Temperatura e clima em Santa Catarina de inverno a verão

Temperatura e clima em Santa Catarina de inverno a verão

O clima em Santa Catarina, assim como as temperaturas, pode variar muito ao longo do ano. Afinal, trata-se de um estado que contrasta o calor escaldante nas praias durante o verão e regiões serranas que chegam a nevar no inverno!

Por isso, se você não procurar conhecer as características de cada estação, e ver como está o clima em Santa Catarina, pode acabar estragando aquela tão sonhada viagem, só por ter incluído a roupa errada na mala. Eu como catarinense e amante dos pontos turísticos do estado sei muito bem disso.

Algumas vezes, esse momento dos preparativos da mala da viagem passa despercebido dos planejamentos da maioria das pessoas que vai visitar uma região diferente.

Porém, para algumas localizações, só aquele “casaquinho”, não é suficiente para resolver as questões. E, como prevenir é melhor do que remediar, o bom é sair de casa sem se preocupar em passar algum tipo de imprevisto por aí.

Mas afinal, como é o clima em Santa Catarina? Quando começa o frio em Santa Catarina? Qual o mês mais frio do ano em Santa Catarina? E como é o verão nas praias de Santa Catarina?

Como não quero que isso aconteça com você, trago neste artigo detalhes sobre o clima em Santa Catarina, com temperatura, previsão do tempo e como aproveitar cada estação do ano neste que é um dos estados mais bonitos do Brasil!

Planeje-se => Hotéis recomendados em Santa Catarina

Tudo sobre seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Qual é o clima em Santa Catarina?

Geograficamente falando, Santa Catarina está localizada em uma região do Brasil chamada de Zona Temperada do Sul, que recebe muita incidência de raios solares e, por isso, apresenta temperaturas altas na maior parte do ano.

No verão, as regiões localizadas a uma alta altitude possuem temperaturas um pouco mais baixas, já os locais com baixas altitudes, têm um verão mais rigoroso. Diante disso, o estado possui dois tipos climáticos muito bem definidos.

Em geral, o clima em Santa Catarina tem muita chuva, que é bem distribuída ao longo do ano. O único período em que elas diminuem um pouco é no inverno, que tende a ser um pouco mais seco.

Para ter uma ideia de como é o verão em Florianópolis, aproveite e confira este vídeo acima, feito pela argentina Delfi Ferrari, a convite do site Visit Brasil.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Floripa »

 

Subtropical úmido com verões cálidos

Verão em Santa Catarina
Clima no verão é convidativo para curtir as belas praias.

Esse é o clima predominante das praias de Santa Catarina e das regiões de baixas altitudes do estado. Essas regiões apresentam temperatura média que varia entre os 18ºC e os 20ºC; também com incidência de chuvas bem distribuídas ao longo do ano, que atingem cerca de 1.500 mm.

O ideal é usar roupas confortáveis para fazer os passeios, ainda mais que fará muitas caminhadas para explorar os pontos turísticos. Por isso, recomendo as roupas da Columbia, por causa da tecnologia para dispersão de evaporação do suor.

Fácil => Alugue um carro mais barato em Santa Catarina

 

Subtropical úmido com verões não muito quentes

Clima em Santa Catarina hoje
Morros da serra catarinenses | Foto: Lucas Molina, via Wikimedia Commons.

O clima em Santa Catarina, nas demais regiões do Estado, tem como predominância o subtropical. Um pouco mais frio, ele tem a média de temperatura que varia entre os 16ºC e os 18ºC.

As estações do ano, como verão e inverno, são muito bem definidas, com uma amplitude térmica, que é a variação entre a temperatura mais alta e a mais baixa dentro de um período de tempo. Confira quais são os melhores hotéis fazenda em Santa Catarina.

Apesar de a quantidade de chuva ser a mesma do clima anterior, elas são bem mais geladas. Todos os anos, são observados cerca de 25 dias de geada durante o inverno nas regiões mais frias, principalmente nas cidades da serra catarinense.

 

Qual é a temperatura em Santa Catarina?

Previsão do tempo para Santa Catarina final de semana
Frio do amanhecer catarinense durante o inverno | Foto: Douglas Scortegagna, via Wikimedia Commons.

As regiões com altitudes mais elevadas costumam ter temperaturas mais baixas, e vice-versa.

Mas, veja a seguir com mais detalhes essa característica do clima, observando extremos muito conhecidos por suas temperaturas baixas e altas em cada uma das principais cidades de Santa Catarina.

São Joaquim, que é conhecida por ser uma das cidades mais frias do Brasil, está a 1.300 metros de altitude e tem temperaturas que variam entre 6ºC e 15ºC no inverno. Já no verão as temperaturas ficam entre 13ºC e 23ºC; são mais altas, mas ainda assim, muito frio. Não se engane!

Já na costa do Estado, as temperaturas são mais amenas, a capital Florianópolis, por exemplo, tem variações entre 20ºC e 29ºC no verão. Já no inverno, esse número cai para uma média entre 13ºC e 21ºC.

Confira abaixo como é cada estação do ano em Santa Catarina.

 

Primavera em Santa Catarina

Oktoberfest blumenau
Clima da primavera é favorável para a Oktoberfest | Foto: W.Feistler, via Wikimedia Commons.

Com duração entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, a primavera em Santa Catarina é uma estação agradável e ideal para aproveitar a natureza e as belas paisagens ao ar livre.

Além disso é nessa estação do ano que ocorre a famosa Oktoberfest de Blumenau, que é considerada segunda maior do mundo e atraí turistas de toda a América do Sul.

Como em todas as estações do ano na região, há a presença de chuva, mas não todos os dias.

Quando não chove, há um certo aumento nas temperaturas, principalmente no que diz respeito ao clima em Santa Catarina em outubro, o que possibilita aproveitar a estação como um aquecimento para o verão, com direito à piscina e praia.

Inclusive, sugiro que você faça um roteiro pelo sul de Santa Catarina e inclua as cidades de Nova Veneza e Laguna; em setembro, aproveite para admirar a rota da Baleia Franca em Santa Catarina. Você não vai se arrepender!

  • Quando ocorre: de 21 de setembro a 21 de dezembro.
  • Média de temperatura durante a estação: de 16ºC a 25ºC.

Imperdível => Rota alemã em Blumenau e Pomerode

 

Verão em Santa Catarina

Clima em SC
Balneário Camboriú é um dos destinos favoritos dos turistas no verão

Durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março é a vez do verão dar o ar de sua graça e visitar lugares como Praia da Pinheira, Garopaba e as praias de Florianópolis. Iniciam-se as altas temporadas e o turismo torna-se aquecido na região. Saiba mais sobre um passeio de barco em Balneário Camboriú.

O calor vai chegando e as temperaturas vão aumentando aos poucos. Os dias são muito quentes e faz muito sol.

As manhãs geralmente começam um pouco fechadas, nebulosas, e você não chega a acreditar que o sol realmente vá aparecer; mas durante o meio da manhã ele aparece mais forte do que nunca e brilha ao longo do dia todo. Conheça as melhores praias de Balneário Camboriú.

Nesta estação do ano, as chuvas são bem comuns, principalmente no verão; por isso, geralmente todo fim de tarde, tende a cair uma pancada de chuva rápida.

São essas que geralmente fazem estragos. Vêm inesperadamente, derrubam árvores, alagam ruas e causam prejuízos.

   

Esteja preparado se viajar nesta época do ano. Mas, não se assuste, pois o catarinense está, de certa forma, bastante habituado a essas situações. Na maioria das vezes, não há motivos para preocupação.

Por volta da metade do mês de março, ainda é bastante calor, mas, aos poucos, as temperaturas começam a cair para dar lugar à próxima estação.

  • Quando ocorre: de 21 de dezembro a 20 de março.
  • Média de temperatura durante a estação: de 20ºC a 28ºC.

 

Outono em Santa Catarina

vale europeu Santa Catarina
Pomerode é uma ótima dica de roteiro no outono | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

Março, abril, maio e junho são os meses de outono, quando que as temperaturas começam a cair e se tornarem mais estáveis. Costuma ser neste período também em que as cidades do litoral começam a ficar mais vazias e que as coisas vão voltando ao normal.

Há vários fenômenos climáticos que alteram a estabilidade da temperatura e, por isso, alguns dias podem ser muito mais frios ou quentes do que o natural da estação.

A amplitude térmica costuma ser grande, a maior do ano, com temperaturas muito mais baixas do que as mais altas do período de verão; trata-se de uma boa época para aproveitar as atrações do estado.

Nesta época, nevoeiros também são muito comuns nos começos e finais dos dias. Isso acontece devido a grande umidade presente no ar.

  • Quando ocorre: de 20 de março a 20 de junho.
  • Média de temperatura durante a estação: de 18ºC a 27ºC.

 

Inverno em Santa Catarina

noite em florianopolis
Aproveite o inverno para curtir a noite de Florianópolis | Foto: Amnemona, via Wikimedia Commons.

Como vai ser o inverno em Santa Catarina? Essa é a pergunta que todo turista que ama frio se faz ao planejar uma viagem nesta época do ano.

Junho, julho, agosto e setembro é a vez do inverno ‘dar as caras’. Frentes frias, massas de ar frio, tempo seco e poucas chuvas, assim se caracteriza a estação em Santa Catarina, ótima para explorar um roteiro no Vale Europeu.

Nos lugares em que as altitudes são mais altas, pode ocorrer até geadas e precipitação de neve.

De um modo geral, todas as cidades podem ser aproveitadas nesta estação do ano; especialmente se você é aquele tipo de pessoa que não é muito fã de calor.

Uma boa dica sobre o que fazer em Santa Catarina no inverno é, por exemplo, saborear os pratos típicos nos melhores restaurantes em Florianópolis.

  • Quando ocorre: de 20 de junho a 22 de setembro.
  • Média da temperatura durante a estação: de 13ºC a 22ºC.

Prático => Pacote de viagem para Florianópolis

 

Qual o mês mais frio em Santa Catarina?

neve em Santa Catarina
Julho é o mês qual maior chance de nevar em Santa Catarina | Foto: Arthur Puls, via Wikimedia Commons.

Durante o inverno na região Sul do Brasil, todos os meses possuem um clima mais gelado; porém julho é, sem dúvidas, o mês mais frio do ano em Santa Catarina, por isso nele são registradas as temperaturas mais baixas, que variam conforme a região.

Na capital Florianópolis, a média neste mês pode chegar aos 13ºC à noite; enquanto que no restante do inverno a temperatura mínima fica em torno dos 15ºC.

Já na região serrana o frio é muito maior. Em algumas regiões, é possível até mesmo ver nevar no estado, o que leva diversos turistas no inverno em hotéis nas cidades de São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra; que ficam nos arredores da Serra do Rio do Rastro.

Nessas cidades, as mínimas em julho marcam em média 3ºC; mas não é incomum os termômetros registrarem temperaturas negativas de até -8ºC, até mesmo nos outros meses desta estação; Urupema é o município onde o frio é mais rígido no estado. Adquira um Tour para a Serra do Rio do Rastro e Urubici.

Se este for o seu desejo, recomendo a leitura do artigo sobre qual a melhor época e onde ver neve em Santa Catarina.

 

O que fazer em Santa Catarina o ano todo

Agora que você já conhece as particularidades do clima em Santa Catarina e pôde entender como cada estação funciona, saiba como aproveitar todas as ocasiões da melhor forma possível em sua próxima viagem, para não correr o risco de perder de visitar algum das principais atrações de Santa Catarina.

Agora, qual será a melhor época para conhecer esses e todos os outros atrativos do Estado?

 

Beto Carrero World

previsão do tempo para amanhã em santa catarina
Turistas no Beto Carrero World | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Que tal se planejar para conhecer o maior parque temático da América Latina? É claro que estou falando do Beto Carrero World, um gigantesco complexo localizado na cidade de Penha, a 120 km de Florianópolis.

O parque é recheado de atrações para toda a família, com brinquedos, shows infantis e diversas áreas para interagir e tirar fotos; sem contar que ele possuí cerca de 50 pontos de alimentação.

Em outubro, o Beto Carrero World também conta com a sua própria Oktoberfest, com bebidas, comidas típicas e um clima perfeito para curtir com crianças. Se viajar para Santa Catarina nesta época é uma ótima dica! Divirta-se com os Pacotes para o Beto Carrero World.

 

   

Litoral catarinense

jurere florianópolis
Jurerê é um das praias mais badaladas de SC | Foto: Rafael Ghidini, via Wikimedia Commons..

Para os fãs de calor e agito, a melhor época para desfrutar das praias de Florianópolis e de todo o estado é viajar durante o verão.

De dezembro a março, durante a alta temporada, você com certeza poderá se divertir e desfrutar das altas temperaturas e das mais de 500 praias que existem por aqui.

Porém, o inverno também faz sucesso na região Sul. E, se assim como eu, você também ama o frio, a estação mais gelada do ano é uma ótima pedida para o seu roteiro de viagem a Santa Catarina.

O único problema é que é mais difícil pegar uma praia; as águas de Floripa, por exemplo, são extremamente geladas, mas, não faltam atividades nos arredores delas para se divertir.

 

Rota da Cerveja em Blumenau

rota da cerveja europa
Museu da Cerveja de Blumenau | Foto: MTur Destinos, via Wikimedia Commons.

Você sabia que há uma rota da cerveja em Blumenau? A sede da maior Oktoberfest fora da Alemanha ainda é uma das principais produtoras da bebida no Sul do Brasil.

É isso mesmo! Não é preciso ir para a Europa para conhecer os grandes países produtores de cerveja; basta viajar para a bela Blumenau e desfrutar dos sabores das marcas locais. Veja mais sobre a cidade no pacote de viagem para Blumenau.

Várias empresas de turismo realizam essa rota; geralmente, ela é feita aos sábados e custa cerca de 65 reais por pessoa.

O passeio, que dura mais ou menos 7 horas, conta com visita guiada às cervejarias locais. Dá para sair da Vila Germânica, da Igreja Matriz e do Museu da Cerveja rumo aos ônibus.

 

Serra catarinense

serra catarinense
Pedra furada na Serra em Urubici.

Você não consegue aproveitar tanto a praia, mas pode visitar lindos cenários naturais, aproveitar passeios a atrações bem mais baratas do que durante o verão.

As cidades da serra catarinense costumam estar movimentadas também, nada que se compare ao agito do verão, é claro, mas, vale a pena a vinda até as áreas mais altar do planalto se você pretende presenciar as temperaturas negativas e, até quem sabe, alguns flocos de neve.

O outono e a primavera são estações um pouco mais tranquilas no que diz respeito ao turismo; o que é ótimo para aproveitar mais estes destinos.

As 19 cidades que fazem parte da serra catarinense são: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

 

Aproveite o clima em Santa Catarina

Seja no inverno ou no verão, nas praias para badaladas ou na serra catarinense, o clima em Santa Catarina te convida a uma visita especial em sua próxima viagem, para aproveitar seus mais belos cenários.

Com locais diferenciados capazes de agradar os mais exigentes e diferentes perfis de viajantes, você também pode encontrar o lugar ideal para seu próximo passeio.

Isso vale também relação a hospedagem, por isso confira quais os mais lindos resorts em Santa Catarina e as mais aconchegantes pousadas, com dicas para fazer turismo em qualquer época do ano.

É importante que você planeje tudo com antecedência, onde quer ficar, quando pretende viajar, e o que quer colocar na mala; até porquê estes destinos são muito procurados pelos turistas brasileiros e sul-americanos.

Mais do que isso: olha sempre a previsão do tempo em Santa Catarina para os dias que irá viajar e curta todos os dias de sua viagem sem preocupação!

E você, em qual época do ano pretende curtir o clima em Santa Catarina? Esteve no estado e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Luiza

    As estações eram bem definidas há alguns anos atrás... Agora, metade do ano é sol e a outra é chuva! Estamos em junho, e acredite se quiser, está dando 28°C!!! Nessa época para pra estar dando geada aqui em Floripa, estar com as pernas congelando, mas não, está tão calor que dá até pra ir a praia! Depois quando chega em setembro, é chuva, chuva e chuva - to-do san-to di-a!!!!!

  2. Polly Batista

    Oi, Luiza! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência! Valeu mesmo!