Santa Catarina

Santa Catarina

Nos quase 500 quilômetros que se estendem pela faixa litorânea de Santa Catarina, o turismo em Santa Catarina fez parte de minha história como viajante. Por serem relativamente próximas a São Paulo, as praias de Santa Catarina foram destino certo para mim durante os últimos 10 anos.

Passei muitos fins de semana, feriados e viradas de ano em Florianópolis, Praia do Rosa, Garopaba, Guarda do Embaú e Bombinhas, considerada a capital do mergulho no Brasil.

Com muitas paisagens belíssimas, praias maravilhosas e um povo acolhedor, Santa Catarina é destino certo de brasileiros e estrangeiros, muitos deles vindos da América do Sul (principalmente da Argentina), durante todo o verão. Para saber tudo sobre o turismo no estado veja neste artigo os links de todos os posts de SC.

Planeje sua viagem => Hotéis em Santa Catarina

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Mapa de Santa Catarina

tudo sobre santa catarina
No destaque o mapa de Santa Catarina. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  •  Região Sul
  •  Estados limítrofes: Paraná (norte), Rio Grande do Sul (sul) e Argentina (oeste)
  • Área Total: 95 736,165 km²
  • População: 7 164 788 hab.
  • Clima em Santa Catarina: Subtropical úmido e oceânico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Santa Catarina »

 

O que visitar em Santa Catarina?

o que fazer em santa catarina

Os cartões-postais mais famosos do estado são cidades do litoral. Também, com tantas praias lindas era de se esperar que atraísse tantos viajantes.

Mas no artigo Atrações em Santa Catarina: 7 pontos turísticos para conhecer, destacamos lugares para conhecer além das belas praias.

Por conta disso, é que as praias catarinenses estão nas minhas listas das praias mais bonitas do Brasil.  A Praia da Pinheira, que fica no município de Palhoça, é certamente um dos destinos mais incríveis para se conhecer no estado.

Conheça diversas opções de hospedagem no estado:

Mas, nem só de praia e sol vive o turismo em Santa Catarina. É isso mesmo, Santa Catarina também é destino daqueles que gostam de aproveitar o friozinho do inverno. Confira mais sobre as cidades catarinenses.

 

O que fazer em Santa Catarina

As atrações de Santa Catarina certamente são destinos incríveis para se visitar em diversas épocas do ano, pois, com certeza, existem muitos lugares lindos e que você precisa conhecer neste estado, que é um dos mais bonitos do Sul do Brasil e que esbanja qualidade de vida.

Assista o vídeo logo abaixo do site oficial do Ministério do Turismo do Brasil sobre as belezas da Serra Catarinense:

 

Florianópolis

capital de santa catarina
Praia da Joaquina em Floripa. Foto: Camilla Costa Gonçalves, via Wikimedia Commons

Florianópolis, ou apenas Floripa, é das minhas cidades favoritas no Brasil, talvez em todo o mundo, por suas praias, alto astral e gente bonita. E, mais do que isso, há praias mais tranquilas no sul para curtir restaurantes à beira-mar em Florianópolis, outras com o agito dos clubes de praias no norte, até o reduto dos surfistas no oeste da Ilha da Magia, além de dunas, lagoas e trilhas em Florianópolis.

Como dá para ver, a capital de Santa Catarina, é um lugar muito democrático: o aeroporto de Florianópolis recebe pessoas de todo o canto e oferece opções de atrativos, e o transporte em Florianópolis é para todos os gostos e bolsos. Definitivamente, Florianópolis é o lugar perfeito para as férias de verão!!! Pode ter certeza.

Ah, e não deixe de desvendar as praias de Florianópolis. Destaco as melhores praias das regiões Norte (Santinho, Jurerê Internacional, Canasvieira, entre outras), Sul (Joaquina, onde há belas dunas, Mole, Barra da Lagoa, entre outras) e Leste (Açores, Naufragados, Armação, Campeche, etc). Muitas delas ficam nos arredores de Florianópolis e são ótimos lugares para se hospedar em Florianópolis com alguns dos melhores hotéis de Florianópolis.

Veja também os principais pontos turísticos de Florianópolis, como a Ponte Hercílio Luz, o Morro da Cruz, o Mercado Central e, claro, várias praias; confira dicas sobre o que fazer em Florianópolis no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Florianópolis aqui

 

Blumenau

o que fazer em blumenau
Parque Vila Germânica. Foto: proggy, via Wikimedia Commons

A pacata Blumenau fica irreconhecível a cada mês de outubro, quando turistas de todos os cantos do Brasil invadem a cidade para a Oktoberfest, hoje a segunda maior festa alemã no mundo, atrás apenas da original em Munique.

Além da famosa festa cervejeira. Vale a pena explorar a cidade e seus diversos pontos turísticos. Os meus preferidos são: o Parque Vila Germânica e o o mirante de Spitzkopf.

A gastronomia ocupa um lugar especial nessa cidade catarinense. Os pratos típicos mais famosos, claro, são de origem alemã, como Joelho de Porco (Eisbein) e Marreco Recheado (Gefüllte Ente). Experimente também as salsichas especiais, o chucrute, bretzels, cucas, roscas e o delicioso Strudel de maçã!

E para beber? É lógico: cerveja! E ainda te dou as dicas das melhores cervejarias para visitar no destino:

  1. Container British Beer
  2. Cervejaria Bierland
  3. Escola Superior de Cerveja em Malte
  4. Cervejaria Eisenbahn
  5. Restaurante Bier Vila Blumenau
  6. Cervejaria Alles Blau

No link abaixo, você encontra todos os posts sobre Blumenau, como os restaurantes, baladas, hotéis e arredores.

Leia todos os posts sobre Blumenau aqui

 

Vale Europeu

blog sobre Santa Catarina

Blumenau faz parte do Vale Europeu, por ter grande influência da imigração alemã. Essa região é tão especial que tenho um guia completo com os destinos mais cobiçados:

  • Timbó
  • Bendito Novo
  • Rio dos Cedros
  • Pomerode
  • Blumenau
  • Botuverá
  • Nova Trento

As cidades e seus arredores oferecem contato com a natureza composta por matas, montanhas e cachoeiras; além da charmosa arquitetura e todos os traços culturais referentes à colonização europeia na região. é uma ótima opção se você quer saber o que tem para fazer em Santa Catarina no inverno.

Esse pedacinho do país, repleto de costumes europeus, fica localizado na região do Vale do Itajaí. Mas, o Vale Europeu tem a vantagem de receber turistas nacionais e internacionais o ano todo, pois possuí clima e atrativos propícios para todas as estações.

Portanto, confira aqui neste blog de viagem dicas do Circuito Vale Europeu com roteiro e mapa completo. Ah, ainda tem um artigo incrível sobre como praticar cicloturismo no Vale Europeu saindo de Timbó, que passa por nove cidades como Pomerode, Indaial, Rodeio, entre outras. É só clicar abaixo:

Leia todos os posts sobre Vale Europeu aqui

 

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é um dos destinos de verão mais badalados do Brasil.

Balneário Camboriú, é um lugar que me deixou com gostinho de quero mais. Passei por Camboriú algumas vezes, mas nunca tive a chance de ficar. Quero aproveitar o calçadão que cruza a praia principal e é ideal para caminhadas, além de vida noturna bem agitada.

Considero a cidade excelente para passeios em família também. Em um roteiro de 3 dias, você conhece o básico dos pontos turísticos, como a Avenida Atlântica, Cristo Luz, Deck do Pontal Norte, Molhe da Barra Sul, Morro do Careca e o Parque Unipraias.

Com mais tempo, você conhece até frequentar algumas ilhas e também ir para museus e parque aquático. Além das praias, é claro!

Inclusive, o assunto mar, merece um post só para ele. São 11 praias, sendo 7 as minhas preferidas:

  • Praia dos Amores
  • Praia Brava
  • Praia Central (Camboriú)
  • Praia do Estaleirinho
  • Praia do Estaleiro
  • Praia de Laranjeiras
  • Praia de Taquaras

Em um roteiro bem planejado, você consegue fazer de tudo um pouco: conhecer ótimos restaurantes, lugares para compras e arredores. Para saber como chegar, onde ficar e todas essas dicas que já comentei aqui, clique no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Balneário Camboriú aqui

 

Mais destinos de Santa Catarina

lugares para conhecer em santa catarina
Garopaba | Foto: Antônio João, via Wikimedia Commons.

Mais ao sul do estado está o Farol de Santa Marta, no município de Laguna, quase na divisa com o Rio Grande do Sul. O vilarejo atrai o público jovem com suas lindas praias e é uma ótima alternativa para as férias de fim de ano em Santa Catarina.

Minha sugestão é que você leia mais sobre um roteiro pelo sul de Santa Catarina e inclua as cidades de:

Visitando Nova Veneza, descubra onde estão os melhores restaurantes de Nova Veneza e qual o melhor bairro pra se hospedar em Nova Veneza, com dicas de hotéis.

Você não vai se arrepender!

santa Catarina com crianças

Uma atração imperdível no estado é visitar o Beto Carreiro World, uma dos maiores parques de diversão da América Latina, que definitivamente está em meus planos. Ele fica próximo a Balneário Camboriú e muitos viajantes fazem a cidade de ponto de partida para a visita.

Mas caso você queira ficar em outra região, conheça os aeroportos de Santa Catarina para escolher o seu destino turístico no estado!

Fique sabendo que as praias de Garopaba estão entre as mais procuradas do estado, principalmente devido à sua agitada vida noturna e concentração de jovens no verão. Neste artigo dou dicas de viagem para Garopaba, explicando como chegar à cidade e as melhores praias.

Em outro artigo, além de Garopaba falo sobre  a Praia do Rosa, que fica na cidade vizinha, Imbituba. Confira as melhores dicas de Airbnb em Garopaba: pousadas, casas e apartamentos.

Bombinhas é um paraíso que ficou escondido por muito tempo, mas tive a sorte de conhecer em 2014. Aí fiz este artigo com um mapa, dicas e fotos das praias de Bombinhas. Leia o artigo a seguir, se você procura um aluguel de temporada de Airbnb em Bombinhas: casas, apartamentos, pousadas com piscina.

praias catarinenses
Praia de Itajai

As praias de Bombinhas fazem parte da Costa Verde & Mar, junto com os balneários Piçarras e Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Todas essas cidades possuem diversos pontos turísticos e praias que merecem a visita. Um dos mais conhecidos é o animado Balneário de Camboriú que, inclusive, inclui na lista de destinos que indiquei para viagens no feriado de 7 de setembro.

Em 2014, ainda visitei novamente a Guarda do Embaú, para mim uma das praias mais lindas do Brasil.

Voltando para a Serra Catarinense, cidadezinhas como São Joaquim e Urubici são invadidas por turistas em busca de baixas temperaturas e a possibilidade de ver neve em Santa Catarina – o recorde foi em 1996, quando o termômetro registrou 17º C negativos!!! Há também a Serra do Rio do Rastro, considerada por muitos, a estrada mais bonita do mundo!

E bem pertinho da divisa com o Rio Grande do Sul, em Itambezinho, existem os maravilhosos cânions de Aparados da Serra.

 

Dicas de turismo em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado fantástico e que vale a pena ser explorado por completo. Apesar de ter viajado para lá muitas vezes, confesso que fui a maior parte das vezes para os mesmo lugares.

 Também tenho bastante vontade de percorrer o primeiro roteiro de cicloturismo do Brasil, começando em Timbó e passando 8 dias pedalando pela região… TOP!!!

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em Santa Catarina, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Você já conheceu Santa Catarina? Deixe nos comentários suas sugestões de pontos turísticos do estado ou suas dúvidas sobre o destino.

Até + !!!

 

Background Tickets
Santa Catarina

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Santa Catarina

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Santa Catarina

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Edilaine

    Boa tarde! Adorei o site... Gostaria de saber mais dicas sobre Balneário Camboriú, vou do dia 06/11/18 a 13/11/18. muito obrigadoooo

  2. Guilherme Tetamanti

    Indico procurar no blog Rota Terrestre. Abraços