Vitória

O turismo em Vitória tem como ponto forte a natureza: são belas praias, vários parques e praças. Você encontram trilhas, muitas espécies de fauna e flora, praias de vários tipos e muitas áreas para a prática de esportes. Além disso, a cidade possui diversas construções histórias e muita influência das civilizações que a colonizaram (e mesmo as que sempre tentaram conquistar, como os holandeses).

Apesar dos vários pontos turísticos, Vitória acaba sendo apenas a porta de entrada do estado para muitos viajantes, que seguem para destinos mais famosos como Vila Velha e Guarapari. Uma pena, porque perdem a oportunidade de conhecer uma cidade muito boa para se passear e muito interessante, sobretudo pela sua arquitetura, já que foi construída em um morro e tem níveis diferentes, além de ter sido modernizada em várias etapas.

Quer saber mais sobre o turismo em Vitória? Veja neste artigo os pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na capital do Espírito Santo.

Planeje sua viagem => Hotéis em Vitória do Espírito Santo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em Vitória: mapa da cidade

Turismo em Vitória do Espírito Santo
Fonte: Prefeitura de Vitória do ES.

 

Tudo sobre Vitória

Turismo em Vitória
Vista de Vitória a partir do Convento da Penha | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Vitória é a capital do Espírito Santo, estado localizado na região Sudeste. É uma das 3 capitais do país que tem o centro administrativo e a maior parte da cidade em uma ilha, além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil.

O Espírito Santo, inclusive, tem mais de 70 ilhas, enseadas e baías protegidas por rochas. No caso de Vitória, ela é um arquipélago fluviomarinho, sendo formado por 34 ilhas, além da área continental.

Tem 358 mil habitantes, sendo a 4ª cidade mais populosa do estado, ficando atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica. Tem o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, foi eleita a 2ª melhor cidade para se viver pela Organização das Nações Unidas em 2015 e a 3ª em 2017.

Confira => Lugares lindos no Brasil

 

Mais da história de Vitória

Dicas de turismo em Vitória
Catedral de Vitória | Foto: Ioannesvix, via Wikimedia Commons.

Quando os portugueses chegaram a região do Espírito Santo, no século XVI, a área era alvo de disputa entre os índios goitacás, aimorés e tupiniquins. Já sob domínio português, em 1535, foi fundada a cidade de Vila Velha, que se tornou a capital do estado.

Mas Vila Velha foi atacada diversas vezes nesse período, tanto por índios, quanto por europeus (franceses e holandeses). Por isso, a capital foi transferida para a Ilha de Santo Antônio. Assim, em 08 de setembro de 1551 foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, que foi elevada a categoria de cidade em 1823.

Por estar isolada das outras cidades, o desenvolvimento da cidade foi lento nos primeiros séculos. Isso mudou a partir de 1894, época do Ciclo do Café. Em 1927 foi construída a primeira das três pontes que ligam a ilha ao continente.

Aos poucos a cidade foi crescendo e se modernizando, inclusive perdendo algumas características da época da colonização, além do Porto de Vitória ter se tornando um dos mais importantes do país.

Passo a passo => Primeira viagem de avião

 

Outras informações de Vitória

Dicas de viagem em Vitória
Orla de Vitória | Foto: Erick Coser, via Wikimedia Commons.

A capital do Espírito Santo tem um clima tropical, com altas temperaturas no verão e muita chuva, sobretudo entre outubro e janeiro. É a cidade mais quente do estado. Já o inverno é bem seco, mas com temperaturas variadas e até dias bem quentes.

O código telefônico de Vitória é 27. O fuso horário da capital do Espírito Santo segue o padrão do horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão que é adotado no estado.

Documentos => Viajar com menor

 

O que fazer em Vitória

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 2 dias em Vitória, no Espírito Santo
Parque Pedra da Cebola | Foto: Ana Paula Jejesky de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Vitória tem muitos pontos turísticos ligados à natureza, talvez por ter sido fundada em uma ilha e, por isso, há muitas praias o entorno, mas ainda várias áreas verdes.

Além disso, a capital do Espírito Santo possui outros atrativos mais urbanos, como suas pontes e escadarias, museus e construções históricas.

Como foi construída em uma ilha com montanhas, a cidade tem dois diferentes níveis: a cidade alta e a cidade baixa, que são ligadas por escadarias.

A principal delas, Maria Ortiz, foi batizada em homenagem a um dos símbolos na luta contra as invasões holandesas (por volta de 1625).

Outros atrativos da cidade são o Palácio Anchieta, sede do governo que construído em 1570; a Catedral Metropolitana; o Museu Solar Monjardim; o Centro Histórico; o Convento de São Francisco e o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo; e o Teatro Carlos Gomes, projeto inspirado no Teatro Scala, de Milão.

Dicas => Alugar carro barato

 

Mais sobre Vitória do Espírito Santo

Roteiro de 5 dias em Vitória
Praia de Camburi | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

A cidade possui ainda diversos parques como o Parque Botânico da Vale; o Parque Fonte Grande; o Parque Pedra da Cebola; o Parque Gruta da Onça; as praças dos Namorados; dos Desejos.

E muitas praias como a do Canto, que oferece a melhor estrutura turística para viajantes; praias da Ilha do Frade; a Praia de Camburi, mais famosa e movimentada da cidade.

Além da Ilha do Boi estão as melhores praias da cidade, com as águas mais limpas e sossegadas da capital; entre outras praias.

As diversas orlas da cidade também são ótima para praticar esportes ou mesmo passear, sendo lugares bastante frequentados por viajantes e moradores.

Inclua também no seu roteiro visitar as cidades no entorno, como Guarapari e Vila Velha. Em Vila Velha, por exemplo, há o Convento da Penha, construído em cima de um morro e de onde te uma bela vista de Vitória.

Mala extraviada => Como funciona o seguro bagagem

 

Tudo sobre o turismo em Vitória

Roteiro de 7 dias em Vitória
Ilha do Boi | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

O estado do Espírito Santo tem muitos destinos lindos para se conhecer e, por isso, como citei acima, muitos viajantes apenas passam por Vitória. Mas a capital do Estado é uma cidade muito bonita e cheia de atrativos turísticos para se conhecer.

Por isso, seja qual for o seu roteiro, separe um tempo para conhecer os parques, praças e as praias de Vitória. Tenho certeza que irá gostar muito de conhecer melhor uma das capitais mais antigas do Brasil.

Para outras informações sobre Vitória, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice do Espírito Santo. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo de Vitória que destaca um dos principais pontos turísticos da capital do Espirito Santo, a Catedral Metropolitana de Vitória:

Já conhece Vitória ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais gostaria de ver por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
Vitória

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Vitória

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Vitória

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *