reservada e tem pouco mais de 2 quilômetros de extensão. O público é bem variado, mas é conhecida por receber mais o público homossexual. Dá para chegar de carro, ônibus ou para os mais ousados de bicicleta, a partir de Ibiza.

Pelo lado da praia Las Salinas, uma caminhada de 20 minutos por bosques sombreados te leva a esse paraíso. A dica é ficar atento a épocas de alta temporada, pois o estacionamento fica lotado.

As águas tem aquela cor clarinha, no tom azul turquesa divino. Há bares e restaurante com uma boa estrutura, bem confortável e que beira o luxo perto das outras praias.

Porém, há uma parte específica onde os naturistas ficam concentrados. A cena é essa: morro coberto pela floresta verde, areia branquinha, mar cristalino, restaurantes com seus bangalôs, poltronas e espreguiçadeiras almofadadas, comida boa, bebidas, festa, ou seja, o lugar ideal para quem quer agito. Enfim, aproveite cada momento.

Descubra => Onde ficar em Ibiza

 

Praias de nudismo no Brasil e no mundo

Chegamos ao fim desse passeio pelas praias de nudismo em nosso Brasil e em algumas parte do mundo. Tem lugares para quem quer realmente se entregar a leveza do nudismo e alguns para apenas conhecer e ir se familiarizando.

Escolha a que melhor parece com seu momento e se joga! Compartilhe com a gente qual praia você escolheu pra ir ou se já visitou alguma delas. O bacana, é que dá pra usar uma parte das suas férias para conhecer as belezas da cidade e depois se refugiar no paraíso dos pelados. Só vai! Até a próxima!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *