João Pessoa

O turismo em João Pessoa é famoso pelo lindo litoral da cidade. É uma mistura perfeita de um clima sempre quente e do sol, que nasce primeiro por lá, com praias bonitas, de água morna e de todos os estilos, agradando ao mais exigente dos viajantes.

Mas, embora aquele padrão Nordeste/calor/praias maravilhosas se encaixe muito bem na capital da Paraíba, a cidade tem mais a oferecer aos seus visitantes, que chegam por lá durante o ano inteiro.

Há muitas atividades culturais na cidade e, por toda ela há monumentos e construções históricas, além de características e influência das culturas portuguesas e holandesas que colonizaram a região. Fora a culinária típica que tem estilos diferentes em cada canto do estado.

Quer saber mais sobre o turismo em João Pessoa? Veja neste artigo os pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na capital da Paraíba.

Planeje sua viagem => Hotéis em João Pessoa

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em João Pessoa: mapa da cidade

Qual é a melhor? => Praias de João Pessoa

 

Tudo sobre João Pessoa

Turismo em João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Jailsoncoutinho, via Wikimedia Commons.

João Pessoa é a capital e cidade mais populosa da Paraíba com mais de 800 mil habitantes. Com essa população ela é a 8ª cidade mais populosa do Nordeste e a 23ª do Brasil. É o centro financeiro e econômico da Paraíba, além de ser a 3ª capital mais antiga do país.

Um dos apelidos de João Pessoa é Porta do Sol, uma vez que é a cidade mais oriental da América e, em consequência, o primeiro lugar que o sol nasce em todo o continente. Outros apelidos da cidade são Extremo Oriental, Jotapê, Jampa, Cidade Brasileira do Artesanato, entre outros.

João Pessoa também já foi eleita a 2ª capital mais verde do mundo, uma das capitais com melhor qualidade de vida do Nordeste, além de ficar entrar as melhores cidades para se aproveitar a aposentadoria. E mais: recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco e Cidade do Artesanato.

Confira => City Tour em João Pessoa

 

História de Jampa

Dicas de turismo em João Pessoa
Vista de João Pessoa.

Assim como a maior parte do Brasil, a Paraíba foi habitada somente por índios até a chegada dos portugueses. Por volta do ano 1000, quem vivia por lá eram os índios tapuias, mas quando os colonizadores chegaram essa tribo já tinha sido expulsa pelos tupis e por lá viviam potiguaras e tabajaras.

João Pessoa foi fundada, já como cidade, em 05 de agoto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves às margens do rio Sanhauá. Em 1588, o nome foi alterado para Filipeia de Nossa Senhora das Neves em homenagem ao Rei Filipe, que governava a Espanha e Portugal.

O estado da Paraíba, assim como Pernambuco, foi invadido por holandeses que dominaram a região por cerca de 20 anos, entre 1634 e 1654. No período em que a região se chamava Nova Holanda, João Pessoa recebeu o nome de Frederikstad. Com a derrota dos holandeses, passou a ser chamada de Cidade da Parahyba.

O nome atual da cidade é em homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em Recife em 1930, durante a campanha eleitoral para presidente, na qual era candidato a vice de Getúlio Vargas. A morte do político inflamou a Revolução de 30, que resultou no golpe de estado que depôs o presidente Washington Luis.

Atualmente, há quem queira mudar novamente o nome da cidade por não haver consenso entre as virtudes de João Pessoa. Entre as opções que esse grupos defendem estão Paraíba, Filipeia ou Cabo Branco.

Prático => Transfer do aeroporto de João Pessoa para hotel

 

Outras informações

Dicas de viagem para João Pessoa
Centro Cultural São Francisco.

O clima de João Pessoa é tropical úmido. Nas cidades de praia é quente, com as temperaturas elevadas o ano todo, sendo a média de 27°C. O verão é bem seco e o outono/inverno mais chuvoso, sobretudo de abril a julho, mas ainda com temperaturas quentes.

Para ligar para João Pessoa é preciso usar o código telefônico 83. O fuso horário na cidade, assim como em toda a Paraíba, é o mesmo que de Brasília, sendo que o horário muda na época do verão. Como a Paraíba não adota o horário de verão, neste período fica a -1 hora do horário de Brasília.

Lindo => Piscinas naturais em João Pessoa

 

O que fazer em João Pessoa

Pontos turísticos e passeios

Roteiro em João Pessoa, paraíba
Farol do Cabo Branco | Foto: valgnelo, via Wikimedia Commons.

Fazer turismo em João Pessoa é uma porta de entrada para o turismo no estado, mas não pense que os viajantes apenas passam pela cidade e seguem para outros destinos turísticos. Seja lá qual for seu roteiro, tirar uns dias para aproveitar a capital paraibana é “obrigatório” e vale super a pena.

Primeiro porque a cidade tem uma ótima infraestrutura turística, com muitos hotéis, restaurantes e bares. Mas, além disso, tem uma orla belíssima e mais de 30 quilômetros de litoral, com praias para todos os estilos de viajantes e com bastante estrutura de barracas e restaurantes.

Entre as praias mais famosas de João Pessoa um destaque é Tambaú, agitada durante o dia e também à noite. De Tambaú saem os passeios para as piscinas naturais de Picãozinho, onde é possível fazer mergulhos com snorkel e ver muitos peixes. Outras praias são a da Bessa, Manaíra, Penha, Cabo Branco, Intermares, Ponta Seixas, entre outras praias.

Roteiro de 7 dias em João Pessoa
Praia Ponta do Seixas | Foto: Kelma Cavalcante via Wikimedia Commons.

Além disso, a cidade tem vários pontos turísticos como o centro histórico; o Parque Sólon de Lucena; a Casa da Pólvora; Casa dos Azulejos; o Centro Cultural São Francisco, um complexo com igreja e capela em estilo barroco, museus, fonte e um relógio de sol; a Estação Cabo Branco, espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Outros atrativos de João Pessoa são o Farol de Cabo Branco, o ponto mais oriental da América; a Baía da Tradição, onde há praia e tribos indígenas que podem ser visitadas com autorização da Funai; a Ilha da Areia Vermelha; o Mercado de Artesanato.

Não deixe de fora do seu roteiro visitar a Praia do Jacaré, uma praia fluvial onde é possível ver o pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel, tocado em saxofone do rio. É um passeio bem procurado pelos viajantes, por isso, não chegue tarde se quiser sentar em algum dos bares ou restaurantes do píer.

Aproveite => Tour para a Praia da Pipa

 

Tudo sobre o turismo em João Pessoa

Roteiro de 5 dias em João Pessoa
Estação Cabo Branco | Foto: Ruy Carvalho, via Wikimedia Commons.

João Pessoa é uma cidade muito bonita e que, acredito, só tem a crescer em termos de turismo. Seu litoral é muito bonito, há atrações culturais e históricas na parte urbana da cidade, além de um lindo calçado na orla ligando essas duas partes.

No seu próximo mochilão pelo Nordeste brasileiro inclua a capital da Paraíba no seu roteiro. E, caso você ainda não tenha decidido seu destino, dê uma olhada em tudo o que o destino tem para te oferecer. Tenho certeza que valerá a pena fazer turismo em João Pessoa.

Para outras informações sobre a cidade, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice da Paraíba. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo de João Pessoa e saiba mais sobre a capital do estado brasileiro da Paraíba:

Já conhece a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
João Pessoa

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
João Pessoa

Lazer e Diversão

Background Acomodação
João Pessoa

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *