Restaurantes em Nova Veneza e o que comer na cidade

por Polly Batista

Restaurantes em Nova Veneza e o que comer na cidade

Quando se fala nos restaurantes em Nova Veneza, ao sul de Santa Catarina, saiba que eles fazem jus ao título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana dado à cidade.

Afinal de contas, trata-se da cidade mais italiana do Brasil, pois foi o primeiro destino onde os imigrantes vindos da Itália firmaram residência no país. Isso se deu pelo falo da formação geográfica de Nova Veneza ser considerada favorável para plantar e colher alimentos.

Nova Veneza é uma deliciosa descoberta quando o assunto é comida boa e farta, do jeito como os italianos servem e gostam. Ela fica a 223 km de Florianópolis e faz parte da rota turística Encantos do Sul.

O destino conta com atrativos irresistíveis, como uma gôndola original doada pelo governo de Vêneto, além de promover o Carnevale di Venezia em junho, que faz a réplica fidedigna dos bailes de máscaras europeus que acontecem na italiana Veneza há 4 séculos.

E é justamente nesse mês quando acontece toda a efervescência culinária. Durante dois finais de semana, Nova Veneza sedia a Festa da Gastronomia Típica Italiana. Não visitei a cidade nessa época e ainda assim não poderia ter me fartado à mesa de forma tão generosa! Imagine durante o evento!?

Portanto, independentemente de quando você for à Nova Veneza, prepare-se para ter uma experiência gastronômica fantástica.

Conheça agora quais são os melhores restaurantes em Nova Veneza e como aproveitar as receitas preparadas nas cozinhas das “nonnas” italianas.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Nova Veneza

Seguro viagem para viajar para Santa Catarina »

 

O que comer em Nova Veneza?

*Vídeo oficial do Turismo de Nova Veneza

  • Polenta: é sem dúvidas o prato mais tradicional de Nova Veneza, por isso não pode faltar em um almoço de família na cidade. Ela pode ser servida frita, cozida ou Brustolada, que é uma receita italiana que a deixa levemente queimada e é famosa por aqui.
  • Fortaia: outro prato típico da Itália estabelecido na cidade, trata-se de um creme feito à base de queijo e ovos; sendo servida muitas vezes com polenta. Ela é feita em Nova Veneza com Queijo Colonial, mas também pode ficar boa com outros tipos da iguaria.
  • Massas: é claro que no lugar mais italiano do Brasil elas fazem sucesso. Destaco entre as massas de Nova Veneza o Spaghetti, que é pedido nos restaurantes em Nova Veneza à Carbonara ou à Bolonhesa.
  • Pizzas: feitas no forno à lenha, elas são muito pedidas nos restaurantes, geralmente com massas finas e sabores variados, inclusive de carne.
  • Carnes: nos restaurantes da cidade é comum ter carnes no cardápio, que são feitas geralmente na brasa; destaque para os filés e o espeto corrido.
  • Empadão: este é o salgado mais tradicional vendido na cidade, geralmente feito com recheio de frango.
  • Banoffe: trata-se de uma torta de banana, que é feita com doce de leite e biscoito maisena. Sem dúvidas, é uma das principais sobremesas em Nova Veneza.
  • Caçarola: sobremesa tradicional da gastronomia italiana, ela é feita com ovos, margaria, farinha de trigo e queijo; é ótima para saborear em um café da tarde.
  • Geléias: perfeita para comprar e levar o sabor de Nova Veneza para casa, as geleias são um orgulho da cidade; os sabores que fazem mais sucesso são figo, banana, uva, pimenta e abóbora.
  • Vinhos: são outra tradição em Nova Veneza. Os vinhossão produzidos com uvas Bordô, Niagara, Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellota e Prosseco. A novidade na cidade são os vinhos Assemblage, Rosé e ainda os espumantes.
Receitas italianas
Polenta e Fortaia são muito tradicionais nas mesas de Nova Veneza | Foto: QVM.

CLIQUE AQUI alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

 

Gastronomia em Nova Veneza: história

Gastronomia em Nova Veneza
Vinho servido na Trattoria Montalccino  | Foto: QVM.

Colonizada em 1891 pelos imigrantes vindos da Itália, Nova Veneza tem hoje 95% da sua população de pouco mais que 13 mil habitantes com descendência italiana. Na prática, isso a torna uma pequena Itália ainda no Brasil.

E os traços italianos estão por toda parte: na arquitetura, tradições, cultura, comunicação (sim, eles falam alto e gesticulam bastante) e, claro, na gastronomia e restaurantes de Nova Veneza.

À mesa, você verá que a comida tem um significado muito maior do que a simples alimentação. Ela é carregada de emoções e histórias de sobrevivência de um povo que chegou em Nova Veneza com a promessa de uma vida melhor, mas para isso teve que lutar muito.

E é em meio a esses relatos de sobrevivência que os imigrantes construíram uma herança inestimável para os paladares dos seus visitantes. A começar pelo prato mais típico de Nova Veneza: a polenta.

Na cidade, essa receita é servida com acompanhamentos que originalmente não estavam nas mesas das famílias mais pobres que chegaram ao Brasil. O que resulta em uma mistura de tradicional com contemporâneo irresistível.

A polenta é uma espécie de mistura feita com farinha de milho e água, dois ingredientes frequentes durante a colonização nas casas dos menos abastados. E é assim que você deve experimentá-la para voltar no tempo e entender a riqueza dessa experiência gastronômica.

Mas em tratando-se de um pedacinho de Veneza em Santa Catarina, você não pode deixar de provar também as massas, molhos, pães, sopas e vinhos da região.

E quer saber onde? Continue esta leitura.

 

Onde comer em Nova Veneza?

  1. Padaria São Marcos
  2. Coofanove
  3. Vinícola Borgo
  4. Mio Cacau
  5. Ristorante Veneza
  6. Trattoria Montalccino
  7. Restaurante Il Camino do Fefê

 

Para café da manhã e lanches rápidos

1. Padaria São Marcos

Padaria em Nova Veneza
Padaria São Marcos é referência para pães e doces deliciosos | Foto: QVM.

A Padaria São Marcos fica bem no Centro, pertinho dos principais atrativos turísticos de Nova Veneza. Ela também serve almoço no estilo buffet, mas minha recomendação é para o café da manhã ou lanche da tarde.

O que comer em Nova Veneza
Famoso Empadão é muito pedido na padaria | Foto: QVM.

No térreo da padaria, ficam os balcões e todas as delícias comuns às panetterias italianas. Sugiro que você use o espaço superior para relaxar enquanto prova algumas comidas.

Doce em Nova Veneza Santa Catarina
Caçarola italiana é figurinha carimbada em Nova Veneza | Foto: QVM.

Minha sugestão é que você experimente 3 iguarias: a coruja, o empadão e a caçarola, que era um doce feito somente com leite e açúcar nos tempos da colonização italiana, quando o leite condensado nem existia.

  • Endereço: R. Conego Miguel Giacca – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 6 horas e 30 minutos às 20 horas. Aos sábados até às 19 horas.
  • Preços: produtos custam de 10 a 30 reais.

Conheça => Roteiro pelo Sul de Santa Catarina

 

2. Coofanove

Souvenirs em Nova Veneza Santa Catarina
Biscoito em formato de guirlanda é outro doce famoso nas lojas de Nova Veneza | Foto: QVM.

A Coofanove é a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza. São 23 cooperados que fornecem produtos típicos; o local é ótimo para você encontrar lanches rápidos ou mesmo para comprar itens para presentear.

Dicas de comidas típicas em Nova Veneza
Doces e Geleias dos cooperados são um ótimo presente | Foto: QVM.

Durante minha visita à Nova Veneza, foi na Coofanove que encontrei biscoitos de gengibre típicos de Natal (embora não fosse final de ano). Eles são decorados como árvores, guirlandas, corações e outros formatos que são uma gracinha.

Se você quer comprar geleias, compotas, queijos, embutidos, massas e vinhos [todos artesanais!] esse é o lugar.

lojas em Nova Veneza
Lembrancinhas de Nova Veneza vão além dos alimentos | Foto: QVM.

Além disso, você estará incentivando a economia colaborativa e fazendo um turismo sustentável. Nada mais atual e necessário!

  • Endereço: R. Nicolau Pederneiras, 46 – Centro.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9 horas às 18 horas.
  • Preços: variados. Geleias a partir de 12 reais; e biscoitos de 8,50 reais, etc.

 

   

3. Vinícola Borgo

Vinícola Borgo em Nova Veneza
Nova Veneza produz os mais variados tipos de vinhos | Foto: QVM.

Esse é outro lugar que sugiro uma visita para pequenas refeições e para comprar produtos típicos. A Vinícola Borgo fica a 6 km do Centro de Nova Veneza e existe desde de 1893.

Lembrancinhas de Santa Catarina
Vinícola também conta com produtos alimentícios artesanais | Foto: QVM.

Toda produção é artesanal e concentra-se dentro de uma construção que lembra um castelo medieval. Destaque para as bebidas feitas com a uva Goethe, bem presente na região.

Aproveite para levar cachaças, licores e geleias.

  • Endereço: Tv. Giovanni Gava, 500, Nova Veneza.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9 às 18 horas.
  • Preços: variados. Vinhos a partir de 25 reais; cachaças e geleias 12,50 reais; licores 28, 50 reais, etc.

Melhores => Hotéis fazenda em Santa Catarina

 

4. Mio Cacau

Chocolate em Santa Catarina
Degustação de chocolate artesanal é uma ótima dica de turismo em Nova Veneza | Foto: QVM.

Para quem ama chocolate, Nova Veneza tem a Mio Cacau. A proposta da marca é a produção bean to bar; Isso quer dizer que toda a escala de fabricação é acompanhada de perto pelo fabricante.

Chocolate bean to bar
Processo bean to bar é bem explicado no local | Foto: QVM.

Isso acontece desde a plantação e colheita da amêndoa do cacau até a sua distribuição final. Esse é um movimento americano que chegou como pioneiro no estado de Santa Catarina.

E os benefícios são gigantes: além de um alimento com termos nutricionais elevados graças aos processos cuidadosamente monitorados, o impacto ambiental é bem menor que a larga produção de chocolate.

Rota turística Encantos do Sul
Chocolate de Nova Veneza possuí um sabor muito peculiar | Foto: QVM.

Em Nova Veneza ainda tem uma outra vantagem: o turista pode visitar a fábrica gratuitamente, aprender sobre o bean to bar e degustar chocolates com diferentes porcentagens de cacau. Uma delícia! Ótimo para presentar!

  • Endereço:  R. dos Imigrantes, 520 – Centro.
  • Funcionamento: sábados e domingos, das 9 horas às 17 horas.
  • Preços: barra de 20g – 4 reais; barra de 40g – 7,50 reais; barra de 80g – 14 reais.

 

Para almoçar em Nova Veneza

5. Ristaurante Veneza

Comida típica em Nova Veneza
Ristaurante Veneza possuí decoração com as cores da bandeira italiana | Foto: QVM.

Não é preciso procurar muito para identificar o Ristaurante Veneza no Centro de Nova Veneza. Localizado ao lado da gôndola Lucille, esse é um dos melhores e mais tradicionais restaurantes de Nova Veneza, desde de 1958.

Restaurantes em Nova Veneza
Ristorante Veneza é especializado na culinária italiana | Foto: QVM.

Reformado para parecer em tudo com um restaurante original italiano, na sua varanda existem bandeirinhas nas cores verdes, vermelhas e brancas, as cores da Itália.

Suas janelas e flores também lembram as sacadas venezianas. Mas é na comida que o lugar se destaca.

O Ristaurante pertence aos descendentes de Ângelo e Luiza Bortolotto que compraram uma bodega em Nova Veneza no final da década de 1950. Sua localização estratégica ficava na passagem dos comerciantes que desciam a serra para vender queijos e charque.

Comida italiana em Santa Catarina
Restaurante é um dos mais tradicionais | Foto: QVM.

Nas ocasiões, dona Luiza sempre dava-lhes algo para comer. Um certo dia, ela serviu a famosa polenta italiana acompanha de queijo e ovos fritos.

Em pouco tempo, a fama da comida da “nonna” se espalhou e o que era bodega, foi tomando forma de restaurante e hoje é um dos mais tradicionais restaurantes de Nova Veneza.

O estabelecimento funciona no mesmo local onde nasceu, embora em proporções maiores. E quem conta essa história é a própria neta de dona Luiza, Larissa Bortolotto.

Entusiasta do turismo local e apreciadora da comida típica italiana, ela conta aos turistas que visitam o local com orgulho a história do restaurante e das receitas da sua nonna, que ainda hoje visita o restaurante esporadicamente.

Comida tradicional em Nova Veneza
Fogão de lenha é um retrato da tradição do restaurante | Foto: QVM.

O Ristaurante Veneza é imperdível, principalmente por trazer receitas originais com toques de contemporaneidade.

Sugiro que você experimente a polenta, com Galinha Ensopada e a Fortaia; prato tradicional na cidade É algo sensacional e diferente, cuja receita é guardada a sete chaves.

Comida boa e barata em Nova Veneza
Banoffee é um das sobremesas do cardápio | Foto: QVM.

Ah, e não vá embora sem experimentar algum prato feito no fogão de lenha e também de pedir uma fatia de Banoffee, torta típica europeia, que é para comer rezando (em italiano, por favore!).

  • Endereço: R. Conego Miguel Giacca, 51 – Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 11 horas e 30 minutos às 13 horas e 30 minutos; sábados, domingos e feriados, das 11 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos.
  • Preços: menu semanal, em média 38 reais; finais de semana, entre 57 e 60 reais por pessoa.

Imperdível => Rota Italiana em Santa Catarina

 

Para jantar em Nova Veneza

6. Trattoria Montalccino

Festa da Gastronomia Típica Italiana em Nova Veneza
Trattoria Montalccino é outro restaurante típicamente italiano na cidade | Foto: QVM.

Mais um lugar cheio de história para contar. A Trattoria Montalccino tem a assinatura da família Bortoluzzi que chegou no Brasil em 1877 e, em Nova Veneza, em 1891.

   
Melhor comida em Nova Veneza
Sabor italiano do restaurante é saboreado desde as entradas | Foto: QVM.

Este restaurante funciona em um antigo casarão que passou a ser ocupado desde 1934.

O local tem muitas fotos da família e um cardápio de encher os olhos. São opções à la carte muito bem servidas. E eu gostaria de repetir isso novamente: muito bem servidas.

Carne em Nova Veneza
Filé com purê de aipim é uma atração do restaurante | Foto: QVM.

Recomendo a massa Porpetas da Mammas e a tortelloni di Ricota di Veneza, além das saladas e filés. Na foto, você vê um filé mion com purê de aipim com queijo e legumes delicioso que tive o prazer de provar.

Restaurante recomendado em Nova Veneza
Legumes e filé estão presentes em boa parte dos pratos do menu | Foto: QVM.

Não deixe de experimentar também o licor de jabuticaba, cultivada no quintal no casarão; as sobremesas também são divinas, como a Palha Italiana, que, diferente do que o nome sugere, é um doce tipicamente brasileiro.

Sequência de fondue em Nova Veneza SC
Subsolo com design medieval é um charme | Foto: QVM.

E o final, eu deixei para o melhor: a Trattoria Montalccino tem uma espécie de cave no subsolo, onde armazena os vinhos são armazenados e você pode reservar para uma sequência de fondues, que acontece de segunda a domingo.

  • Endereço: R. Conego Miguel Giacca, 151 – Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda fechado; de terça à sexta, de 11 horas e 30 minuto às 14 horas e das 19 horas à meia noite; sábados e domingos das 11 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos e das 19 horas à meia-noite.
  • Preços: sequência de sopas 36 reais; sequência de fondue 63 reais, etc.

 

7. Restaurante Il Camino do Fefê

caminho do fefê nova veneza
Restaurante é tido por muitos como o melhor de Nova Veneza | Foto: Il Camino do Fefê.

Para fechar a lista dos melhores restaurantes em Nova Neveza, não poderia ficar sem citar o Il Camino do Fefê, que também fica localizado no Centro.

Mesmo sendo um restaurante que trabalha em estilo buffet, o dono do estabelecimento (Fefê) faz questão de ir até as mesas e saber pessoalmente da predileção dos clientes; tudo com muita alegria e simpatia.

Il Camino do Fefê
Restaurante possuí um buffet bastante variado | Foto: Il Camino do Fefê.

Tudo neste restaurante é saboroso, desde a tradicional polenta até as massas e carnes. Destaque para o Filé Mingnon com Gorgonzola da casa, que é simplesmente espetacular.

  • Endereço: Tv. Osvaldo Búrigo, 142 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de quarta a sábado das 19 horas à meia-noite; domingo das 11 horas às 15 horas.

Conforto => Pousadas em Santa Catarina

 

Roteiro gastronômico em Nova Veneza

Ao todo, Nova Veneza possui entre 20 e 25 estabelecimentos gastronômicos. Cada um oferece experiências que enriquecem um roteiro por essa região italiana, que se destaca entre as cidades de SC.

Tenho também boas referências da Casa do Chico, principalmente quando você quer comer uma pizza feita em forno à lenha e para comer carnes; outra dica é o Alpino Restaurante, que segue essa mesma linha. Ambos não tive tempo de visitar, mas são bem recomendados.

Mas há muito mais o que experimentar nos restaurantes de Nova Veneza. Aproveite sua visita e valorize as opções da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

E, para finalizar, veja um vídeo super divertido feito pelo programa da Ana Maria Braga com a família Bortolotto do Ristaurante Veneza, em Nova Veneza. Nele, você entenderá mais um pouco de tradição e das deliciosas receitas italianas.

E você, em quais destes restaurantes em Nova Veneza pretende conhecer? Ficou curioso em experimentar as comidas típicas? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

A viagem a Nova Veneza foi um convite do Visite Nova Veneza, receptivo da Roteiros do Sul, e apoio do SebraeSC, mas as opiniões são de livre expressão da autora.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *