Espírito Santo

Espírito Santo

O Espírito Santo é mais um estado do Brasil pequeno em extensão, mas gigante em atrativos turísticos. E, no caso do turismo no Espírito Santo não é apenas o ecoturismo, mas também o turismo de negócios, o agroturismo e até o turismo religioso.

Esse interesse todo é devido à geografia privilegiada do Espírito Santo, que fica na região Sudeste. Fazendo fronteira com a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro localizado está em uma área com lindas paisagens, clima tropical e temperatura média de 24ºC o ano inteiro.

Além disso, dos 46 mil km² de extensão territorial, a maior parte é litorânea. São 400 quilômetros de praia, além de 73 ilhas que pertencem ao Estado, enseadas e baías protegidas por rochas. E não é só praia, não. O Espírito Santo possui cidades de serra, com trilhas e espaço para esportes radicais.

Quer saber mais sobre o turismo no Espírito Santo? Leia este artigo e conheça os pontos turísticos e tudo sobre o que fazer no estado.

Planeje sua viagem => Hotéis em Vitória do Espírito Santo

Seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo no Espírito Santo

Turismo no Espírito Santo
Vitória, capital do estado | Foto: I, Caahh.m, via Wikimedia Commons.

A geografia do Espírito Santo é bem parecida com a do Rio de Janeiro: de um lado o mar e do outro a serra. Assim, há uma grande extensão litorânea, que é dividido em três partes: a região central, onde ficam Vitória e Vila Velha; a região do litoral sul, onde estão Guarapari e Anchieta; e a região do litoral norte, com Linhares e Conceição da Barra.

Além disso, há cidades com altitude mais elevada e em meio a Mata Atlântica, como Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves. São climas bem diferentes em um estado tão pequeno.

O Espírito Santo é o quarto menor estado brasileiro, ficando atrás apenas de Sergipe e Alagoas, no Nordeste, e Rio de Janeiro.

E apesar de não tem a super fama do vizinho Rio de Janeiro, cada vez mais atrai viajantes em busca das suas belas paisagens, clima agradável e hospitalidade da populacional.

Isso falando em termos de turismo de lazer, uma vez que para turismo de negócios, agroturismo e religioso o estado já é consolidado e, por conta dos seus importantes portos, é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

O que fazer no Espírito Santo

Vitória

Dicas de viagem para Vitoria, Espirito Santo
Pontes ligam Vitória ao continente.

Vitória, a capital do estado, não fica no continente. Ela é uma das três capitais brasileiras que ficam em ilhas e são ligadas ao continente por grandes pontes. Foi fundada em 1551, sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, mais velha até que São Paulo e Ouro Preto (Minas Gerais).

Como foi construída em uma ilha com montanhas, a cidade tem dois diferentes níveis: a cidade alta e a cidade baixa (assim como Salvador). A ligação entre as duas partes é feita por várias escadarias.

A principal delas foi batizada de Maria Ortiz, em homenagem a um dos símbolos na luta contra as invasões holandesas, que aconteceram por volta de 1625 em vários estados brasileiros.

Entre os atrativos que a colocam no mapa do turismo no Espírito Santo estão o Palácio Anchieta, construído a pedido do padre Anchieta em 1570 e hoje uma das sedes do governo, fica em frente ao Porto de Vitória; a Catedral Metropolitana, com características neogóticas que demorou 50 anos para ser construída.

E ainda o Convento de São Francisco, construído no final do século XVI; o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, de 1682; e o Teatro Carlos Gomes, com seu projeto inspirado no Teatro Scala, de Milão, inaugurado em 1927.

 

Mais sobre Vitória do Espírito Santo

Roteiro de viagem em Vitória, Espirito Santo
Arquipélago de Trindade | Foto: Simone Marinho, via Wikimedia Commons.

Além dos pontos turísticos mais históricos, a cidade tem diversas praias. A Praia do Canto é a que oferece a melhor estrutura turística para viajantes, com hotéis, bares e restaurantes no entorno. Além do belo arquipélago Trindade e Martim Vaz, a 1,2 mil quilômetros de Vitória.

Já a Praia de Camburi é a mais famosa e movimentada da cidade, tem 6 quilômetros de extensão e é ponto de partida para escunas e onde acontecem diversas atividades culturais e esportivas. Além da lha do Boi estão as melhores praias da cidade, com as águas mais limpas e sossegadas da capital; entre outras praias.

Chip => Internet durante uma viagem

 

Vila Velha

Dicas de viagem em Vila Velha, Espírito Santo
Praia da Costa | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Vizinha de Vitória, são cerca de 5 quilômetros de ponte que as separam, Vila Velha é outra cidade histórica do estado. Dizem até que o Espírito Santo começou em Vila Velha, que foi a primeira a ser habitada na região.

Tem praias belíssimas e cheia de gente o ano inteiro como a Costa e a Barra do Jucu, que fica mais afastada do centro, e a Praia Secreta que, atualmente não é tão secreta. Essa praia fica “escondida” perto de um muro, que tem uma abertura para esse paraíso.

A Praia Secreta fica perto do Farol de Santa Luzia, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O farol tem 12 metros de altura, foi construído na Escócia e trazido para o Brasil em várias partes. Foi inaugurado por Dom Pedro II em 1871.

Do farol, se tem uma das vistas mais bonitas da região. É que lá do alto dá para ver toda a cidade de Vila Velha, além de Vitória e Serra, que é a maior e mais populosa cidade do estado. Dentro do farol há sempre exposições ligadas ao mundo náutico, como a dos tipos de nós feitos pelos marinheiros.

As principais atrações da cidade são ligadas ao turismo religioso como o Convento de Nossa Senhora da Penha, que fica no alto de um morro.

A igreja é de 1.558 tem uma capela, museu e recebe todos os anos mais de 1,5 milhão de pessoas para a Festa da Penha, em abril. Além da Igreja do Rosário, a mais antiga do Espírito Santo construída em 1535 e do museu Casa da Memória.

Mala extraviada => Como funciona o seguro bagagem

 

Outros destinos de praia no Espírito Santo

Roteiro de viagem pelo litoral do Espírito santo
Guarapari | Foto: Masajualves, via Wikimedia Commons.

O estado ainda tem outras cidades de praia muito procuradas por viajantes. Entre elas estão Conceição da Barra, que fica a aproximadamente 256 quilômetros de Vitória. O tempo parece passar mais devagar e, além das praias, há festas folclóricas e muito forró.

Já Guarapari é agitada e cheia de gente, principalmente na praia Meaípe, região com ruas de areia, muitas castanheiras e barcos.

Outras praias da cidade são a Praia dos Padres, cheia de mata, Bacutia, onde os jovens se encontram, Vermelha, do Sul e Ermitão, no Parque Natural do Morro da Pescaria, e também da Aldeia, dos Adventistas e Setibão, a preferida dos surfistas. Guarapari é ótima para mergulho.

Quase na divisa com a Bahia, fica a cidade de Itaúnas. Lá tem rio e mar para tomar banho, areias douradas e água bem morninha, além das Dunas de Itaúnas. Para fechar o dia, o agito fica por conta dos lugares para dançar forró pé-de-serra, certamente um dos melhores motivos para fazer turismo no Espírito Santo.

Dicas => Como acumular milhas aéreas

 

Destinos de serra no Espírito Santo

Dicas de viagem pela serra do espírito santo
Pedra Azul | Foto: Luiz Felipe Gasparini, via Wikimedia Commons.

Como citei no início, o Espírito Santo tem praias e serras nas suas divisas. Por isso, além do litoral a região da serra atrai muitos viajantes em busca de um clima mais ameno e tradições que mesclam muito da cultura europeia.

As principais cidades da região Serrana do Espírito Santo são Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves.

Além de serem cidades muito buscadas por casais, a região serrana do Espírito Santo é um grande polo de ecoturismo.

Em Domingos Martins fica o Parque Estadual da Pedra Azul. Lá, há muitas trilhas entre a Mata Atlântica, até rios e lagos e até a Pedra Azul, que é uma formação rochosa de 1.882 metros coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol, por isso o nome.No Rio Jucu, ainda na cidade, é possível fazer rafting.

Na região da serra, bem na divisa com Minas Gerais, fica o Parque Nacional do Caparaó que corta sete cidade, sendo cinco no lado capixaba: Jerônimo Monteiro, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupu.

O parque é uma área de preservação da Mata Atlântica e nele, em Ibitirama, está o Pico da Bandeira que tem 2.892 metros de altura e é o terceiro maior do país.

No parque os viajantes fazem trilhas, tomam banho em cachoeiras e piscinas naturais, podem ver o pôr ou nascer do sol e ainda praticar montanhismo no Pico da Bandeira.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Dicas de turismo no Espírito Santo

Passeios e trilhas no Espírito Santo
Parque Nacional Caparaó | Foto: Igor Tibiriçá Mendes, via Wikimedia Commons.

Repetindo o que disse no começo do artigo, o ES é pequeno em extensão, mas gigante em atrativos turísticos, seja no litoral ou na serra. Por isso, é que o turismo no Espírito Santo não para de crescer a cada ano.

Neste artigo, pincelei as principais cidades e pontos turísticos do estado, mas saiba que ainda há mais a ser explorado por lá, incluindo aqueles cantinhos que hoje só os capixabas conhecem.

Além de todos esses lugares, outro atrativo interessante é a culinária local, cheia de pratos com frutos do mar.

Um dos mais famosos é a torta capixaba, feira com 10 frutos do mar, e a moqueca capixaba. Resumindo, o Espírito Santo é lindo, tem diversos tipos de atrativos para os viajantes, uma culinária deliciosa e um povo simpático. Perfeito!

Outras informações você pode obter no post índice da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), que reúne artigos de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo do Espírito Santo e conheça os atrativos desse estado do sudeste do Brasil:

Gostou das dicas? Conte qual seu lugar preferido no Espírito Santo ou onde você quer mais conhecer.

Até + !!!

 

Background Tickets
Espírito Santo

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Espírito Santo

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Espírito Santo

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *