Nova Veneza, SC: 9 pontos turísticos e tudo o que fazer

Nova Veneza, SC: 9 pontos turísticos e tudo o que fazer

Visitar a cidade de Nova Veneza, SC, é uma ótima dica para sentir-se no interior da Itália sem sair do Brasil.

Se você sonha em conhecer a romântica Veneza, na Itália, já pode incluir a cidade brasileira de Nova Veneza na sua lista de destinos, pois não irá se decepcionar. Visitei a cidade recentemente e trago para você os lugares mais bonitos para conhecer.

O município, que faz parte da Rota Turística Encantos do Sul em Santa Catarina, é conhecido como a cidade mais italiana no Brasil, tanto que o idioma é muito falado em suas praças e ruas, principalmente pelos idosos.

Ele fica no meio do caminho entre Florianópolis e Porto Alegre, sendo um ótimo destino para passar um feriado prolongado ou simplesmente para fazer um bate-volta.

Para você ter uma ideia, Nova Veneza oferece algumas experiências únicas diretamente ligadas à cultura italiana. A primeira e mais tradicional é o seu Carnevale di Venezia, cheio de máscaras, vestidos de época e marchinhas de carnaval brasileiras cantadas em italiano!

Outro atrativo é que em apenas 4 lugares do mundo é possível entrar em uma gôndola original de Veneza fora do Velho Continente e quer saber? Nova Veneza tem uma em um lago artificial em plena praça pública!

E se você ainda não está convencido, espere só até ter contato com toda a gastronomia italiana presente em vários estabelecimentos, além da receptividade dos neovenezianos que me deixaram encantada com esse destino catarinense.

Confira neste artigo o que fazer em Nova Veneza, SC, esse pedacinho de Itália no nosso país.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Nova Veneza

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Onde fica e como chegar em Nova Veneza

*Vídeo oficial do turismo de Nova Veneza

Nova Veneza fica localizada ao sul do estado. Pertinho de Criciúma, a 17 km, ela está também a 223 km de Florianópolis, a 292 km de Porto Alegre; 498 km de Curitiba e 891 km de São Paulo.

O aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna, o Aeroporto Regional Sul – Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que fica a 69 km de distância do Centro de Nova Veneza. O local recebe 2 voos diários: um da Azul – cuja origem é Campinas – e o outro Guarulhos, na grande SP.

Mas, se preferir, é mais fácil desembarcar na capital, com mais opções diárias de todo Brasil. Se for o seu caso, saiba como sair do aeroporto de Florianópolis.

Alugar carro em SC
Locadoras no aeroporto de Jaguaruna | Foto: QVM.

De Jaguaruna, a forma mais prática de chegar em Nova Veneza é pela BR-101, via Criciúma, embora o trânsito possa atrapalhar um pouco. Foi como cheguei e recomendo.

No pequeno aeroporto, há duas locadoras de carro, sendo que é possível e mais prático já fazer a reserva para alugar um carro no Aeroporto de Jaguariúna antecipadamente. Do local até Nova Veneza, em cerca de 1 hora você realiza este trajeto tranquilamente.

E para quem não quer dirigir, existem algumas alternativas via Criciúma. De segunda à sexta-feira tem um ônibus que passa no aeroporto (meio-dia) e volta (15 horas) para a rodoviária de Criciúma.

A passagem custa cerca de 30 reais e esses horários são coordenados com a chegada do voo diurno da Latam, vindo de Guarulhos. Uma vez em Criciúma, vale pegar um Uber e pagar outros 30 reais para chegar em Nova Veneza.

Como chegar em Nova Veneza
Táxi no aeroporto de Jaguaruna | Foto: QVM.

Já para quem chega de Azul, na madrugada, tem mesmo que recorrer ao táxi ou Uber, cuja corrida pode variar entre 150 reais no primeiro a 80 reais no aplicativo.

Dica: se você estiver sozinho, vai economizar mais esperando pelo ônibus até Criciúma e, da cidade, indo para Nova Veneza. Porém, para mais pessoas, vai sair muito mais prático e barato pegar o Uber do aeroporto direto para Nova Veneza e dividir o valor entre os passageiros.

Já se você vier de Florianópolis de carro, o trajeto também é via 101. Existem também algumas empresas de ônibus que operam o trecho Floripa-Criciúma com passagens que custam em média 85 reais. De Criciúma, você pode pegar ônibus da rodoviária que custa, em média, 7 reais.

CLIQUE AQUI alugar um carro mais barato em Florianópolis »

 

Nova Veneza, SC: pontos turísticos

  1. Gôndola Lucille
  2. Ponte dei Morosi
  3. Rua Coberta
  4. Palazzo Carnevale di Venezia (Delle Acque)
  5. Pórtico da Entrada
  6. Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
  7. Casas de Pedra Bratti
  8. Vinícola Borgo
  9. Aguaí

Agende => Passeios guiados em Santa Catarina

 

O que fazer em Nova Veneza SC?

mapa turístico de Nova Veneza
Mapa ilustrativo com os atrativos turísticos de Nova Veneza.

Além do nome, Nova Veneza ostenta diversos atrativos que remetem à cultura da Itália; afinal, trata-se da primeira colônia italiana em solo brasileiro.

A cidade, que tem um pouco mais que 13 mil habitantes, é a Capital Nacional da Gastronomia típica Italiana e oferece elementos que você só encontraria na própria Veneza original.

Conheça abaixo os pontos turísticos de Nova Veneza e comece a planejar o seu roteiro para visitar a cidade mais italiana do Brasil.

Imperdível => Rota Italiana em Santa Catarina

 

1. Gôndola Lucille

foto da Gôndola em Nova Veneza
Lucille é a única gôndola original de Veneza na América Latina | Foto: QVM.

Se você não está de viagem marcada para Toronto, no Canadá; São Petersburgo, na Rússia; ou para Pequim, na China, é somente em Nova Veneza, ao sul de Santa Catarina, que você verá uma gôndola originalmente italiana fora de ‘La Sereníssima’, como é chamada a linda cidade de Veneza.

Ela é uma das 4 cidades ao redor do mundo, que foi presenteada oficialmente pelo governo de Veneza com esse tipo de embarcação, cuja intenção é simbolizar a aproximação entre as cidades.

A Gôndola Lucille veio de navio em 2006 e tornou-se o principal atrativo turístico de Nova Veneza. Antes disso, ela já navegava pelos canais venezianos e é toda artesanal.

Nova Veneza, Santa Catarina
Gôndola Lucille e Roda d`Água dão um charme todo especial a cidade | Foto: QVM.

Inclusive, para garantir a sua manutenção, durante muitos anos um especialista vinha de Veneza, mas agora já existem pessoas locais treinadas para manter Lucille a todo vapor.

Mas ainda, vou anunciar o melhor desse ponto turístico de Nova Veneza: a gôndola fica na Praça central Humberto Bortoluzzi em um lago artificial, onde é possível não só fotografar esse cenário dos sonhos, como entrar na gôndola (até 4 pessoas) para ter uma experiência única e de graça!

Isso mesmo! Você não paga nada (saudades dos meus 80 euros que paguei na Veneza original!!!).

Nova Veneza Santa Catarina pontos turísticos
Roda d`água é uma homenagem a colonização italiana na cidade | Foto: QVM.

Aproveite bastante para tirar fotos incríveis e explorar a praça, que também tem vários cenários fofinhos para registrar e tirar lindas fotos em Nova Veneza.

O local também tem um coreto típico das cidadezinhas do interior e até uma roda d`água instalada para comemorar o centenário da colonização, cujos sobrenomes das famílias italianas estão gravados em uma placa junto à canção “Mérica Mérica”, considerada o hino da imigração italiana.

Sem dúvidas, esta é uma ótima dica para para incluir Nova Veneza no seu roteiro ao fazer uma viagem à dois em Santa Catarina.

  • Endereço: R. Nicolau Pederneiras, 44 – Centro
  • Horário de Funcionamento: todos os dias das 8 às 12 horas e das 13 às 23 horas.
  • Preço: Gratuito.

Confira => Roteiro no Sul de Santa Catarina

 

2. Ponte dei Morosi

Pontos turísticos de Nova Veneza
Ponte dei Morosi é decorada com lindas flores | Foto: QVM.

Este é mais um dos pontos turísticos de Nova Veneza que fica no Centro da cidade e vale a pena conhecer em uma passagem rápida.

A Ponte dei Morosi significa Ponte dos Namorados. Ela é uma passagem de pedestres, sendo uma réplica de uma ponte que existia ali em 1936 e era ponto de encontro dos casais apaixonados à época.

Lugares bonitos em Nova Veneza
Cadeados na Ponte dos Namorados é tradição em Nova Veneza | Foto: QVM.

E para simbolizar todo esse romantismo, os amantes colocam nela cadeados com as iniciais e datas importantes, assim como ocorre em lugares românticos pelo mundo, como a própria Veneza, Paris ou até Gramado.

Minha dica é: caminhe a ponte inteira e aproveite para tirar umas fotos lindas em um balanço que fica bem no meio da construção em ferro.

Nova Veneza fotos
Ponte dos Namorados é destino certo para fotos de casais apaixonados | Foto: QVM.

No final do dia, o sol provoca umas nuances lindas entre as flores que ornamentam a ponte. Vale a pena visitar!

  • Endereço: R. Conego Miguel Giacca, 588-754 – Centro.

Incrível => Rota da Baleia Franca em Santa Catarina

 

3. Rua Coberta

Nova Veneza pontos turísticos
Famosa Rua Coberta em Nova Veneza, SC | Foto: QVM.

Outro cantinho bem próximo é a Rua Coberta. Na verdade, no dia a dia ela é apenas mais uma passagem na cidade; porém observe os detalhes dos vasos com flores pendurados e diversos casarios antigos, que datam o início da colonização italiana.

Rua bonita em Nova Veneza
Rua Coberta em Nova Veneza é o principal centro de compras da ciade | Foto: QVM.

É nessa região onde estão bons lugares para compras em Nova Veneza, como a loja da Coofanove, que é a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza, com diversos produtos típicos artesanais.

Lembrancinhas em Nova Veneza
Biscoitinhos em forma de guirlanda são vendidos na Rua Coberta | Foto: QVM.

Outro destaque bem próximo à Rua Coberta é a loja La Moda Unique Store, do grupo La Moda, detentor das marcas Lança Perfume, MYFT e Ennas. Nascida em Nova Veneza, a La Moda é referência no segmento de moda premium no país e gera 600 empregos diretos.

Nova Veneza informações turísticas
Indústria Têxtil é forte em Nova Veneza | Foto: QVM.

Inclusive, a indústria têxtil é forte na região, além da agricultura. Já o turismo é responsável por 8 a 10% da economia local.

  • Endereço: R. Nicolau Pederneiras – Centro
  • Horário de funcionamento: aberta 24 horas.

Litoral catarinense => Melhores praias de Santa Catarina

 

4. Palazzo Carnevale di Venezia (Delle Acque)

Museu em Nova Veneza
Fachada do Palazzo Carnevale di Venezia | Foto: QVM.

Saindo da Rua Coberta, a poucos metros está o Palazzo Carnevale di Venezia, conhecido também com Palácio Delle Acque. Esse é um ponto turístico imperdível na cidade.

O espaço funciona como um museu do Carnevale di Venezia, a mais tradicional manifestação cultural local..

Museu do Carnavale di Venezia
Palazzo Carnevale di Venezia por dentro | Foto: QVM.

No acervo, você encontrará algumas das máscaras e fantasias que vão para as ruas da cidade durante a celebração do Carnaval veneziano pela cidade em junho. Eventualmente, no Palácio Delle Acque também são realizados bailes de máscaras, com jantares culturais e muitas atrações.

Cultura em Nova Veneza
Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza | Foto: QVM.

As máscaras e os trajes em tudo lembram as origens do carnaval original de Veneza no século 16, cujo intuito era esconder o rosto dos nobres que resolveram carnavalizar junto com a plebe nas ruas, mas não queriam ser reconhecidos.

Passeio em Nova Veneza
Peças são usadas no carnaval em Nova Veneza | Foto: QVM.

E assim, com muito mistério e glamour, um pouco desse carnaval pode ser conferido no Palazzo Carnevale di Venezia para quem visita a cidade fora da época do evento.

De bônus, o visitante pode pagar uma taxa (25 reais) e vestir uma das fantasias (que são perfeitamente confeccionadas por artesãos locais), tirar fotos e se sentir como um verdadeiro folião veneziano.

  • Endereço: Tv. Osvaldo Búrigo, 79-269 – Centro.
  • Funcionamento: de segunda à sexta-feira, em horário comercial até às 17 horas. Sábado e domingo: das 10 às 16 horas.
  • Preço: Visita gratuita. 25 reais para vestir as fantasias.

Sul de Santa Catarina => Pontos turísticos de Laguna

 

5. Pórtico da Entrada

Principais pontos turísticos de Nova Veneza
Pórtico de entrada em Nova Veneza é outro ponto turístico da cidade | Foto: QVM.

Quem aqui também gosta de pórticos? Se você é dos meus, vai querer conhecer esse outro atrativo de Nova Veneza, em Santa Catarina. O Pórtico da Entrada traz elementos carregados de simbolismos e é uma gracinha.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Construído em pedra basalto (a mesma utilizada pelos italianos ao chegar na cidade), ele tem outro presente da região de Vêneto para a cidade catarinense (o primeiro é a gôndola): um leão em bronze de 400 kg, que fica acima ao centro do pórtico.

Interior de Santa Catarina
Bonecos de Carnaval ficam na entrada de Nova Veneza | Foto: QVM.

Além disso, há os tradicionais bonecos que simbolizam o Carnaval da cidade; além das bandeiras italiana, brasileira, veneziana e neoveneziana. Observe também os caldeirões nas laterais em homenagem a polenta, que era a comida que os imigrantes comiam ao chegar na cidade.

Onde tirar foto em Nova Veneza
Letreiro de Nova Veneza é ótimo para registrar em foto sua chegada na cidade | Foto: QVM.

Próximo desse portal também está o Monumento ao Imigrante e o tradicional letreiro com o nome da cidade que rende aquela foto clássica.

  • Endereço: SC 446 – Centro, Nova Veneza.

Principais => Hotéis fazenda em Santa Catarina

 

6. Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Lugares para ver em Nova Veneza
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio por dentro | Foto: QVM.

Para quem deseja fazer turismo religioso em Santa Catarina, precisa conhecer o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio.

Ele foi construído em 1967 como um pequeno lugar de oração e hoje é um destino de muitas peregrinações, principalmente no mês de maio, quando chega a atrair 70 mil devotos.

A devoção à santa foi trazida pelos primeiros imigrantes italianos, que usavam uma imagem estampada de Nossa Senhora de Caravaggio durante as suas orações.

O que fazer em Nova Veneza
Cúpula do Santuário na Igreja Nossa Senhora de Caravaggio | Foto: QVM.

Para chegar ao templo, é preciso sair do centro de Nova Veneza até o distrito de Caravaggio; se você estiver vindo de Criciúma, vai passar por ele antes de chegar em Nova Veneza.

São 6 km de distância e você pagará cerca de 10 reais pelo deslocamento de Uber ou pode ir de transporte público que circula na cidade, por 3,60 reais.

Cercado de palmeiras, ele fica no alto de um morro, e sua construção abobada é um charme.

Por dentro, aproveite para admirar a cúpula redonda e os altares distribuídos nos arredores da construção. Visitei o espaço no amanhecer e ele me transmitiu muita paz.

  • Endereço: Av. José Ronchi – Caravaggio, Nova Veneza
  • Missas: sábado às 18 horas, domingo às 8 horas 3 30 minutos e às 18 horas, quarta às 15 horas, 1ª sexta-feira do mês às 19 horas, todo dia 18 às 19 horas e todo dia 26 às 19 horas e 30 minutos.
  • Preço: gratuito.

Onde encontrar? => Neve em Santa Catarina

 

7. Casas de Pedra Bratti

Museu a céu aberto em Nova Veneza
Casas de Pedra são ainda mais impressionantes pessoalmente | Foto: QVM.

Eis aí um dos pontos turísticos de Nova Veneza, em Santa Catarina, que você não pode deixar de visitar! Isso porque, estou falando da cidade mais italiana do Brasil, cujo 95% dos moradores são descendentes do país europeu; nada melhor do que visitar in loco os marcos dessa colonização.

A chegada dos estrangeiros ocorreu logo depois do Brasil virar República, graças à uma lei para facilitar a permanência de imigrantes no país. Nova Veneza, antes habitada por índios, abriu as portas para os italianos.

Tours guiados em Nova Veneza
Casas de Pedra são praticamente um cartão-postal de Nova Veneza | Foto: QVM.

Essa é uma visita muito interessante não só por fora, mas também por dentro, pois as Casas de Pedra guardam objetos e passagens reais da mudança da família Bratti, em 1891, junto aos primeiros italianos que viajaram para o Brasil.

A primeira curiosidade é que essas Casas de Pedra da família Bratti estão a 3 km do Centro de Nova Veneza. Seu acesso se dá pela estrada Centenária, que liga a cidade ao distrito de Caravaggio; ou seja, é uma boa dica conhecê-las junto ao Santuário no seu roteiro.

A localização mais distante também tem um significado: os italianos menos abastados ganhavam terras mais longínquas. No caso do seu Luiz Bratti, que era pedreiro e marceneiro, foram destinados terrenos fora do centro.

Sul de Santa Catarina
Casa dos animais em Nova Veneza | Foto: QVM.

Ao chegar nessa região mais alta em Nova Veneza, os Bratti encontraram um terreno extremamente pedregoso e, com essa matéria-prima, iniciaram a construção dos seus imóveis, que levaram 14 anos para serem finalizados.

Inclusive, por serem de pedra e distantes, as casas eram motivo de vergonha para alguns membros da família Bratti.

Durante minha visita, descobri que seu Luiz Bratti não se importava com os comentários e sempre prometia que um dia essas casas seriam orgulho para todos.

E esse sabedoria se tornou uma grande verdade: desde de 2002, as Casas de Pedra são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Arquitetônico do Estado de Santa Catarina.

Ela é considerada um conjunto arquitetônico que está aberto à visitação e, realmente, tornou-se motivo de orgulho e preservação.

Patrimônio Histórico Nacional em Nova Veneza
Peças antigas | Foto: QVM.

Ao todo, são três edificações: sendo uma para os quartos; outra para a cozinha, que ficava separada pelo risco de incêndio provocado pelo fogão à lenha; além de outro espaço para os animais e guardar mantimentos.

Em 2002, as Casas de Pedra foram revitalizadas; destaco os dormitórios da família Bratti que, entre outras coisas, mantém as malas e baú vindos no primeiro navio que trouxe as famílias de Vêneto.

Lugares interessantes para visitar em Nova Veneza
Mala e baú originais de 1891 | Foto: QVM.

Uma informação relevante é que o sul de Santa Catarina não foi escolhido aleatoriamente para receber esses imigrantes.

Isso aconteceu, sobretudo, por conta das suas características climáticas e territoriais, cercada por montanhas da Serra Geral, cujas escarpas lembram um pouco as Dolomitas, cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, que se estende entre as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Sob promessas de solo fértil, clima ameno e prosperidade, os primeiros a chegarem à “Colonia Nuova Venezia” encontraram na verdade uma cidade a ser construída.

Casa de Pedra em Nova Veneza
Quarto da Casa de Pedra | Foto: QVM.

Alguns deles voltaram desiludidos para a Europa; porém, outros arregaçaram as mangas e construíram um lugar para viver praticamente do zero.

Assim sendo, é nas Casas de Pedra que você confere utensílios e documentos dessa época. Sugiro complementar essa visita com outro ponto turístico de Nova Veneza que é o Museu do Imigrante, que fica na Rua Conego Miguel Giacca, s/n.

Não tive oportunidade de conhecê-lo, porém o lugar é riquíssimo e importante para compreender melhor o papel dos imigrantes nessa região catarinense.

  • Endereço: Nova Veneza – State of Santa Catarina, 88865-000; via estada Centenária.
  • Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados das 13 às 17 horas. Para os demais dias, agendar pelo telefone: (48) 3436-1168
  • Preço: 5 reais.

Tour guiado => Rota alemã em Blumenau e Pomerode

 

8. Vinícola Borgo

Vinho no Sul do Santa Catarina
Vinícola Borgo é referência na bebida no Sul do país | Foto: QVM.

Distante cerca de 7 km do Centro de Nova Veneza, a Vinícola Borgo produz artesanalmente vinhos, cachaças, licores, geleias e também sucos desde de 1893. Sua arquitetura imita um castelo medieval italiano.

Lembrancinhas de Santa Catarina
Produtos Borgo são ótimos para levar de lembrança da viagem | Foto: QVM.

Durante minha visita, ganhei até um licor de vinho com meu nome. Esse mimo pode até se estender aos visitantes, desde que a visita seja agendada previamente e combinada com a administração pelo telefone (48) 98817-0012.

Visita à Vinícola Borgo
Interior da Vinícola Borgo e a deliciosa variedade de bebidas | Foto: QVM.

Assim como a maior parte dos pontos turísticos de Nova Veneza, a entrada é gratuita. É um bom lugar para comprar souvenirs e lembrancinhas da cidade.

De quebra, ao longo do caminho você ainda aprecia alguns remanescentes da Barragem do Rio São Bento, que já fica no município de Siderópolis, o maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.

  • Endereço: Tv. Giovanni Gava, 500, Nova Veneza.
  • Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados das 9 às 18 horas.
  • Preço: gratuito.

Conforto => Pousadas em Santa Catarina

 

9. Aguaí

Ecoturismo em SC
Reserva ecológica em Nova Veneza | Foto: QVM.

Também pertinho da Barragem do Rio São Bento, o Santuário Ecológico Aguaí é uma amostra da vocação para o ecoturismo e turismo de aventura que Nova Veneza tem.

Embora não tenha tido tempo de explorar mais essa vertente, a cidade conta com cachoeiras, trilhas, mirantes e lugares para acampar.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 
Turismo de aventura
Reserva ecológica em Nova Veneza | Foto: QVM.

No Aguaí, além do restaurante, 3 hectares em uma área de Mata Atlântica são destinados a atividades como pedalinho e tirolesa de 250 metros (18 reais cada), caiaque (13 reais), além outras atividades semelhantes, como rapel e trilhas que precisam ser agendadas previamente.

Tours em Santa Catarina
Menor igreja da América Latina | Foto: QVM.

Destaco duas experiências: visita a Igreja de São Francisco de Assis, a menor igreja da América Latina; além da a ponte suspensa, que surpreende logo na entrada desse atrativo turístico neoveneziano.

  • Endereço: Rodovia Municipal Agostino Tomasi, 620 – São Pedro, Siderópolis.
  • Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h30.
  • Preço: Acesso gratuito para beira do lago e 3 reais para a área das trilhas. Demais atividades preços diferenciados.

Imperdíveis => Pontos turísticos de Santa Catarina

 

Carnevale di Venezia em Nova Veneza

carnevale di venezia nova veneza sc
Carnaval na cidade replica a festa da cidade italiana de Veneza | Foto: Turismo de Nova Veneza.

Se você já sonhou em conhecer todo o requinte e elegância do Carnaval em Veneza, na Itália, pode ter um um gostinho todo especial ao visitar om Carnevale e Venezia.

Trata-se de um baile de carnaval com trajes e máscaras (muitas deles originais e vindas da Itália) que remetem as cortes europeias de séculos passados. O desfile, que também conta com 500 componentes, carros alegóricos e fantasias, começa na Praça Humberto Bortoluzzi e culmina na Praça da Chaminé.

Na verdade, esse carnaval típico de Veneza em terras brasileiras nasceu dentro da agenda mais tradicional da cidade que é a Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Na programação, muitos grupos culturais, entre eles o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza, que é Tricampeão no Festival de Dança de Joinville, se apresentam.

Os personagens fantasiados e mascarados interagem muito bem com o público, que se diverte com as danças e as marchinhas tradicionais de Carnaval cantadas em italiano.

A contrário das festas do Carnaval brasileiro, que ocorrem normalmente entre fevereiro e março, o Carnevale di Venezia em Nova Veneza acontece no mês de junho, durante a Festa da Gastronomia.

Esse evento acontece desde 2008 e é o auge da movimentação turística da cidade. Há também a realização de concursos e os restaurantes de Nova Veneza celebram como nunca a herança gastronômica dos colonizadores.

A cada ano, passam cerca de 120 mil pessoas por Nova Veneza, durante todos os 3 dias da sua realização, que é responsável por injetar entre 2 e 3 milhões de reais na economia local.

Você pode alugar trajes, contratar excursões, reservar hospedagem e comprar ingressos para as arquibancadas através do Whatsapp (48) 99959-6781. A operadora de turismo que organiza o evento é a Roteiros do Sul.

Por todo o Brasil => Melhores lugares para passar o Carnaval

 

Nova Veneza SC: restaurantes

Receitas italianas
Polenta com fortaia servida no Ristaurante Veneza | Foto: QVM.

Ressalto que a gastronomia, como não poderia deixar de ser, é um dos interesses turísticos mais procurados em Nova Veneza.

Colonizada em 1891 pelos imigrantes italianos, Nova Veneza tem hoje 95% da sua população de pouco mais que 13 mil habitantes com descendência de imigrantes vindo da Itália. Na prática, isso a torna uma pequena Itália ainda no Brasil.

Obviamente, isso reflete na gastronomia e os restaurantes de Nova Veneza respiram a culinária italiana, com um sabor fantástico.

O principal prato típico de Nova Veneza é a polenta; essa receita é servida com acompanhamentos que originalmente não estavam presentes nas mesas das famílias mais pobres que chegaram ao Brasil na época da imigração. O que resulta em uma mistura de tradicional com contemporâneo irresistível.

Além das tradicionais massas, pizzas e vinhos oriundas da Itália, não deixe de experimentar em Nova Veneza o Empadão, a torta Banoffi e as caçarolas. Tudo isso você pode encontrar em padarias, confeitarias e restaurantes, muitos deles que remetem a Itália do século passado na decoração e na forma d eservir.

E é assim que você deve experimentá-la para voltar no tempo e entender a riqueza dessa experiência gastronômica.

Melhores => Restaurantes em Nova Veneza

 

Previsão do tempo em Nova Veneza

Roteiro Encantos do Sul
Saiba quando aproveitar a Gôndola e os demais atrativos em Nova Veneza | Foto: QVM.

Felizmente, o clima em Nova Veneza não apresenta extremos em nenhuma das quatro estações; ou seja, é possível visitar e aproveitar a cidade em qualquer época do ano, sem o calor do litoral do verão e nem o frio da serra no inverno.

No verão, a temperaturas registram mínimas de 21 ºC e máximas de 32 ºC, com chuvas mais frequentes em novembro e dezembro, sendo que a época mais quente do ano é no meio de fevereiro.

Por sua vez, no inverno os termômetros registram entre 16 ºC e 28 ºC, com o clima bem mais seco e raríssimos dias de chuva; os dias mais frios do ano ocorrem no final de julho.

Na primavera e no outono as temperaturas são quase as mesmas, entre 20 ºC e 32 ºC; a diferença as as chuvas acontecem mais no ínicio do outono e no final da primavera.

Tudo sobre => Clima em Santa Catarina

 

Dicas e fotos de Nova Veneza, SC

Como você pôde perceber, Nova Veneza é um destino ótimo para se fazer turismo em Santa Catarina, pois trata-se de um dos mais incríveis, lugares românticos do Brasil.

Os turistas se encantam com o passeio na gôndola, com a gastronomia, com o Carnevali di Venezia, com as Casas de Pedra e as lojas típicas para compras. Além disso, há ainda a Igreja Matriz São Marcos, que também possui algumas doações do governo de Vêneto, sinos expressivos e um relógio vindo de Turim.

Porém, não posso encerrar este artigo sobre os principais pontos turísticos de Nova Veneza sem mencionar a hospitalidade dessa região.

O tratamento dispensado aos visitantes mistura o jeito expansivo italiano com toda simpatia e simplicidade típicas dos moradores do interior. É um um lugar para se sentir na Itália, mesmo a mais de 10 mil km de distância da Veneza original.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo cidades de Santa Catarina, com dicas dos lugares mais incríveis para se conhecer, desde o litoral até a serra catarinense.

E você, quais destes pontos turísticos de Nova Veneza gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

A viagem a Nova Veneza foi um convite do Visite Nova Veneza, receptivo da Roteiros do Sul, com apoio do SebraeSC, mas as opiniões são de livre expressão da autora.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. joaci smao cardoso

    bom dia gostei do seu comentário mas da prssima vez que você passar por jaguaruna lÊ aconselho a visitar nossas praias farol de santa marta e balneario arroio corrente

  2. Polly Batista

    Olá, Joaci. Vou anotar a sua dica! Muito obrigada!